3.1 - (Rituais) Ritos dos Kuei-jin - Rituais Dharmicos Nível 0 a 2
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3.1 - (Rituais) Ritos dos Kuei-jin - Rituais Dharmicos Nível 0 a 2
Rituais Dharmicos
Muitos rituais são desenvolvidos pelos vários sábios dos caminhos dhámicos. Estes são segredos fortemente guardados e muito cobiçados. Até hoje, eles simplesmente não funcionarão para seguidores de diferentes Caminhos.
Ritual de Entrada Conciliatória, (Rito Nível 0 - Caminho da Terra Viva)
Cada lugar tem um kami, e os limites entre os lugares também os possuem: o sae no kami. Este rito muito breve apazigua o sae no kami quando o Caiato passa por uma porta, portão ou estrutura de fronteira similar.
Sistema:
O personagem não faz nenhum teste para decretar o rito. O ritualista simplesmente espalha uma pequena pitada de sal ou jade em pó ao passar pela fronteira. Ao mesmo tempo, ela recita uma oração curta, uma da tradição antiga ou uma particular para o kami individual. A maioria dos Véus Ceruleanos mantém uma pequena bolsa de pó à mão para este rito, mas apenas os mais tradicionais ou cautelosos realizam o ritual em todas as portas. A maioria reserva-o para o kami de lugares que frequentam ou para os momentos em que os espíritos prestam muita atenção. O desempenho deste rito é crucial para o sucesso do Ritual da Aliança Guardada.
O Ritual dos Mil Cortes, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
O primeiro rito preparatório do Amante de Jade Negra envolve cortar os laços da vida que está terminando. Acabar com uma vida de maneira ordenada e apropriada requer tempo e esforço consideráveis, que os mestres dos Mil Murmúrios Dharma acreditam que enfocam o aluno na compreensão das lições que a vida tem a oferecer. Palhetas ocas executam o Ritual de Mil Cortes para iniciar o processo de levar uma máscara mortal à sua conclusão. Esse ritual definitivamente deve quebrar todos os laços que seu Caiato possa ter com a sociedade mortal: abandonar seu emprego, romper relacionamentos, vender sua casa, doar ou destruir bens e assim por diante. Não há tempo definido para isso, mas é considerado apropriado levar até um ano para concluir o processo. Qualquer um mais pode ser uma indicação de um apego inauspicioso a essa vida. O Caiato deve evitar qualquer atenção indesejada durante este tempo, pois amigos bem intencionados e entes queridos freqüentemente tentam intervir. Uma vez que todos os laços tenham sido quebrados, deixando o Caiato com nada além das roupas que ele está usando, a Centopéia Sábia remove a roupa e a descarta, significando que ele perdeu a antiga vida como uma cobra derrama sua pele.
Sistema:
O processo dos Mil Cortes é exclusivamente uma questão de interpretação. O Caiato se separa daqueles que ele ama e odeia em sua máscara mortal e de todos os outros laços mortais. O Narrador pode pedir uma variedade de rolagens se assim o desejar, dependendo da situação.
As Cinzas da Fênix, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
A contemplação das lições da vida é uma parte importante do Caminho dos Mil Sussurros e está no cerne do segundo rito preparatório do Amante de Jade Negra. As Centopéias Sábias levam tempo no final de uma máscara para colocar o que elas experimentaram e aprenderam na escrita (ou para expressá-las através da pintura, caligrafia ou outras formas de arte). Isso geralmente leva vários dias de trabalho. Quando o trabalho está completo, o Caiato queima, significando como a máscara é consumida, mas a experiência que ela ganhou dela permanece.
Sistema:
Faça uma percepção + Expressão (diff 7) para representar o que o Caiato aprendeu e quão bem ele o expressa. Quando o trabalho artístico é destruído, cada sucesso no teste dá ao Caiato um ponto de experiência, representando as visões obtidos com essa máscara. Alguns Caiatos praticam uma variação deste rito chamado Escamas da Cobra, no qual o texto não é destruído. Em vez disso, é dado a um escriba ou outro auxílio para ser preservado em imitação do Song Zhen, cujas letras formam o grande teste A jornada dos mil passos.
O Repouso Suave, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
O Repouso Suave é o mais simples dos ritos da morte, um transe meditativo relativamente direto. O Caiato, tendo completado o rito de Mil Cortes e Cinzas, se deita em um túmulo ou outro lugar secreto como se estivesse em um estado de morte. O junco oco medita sobre as experiências e memórias da máscara mortal, vendo que lições existem para serem aprendidas e deixando de lado quaisquer conexões remanescentes para com aquela vida, então apenas a sabedoria e a experiência permanecem. Palhetas ocas podem experimentar visões e premonições, e podem ser visitadas por espíritos que carregam mensagens ou conhecimento para eles. Quando a meditação estiver completa, o Caiato se ergue como na segunda respiração.
Sistema:
A meditação Repouso Suave requer uma noite para cada ponto de Yin permanente que o Caiato possua. O tempo da meditação é freqüentemente usado para gastar pontos de experiência e adquirir novas habilidades relacionadas à sabedoria que o personagem adquiriu; os jogadores podem economizar um pouco de seu XP ganho para esse propósito. Faça um teste de Inteligência + Meditação (diff 9). Cada sucesso subtrai um do custo de qualquer traço que o personagem adquire enquanto medita, desde que o traço esteja de alguma forma relacionado às lições aprendidas com as máscaras anteriores do personagem (com um custo mínimo de experiência de 1).
Uma vez que o vampiro entra nesse estado, é muito difícil para ele acordar antes do tempo designado. Ele só o faz depois de sofrer um nível de dano letal ou agravado, e o jogador ainda deve gastar um ponto de força de vontade. Nenhum estímulo menor perturbará o sono do personagem.
Uma vez que o repouso suave termina, o personagem entra em estado de sombra da alma e permanece nesse estado por uma cena. O demônio corre solto, geralmente procurando comida e se entregando a seus prazeres sombrios.
Centralizar o Demônio, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
Os rituais de morte dos Amantes da Jade Negra terminam com o demônio vindo à tona e o vampiro entrando no estado sombrio. Embora tal rendição de controle possa ser inauspiciosa em outras circunstâncias, os Juncos Ocos vêem isso como um equilíbrio necessário para as meditações calmas dos rituais de morte. Assim como o huno deve integrar as lições da vida completa na contemplação, o mesmo 'deve fazê-lo em ação. Uma vez que esse período de alma sombria esteja completo, o Caiato realiza um breve ritual para aceitar as ações empreendidas pelo Demônio e aprender com elas. Na maioria das vezes isso é meditação silenciosa, mas pode tomar a forma de oração ou até de pranas, dependendo do treinamento do Caiato.
Sistema:
Uma vez que o Caiato emerge da Alma da Sombria após um ritual de morte, o jogador testa Percepção + Meditação (dificuldade 4 + classificação P'o). Mesmo um único sucesso significa que as ações do Demônio são entendidas em um contexto dharmico, de modo que elas não constituam um ato de cego. Falha significa uma rejeição das ações do P'o, e o jogador deve testar um ato de cegueira. Se o personagem não conhece este rito, ele não pode aceitar as ações do Demônio e perde um ponto do Dharma automaticamente.
Este rito só pode ser usado após a alma da sombra associada ao ritual do Amante de Jade Negra. Trate outras instâncias normalmente.
Cumprimentando o Sol, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Para os dragões debulhadores, não há visão mais sagrada do que a face do sol. O eterno símbolo da Personalidade de Agosto da benevolência infinita de Jade, o sol traz vida e luz para o mundo. Sem o seu esplendor, a Tapeçaria enfraqueceria e morreria. Antes de se aposentar, todos os fiéis Dragões realizam um ritual simples para receber o sol de volta ao mundo. Naturalmente, esse ritual "simples" envolve expor-se ao poder destrutivo do sol, o que ajuda muito a provar a dedicação de um verdadeiro Dragão.
Sistema:
Para cumprimentar o Sol, o Dragão assume uma postura meditativa, voltado para o leste, e começa a se centralizar conforme o céu se ilumina. O objetivo é alcançar um estado de harmonia interior e mente vazia enquanto o sol rompe o horizonte, de modo que a glória do Olho do Céu possa ser apreciada por uma consciência desimpedida por preocupações e preocupações mundanas. Muitos Dragões tentam permanecer nessa postura até que o sol tenha se erguido totalmente acima do horizonte, mas é permitido que o Caiato volte ao seu covil, apos três batimentos cardíacos mortais. Os Dragões Comedores de Ossos, que são permanentemente desequilibrados pelo Yin, muitas vezes sofrem dificuldades espirituais por causa de sua incapacidade de realizar esse importante ritual. Este ritual não tem efeitos diretos, mas os Dragões freqüentemente experimentam a desnuda enquanto refletem sobre as experiências recentes como um prelúdio para a sua meditação.
Ritual para tirar a vida, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Ser um fantasma faminto é ser abominável. Os Kuei-jin bebem a vida e não devolvem nada ao Grande Ciclo. Esse estado é tolerável apenas porque foi decretado pelo Céu como punição. Quando um Dragão consome uma criatura para se sustentar, ela incorre em uma dívida com o mundo como um todo, que nunca pode pagar. Em reconhecimento desta dívida, o Caiato oferece orações ao espírito da criatura caída e ao Céu, o que permitiu ao Caiato continuar sua existência, mesmo a um preço tão grande para a criação.
Sistema:
O rito deve ser realizado dentro de três dias após o vampiro matar um mortal. Se o Dragão não puder realizar o ritual sozinho, ela deve ter outro Caiato que seja capaz de fazê-lo em seu lugar. O ritual em si é simples, consistindo de uma oração de uma hora seguida de uma oferenda de comida, vinho e artigos de papel ao espírito do falecido, e queimando trouxas de tiras de oração suplicando o Céu para conceder uma dispensação especial à vítima. Não há benefícios mecânicos diretos para realizar esse ritual. No entanto, os Caiatos que são negligentes em seu dever para com suas vítimas podem incorrer em um momento de cegueira devido à sua falta de respeito. É importante ressaltar que, embora ofereçam orações aos espíritos de suas vítimas, os dragões demonstram pouca compaixão pela alimentação. Na verdade, eles são mais propensos a matar suas presas do que qualquer outro tipo de vampiro, porque eles vêem como seu lugar no ciclo para fazê-lo.
Ritual do nascimento, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Os dragões, particularmente aqueles da seita Paixão de Sangue, concordam que é o grande presente do Céu que eles podem trazer nova vida ao mundo. Embora eles não respire ou devolvam ao mundo de qualquer maneira normal, os Dragões podem pelo menos se reproduzir. Embora seus descendentes ainda sejam criaturas meio-mortas, eles também estão meio vivos, mais do que o própria Caiato. Tamanha a consideração quanto estaexperiência que ninguém pode entrar em suas fileiras até que tenha dado à luz.
Sistema:
Este ritual é praticado quando o Caiato dá a luz a um dhampyr e é uma celebração do evento. O Caiato medita sobre as dores do parto, usando-as como um lembrete da dor de Yomi. Ela reflete também sobre a beleza severa do mundo; No coração deste evento maravilhoso, há agonia, e os jovens entram no mundo gritando e cobertos de sangue. Assim é a natureza da vida ilustrada. Este ritual não tem nenhum efeito mecânico direto, mas muitos Dragões experimentam a cova durante o processo de dar à luz - e o evento torna-se mais provável pelo uso deste ritual.
Devorar o escorpião, (Rito de Nível 1 - Caminho do Escorpião)
Este é o ritual que cria um Devorador de Escorpião. Essencialmente envolve o Caiato purificando seu sistema de chi Yin e Yang no ninho de um dragão contaminado. Devoradores de escorpião irão submergir ao lado do Caiato algemado ou acorrentado (que deveria estar na alma de fogo neste momento, seja de bom grado ou não) formando uma poça de chi estragado.
Marcando o criminoso, (Rito Nível 2 - Caminho da Garça)
O rito de marcar o criminoso, como os Tigres-do-Diabo, geralmente se encarregam de punir os injustos. Através deste rito, o Garça marca a testa de alguém que ela acredita ser injusta com um único personagem. A tinta é o próprio sangue da Garça misturado com ouro em pó e jade. Alguns Guindastes realizam esse rito nos ímpios enquanto eles dormem, e outros usam o Yin Prana e o aplicam a eles desprevenidos. É importante, no entanto, que a vítima não saiba que está marcada, ou então, é provável que ela remova o sigilo antes que ele tenha o efeito desejado.
Sistema:
O rito leva cerca de 10 minutos e é realizado sobre o sangue, o que é suficiente para uma marcação. O sangue deve então ser usado no próximo nascer do sol. O personagem kaja usado é invisível para os mortais, mas é perfeitamente visível para shen, homens sagrados e médiuns. Independentemente de ser visível ou não, isso dá ao espectador um senso distinto de que a vítima é o que é representado pelo personagem (que deve ser negativo). O personagem não pode ser detectado pela vítima e permanece limpo e sem som até ser lavado com água limpa - o suor não nem mesmo chega a escorrer. Caracteres comuns são aqueles para jackass, estuprador, ladrão, assassino e assim por diante. Isso geralmente resulta em uma dificuldade +1 para todas as jogadas sociais, mas pode ser significativamente maior se a pessoa puder realmente ver a runa ou detestar o que o personagem representa. Da mesma forma, poderia ser de nenhuma consequência - alguém em um covil de bandidos que achavam que seu parceiro de bebida era um estuprador provavelmente não ficaria surpreso nem se importaria.
Joss Selvagem, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres-Demoniacos)
Tigres-diabo nem sempre se limitam a punir os excepcionalmente maus. Muitos Diabos Celestiais também atuam como forças perambulares de karma instantâneo, infligindo pequenas punições aos responsáveis pelos males banais de nosso mundo. Embora essa prática esteja, teoricamente, muito abaixo de sua condição de demônios, alguns Tigres obtêm uma certa diversão infantil do uso desse ritual. Tal é particularmente verdadeiro no caso que alguns jina e mandarins gostam de ser pobres, atuando como magistrados invisíveis e distribuindo justiça caprichosa no rebanho mortal. Joss Selvagem invoca uma horda de pequenos espíritos da desgraça, semelhantes a mosquitos, que orbitam em torno do Tigre até que o Cataio os ativa. Quando soltos em um alvo, as desgraças pululam ao redor da vítima e corrompem seu joss, causando-lhe um infortunio muito forte, mas breve.
Aqueles visados por Joss Selvagem sofrem apenas uma grande ocorrência de má sorte, mas ela atinge quase instantaneamente. Joss Selvagem só funciona quando é usado para infligir justiça poética a alguém que acaba de cometer um ato perverso. Os Malditos são muito fracos e o espírito do alvo deve ter uma mancha muito nova na corrupção, de fato, para que os espíritos tenham muita influência. Além disso, os fortes fluxos de joss em torno dela, mesmo os menores como Kinfolk e bakemono, geralmente impedem que as maldições tenham qualquer efeito perceptível nesses seres.
Sistema:
O Caiato passa 10 minutos preparando um unguento composto de mel, pimenta de Caiena, acônito e arsênico, depois gasta um ponto de chi para ativar a substância. Ele passa o unguento em seus lábios e, quando deseja colocar a desgraça em um alvo, ele precisa apenas esticar a língua, dar-lhe um beijo ou transferir simbolicamente o atrativo para o alvo. O unguento do mel só é necessário durante o ritual - depois que o rito termina, o Caiato pode lavá-lo quase que imediatamente, mas os Malditos permanecem com ela até serem soltos. Um Caiato pode ter tantos 'enxames' de Joss Selvagem para sua pessoa quanto sua pontuação de Po ou Carisma, o que for maior.
Joss Selvagem, como observado, essencialmente faz com que a justiça poética instantânea atinja o alvo. Um burocrata oficial será imediatamente repreendido por seus superiores por alguma pequena infração, um joguete desconsiderado torcerá o tornozelo, e alguém que se recusar a parar de falar no teatro pegará seu dedo em sua cadeira. Note que Joss Selvagem realmente não permite nada além de pouca justiça. Embora possa ser usado em um assassino, é improvável que ter um pistoleiro queimando-se dolorosamente no cano quente da arma do crime realmente aumentará a pontuação cármica.
Os Narradores devem desencorajar uso desse ritual em combate. Ele não serve para isso e não funciona muito bem quando usado para esse propósito.
Guarda de Ébano, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres-Demonios)
Assim como os mortais protegem suas casas de demônios e outros espíritos malignos, às vezes os demônios precisam proteger suas próprias casas dos mortais. Através do uso deste ritual, o Caitato protege seu refúgio com orações sombrias e invocações dos ministros menos misericordiosos do Céu. Depois que o ritual é realizado, os mortais encontram razões para não entrar ou chegar perto da área protegida. A maioria dos mortais nem percebe a área protegida. A maioria dos mortais nem percebe a ala, ignorando a área marcada como se não estivesse lá. Alguns mortais ocasionalmente desenvolvem uma atração pelo local e pairam do lado de fora, sem saber o que é que os atrai, não ousando entrar até que seja permitido ou efeito termine. Note que os mortais podem forçar entrar na área, eles apenas escolhem não. Os mortais podem ser levados para dentro por um dos shen, ou ter sua atenção atraída inevitavelmente para a estrutura (digamos, por um monstro de nove pés de altura explodindo pela janela do segundo andar). Em ambos os casos, a casa não trabalhara mais contra esse mortal.
Enquanto as tiras de oração de papel de seda e arroz postadas ao redor da área protegida não podem ser percebidas pelos mortais, elas são bastante óbvias para outros shen. Um Tigre Diabo que vai chamar atenção para si mesma. Tais alegações são uma declaração aberta do poder do Tigre, e eles podem atrair servos dos Reis Yama ansiosos para destruir um inimigo de Yomi. Outro shen pode responder às tiras de oração também, e o Caiato pode se encontrar atraindo atenção indesejada de metamorfos, magos e seres sobrenaturais locais.
Sistema:
O Caitato deve abençoar ritualmente a estrutura, um processo que leva cerca de 30 minutos. Fazer isso exige um teste de Inteligência + Rituais (dificuldade igual à classificação local de Muro) e o gasto de um ponto tanto de Yang quanto de Yin chi para proteger a área. O Ritual dura três vezes mais que o jogador rola sucessos, e pode ser restaurada um número infinito de vezes antes de cair.
Harmonia Com Noite, (Rito Nível 2 - Caminho das Flores dos Ossos)
Uma das primeiras coisas que Kuro-sama ensina a seus alunos é como se sintonizar com o “impróprio” de Yin, para que não possam ser ouvidos, vistos ou sentidos. Este ritual torna as Flores dos Ossos as mais furtivas, permitindo que ela caminhe pela neve sem deixar rastros ou percorra as folhas mortas sem emitir nenhum som.
Sistema:
O Caçador medita por 20 minutos para alinhar sua mente e corpo com o princípio de Yin. O jogador rola sua classificação Yin. Para o resto da cena, ela recebe sucessos automáticos em todos os testes furtivos, igual ao número de sucessos obtidos no teste Yin. Isso geralmente tem o efeito de tornar o vampiro impossível de ser sentido, a menos que ela faça algo extremamente óbvio, como parentes na frente de uma platéia ou grite no ouvido de alguém no alto de seus pulmões.
Ande pelo caminho do espírito, (Rito Nível 2 - Caminho dos Mil Sussuros)
Este rito permite que o Caiato envie seu espírito para os mundos além da Muralha, deixando seu corpo para trás no Reino do Meio. O corpo está em estado de morte, enquanto o espírito vagueia. Se o espírito viajar por muito tempo, o corpo pode murchar com a falta de Chi.
Este rito deve ser realizado em um ninho de dragão. O buscador prepara um local de descanso para o corpo dela, inscrito com ideogramas, e incendeia incenso para preparar o caminho para o espírito. O viajante deita-se e mergulha em transe, seu espírito separando-se do corpo para entrar nas Terras do Espelho. De lá, ela pode viajar para os mundos Yin ou Yang.
Sistema:
Os preparativos demoram uma hora, embora possam ser reduzidos a apenas 10 minutos, aumentando a dificuldade do rito em mais 2. O jogador gasta um ponto de Yin ou Yang chi (dependendo de qual mundo o Caiato deseja viajar para) e faz um teste de Raciocínio + Meditação (diff 6). Se o ritual for realizado antes que um portão espiritual seja identificado com o rito de nível dois Eis a Porta dos Espíritos, a dificuldade é de apenas 5.
Se for bem sucedido, o espírito do Caiato entra nas Terras Sombrias e pode viajar para o mundo espiritual apropriado. Um fracasso significa que o Caiato não pode alcançar o estado adequado de meditação. Uma falha crítica faz com que o espírito do Caiato fique preso no mundo espiritual por um número de dias igual ao seu Yin permanente. O corpo permanece em estado de morte, e o Caiato geralmente se sustenta no Yin chi durante esse tempo, fazendo o corpo parecer frio e sem vida. A critério do Narrador, uma falha ou uma falha crítica podem irritar os espíritos guardiões no ninho do dragão.
Lotus Dobravel (Rito Nível 2 - Caminho dos Mil Sussuros)
O Caminho dos Mil Sussurros ensina que às vezes a única maneira de restaurar algo para equilibrar é destruí-lo. Os juncos ocos usam este rito para quebrar as ligações que formaram com membros de seu wu. A maioria dos Sussurros faz isso como um meio final de protestar contra o que eles vêem como um comportamento desequilibrado por parte de seus companheiros. Este ritual não os separa da sociedade dos Caiatos; ela está livre para se juntar a um novo wu se assim o desejar ou os ancestrais o ordenarem. O rito simplesmente quebra o guanxi com o wu existente sem causar dano algum aos envolvidos.
O Caiato envia convites para os membros de seu wu e para pelo menos um ancião, geralmente um mandarim do tribunal ao qual o wu pertence ou o ancião responsável por estabelecer o wu, se ele estiver disponível. Se o wu tiver um nushi, o rito só pode ser executado com sua permissão. Os Caiatos se reúnem em um momento e lugar determinados, e a centopéia sábia lê um poema explicando suas razões para deixar o wu, geralmente destacando a raiz do desequilíbrio.
Se os membros do wu escolherem ser repreendidos e corrigirem seu comportamento, então o wu continua e nenhuma vergonha vem sobre nenhum deles. Se eles se recusarem a ser movidos, o performer do rito desenha uma lâmina e a passa entre ela e cada membro do wu, simbolicamente cortando sua conexão. Se o rito não romper os laços, é tomado como uma indicação da vontade do Céu, e a Centopeia Sábia procura continuar a trabalhar dentro de seu Wu.
Sistema:
Se os membros do wu decidem ou não reformar seu comportamento é uma questão de interpretação de papéis, embora o Narrador possa fazer com que o jogador dos Mil Sussurros faça um teste de Manipulação + Expressão contra uma dificuldade da força de vontade média do público. Separar o guanxi requer que o jogador gaste um ponto de Chi e role Charisma + Rituais contra a classificação de guanxi. Todos os laços são separados com sucesso, o personagem não é mais um membro do wu. Se o personagem não conseguir alcançar sequer um único empate, o ritual falha e o wu permanece inteiro. Neste caso, qualquer ligação guanxi que foi cortada é restaurada, mas sua classificação é reduzida em dois pontos. Uma falha crítica em qualquer uma das jogadas de corte causa um nível de dano agravado para o ritual e para o parceiro.
Sonho do Gato Sufocante, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres Demonios)
Os Tigres-Diabo freqüentemente utilizam métodos sobrenaturais para punir os pecadores de maneira sutil. As lições morais são melhor conduzidas para casa através da influência de forças aparentemente impessoais do que através de demônios que rompem a carne de pecadores, acredite nos Demônios do Céu. Através do uso do Sonho do Gato Sufocante, a vítima é atingida por terrores noturnos - sonhos de sufocamento que deixam o alvo sem sono e cansado.
Sistema:
O ritualista deve ter alguma parte da vítima - cabelo, unhas cortadas, sangue e lágrimas são escolhas comuns. Ao fazer um fac-símile do alvo e realizar um rito de 20 minutos sobre ele, ele envia espíritos muito pequenos de maldade para perturbar seus sonhos. O alvo deve fazer um teste de Vigor (diff 4) ou sofrer os efeitos da falha do Pesadelo e ter falhado seu teste de Força de Vontade. Para cada duas noites o rito é repetido, a dificuldade do teste de resistência aumenta em 1, até um máximo de 8. Se o alvo dorme em solo sagrado, é abençoado por um padre ou se abriga em uma área livre de influências negativas , ela está a salvo dos efeitos do ritual para aquela noite, mas a dificuldade do teste de Vigor não diminui.
Sentindo a doença da terra, (Rito Nível 2 - Caminho do Dragões)
Este ritual permite que o Dragão encontre a fonte de um poder que mancha as forças naturais em uma área. Ao entrar em um estado meditativo e vagando, o dragão se atém às forças naturais. Ela pode se deparar com a fonte da doença durante uma caminhada ao luar, pode receber indicações dela em sonhos proféticos ou pode se ver impelido a tentar descrevê-la por meio de caligrafia ou pintura. Depende um pouco do Caiato, um pouco sobre a circunstância e um pouco no acaso.
Sistema:
O Caiato medita e se permite tornar-se um canal aberto para as forças naturais, e o jogador faz um teste igual ao Dharma (dificuldade . Se o Caiato faz sua meditação sob a influência de Mente Vazia (Internalização Nível 1), então diminua a dificuldade para 6. Um sucesso lhe permite ter uma idéia geral da situação, e cinco ou mais a levam ao problema de uma maneira bem clara.
A mácula a ser sentida deve ser poderosa e mal escondida, porque o rito em si é fraco. Os males menores (como aqueles espalhados por um único bakamono ou pessoa perversa) ou os males cuidadosamente escondidos (como aqueles criados pelos Reis Yama e seus servos akuma maiores) são muito mais difíceis de serem descobertos. A única coisa que o Dragão provavelmente aprenderá sobre tais assuntos é que eles estão de algum modo além do escopo deste rito. A doença também deve ser antinatural. Independentemente do que os confucionistas mantenham, alguns desastres simplesmente acontecem. Este rito não faz nada para detectar a fonte de enxurradas e enxames de insetos e afins que são simplesmente parte do ciclo natural.
Dízimo ao Antepassado, (Rito Nível 2 - Fenix Ascendente)
Fenícios em Ascensão preferem colher o Chi que lhes é oferecido gratuitamente, infligindo o mínimo de dano possível. Este ritual liga membros da família do Caiato (por sangue ou escolha), permitindo que o Caiato extraia o Chi deles com mais facilidade e sem levar carne ou sangue junto com ele. Caiatos do circulo da Fênix Ascendente conhecem esse ritual, embora os Fenícios o usem com mais frequência; outros Caiatos geralmente têm pouco contato ou compaixão por suas famílias mortais (ou ambos, em muitos casos).
Sistema: Todos os doadores em potencial devem estar presentes quando o Caiato realiza o ritual e eles devem jurar e prestar juramento para ajudar o Caiato (embora eles não tenham que saber as conseqüências exatas de seu juramento). O Caiato então gasta um ponto cada de Yin e Yang Chi e testa Manipulação + Rituais (diff 6). Cada sucesso estabelece um link para uma pessoa da escolha do ritualista no círculo de juramento. Essas conexões são visíveis através de rituais como Traçar as escamas do dragão.
Posteriormente, o Caiato pode tirar chi de qualquer pessoa no círculo de juramento diretamente de sua respiração, independentemente da classificação de Dharma. O doador não tem resistência contra isso; o Caiato pode tomar tanto chi quanto desejado, até a quantidade no chi maxima. Isso serve como um limite máximo cumulativo antes que o link para essa pessoa seja separado. Os efeitos disso são os mesmos que normalmente ocorrem com o chi por respiração. Uma falha crítica na rolagem de chi para alimentar quebra a conexão entre o Caiato e o doador (embora possa ser restabelecido após outro ritual).
Este rito não protege um Caiato contra os perigos da alma do fogo enquanto faminto ou efeitos de uma superalimentação.
Ritual da Aliança Guardada, (Rito Nível 2 - Caminho da Terra Viva)
O sae no kami pode ser um guardião feroz quando invocado apropriadamente e tratado com respeito. Os espíritos propiciados relacionado aos anos provavelmente serão ainda mais ferozes. Este rito envolve e capacita o sae no kami do lugar de descanso do Caiato servir como seu guardião. O sae no kami é considerado um nushi de nível básico (pg 87), até que o Caiato o comite para agir como um guardião. Então ganha habilidades apropriadas mencionadas abaixo.
Sistema:
O Caiato deve realizar fielmente o Ritual de Entrada Conciliatória por pelo menos um mês lunar consecutivo no mesmo local antes de realizar este rito. O ritualista deve primeiro limpar o limiar de seu lugar de descanso com água salgada e lençóis limpos, embora os Caiatos que seguem as tradições mongóis devam tomar muito cuidado para não pisar no limiar diretamente, nem ficar com um pé de cada lado; eles devem estar sempre dentro ou fora do espaço. Enquanto o limiar seca, o Caiato faz orações de súplica e agradece em tiras de papel, depois pendura as tiras de cada lado da porta, de modo que as orações são invocadas sempre que alguém entra ou sai do espaço. O ritualista então chama o sae no kami, oferecendo três pontos de chi Yin ou Yang. O jogador testa Manipulação + ocultismo (diff 7); cada sucesso resulta em um dia inteiro durante o qual o sae no kami só permitirá a entrada para aqueles especificados pelo ritualista, ou, se ela escolher, para aqueles que estiverem falando a oração usada no Ritual de Entrada Conciliatória. A punição imposto por fracassar este ritual força o lançador realizar um teste de força de vontade para atravessar qualquer portão ou portal nesta área.
Além disso, o sae no kami é um nushi de nível básico com 20 chi e sete pontos divididos entre Fúria, Gnose e Força de Vontade. Um elenco bem-sucedido deste ritual fortalece ainda mais o kami como se fosse um espírito igual a um 'Custo Nushi' de três pontos. Dois pontos automaticamente trabalham para comprar um Charme apropriado ao seu dever (discrição aos Narradores, pg 211-212), enquanto o ponto restante pode comprar um dos quatro poderes restantes listados no Plano de fundo Nushi.
Ritual de Entrada Conciliatória, (Rito Nível 0 - Caminho da Terra Viva)
Cada lugar tem um kami, e os limites entre os lugares também os possuem: o sae no kami. Este rito muito breve apazigua o sae no kami quando o Caiato passa por uma porta, portão ou estrutura de fronteira similar.
Sistema:
O personagem não faz nenhum teste para decretar o rito. O ritualista simplesmente espalha uma pequena pitada de sal ou jade em pó ao passar pela fronteira. Ao mesmo tempo, ela recita uma oração curta, uma da tradição antiga ou uma particular para o kami individual. A maioria dos Véus Ceruleanos mantém uma pequena bolsa de pó à mão para este rito, mas apenas os mais tradicionais ou cautelosos realizam o ritual em todas as portas. A maioria reserva-o para o kami de lugares que frequentam ou para os momentos em que os espíritos prestam muita atenção. O desempenho deste rito é crucial para o sucesso do Ritual da Aliança Guardada.
O Ritual dos Mil Cortes, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
O primeiro rito preparatório do Amante de Jade Negra envolve cortar os laços da vida que está terminando. Acabar com uma vida de maneira ordenada e apropriada requer tempo e esforço consideráveis, que os mestres dos Mil Murmúrios Dharma acreditam que enfocam o aluno na compreensão das lições que a vida tem a oferecer. Palhetas ocas executam o Ritual de Mil Cortes para iniciar o processo de levar uma máscara mortal à sua conclusão. Esse ritual definitivamente deve quebrar todos os laços que seu Caiato possa ter com a sociedade mortal: abandonar seu emprego, romper relacionamentos, vender sua casa, doar ou destruir bens e assim por diante. Não há tempo definido para isso, mas é considerado apropriado levar até um ano para concluir o processo. Qualquer um mais pode ser uma indicação de um apego inauspicioso a essa vida. O Caiato deve evitar qualquer atenção indesejada durante este tempo, pois amigos bem intencionados e entes queridos freqüentemente tentam intervir. Uma vez que todos os laços tenham sido quebrados, deixando o Caiato com nada além das roupas que ele está usando, a Centopéia Sábia remove a roupa e a descarta, significando que ele perdeu a antiga vida como uma cobra derrama sua pele.
Sistema:
O processo dos Mil Cortes é exclusivamente uma questão de interpretação. O Caiato se separa daqueles que ele ama e odeia em sua máscara mortal e de todos os outros laços mortais. O Narrador pode pedir uma variedade de rolagens se assim o desejar, dependendo da situação.
As Cinzas da Fênix, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
A contemplação das lições da vida é uma parte importante do Caminho dos Mil Sussurros e está no cerne do segundo rito preparatório do Amante de Jade Negra. As Centopéias Sábias levam tempo no final de uma máscara para colocar o que elas experimentaram e aprenderam na escrita (ou para expressá-las através da pintura, caligrafia ou outras formas de arte). Isso geralmente leva vários dias de trabalho. Quando o trabalho está completo, o Caiato queima, significando como a máscara é consumida, mas a experiência que ela ganhou dela permanece.
Sistema:
Faça uma percepção + Expressão (diff 7) para representar o que o Caiato aprendeu e quão bem ele o expressa. Quando o trabalho artístico é destruído, cada sucesso no teste dá ao Caiato um ponto de experiência, representando as visões obtidos com essa máscara. Alguns Caiatos praticam uma variação deste rito chamado Escamas da Cobra, no qual o texto não é destruído. Em vez disso, é dado a um escriba ou outro auxílio para ser preservado em imitação do Song Zhen, cujas letras formam o grande teste A jornada dos mil passos.
O Repouso Suave, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
O Repouso Suave é o mais simples dos ritos da morte, um transe meditativo relativamente direto. O Caiato, tendo completado o rito de Mil Cortes e Cinzas, se deita em um túmulo ou outro lugar secreto como se estivesse em um estado de morte. O junco oco medita sobre as experiências e memórias da máscara mortal, vendo que lições existem para serem aprendidas e deixando de lado quaisquer conexões remanescentes para com aquela vida, então apenas a sabedoria e a experiência permanecem. Palhetas ocas podem experimentar visões e premonições, e podem ser visitadas por espíritos que carregam mensagens ou conhecimento para eles. Quando a meditação estiver completa, o Caiato se ergue como na segunda respiração.
Sistema:
A meditação Repouso Suave requer uma noite para cada ponto de Yin permanente que o Caiato possua. O tempo da meditação é freqüentemente usado para gastar pontos de experiência e adquirir novas habilidades relacionadas à sabedoria que o personagem adquiriu; os jogadores podem economizar um pouco de seu XP ganho para esse propósito. Faça um teste de Inteligência + Meditação (diff 9). Cada sucesso subtrai um do custo de qualquer traço que o personagem adquire enquanto medita, desde que o traço esteja de alguma forma relacionado às lições aprendidas com as máscaras anteriores do personagem (com um custo mínimo de experiência de 1).
Uma vez que o vampiro entra nesse estado, é muito difícil para ele acordar antes do tempo designado. Ele só o faz depois de sofrer um nível de dano letal ou agravado, e o jogador ainda deve gastar um ponto de força de vontade. Nenhum estímulo menor perturbará o sono do personagem.
Uma vez que o repouso suave termina, o personagem entra em estado de sombra da alma e permanece nesse estado por uma cena. O demônio corre solto, geralmente procurando comida e se entregando a seus prazeres sombrios.
Centralizar o Demônio, (Rito Nível 1 - Caminho dos Mil Sussuros)
Os rituais de morte dos Amantes da Jade Negra terminam com o demônio vindo à tona e o vampiro entrando no estado sombrio. Embora tal rendição de controle possa ser inauspiciosa em outras circunstâncias, os Juncos Ocos vêem isso como um equilíbrio necessário para as meditações calmas dos rituais de morte. Assim como o huno deve integrar as lições da vida completa na contemplação, o mesmo 'deve fazê-lo em ação. Uma vez que esse período de alma sombria esteja completo, o Caiato realiza um breve ritual para aceitar as ações empreendidas pelo Demônio e aprender com elas. Na maioria das vezes isso é meditação silenciosa, mas pode tomar a forma de oração ou até de pranas, dependendo do treinamento do Caiato.
Sistema:
Uma vez que o Caiato emerge da Alma da Sombria após um ritual de morte, o jogador testa Percepção + Meditação (dificuldade 4 + classificação P'o). Mesmo um único sucesso significa que as ações do Demônio são entendidas em um contexto dharmico, de modo que elas não constituam um ato de cego. Falha significa uma rejeição das ações do P'o, e o jogador deve testar um ato de cegueira. Se o personagem não conhece este rito, ele não pode aceitar as ações do Demônio e perde um ponto do Dharma automaticamente.
Este rito só pode ser usado após a alma da sombra associada ao ritual do Amante de Jade Negra. Trate outras instâncias normalmente.
Cumprimentando o Sol, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Para os dragões debulhadores, não há visão mais sagrada do que a face do sol. O eterno símbolo da Personalidade de Agosto da benevolência infinita de Jade, o sol traz vida e luz para o mundo. Sem o seu esplendor, a Tapeçaria enfraqueceria e morreria. Antes de se aposentar, todos os fiéis Dragões realizam um ritual simples para receber o sol de volta ao mundo. Naturalmente, esse ritual "simples" envolve expor-se ao poder destrutivo do sol, o que ajuda muito a provar a dedicação de um verdadeiro Dragão.
Sistema:
Para cumprimentar o Sol, o Dragão assume uma postura meditativa, voltado para o leste, e começa a se centralizar conforme o céu se ilumina. O objetivo é alcançar um estado de harmonia interior e mente vazia enquanto o sol rompe o horizonte, de modo que a glória do Olho do Céu possa ser apreciada por uma consciência desimpedida por preocupações e preocupações mundanas. Muitos Dragões tentam permanecer nessa postura até que o sol tenha se erguido totalmente acima do horizonte, mas é permitido que o Caiato volte ao seu covil, apos três batimentos cardíacos mortais. Os Dragões Comedores de Ossos, que são permanentemente desequilibrados pelo Yin, muitas vezes sofrem dificuldades espirituais por causa de sua incapacidade de realizar esse importante ritual. Este ritual não tem efeitos diretos, mas os Dragões freqüentemente experimentam a desnuda enquanto refletem sobre as experiências recentes como um prelúdio para a sua meditação.
Ritual para tirar a vida, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Ser um fantasma faminto é ser abominável. Os Kuei-jin bebem a vida e não devolvem nada ao Grande Ciclo. Esse estado é tolerável apenas porque foi decretado pelo Céu como punição. Quando um Dragão consome uma criatura para se sustentar, ela incorre em uma dívida com o mundo como um todo, que nunca pode pagar. Em reconhecimento desta dívida, o Caiato oferece orações ao espírito da criatura caída e ao Céu, o que permitiu ao Caiato continuar sua existência, mesmo a um preço tão grande para a criação.
Sistema:
O rito deve ser realizado dentro de três dias após o vampiro matar um mortal. Se o Dragão não puder realizar o ritual sozinho, ela deve ter outro Caiato que seja capaz de fazê-lo em seu lugar. O ritual em si é simples, consistindo de uma oração de uma hora seguida de uma oferenda de comida, vinho e artigos de papel ao espírito do falecido, e queimando trouxas de tiras de oração suplicando o Céu para conceder uma dispensação especial à vítima. Não há benefícios mecânicos diretos para realizar esse ritual. No entanto, os Caiatos que são negligentes em seu dever para com suas vítimas podem incorrer em um momento de cegueira devido à sua falta de respeito. É importante ressaltar que, embora ofereçam orações aos espíritos de suas vítimas, os dragões demonstram pouca compaixão pela alimentação. Na verdade, eles são mais propensos a matar suas presas do que qualquer outro tipo de vampiro, porque eles vêem como seu lugar no ciclo para fazê-lo.
Ritual do nascimento, (Rito Nível 1 - Caminho dos Dragões)
Os dragões, particularmente aqueles da seita Paixão de Sangue, concordam que é o grande presente do Céu que eles podem trazer nova vida ao mundo. Embora eles não respire ou devolvam ao mundo de qualquer maneira normal, os Dragões podem pelo menos se reproduzir. Embora seus descendentes ainda sejam criaturas meio-mortas, eles também estão meio vivos, mais do que o própria Caiato. Tamanha a consideração quanto estaexperiência que ninguém pode entrar em suas fileiras até que tenha dado à luz.
Sistema:
Este ritual é praticado quando o Caiato dá a luz a um dhampyr e é uma celebração do evento. O Caiato medita sobre as dores do parto, usando-as como um lembrete da dor de Yomi. Ela reflete também sobre a beleza severa do mundo; No coração deste evento maravilhoso, há agonia, e os jovens entram no mundo gritando e cobertos de sangue. Assim é a natureza da vida ilustrada. Este ritual não tem nenhum efeito mecânico direto, mas muitos Dragões experimentam a cova durante o processo de dar à luz - e o evento torna-se mais provável pelo uso deste ritual.
Devorar o escorpião, (Rito de Nível 1 - Caminho do Escorpião)
Este é o ritual que cria um Devorador de Escorpião. Essencialmente envolve o Caiato purificando seu sistema de chi Yin e Yang no ninho de um dragão contaminado. Devoradores de escorpião irão submergir ao lado do Caiato algemado ou acorrentado (que deveria estar na alma de fogo neste momento, seja de bom grado ou não) formando uma poça de chi estragado.
Marcando o criminoso, (Rito Nível 2 - Caminho da Garça)
O rito de marcar o criminoso, como os Tigres-do-Diabo, geralmente se encarregam de punir os injustos. Através deste rito, o Garça marca a testa de alguém que ela acredita ser injusta com um único personagem. A tinta é o próprio sangue da Garça misturado com ouro em pó e jade. Alguns Guindastes realizam esse rito nos ímpios enquanto eles dormem, e outros usam o Yin Prana e o aplicam a eles desprevenidos. É importante, no entanto, que a vítima não saiba que está marcada, ou então, é provável que ela remova o sigilo antes que ele tenha o efeito desejado.
Sistema:
O rito leva cerca de 10 minutos e é realizado sobre o sangue, o que é suficiente para uma marcação. O sangue deve então ser usado no próximo nascer do sol. O personagem kaja usado é invisível para os mortais, mas é perfeitamente visível para shen, homens sagrados e médiuns. Independentemente de ser visível ou não, isso dá ao espectador um senso distinto de que a vítima é o que é representado pelo personagem (que deve ser negativo). O personagem não pode ser detectado pela vítima e permanece limpo e sem som até ser lavado com água limpa - o suor não nem mesmo chega a escorrer. Caracteres comuns são aqueles para jackass, estuprador, ladrão, assassino e assim por diante. Isso geralmente resulta em uma dificuldade +1 para todas as jogadas sociais, mas pode ser significativamente maior se a pessoa puder realmente ver a runa ou detestar o que o personagem representa. Da mesma forma, poderia ser de nenhuma consequência - alguém em um covil de bandidos que achavam que seu parceiro de bebida era um estuprador provavelmente não ficaria surpreso nem se importaria.
Joss Selvagem, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres-Demoniacos)
Tigres-diabo nem sempre se limitam a punir os excepcionalmente maus. Muitos Diabos Celestiais também atuam como forças perambulares de karma instantâneo, infligindo pequenas punições aos responsáveis pelos males banais de nosso mundo. Embora essa prática esteja, teoricamente, muito abaixo de sua condição de demônios, alguns Tigres obtêm uma certa diversão infantil do uso desse ritual. Tal é particularmente verdadeiro no caso que alguns jina e mandarins gostam de ser pobres, atuando como magistrados invisíveis e distribuindo justiça caprichosa no rebanho mortal. Joss Selvagem invoca uma horda de pequenos espíritos da desgraça, semelhantes a mosquitos, que orbitam em torno do Tigre até que o Cataio os ativa. Quando soltos em um alvo, as desgraças pululam ao redor da vítima e corrompem seu joss, causando-lhe um infortunio muito forte, mas breve.
Aqueles visados por Joss Selvagem sofrem apenas uma grande ocorrência de má sorte, mas ela atinge quase instantaneamente. Joss Selvagem só funciona quando é usado para infligir justiça poética a alguém que acaba de cometer um ato perverso. Os Malditos são muito fracos e o espírito do alvo deve ter uma mancha muito nova na corrupção, de fato, para que os espíritos tenham muita influência. Além disso, os fortes fluxos de joss em torno dela, mesmo os menores como Kinfolk e bakemono, geralmente impedem que as maldições tenham qualquer efeito perceptível nesses seres.
Sistema:
O Caiato passa 10 minutos preparando um unguento composto de mel, pimenta de Caiena, acônito e arsênico, depois gasta um ponto de chi para ativar a substância. Ele passa o unguento em seus lábios e, quando deseja colocar a desgraça em um alvo, ele precisa apenas esticar a língua, dar-lhe um beijo ou transferir simbolicamente o atrativo para o alvo. O unguento do mel só é necessário durante o ritual - depois que o rito termina, o Caiato pode lavá-lo quase que imediatamente, mas os Malditos permanecem com ela até serem soltos. Um Caiato pode ter tantos 'enxames' de Joss Selvagem para sua pessoa quanto sua pontuação de Po ou Carisma, o que for maior.
Joss Selvagem, como observado, essencialmente faz com que a justiça poética instantânea atinja o alvo. Um burocrata oficial será imediatamente repreendido por seus superiores por alguma pequena infração, um joguete desconsiderado torcerá o tornozelo, e alguém que se recusar a parar de falar no teatro pegará seu dedo em sua cadeira. Note que Joss Selvagem realmente não permite nada além de pouca justiça. Embora possa ser usado em um assassino, é improvável que ter um pistoleiro queimando-se dolorosamente no cano quente da arma do crime realmente aumentará a pontuação cármica.
Os Narradores devem desencorajar uso desse ritual em combate. Ele não serve para isso e não funciona muito bem quando usado para esse propósito.
Guarda de Ébano, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres-Demonios)
Assim como os mortais protegem suas casas de demônios e outros espíritos malignos, às vezes os demônios precisam proteger suas próprias casas dos mortais. Através do uso deste ritual, o Caitato protege seu refúgio com orações sombrias e invocações dos ministros menos misericordiosos do Céu. Depois que o ritual é realizado, os mortais encontram razões para não entrar ou chegar perto da área protegida. A maioria dos mortais nem percebe a área protegida. A maioria dos mortais nem percebe a ala, ignorando a área marcada como se não estivesse lá. Alguns mortais ocasionalmente desenvolvem uma atração pelo local e pairam do lado de fora, sem saber o que é que os atrai, não ousando entrar até que seja permitido ou efeito termine. Note que os mortais podem forçar entrar na área, eles apenas escolhem não. Os mortais podem ser levados para dentro por um dos shen, ou ter sua atenção atraída inevitavelmente para a estrutura (digamos, por um monstro de nove pés de altura explodindo pela janela do segundo andar). Em ambos os casos, a casa não trabalhara mais contra esse mortal.
Enquanto as tiras de oração de papel de seda e arroz postadas ao redor da área protegida não podem ser percebidas pelos mortais, elas são bastante óbvias para outros shen. Um Tigre Diabo que vai chamar atenção para si mesma. Tais alegações são uma declaração aberta do poder do Tigre, e eles podem atrair servos dos Reis Yama ansiosos para destruir um inimigo de Yomi. Outro shen pode responder às tiras de oração também, e o Caiato pode se encontrar atraindo atenção indesejada de metamorfos, magos e seres sobrenaturais locais.
Sistema:
O Caitato deve abençoar ritualmente a estrutura, um processo que leva cerca de 30 minutos. Fazer isso exige um teste de Inteligência + Rituais (dificuldade igual à classificação local de Muro) e o gasto de um ponto tanto de Yang quanto de Yin chi para proteger a área. O Ritual dura três vezes mais que o jogador rola sucessos, e pode ser restaurada um número infinito de vezes antes de cair.
Harmonia Com Noite, (Rito Nível 2 - Caminho das Flores dos Ossos)
Uma das primeiras coisas que Kuro-sama ensina a seus alunos é como se sintonizar com o “impróprio” de Yin, para que não possam ser ouvidos, vistos ou sentidos. Este ritual torna as Flores dos Ossos as mais furtivas, permitindo que ela caminhe pela neve sem deixar rastros ou percorra as folhas mortas sem emitir nenhum som.
Sistema:
O Caçador medita por 20 minutos para alinhar sua mente e corpo com o princípio de Yin. O jogador rola sua classificação Yin. Para o resto da cena, ela recebe sucessos automáticos em todos os testes furtivos, igual ao número de sucessos obtidos no teste Yin. Isso geralmente tem o efeito de tornar o vampiro impossível de ser sentido, a menos que ela faça algo extremamente óbvio, como parentes na frente de uma platéia ou grite no ouvido de alguém no alto de seus pulmões.
Ande pelo caminho do espírito, (Rito Nível 2 - Caminho dos Mil Sussuros)
Este rito permite que o Caiato envie seu espírito para os mundos além da Muralha, deixando seu corpo para trás no Reino do Meio. O corpo está em estado de morte, enquanto o espírito vagueia. Se o espírito viajar por muito tempo, o corpo pode murchar com a falta de Chi.
Este rito deve ser realizado em um ninho de dragão. O buscador prepara um local de descanso para o corpo dela, inscrito com ideogramas, e incendeia incenso para preparar o caminho para o espírito. O viajante deita-se e mergulha em transe, seu espírito separando-se do corpo para entrar nas Terras do Espelho. De lá, ela pode viajar para os mundos Yin ou Yang.
Sistema:
Os preparativos demoram uma hora, embora possam ser reduzidos a apenas 10 minutos, aumentando a dificuldade do rito em mais 2. O jogador gasta um ponto de Yin ou Yang chi (dependendo de qual mundo o Caiato deseja viajar para) e faz um teste de Raciocínio + Meditação (diff 6). Se o ritual for realizado antes que um portão espiritual seja identificado com o rito de nível dois Eis a Porta dos Espíritos, a dificuldade é de apenas 5.
Se for bem sucedido, o espírito do Caiato entra nas Terras Sombrias e pode viajar para o mundo espiritual apropriado. Um fracasso significa que o Caiato não pode alcançar o estado adequado de meditação. Uma falha crítica faz com que o espírito do Caiato fique preso no mundo espiritual por um número de dias igual ao seu Yin permanente. O corpo permanece em estado de morte, e o Caiato geralmente se sustenta no Yin chi durante esse tempo, fazendo o corpo parecer frio e sem vida. A critério do Narrador, uma falha ou uma falha crítica podem irritar os espíritos guardiões no ninho do dragão.
Lotus Dobravel (Rito Nível 2 - Caminho dos Mil Sussuros)
O Caminho dos Mil Sussurros ensina que às vezes a única maneira de restaurar algo para equilibrar é destruí-lo. Os juncos ocos usam este rito para quebrar as ligações que formaram com membros de seu wu. A maioria dos Sussurros faz isso como um meio final de protestar contra o que eles vêem como um comportamento desequilibrado por parte de seus companheiros. Este ritual não os separa da sociedade dos Caiatos; ela está livre para se juntar a um novo wu se assim o desejar ou os ancestrais o ordenarem. O rito simplesmente quebra o guanxi com o wu existente sem causar dano algum aos envolvidos.
O Caiato envia convites para os membros de seu wu e para pelo menos um ancião, geralmente um mandarim do tribunal ao qual o wu pertence ou o ancião responsável por estabelecer o wu, se ele estiver disponível. Se o wu tiver um nushi, o rito só pode ser executado com sua permissão. Os Caiatos se reúnem em um momento e lugar determinados, e a centopéia sábia lê um poema explicando suas razões para deixar o wu, geralmente destacando a raiz do desequilíbrio.
Se os membros do wu escolherem ser repreendidos e corrigirem seu comportamento, então o wu continua e nenhuma vergonha vem sobre nenhum deles. Se eles se recusarem a ser movidos, o performer do rito desenha uma lâmina e a passa entre ela e cada membro do wu, simbolicamente cortando sua conexão. Se o rito não romper os laços, é tomado como uma indicação da vontade do Céu, e a Centopeia Sábia procura continuar a trabalhar dentro de seu Wu.
Sistema:
Se os membros do wu decidem ou não reformar seu comportamento é uma questão de interpretação de papéis, embora o Narrador possa fazer com que o jogador dos Mil Sussurros faça um teste de Manipulação + Expressão contra uma dificuldade da força de vontade média do público. Separar o guanxi requer que o jogador gaste um ponto de Chi e role Charisma + Rituais contra a classificação de guanxi. Todos os laços são separados com sucesso, o personagem não é mais um membro do wu. Se o personagem não conseguir alcançar sequer um único empate, o ritual falha e o wu permanece inteiro. Neste caso, qualquer ligação guanxi que foi cortada é restaurada, mas sua classificação é reduzida em dois pontos. Uma falha crítica em qualquer uma das jogadas de corte causa um nível de dano agravado para o ritual e para o parceiro.
Sonho do Gato Sufocante, (Rito Nível 2 - Caminho dos Tigres Demonios)
Os Tigres-Diabo freqüentemente utilizam métodos sobrenaturais para punir os pecadores de maneira sutil. As lições morais são melhor conduzidas para casa através da influência de forças aparentemente impessoais do que através de demônios que rompem a carne de pecadores, acredite nos Demônios do Céu. Através do uso do Sonho do Gato Sufocante, a vítima é atingida por terrores noturnos - sonhos de sufocamento que deixam o alvo sem sono e cansado.
Sistema:
O ritualista deve ter alguma parte da vítima - cabelo, unhas cortadas, sangue e lágrimas são escolhas comuns. Ao fazer um fac-símile do alvo e realizar um rito de 20 minutos sobre ele, ele envia espíritos muito pequenos de maldade para perturbar seus sonhos. O alvo deve fazer um teste de Vigor (diff 4) ou sofrer os efeitos da falha do Pesadelo e ter falhado seu teste de Força de Vontade. Para cada duas noites o rito é repetido, a dificuldade do teste de resistência aumenta em 1, até um máximo de 8. Se o alvo dorme em solo sagrado, é abençoado por um padre ou se abriga em uma área livre de influências negativas , ela está a salvo dos efeitos do ritual para aquela noite, mas a dificuldade do teste de Vigor não diminui.
Sentindo a doença da terra, (Rito Nível 2 - Caminho do Dragões)
Este ritual permite que o Dragão encontre a fonte de um poder que mancha as forças naturais em uma área. Ao entrar em um estado meditativo e vagando, o dragão se atém às forças naturais. Ela pode se deparar com a fonte da doença durante uma caminhada ao luar, pode receber indicações dela em sonhos proféticos ou pode se ver impelido a tentar descrevê-la por meio de caligrafia ou pintura. Depende um pouco do Caiato, um pouco sobre a circunstância e um pouco no acaso.
Sistema:
O Caiato medita e se permite tornar-se um canal aberto para as forças naturais, e o jogador faz um teste igual ao Dharma (dificuldade . Se o Caiato faz sua meditação sob a influência de Mente Vazia (Internalização Nível 1), então diminua a dificuldade para 6. Um sucesso lhe permite ter uma idéia geral da situação, e cinco ou mais a levam ao problema de uma maneira bem clara.
A mácula a ser sentida deve ser poderosa e mal escondida, porque o rito em si é fraco. Os males menores (como aqueles espalhados por um único bakamono ou pessoa perversa) ou os males cuidadosamente escondidos (como aqueles criados pelos Reis Yama e seus servos akuma maiores) são muito mais difíceis de serem descobertos. A única coisa que o Dragão provavelmente aprenderá sobre tais assuntos é que eles estão de algum modo além do escopo deste rito. A doença também deve ser antinatural. Independentemente do que os confucionistas mantenham, alguns desastres simplesmente acontecem. Este rito não faz nada para detectar a fonte de enxurradas e enxames de insetos e afins que são simplesmente parte do ciclo natural.
Dízimo ao Antepassado, (Rito Nível 2 - Fenix Ascendente)
Fenícios em Ascensão preferem colher o Chi que lhes é oferecido gratuitamente, infligindo o mínimo de dano possível. Este ritual liga membros da família do Caiato (por sangue ou escolha), permitindo que o Caiato extraia o Chi deles com mais facilidade e sem levar carne ou sangue junto com ele. Caiatos do circulo da Fênix Ascendente conhecem esse ritual, embora os Fenícios o usem com mais frequência; outros Caiatos geralmente têm pouco contato ou compaixão por suas famílias mortais (ou ambos, em muitos casos).
Sistema: Todos os doadores em potencial devem estar presentes quando o Caiato realiza o ritual e eles devem jurar e prestar juramento para ajudar o Caiato (embora eles não tenham que saber as conseqüências exatas de seu juramento). O Caiato então gasta um ponto cada de Yin e Yang Chi e testa Manipulação + Rituais (diff 6). Cada sucesso estabelece um link para uma pessoa da escolha do ritualista no círculo de juramento. Essas conexões são visíveis através de rituais como Traçar as escamas do dragão.
Posteriormente, o Caiato pode tirar chi de qualquer pessoa no círculo de juramento diretamente de sua respiração, independentemente da classificação de Dharma. O doador não tem resistência contra isso; o Caiato pode tomar tanto chi quanto desejado, até a quantidade no chi maxima. Isso serve como um limite máximo cumulativo antes que o link para essa pessoa seja separado. Os efeitos disso são os mesmos que normalmente ocorrem com o chi por respiração. Uma falha crítica na rolagem de chi para alimentar quebra a conexão entre o Caiato e o doador (embora possa ser restabelecido após outro ritual).
Este rito não protege um Caiato contra os perigos da alma do fogo enquanto faminto ou efeitos de uma superalimentação.
Ritual da Aliança Guardada, (Rito Nível 2 - Caminho da Terra Viva)
O sae no kami pode ser um guardião feroz quando invocado apropriadamente e tratado com respeito. Os espíritos propiciados relacionado aos anos provavelmente serão ainda mais ferozes. Este rito envolve e capacita o sae no kami do lugar de descanso do Caiato servir como seu guardião. O sae no kami é considerado um nushi de nível básico (pg 87), até que o Caiato o comite para agir como um guardião. Então ganha habilidades apropriadas mencionadas abaixo.
Sistema:
O Caiato deve realizar fielmente o Ritual de Entrada Conciliatória por pelo menos um mês lunar consecutivo no mesmo local antes de realizar este rito. O ritualista deve primeiro limpar o limiar de seu lugar de descanso com água salgada e lençóis limpos, embora os Caiatos que seguem as tradições mongóis devam tomar muito cuidado para não pisar no limiar diretamente, nem ficar com um pé de cada lado; eles devem estar sempre dentro ou fora do espaço. Enquanto o limiar seca, o Caiato faz orações de súplica e agradece em tiras de papel, depois pendura as tiras de cada lado da porta, de modo que as orações são invocadas sempre que alguém entra ou sai do espaço. O ritualista então chama o sae no kami, oferecendo três pontos de chi Yin ou Yang. O jogador testa Manipulação + ocultismo (diff 7); cada sucesso resulta em um dia inteiro durante o qual o sae no kami só permitirá a entrada para aqueles especificados pelo ritualista, ou, se ela escolher, para aqueles que estiverem falando a oração usada no Ritual de Entrada Conciliatória. A punição imposto por fracassar este ritual força o lançador realizar um teste de força de vontade para atravessar qualquer portão ou portal nesta área.
Além disso, o sae no kami é um nushi de nível básico com 20 chi e sete pontos divididos entre Fúria, Gnose e Força de Vontade. Um elenco bem-sucedido deste ritual fortalece ainda mais o kami como se fosse um espírito igual a um 'Custo Nushi' de três pontos. Dois pontos automaticamente trabalham para comprar um Charme apropriado ao seu dever (discrição aos Narradores, pg 211-212), enquanto o ponto restante pode comprar um dos quatro poderes restantes listados no Plano de fundo Nushi.
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