[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Gnose e Fúria

Ir para baixo

- Gnose e Fúria Empty - Gnose e Fúria

Mensagem por Ageu337 Qui Ago 22, 2019 10:01 pm

Gnose e Fúria
GNOSE
A Gnose incorpora a ligação entre o Garou e a Mãe Sagrada. É um pedacinho de Gaia bem no fundo do coração de todos os lobisomens. A Gnose mantém o Garou unido com Gaia e permite que ele compreenda o equilíbrio da natureza. A Gnose também une os Garou ao mundo espiritual, permitindo que eles interajam com as criaturas e os objetos desse mundo, afinal a Gnose é a substância da qual os espíritos são feitos. Sem Gnose, o mundo espiritual não pode ser contactado. Um nível baixo de Gnose dificulta o alcance desse contato, enquanto os indivíduos com níveis muito altos de Gnose podem ver a fronteira entre os mundos espiritual e físico apenas de forma borrada, o que lhes dificulta dizer se uma determinada coisa pertence ao mundo espiritual ou não.

USANDO A GNOSE
A Gnose pode fazer uma variedade de coisas, todas relacionadas de alguma forma com a natureza ou o mundo espiritual. A Fúria e Gnose: Você não pode gastar pontos de Gnose ou fazer um teste de Gnose no mesmo turno que usa um ponto de Fúria ou que faz um teste de Gnose (certos Dons são uma exceção à esta regra). A Fera está próxima demais da superfície, o que dificulta ao personagem pensar num nível abstrato.
• Carregando Prata: Para cada objeto de prata que o seu personagem carrega, ele perde um ponto efetivo em seu nível de Gnose (alguns objetos podem fazê-lo perder ainda mais). Isto é apenas temporário, demorando cerca de um dia depois que a prata tiver sido descartada. Um personagem pode também sofrer penalidades devido a objetos de prata carregados por seus companheiros de matilha.

• Usando Dons: Muitos Dons requerem que se faça um teste de Gnose ou que se gaste pontos de Gnose. Para maiores detalhes sobre Dons específicos, veja Dons.

• Fetiches: A Gnose para harmonizar ou ativar um fetiche. Para maiores detalhes, consulte Fetiches.

ADQUIRINDO A GNOSE
Há um grande número de formas diferentes pelas quais os personagens possam readquirir pontos gastos de Gnose:

• Caçada Sagrada: As assembléias dos Garou costumam envolver uma caçada sagrada para o bem do Povo e do caern. Este é um ritual e uma atividade sagrada. A caça, um espírito Engling, é conjurada e em seguida perseguida, seja na Umbra ou na Terra. Depois que a caça tiver sido “abatida ”, todos os lobisomens a agradecem por seu sacrifício, que concederá aos Garou mais poder para ajudá-los em sua luta contra a Wyrm. Todos os participantes na caçada reabastecem completamente suas Paradas de Gnose. Devido aos rituais executados durante a caçada, o Engling não é realmente destruído, recompondo-se em alguma parte da Umbra.

• Barganha com Espíritos: Os personagens podem tentar encontrar um espírito, como um Engling, por conta própria convencê-lo a lhe dar um pouco de sua Gnose. Os personagens precisam ser capazes de se comunicar com o espírito (o Dom Comunicação com Espíritos é requerido), e o espírito pedirá alguma coisa em troca, como uma pequena cruzada ou outro favor.

• Meditação: Um personagem pode readquirir Gnose gastando tempo em meditação. Ele precisa gastar pelo menos uma hora fazendo isso, permanecendo no mesmo lugar e se concentrando em questões espirituais. Durante esse tempo, o personagem não poderá fazer mais nada. O personagem em seguida testa Raciocínio + Enigmas (dificuldade 8.) A cada sucesso se readquire um ponto de Gnose. Contudo, um máximo de um ponto de Gnose pode ser readquirido a cada hora que o personagem gastar em meditação; portanto, caso um personagem gaste apenas uma hora, mas obtenha sucessos suficientes para readquirir três pontos, ele ainda obtém apenas um ponto. Esta forma de meditação pode ser realizada apenas uma vez por dia, mas a dificuldade é aumentada em um por cada dia extra que isto for feito no espaço de uma Semana (dificuldade máxima de 10).

FÚRIA
"Minha mente odeia meu corpo
Meu corpo odeia minha alma
Fecho os olhos e luto
Dentro do meu próprio abismo."
- Black Fang, The Bars”

Os Garou são criaturas de instinto e paixão, não apenas porque uma Fera reside em seus corações, mas porque eles nunca abandonam a alma da natureza em sua perseguição incansável pela civilização. A Fúria é uma medida da capacidade de um personagem para a loucura absoluta, bem como para a determinação. É o magnetismo animal e a luxúria que provém do instinto; é o temor que deriva da ignorância e do ódio gerado pela insanidade. A Fúria é muito importante para os Garou porque eles podem usá-la para executar feitos extraordinários, e também porque ela freqüentemente os induz a atos dos quais se arrependem mais tarde. Além disso, a Fúria é o que lhes permite mudar entre as formas lupina e humana. Qualquer que seja sua origem e natureza, a Fúria consome a energia e a atenção de um Garou. Um Garou dedica a maior parte de sua existência a direcionar sua Fúria para bons propósitos, e até mesmo a conter seus impulsos mais negativos.
A Fúria aparece sob duas formas: o nível de Fúria (os pontos), que indica a Fúria permanente do seu personagem, e a Parada de Dados (os quadrados), que indica quantos Pontos de Fúria o seu personagem ainda possui para gastar. A Parada de Dados nunca pode ser maior que o nível de Fúria. Quando usar um ponto de fúria, remova-o da Parada de Fúria de seu personagem (os quadrados), não do nível de Fúria (os círculos). O nível permanece constante, enquanto a Parada é consumida durante a história.

USANDO A FÚRIA
"Eu diria... “Você não pode me ligar e me desligar como se eu fosse uma torneira, cara.” Mas pra quê? “Vá e acabe com eles”: é só o que ele diz. “Quebre todos os dentes deles”."
—- Suicida Gangreen, Marshal Law: Fear and Loathing

Os pontos de Fúria precisam ser gastos durante o Estágio de Decisão de um turno (veja o Capítulo Nove), e apenas durante momentos de estresse. Para uma lista desses momentos, veja Estresse. A Fúria possui uma variedade de efeitos e usos em Lobisomem:

• Frenesi: O Frenesi é o perigo básico da Fúria. É a enlouquecedora sede de sangue que toma os Garou em momentos de grande paixão, fome ou emoções conflitantes. Sempre que um personagem fizer um teste de Fúria e marcar quatro sucessos ou mais, ele entra em frenesi.

• Ações Extras: O personagem pode gastar um ponto de Fúria para desempenhar uma ação extra. Um Garou não pode usar mais pontos de Fúria num único turno que seu nível de Destreza.

• Mudando Formas: Um ponto de Fúria pode ser gasto para assumir qualquer forma desejada instantaneamente, sem que isso requeira um teste de Vigor + Impulso Primitivo.

• Recuperar de Atordoamento: Quando um Garou perde mais Níveis de Vitalidade em um turno que seu nível de Vigor, ele é atordoado, não podendo agir por outro turno. Contudo, gastar um ponto de Fúria possibilita um personagem a ignorar este efeito.

• Permanecer Ativo: Quando um Garou cai abaixo do nível Incapacitado de Vitalidade, ele pode escolher fazer um teste de Fúria numa tentativa de permanecer ativo. A dificuldade do teste é 8. Cada sucesso cura instantaneamente um Nível de Vitalidade — até mesmo se os ferimentos forem agravados! Contudo, um Garou pode tentar realizar este teste apenas uma vez e, caso falhe, não se recuperará. Além disso, assim como qualquer teste de Fúria, corre-se o risco de ser tomado pelo frenesi.
Existe uma penalidade por sugar a raiva de uma pessoa dessa forma. Se o teste obtiver êxito, o Garou terá de usar um dado extra em seu teste de Cicatrizes de Batalha, somando os resultados dos dois testes.

• Fera Interior: Para cada ponto de Fúria acima de seu nível de Força de Vontade, um personagem perde um dado em todos os testes que envolvam interação social. A Fera simplesmente está próxima demais da superfície, e a presença do Garou torna tudo ao seu redor desconfortável.

• Perdendo o Lobo: Se em algum momento um Garou não tiver nem pontos de Fúria nem pontos de Força de Vontade, significa que ele perdeu o lobo, e portanto não poderá mais obter Fúria. Ele não pode se transformar em nada além de sua forma original, até que possua Fúria novamente. Ele precisa primeiro readquirir pelo menos um ponto de Força de Vontade antes de poder readquirir Fúria.

ADQUIRINDO E READQUIRINDO FÚRIA
Durante uma partida de Lobisomem, os pontos de Fúria constantemente variam. Os jogadores os gastam para obter ações extras, mudar de forma, etc. Os pontos de Fúria são readquiridos das seguintes formas:

• A Lua: Quando o personagem vê pela primeira vez a lua à noite, alguma coisa emerge das profundezas de sua alma. O personagem adquire um ponto de Fúria sob uma lua nova, dois pontos sob uma lua minguante, três pontos sob uma meia-lua ou uma lua crescente e quatro pontos sob uma lua cheia. Por esta razão, é aconselhável ficar longe, ou pelo menos lidar com cautela, com os Garou com níveis altos de Fúria, durante a lua do seu augúrio.

• Falha Crítica: A critério do Narrador, um personagem que obtenha uma falha crítica num teste deve receber um ponto de Fúria para representar sua frustração, desde que a situação seja estressante. Lembre-se que situações sociais podem ser tão estressantes quanto combate, e que um teste que resulte em falha crítica é ainda mais frustrante durante certas circunstâncias sociais.

• Humilhação: O personagem pode adquirir um ponto de Fúria durante uma situação particularmente humilhante. O Narrador, e não o jogador, julga se a humilhação foi suficiente ou não para conceder um ponto. Não se esqueça: os lobisomens não gostam nem um pouco que riam deles. Isto pode ser combinado com as regras anteriores para falhas críticas — um lobisomem que pague mico em público pode perder a cabeça.

• Confronto: A critério do Narrador, um personagem pode receber um ponto de Fúria depois do primeiro turno de uma situação de confronto, imediatamente antes do combate começar de fato, ou em quaisquer situações de interpretação realmente tensas. Isto representa a antecipação do perigo, o eriçar dos pêlos do pescoço à medida que a raiva aflora à superfície.

• Novas Histórias: No começo de toda história nova, cada personagem deve fazer um teste com um dado para determinar quantos pontos de Fúria o personagem possui (até o nível máximo de Fúria). Pode haver um número maior ou menor de pontos do que ele possuía no fim da história anterior. Isto representa a instabilidade da Fúria, como ela pode variar enormemente durante um determinado número de dias ou de acordo com as mudanças da lua.
O jogador está livre para explicar a perda ou a obtenção de Fúria, de modo a construir seu personagem entre as histórias. Se as histórias forem suficientemente criativas ou inventivas, o Narrador poderá ser mais generoso com os pontos de Fúria no futuro, ou até mesmo acrescentar pontos ao teste. Um jogador não precisa ficar preocupado quanto ao seu personagem não possuir Fúria suficiente — o seu personagem reaverá sua Fúria quando a lua do seu augúrio estiver no céu noturno.


FÚRIA

A Fúria é uma parte da Besta primordial qua ainda existe dentro de um Garou. Não é só uma maior competencia na batalha, mas uma força que poderia. com a mesma facilidade, transforma-se em violencia irracional numa escala assustadora. É a astucia institiva e a habilidade de caça misturadas com uma selvagem sede de sangue e um terror imprevisivel.

A Fúria é uma benção e uma maldição para os Garou. É a força bruta refinada e enviada por Gaia para permitir que eles castiguem todos aqueles que tentam destrui-la. Essa ligação com os dois aspectos da Fúria torna os Garou guerreiros assustadores. Eles são capazes de viver no mundo dos seres humanos ou no das feras e se igualmente poderosos em ambos.

Empregando a Furia:

Os pontos de Fúria devem ser usados no inicio de um turno, na fase de declaração. Você só pode usar Fúria em momentos de tensão. Para os Garou, a Fúria é uma arma poderosa e versátil, porem possui suas vantagens e riscos.

FRENESI: O frenesi é a desvantagem mais assustadora de se usar a Fúria. O frenesi é o impulso violento, a selvageria indomada, o instinto animal que clama por sangue e a brutalidade que se esconde no coração de cada lobisomem. Sempre que um jogador consequir quatro sucessos ou mais num teste de Fúria, o personagem entrará em frenesi.

AÇÕES ADICIONAIS: O jogador pode usar Fúria para conferir a seu personagem ações adicionais no mesmo turno. Entretanto, um Garou não pode gastar mais pontos de Fúria num único turno do que a metade de seu nivel permanente de Fúria.

MUDAR DE FORMA: O jogador pode usar um ponto de Fúria para que seu personagem mude instantaneamente para qualquer forma que desejar, sem precisar fazer o teste de vigor + instinto primitivo.

RECUPERAR-SE DE ATORDOAMENTO: Se perder mais niveis de vitalidade num unico turno equivalente a seu nivel de vigor, o lobisomem ficará atordoado e será incapaz de agir no turno seguinte. Usando-se um ponto de Fúria, o personagem pode ignorar esse efeito e agir normalmente.

PERMANECER ATIVO: Se o nivel de vitalidade de um personagem ultrapassar INCAPACITADO, o jogador poderá empregar Fúria para manter seu personagem de pé. Isso exige um teste de Fúria (dificuldade 8 ). Cada sucesso recupera um nivel de vitalidade, não importando o tipo de ferimento. O jogador pode tentar esse teste uma vez por cena. Se falhar no teste, o personagem não se recuperará. Entretanto, esse ultimo esforço para sobreviver tem seu preço. Como em todos os testes de Fúria, o personagem ainda estará sujeito ao frenesi. Além disso, o ferimento continuará a marcar o corpo do Garou como uma Cicatriz de Batalha condizente.

BESTA INTERIOR: Ocasionalmente, o Garou é mais lobo que qualaque outra coisa e tem de pagar o preço por isso. Para cada ponto Fúria que um personagem tiver acima de seu nivel de Força de Vontade, ele perderá um dado em todos os testes de interação social. As pessoas e até mesmo os Lobisomens, pressentem o assassino que se ensconde nele e não querem ficar perto dessa coisa.

PERDER O LOBO: Se perdeu ou usou todos os seus pontos de Fúria e de Força de Vontade, o personagem "perdeu o lobo" e não pode recuperar Fúria. O Garou só conseguirá mudar para sua forma racial até sua Fúria retornar. O personagem precisa readquirir ao menos um ponto de Forçade Vontade antes de recuperar os pontos de Fúria.

Como adquirir e readquirir Fúria:

Os pontos de Fúria variam de uma sessão para outra e de um turno para o outro. Felizmente, a Fúria se restabelece de várias maneiras.

A LUA: A primeira vez em que um lobisomem vê a lua à noite, a Besta interior se agita e a Fúria volta a inunda-lo. Na lua nova, o personagem ganha mais um ponto; no quarto minguante, dois pontos; com a meia lua ou o quarto crescente, tres pontos; e na lua cheia, quatro pontos. Entretanto, se a fase da lua corresponder ao augurio do personagem, ele vai adquirir toda sua Fúria. Esse fenômeno ocorre apenas no primeiro vislumbre da lua a cada noite.

FALHA CRITICA : Se o narrador concordar, o lobisomem poderá receber um ponto de Fúria após uma falha critica. A Fúria resulta de situações estressantes e ver a ação pretendida saindo pela culatra, as vezes literalmente, pode ser uma situação muito estressante. E não se deve tomar o mau gênio dos Garou levianamente. Sem mencionar a ...

HUMILHAÇÃO: A Fúria tambem retorna com impetuosidade se algo que um Garou fizer se mostrar particularmente humilhante. O narrador decide se a situação é embaraçosa o suficiente para garantir um ponto de Fúria. Os Garou tendem a ser orgulhosos e não gostam muito dos outros riam deles.

CONFRONTO: Novamente com a concordancia do narrador, o personagem poderia receber um ponto de Fúria no inicio de uma situação tensa, nos momentos imediatamente anteriores ao inicio do combate. Este ganho representa a expectativa e os pelos eriçados, tipicos daquelas ocasiões emque os ânimos começam a se exaltar.

NOVAS HISTORIAS: Ao ter inicio de uma nova história, cada jogador deve lançar um dado para determinar quantos pontos de Fúria o personagem tem naquele momento ( que podem até mesmo exceder em numero os niveis permanente de Fúria do personagem, a critério do Narrador ). Sim, os personagens podem ficar com menos Fúria do que tinham ao final da história anterior. É assim que a Fúria funciona. Está sempre em movimento e nunca é previsivel.

GNOSE

Os Garous dizem que Gaia lhes deu a Fúria para torná-los os caçadores mais fortes e os guerreiros mais ferozes. Mas tambem deu a seus filhos um outro instrumento, quase tão util e tão potente, um instrumento para conecta-los à outra natureza deles, o mundo espiritual. Esse vinculo com a Mãe Sagrada é chamada de Gnose.

A Gnose é o que permite aos Garou ter acesso aos espiritos que os cercam, é a essencia do mundo espiritual. Em alguns aspectos, é a expressão da natureza em parte espiritual dos lobisomens. Esse vinculo é o que torna possivel a travessia para a Umbra, é o combustivel dos poderoso Dons conferidos pelos espiritos. Sem essa força espiritual, os Garou seriam apartados de uma das metades de suas naturezas. Os personagens com pontuações baixas em Gnose descobrem que o contato com os espiritos é muito raro e dificil. Por outro lado, aqueles com pontuações elevadas de Gnose descobrem que as vezes o mundo se tornam indistintos, e eles podem vir a ter problemas para distinguir os dois lados da pelicula.

Como empregar a Gnose:

Assim como a Fúria é o combustivel da batalha e do mundo fisico, os usos de Gnose tendem a afetar o discernimento e o mundo espiritual.

FURIA E GNOSE: O jogador não pode utilizar Fúria e Gnose no mesmo turno, seja usando os pontos ou testando a caracteristica, com exceção de certos Dons que exigem ambas. Essas duas forças são muito poderosas, e o corpo do Garou não é forte o bastante para que ele consiga extrair poder dessas duas naturezas simultaneamente. Por exemplo, um Lobisomem não pode usar Fúria para obter ações multiplas e ativar um fetiche no mesmo turno.

PRATA: Para cada objeto feito de prata, ou que contenha esse metal, carregado pelo personagem, este perderá um ponto efetivo de seu nivel de Gnose. Os objetos mais potentes fazem o personagem perder mais pontos. Felizmente, esse efeito é apenas temporário e dura só um dia depois de descartada a prata. Prata em demasia pode até mesmo afetar a Gnose de uma matilha inteira.

DONS: Muitos Dons conferidos pelos espiritos aos Garous dedicados exigem investimentos e/ou testes de Gnose.

FETICHES: A Gnose é empregada para harmonizar ou ativar o fetiche de um Garou.

Como adquirir e readquirir Gnose:

Os personagens podem readquirir Gnose de varias maneira diferentes.

MEDITAÇÃO: Se o personagem se concentrar e restabelecer o vinculo pessoal com a Mãe Sagrada, ele conseguirá readqurir Gnose de vez em quando. O personagem precisa passar pelo menos uma hora meditando num só lugar e concentrado-se em seu lado profundamente espiritual ( não é possivel meditar e limpar revolveres por exemplo). O jogador precisa então fazer um teste de Raciocinio + Enigmas (dificuldade 8. ). Para cada sucesso obtido o personagem recupera um ponto de Gnose. Entretanto, o personagem pode readquirir apenas um ponto de Gnose para cada hora de meditação, não importa quantos sucessos o jogador venha a obter. Além disso, essa forma de meditação pode se dar apenas uma vez ao dia, e a dificuldade aumenta em um ponto para cada dia a mais que o personagem tentar o método na mesma semana ( até a difculdade maxima de 10 pontos). Os espiritos são bondosos mas nem sempre generosos.

CAÇADA SAGRADA: A Caçada Sagrada é uma das atividades realizadas com mais frequencias nas assembléias Garou. É um ritual e um dever sagrado pelo bem do povo e do Caern. Um Engling é a presa escolhida, invocada e depois caçada. Essa atividade pode se dar na Umbra ou na Terra. Depois que a presa é caputrada e "morta", os lobisomens que tomaram sua parte na caçada agradecem pela dádiva de sua vida. Esse sacrificio tem permitido aos Garou manter os sentidos e as habilidades em boa forma para as interminaveis batalhas contra a Wyrm e os lacaios do Grande Dragão. Aqueles que participam da caçada recuperam todos os seus pontos de Gnose. Mas não se lamente pelo pobre Engling. Devido aos rituais realizados antes da caçada começar, o espirito se materializa novamente em outra parte da Umbra depois de seu aparente falecimento.

BARGANHAR COM ESPIRITOS: As caçadas rituais não são a unica maneira de se obter Gnose de um espirito. Algumas vezes, a fala mansa funciona tão bem quanto. Um Lobisomem pode tentar, com palavras doces, convencer um espirito a compartilhar um pouco de sua Gnose. É claro que o personagem deve ser capaz de falar a lingua do espirito po meio do uso de um Dom ou algum outro método similar. Pode ser que o espirito peça ao personagem que este cumpra uma pequena missão ou execute uma tarefa antes de compartilhar sua força vital com o Garou. Nada mais justo.

ENTRE HISTORIAS: No intervalo entre histórias, os jogadores podem fazer testes de Carisma + Enigmas para readquiri um pouco de Gnose. Cada sucesso renova um ponto de Gnose.
Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos