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Vampiros do Oriente (Kuei-Jin)

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Mensagem por Ageu337 Ter Mar 12, 2019 11:06 pm

Vampiros do Oriente (Kuei-Jin)

Vampiros do Oriente é uma série de suplementos para Vampiro: A Máscara que foca nos vampiros da Ásia, chamados Cataios ou Kuei-Jin.

Os jogadores em VdO interpretam Kuei-Jin, os mortos vivos da Ásia. Os Kuei-Jin descenderam dos Wan Xian, deuses heróis imortais da Primeira Era (e os predecessores dos Exaltados). Os Wan Xian traíram o mandato dos Céus e foram amaldiçoados a viver do sangue e fugir do sol. Desde aquele tempo, os Wan Xian, os caídos Wan Xian, desenvolveram uma religião redentora enquanto ocupam um nicho ecológico aparentado aos vampiros ocidentais. Vampiros do Oriente difere de VaM tanto em tema quanto em clima a despeito de compartilhar um sistema de jogo comum (VdO é uma expansão de Vampiro e não jogável sem as regras principais). Onde os vampiros tendem a levar uma existência mais solitária dominada por sua fome, os Kuei-Jin estão mais para elegantes reis da noite com um sistema político muito mais complexo, uma rede de obrigações extremamente formal e disciplinas muito mais flamejantes. VdO é altamente influenciado pelos gêneros Anime e Wuxia.

Wuxia (chinês simplificado: 武侠; chinês tradicional: 武俠;  pinyin: wǔxiá) é um gênero literário e cinematográfico, originário da China, que mistura fantasia e artes marciais ou ainda, basicamente luta de espadas em um mundo medieval imaginário. Wuxia é tipo uma fantasia chinesa baseada acho que no taoismo, um gênero que mistura fantasia e artes marciais, cultivo da alma e outros detalhes. Um bom exemplo é o aclamado O Tigre e o Dragão. Normalmente você encontrará divindades, seres mitológicos, animais do folclore chinês, etc. Um exemplo bom de Wuxia é o Jornada ao Oeste, com bestas, demônios e deuses em suas aventuras cheias de artes marciais.

Cataios

Diferente dos vampiros ocidentais, os vampiros asiáticos são criados quando um criminoso, ou alguém que mora de forma violenta escapa de Yomi Wan e volta à terra dos vivos. Os Cataios não descendem de Caim e estão mais próximos de uma forma de Erguido do que um vampiro ocidental. Uma vez erguido, um Cataio é um chih-mei, uma criatura escassamente senciente dominada por sua fome pelo chi e forçado a viver da carne. Quando o chih-mei se ergue, os Cataianos das várias cortes capturam-no e o civiliza, redespertando sua consciência superior e transformando-o em um morto vivo produtivo. Onde os vampiros ocidentais geralmente estão degenerando, os Cataianos seguem um conjunto de Darmas, várias religiões que definem o comportamento ético. Cada Cataio tem quatro virtudes: yin (morte, passividade, intelecto), yang(calor, atividade, paixão), hun (intelecto e ação nobre) e po (violência e emoção negativa), e cada Darma desposa a iluminação através de alguma combinação destas virtudes. Enquanto um Cataio avança em seu Darma, ele alcança maior poder, incluindo a habilidade de se alimentar de sangue, então respiração, até o chi ambiente do universo. Existem cinco Darmas, herdados do Grande Arhat Xue:

* Tigres Demônios: Seguem a virtude do po. Os Tigres Demônios são uma seita rigorosamente ordenada de vmapiros que se veem como substitutos dos demônios corruptos dos mil infernos. Os Tigres Demônios são fanáticos escatológicos e juízes da probidade que corrompem e punem os perversos.

* Grous Resplandecentes: Seguem a virtude hun. Os Grous Resplandecentes são um ramo altamente escolástico da filosofia dos Tigres Demônios que cultivam a justiça e buscam voltar a Roda das Eras de volta ao início.

* Dragões Inquietos: Seguem a virtude yang. Os Dragões Inquietos buscam iluminação embora compreendam que os vivos e as vidas que nunca seguiram em sua primeira existência. Eles seguem uma variedade de escolas que podem ser indistinguíveis do hedonismo violento aos não iniciados.

* Flores de Ossos: As Flores de Ossos cultivam a virtude yin e buscam iluminação através da filosofia da Mente Fria. Eles são frios, lógicos, altamente ligados à morte.

* Mil Sussurros: O Darma dos Mil Sussurros cultiva a iluminação ao adotar e então progressivamente descartar identidades, vivendo dúzias ou centenas de vidas. Eles são uma escola incompreensível que forasteiros têm problema em compreender.
Em adição a estes cinco darmas existem vários darmas hereges que podem ou não prosperar. A meta definitiva de um darma é liberar um Kuei-Jin de seu estado morto vivo e existem registros de kuei-jin, bodhisattvas e arhats, que fizeram isso.


Cosmologia


Vampiros do Oriente descreve o extremo oriente do antigo Mundo das Trevas, apresentando os Kuei-Jin, os vampiros orientais, que são bem distintos de suas contrapartes ocidentais. Reúne o que há de melhor em Vampiro, Wraith e Lobisomem, e coloca tudo isso num ambiente consistente, sem estereotipar ou homogeneizar a cultura oriental.

Vampiros do Oriente é uma série de suplementos para Vampiro: A Máscara que foca nos vampiros da Ásia, chamados Cataios ou Kuei-Jin.

Os jogadores em VdO interpretam Kuei-Jin, os mortos vivos da Ásia. Os Kuei-Jin descenderam dos Wan Xian, deuses heróis imortais da Primeira Era (e os predecessores dos Exaltados). Os Wan Xian traíram o mandato dos Céus e foram amaldiçoados a viver do sangue e fugir do sol. Desde aquele tempo, os Wan Xian, os caídos Wan Xian, desenvolveram uma religião redentora enquanto ocupam um nicho ecológico aparentado aos vampiros ocidentais. Vampiros do Oriente difere de VaM tanto em tema quanto em clima a despeito de compartilhar um sistema de jogo comum (VdO é uma expansão de Vampiro e não jogável sem as regras principais). Onde os vampiros tendem a levar uma existência mais solitária dominada por sua fome, os Kuei-Jin estão mais para elegantes reis da noite com um sistema político muito mais complexo, uma rede de obrigações extremamente formal e disciplinas muito mais flamejantes. VdO é altamente influenciado pelos gêneros Anime e Wuxia.

Wuxia (chinês simplificado: 武侠; chinês tradicional: 武俠;  pinyin: wǔxiá) é um gênero literário e cinematográfico, originário da China, que mistura fantasia e artes marciais ou ainda, basicamente luta de espadas em um mundo medieval imaginário. Wuxia é tipo uma fantasia chinesa baseada acho que no taoismo, um gênero que mistura fantasia e artes marciais, cultivo da alma e outros detalhes. Um bom exemplo é o aclamado O Tigre e o Dragão. Normalmente você encontrará divindades, seres mitológicos, animais do folclore chinês, etc. Um exemplo bom de Wuxia é o Jornada ao Oeste, com bestas, demônios e deuses em suas aventuras cheias de artes marciais.

Historicamente os Kuei-Jin nada têm haver com aquele fazendeiro homicida, na verdade sua história é mais rica e mesmo honrosa, pelo menos inicialmente. Eles são descendentes diretos dos Wan Xian, os Mil Imortais, trazidos de volta à vida para proteger os homens dos Yama Kings (grandes lordes demoníacos do Yomi, o inferno oriental, responsável por metade do mundo). Infelizmente os Wan Xian caíram em desgraça e foram amaldiçoados pelo paraíso a viverem do Chi de outros. Com o tempo, os Kuei-Jin apesar de amaldiçoados, formaram suas cortes, costumes próprios e continuaram com sua tarefa de olhar pelo paraíso, afinal eles haviam voltado a vida com um propósito. Mas por estas mesmas razões históricas e também culturais, os Kuei-jin também são bem diferentes dos Kindred no que se refere às suas ideologias, e mesmo senso patriótico. Até hoje existem mesmo choques diretos entre os Kuei-Jin das cortes do Quincunx (China de uma forma geral), e do Japão, e mesmo das Cortes Douradas da Índia.

E como entender uma sociedade vampírica sem a necessidade da Máscara para permanecer incógnita, ou mesmo sem as eternas intrigas. Um Kuei-Jin não teme o povo, afinal no Oriente do Mundo das Trevas, existe uma certa familiaridade com tais criaturas e uma compreensão de sua paralela busca pela iluminação. Além do mais, muitos Kuei-Jin são vistos como protetores e mesmo não sendo abertamente nomeados, sua presença é reconhecida nas comunidades das quais eles participam. Além do mais, a sociedade altamente organizada dos Kuei-jin não permite membros por demais rebeldes e capazes de causar uma destruição grande o suficiente para chamar a atenção dos temíveis caçadores de vampiros, Shih.

Os Kuei-Jin não se organizam em clãs e coteries, e sim em um Wu, um grupo que, de acordo com as leis celestiais das cortes de sangue do Quincunx, deve ser formado por um membro de cada um dos cinco dharmas e cada um deve ter também uma direção. Sim, eles não têm clãs, eles compartilham do mesmo início, um entendido quando observada sua diferente aproximação da espiritualidade.

Um Kuei-Jin nunca é abraçado. Não é o sangue se Caim o responsável pela sua não-morte. Na verdade, diferente dos vampiros ocidentais, eles fazem parte do equilíbrio, e são cuspidos para fora da Grande Roda justamente para reforça-la e protegê-la. Os vampiros do oriente morrem literalmente. Parte de seu espírito, o Hun, fica guardando seu corpo, e outra parte, o Po, vai para o Yomi. Eles passam então um período no Yomi, em um dos milhares de diferentes infernos e, graças a uma força de vontade extraordinária, voltam a seus corpos, normalmente já mortos à pelo menos um mês. Agora o Hun e Po novamente unidos, o Kuei-Jin dá seu segundo suspiro, seu renascimento. O Po é também o demônio interno do Kuei-jin, um equivalente ao Shadow dos Wraith. Eles se vêem então novamente vivos e seus Dharmas (de modo geral, podem ser comparados aos Paths do Sabbat) lhes dão uma forma de redimirem a si mesmo, e fazerem novamente parte do grande ciclo. Eles apesar de amaldiçoados devem zelar pelo Reino do Meio, pois é esta sua tarefa sagrada. Nisso, eles chegam mesmo a ter um contato com os outros Shen (como eles chamam o conjunto de criaturas sobrenaturais), inclusive os Hegenkoya. Igualmente, os Shen do Império do Meio enxergam os Kin-jin com ódio e desconfiança, pois seu consumo e utilização de Chi, pouco têm haver com o equilíbrio e sua própria natureza não-morta é uma ofensa ao Paraíso.


Diferenças de Vampiro


Os Kuei-Jin não têm geração, humanidade ou as virtudes tradicionais. Eles têm as quatro virtudes mencionadas acima e um atributo darma, pontuado de 1 a 10. As funções do darma se assemelham mais a Arete pois o personagem o obtém gradualmente durante o jogo, embora as pontuações acima de cinco sejam desordenadamente difíceis de conseguir. Personagens com darma zero são impossíveis de jogar, personagens com darma 10 alcançaram as Cem Nunvens e "venceram o jogo". O darma substitui a geração quando se considera o poder de um personagem. Ao invés de sangue, os Kuei-Jin usam chi para fortalecer suas Disciplinas; as Virtudes do Chi oscilarão bastante durante o jogo. As disciplinas dos Kuei-jin geralmente são chamativas; os personagens muitas vezes têm formas demoníacas e dominam as disciplinas metamorfas Shintai. Deve-se notar que não existe uma Máscara no Reino Médio, e os Kuei-jin têm um papel aceito para desempenhar na sociedade. Ao invés de uma besta, os personagens tem um P'o, que é uma personalidade distante que se comporta como uma Sombra em Aparição: O Oblívio. Os Kuei-jin são propensos à fome e temem o frenesi e também uma situação onde o P'o toma conta do personagem, chamada Natureza Sombria. Os Kuei-jin têm acesso a uma variedade maior de mágica; ao invés de uma disciplia Taumaturgia distinta, os Kuei-jin compram Ritual (VdO) como um antecedente. Os Rituais podem ter uma variedade de efeitos.

Vampiros do Oriente basicamente consiste na utilização de parte do mundo largamente deixado de lado pela WW até então: o extremo Oriente. Em Vampiros do Oriente, não apenas o Império do Meio é explorado para ampliar o jogo de Vampiro (vampiros ocidentais são chamados de Kin-Jin e orientais de Kuei-Jin), como também o de Lobisomem (Hegenkoya), Mago (Chinta) e mesmo Changeling (Hsien). Os Wraith também fazem parte disto, e é até fundamental, graças às religiões orientais darem uma referência especial aos mortos e ancestrais.

Existe uma enorme gama de diferenças entre os Kin-Jin e Kuei-Jin, mas podem ser classificadas em quatro blocos principais: físicas, históricas, culturais e mesmo espirituais. Fisicamente, um Kuei-Jin pouco difere de um Kin-jin a primeira vista. Ambos parecem com humanos. Mas um fator os distingue claramente: o Kuei-Jin utilizou Yin ou Yang Chi para se ativar naquela noite. Vampiros da Camarilla não pensam muito nisto, eles simplesmente levantam e pronto, é natural seu organismo consumir um ponto de sangue por noite. Os Kuei-Jin, por outro lado, não se alimentam de pontos de sangue e sim de Chi. Chi permeia tudo e humanos se alimentam de Chi quando comem, dormem, respiram. Mas após a morte e sua volta ao mundo dos vivos, os Kuei-jin não podem mais conseguir Chi assim. E o tipo de Chi a ser consumido, depende da disposição da vítima.

Se aterrorizada, Yin Chi; se no meio de um ato sexual ou qualquer outro momento de euforia, Yang Chi. E a cada noite, Yin Chi ou Yang Chi, é usado para energizar o Kuei-Jin. Quando se utiliza de Yin Chi, ele têm um aspecto mais cadavérico, um pouco pior que os dos Kin-Jin, e bem próximo destes quando têm uma baixa humanidade. Quando usam Yang, eles ficam ativos, vivos, elétricos. Quase humanos.

Além disto, Kuei-jin não são normalmente estacados ou entram em torpor. E não têm naturalmente presas. Estas surgem quando este gasta Demon Chi. Um tipo de Chi surgido de seu Po. Eles também podem utilizá-lo para ter mais ações e se parece um pouco com o RAGE de Werewolf. Kuei-Jin herdam também características de Wraith, como Lifesight e Ghostsight. Suas disciplinas são diferentes e incompatíveis com as dos Kin-jin e, a propósito, vice-versa: nenhum vampiro ocidental pode aprender suas disciplinas. Eles não podem no entanto usar seu Chi para aumentar seus atributos físicos, a menos que tenham o conhecimento de alguma disciplina Shintai. E não se pode esquecer sua capacidade de beber e comer sem empecilhos e mesmo sua resistência maior ao sol.


Pontuação
Atributos: 7/5/3, como em outros jogos;
Habilidades: 13/9/5, máx nível 3, sendo que Artes Marciais custa 2 pontos por bolinha. Artes Marciais: escolha o estilo (duro ou suave). O primeiro ponto concede a manobra “arremesso”, e cada ponto adicional concede mais uma manobra.
Disciplinas: 3, sendo uma Arte Demoníaca;
Antecedentes: 5.


Virtudes do Chi
Começa com 1 ponto em cada, distribua + 4 entre yin e yang. É hora de definir o balanço de Chi do personagem: yin, yang ou equilibrado. Quando uma das virtudes yin/yang está 2 pontos maior que a outra, o personagem está sintonizado. Se essa diferença for de 3 ou mais pontos, ele está desequilibrado permanentemente, com alguns efeitos colaterais:

• Sintonia Yin: 2 pontos de diferença: confortável com a noite e os mortos, impiedoso, insensível e mórbido. Frio e calculista. Pálido e com aparência de cadáver. Madeira atravessando o coração paralisa.
- Desequilíbrio Yin: 3 ou mais pontos de diferença. Vantagens: Todas as penalidades por ferimentos são reduzidas à metade, arredondado para baixo. Absorve dano agravado com vigor O P’O precisa de um sucesso extra para incitar Alma de Fogo (Frenesi) Desvantagens: Só pode despertar gastando Chi Yin, e 1 por noite; Começa a desejar sangue frio e carne morta; Perturbação: depressão, intelectualização, obcessão (mortos e morte); Dificuldade de todos os testes de Hun aumenta em 1; Toda vez que sofrer uma falha crítica num teste de Chi ou for queimado pelo sol, perde um ponto de aparência (permanente).

• Sintonia Yang: 2 pontos de diferença: parecem vivos e se comportam como tal. Apaixonados, muitas vezes hedonistas. Possuem um desejo nostálgico pela vida. Metal atravessando o coração paralisa.
- Desequilíbrio Yang: 3 ou mais pontos de diferença. Vantagens: Pele quente de tom normal, e inclusive parecem respirar; Luz solar indireta pode ser suportada por 1 hora sem efeitos. Luz solar direta, por vigor (x5) minutos; Pode engravidar ou ser engravidada por um mortal Desvantagens: P’O precisa de 1 sucesso a menos para incitar Alma de Fogo; Alma de Fogo pode ser incitada por desejo por sexo ou comida; Perturbação: Compulsão, múltiplas personalidades, obsessão (alimentar-se); Fica com fome mais fácil:

• Equilibrado: Sábios, interessados na realização interior e autocontrole. Se sentem confortáveis com o que são, mas desejam transcender seu estado. Precisam manter a mesma quantidade de Chi Yin e Yang no seu corpo (máx. 1 de diferença), para não estarem desequilibrados temporariamente.


Direção

Normalmente, tem ligação com o balanço Yin/Yang:
Yin: Norte ou Oeste
Yang: Leste ou Sul
Equilibrado: Centro

• Norte: Frios, lógicos, justos, e insensíveis. Trabalham na manutenção das Tradições dos Kuei-jin, punição dos infratores, como magistrados e juizes.

• Oeste: executores das punições ordenadas pelos Mandarins. Dedicam-se também a interpretar e cumprir os desejos dos espíritos dos mortos.

• Centro: exploram sua natureza e ajudam os outros a encontrar o seu lugar, rumo à iluminação.

• Leste: Observam os mortais. Estabelecem contato e controle sobre eles. Às vezes tentam voltar à sua vida antiga.

• Sul: Mutáveis e imprevisíveis, atuam como líderes, criadores e destruidores. São a força motriz da roda das eras.


Natureza e Comportamento
Segue o Padrão de todos os demais.


Arquétipo do P’O
A voz que sussurra tentando desviar o Kuei-jin de seu caminho de iluminação e da verdade. A Besta consciente, o mal remanescente dentro do espirito advindo da Terras dos Mortos – O lado demoníaco.

• O Bandido: procura destruir o Grande Ciclo, levando o Kuei-jin a realizar atos aleatórios de destruição contra qualquer representação de ordem. Pode forçar um teste quando alguém tenta dar uma ordem ao personagem ou colocá-lo “em seu devido lugar”.

• O Bárbaro: Rejeita as Tradições dos Kuei-jin. Para ele, os costumes ocidentais são sempre melhores. Pode forçar um teste sempre que a lealdade à uma prática tradicional causar dor ou desconforto ao Kuei-jin, ou quando em contato com um Kin-jin.

• O Enganador: Pratica a mentira, dizendo o que o Kuei-jin quer ouvir, e tentando fazer o Kuei-jin não acreditar em si mesmo. Pode forçar um teste toda vez que a mentira for mais vantajosa para o Kuei-jin do que a verdade seria, sempre que o Hun tiver tentado lidar com algo relacionado, e fracassar.

• O Demônio: Tudo o que ele vê existe para o seu divertimento, para ser destruído ou devorado de acordo com a sua vontade. Se dedica ao poder pessoal e nada mais. Pode forçar um teste quando vê uma oportunidade de tornar-se mais forte através da destruição de outro.

• O Tolo: Pede explicações até para as ações mais simples ou óbvias. Faz o possível para que o Kuei-jin escolha o caminho fácil e simples e evite complicações desnecessárias. Nunca está quieto e tenta distrair o Hun. Pode forçar um teste sempre que o Hun não souber o que fazer ou dizer.

• O Legalista: Tradicionalista, não tolera desvios na ordem celestialmente determinada. Qualquer insulto cometido deve ser corrigido ou reparado. Pode forçar um teste quando o Kuei-jin for desrespeitado por um inferior, ou for desrespeitoso ou passar dos limites (por exemplo, falar de modo descontraído com alguém de nível mais elevado).

• O Macaco: É uma criatura do momento, e cada novo prazer ou distração é a coisa mais importante de seu mundo. Procura sempre afastar o Kuei-jin de seu objetivo dármico. Pode forçar um teste toda vez que o Hun encontrar uma distração interessante para ele, que o desvie dos seus objetivos.

• O Escravo: sabe que o kuei-jin é incapaz de fazer algo direito por si só, por isso faz de tudo para forçá-lo a se submetera outra pessoa, dizendo que as escolhas dele são erradas. Pode forçar um teste toda vez que o Kueio-jin estiver diante de alguém que pareça mais velho, forte ou sábio, ou quando as decisões do Hun tiverem um resultado desastroso.

Teste: Resistido de Hun x P’O, dif 6 para ambos, prolongado por 5 turnos. Se nesse período o P’O acumular dois ou mais sucessos, entra em Alma Sombria por 1 cena. O Arquétipo do P’O deve ser interpretado.
Ageu337
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