- Gnose
[World of Darkness] Caçadores Caçados :: Forum [World of Darkness] :: 3.0 – Guia do Mundo das Trevas; (X) :: 0.8 - (Celestiais) :: Dons de Deus
Página 1 de 1
- Gnose
Gnose
Tipo: Poder Exclusivo (Xamãs)
É dito no Éden que a fúria de Deus se manifesta no clima. Se é verdade, então o Arcanjo Raguel merece o nome que possui, e significa a Fúria de Deus. Quando a humanidade ainda era jovem e os primeiros Primi ainda viajavam pelo mundo, Raguel descobriu que era uno com o clima e o solo, e que através de seus sentimentos poderia controla-los. Ele descobriu que sua fúria e sua tristeza eram refletidos no clima e que poderia controlar os céus. Os descendentes de Raguel hoje são chamados de Xamãs, embora não haja um nome verdadeiro para eles. Como seu Primus, esses Celestiais podem controlar o clima, as chuvas, o solo e as plantas. Os Xamãs se consideram unos com a mãe natureza, e através dessa união eles a compreendem melhor do que ninguém. É esta compreensão profunda que gerou o nome pelo qual o poder é chamado até hoje: Gnose, a sabedoria dos caminhos naturais. Muitos tentaram classificar a Gnose como um poder sobre o clima, mas é mais do que apenas isso. Os Xamãs possuem um conceito mais próximo do real: é ser uno com o mundo, suas mudanças. Um Celestial com Gnose compreende o estado natural do mundo, pode sentir quando este estado é abalado, e pode controlar as reações do mundo. Não só o clima pode ser afetado, como o solo, as águas e as plantas. Gnose também pode influenciar animais, embora não tenha domínio sobre eles (esta é a área de Instinto, o Poder dos Superviventes). E não só reações naturais podem ser comandadas por Gnose. Dizem que muitas das pragas do Egito foram obra de Raguel em pessoa. Ele transformou água em sangue, atraiu gafanhotos e doenças. É também dito que Raguel abriu o Mar Vermelho para que os Hebreus passassem. Embora seus filhos não sejam tão talentosos quanto o Primus em pessoa, eles detém parte desses poderes, e podem repeti-los no momento necessário. Nos dias de hoje, Gnose é usado bem mais sutilmente que no passado. Antigamente, quando cidades inteiras se corrompiam, elas eram varridas por temporais, comandadas pelos Celestiais que as guiavam. Hoje, porém, é preciso cuidado para não se chamar atenção. Mesmo assim, enfurecer um Xamã é um risco muito grande, pois pode-se ter certeza de que a natureza refletirá o que ele sente.
Sistema: Os poderes de Gnose são variados e diversos. Manipulação do clima é o mais óbvio, mas é possível também manipular solo e plantas, atrair animais ou invocar forças elementais como o relâmpago e o fogo. Este poder têm efeitos melhores na Terra e outros mundos físicos (como o Éden), mas na Umbra ou no Mundo dos Mortos seus efeitos de controle do clima podem ser alterados ou distorcidos, dada a forma sobrenatural e imaterial desses mundos. Algo que é importante ser notado: as transformações no clima afetam todos os mundos que estão sobrepostos. Um Xamã que invoque uma tempestade na Terra trará tempestade na Umbra e no Mundo dos Mortos também.
Nível •
Favores da Natureza: O Xamã pode invocar uma pequena mudança no clima local. Ele pode trazer uma brisa leve, nublar o tempo, tornar a temperatura mais quente ou fria (+/- 5oC) ou criar uma névoa que tome a área.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 6). O número de sucessos indica o raio de ação do efeito. A área afetada é um raio cujo tamanho é determinado pela tabela:
1 Sucesso: Seis metros
2 Sucessos: 12 metros
3 Sucessos: 24 metros
4 Sucessos: 48 metros
5 Sucessos: 96 metros
No caso de névoa criada, ela terá três metros de altura por sucesso. Dentro da névoa a visão de limita a três metros e todos os testes que envolvam visão (incluindo atirar com uma arma de fogo) têm dificuldades aumentadas em três pontos. O Celestial pode misticamente ver através das névoas que ele próprio gera, porém.
Unir-se a Gaia: Gaia é a Mãe-Terra, e os Xamãs sabem que através da união com ela é possível compreender o que ocorre com ela. Unir-se a Gaia permite ao Celestial compreender as condições do clima, do solo e de tudo o que é natural nas proximidades. Ele pode sentir distúrbios no clima (sejam naturais ou causados por magia) e compreender como o clima irá se comportar nas próximas horas.
Sistema: Testa-se PERCEPÇÃO + GNOSE (dificuldade 6), quantos mais sucessos mais informações se obtém. Certos distúrbios no ambiente (principalmente distúrbios violentos criados por magia) podem ser sentidos sem a necessidade de testes.
Nível ••
Estática: O Xamã pode preencher seu corpo com eletricidade estática, de forma que, ao tocar um oponente, este receba uma poderosa descarga elétrica.
Sistema: O Xamã gasta um ponto de Investimento e testa VIGOR+ GNOSE (dificuldade 6). O dano causado pelo choque será igual ao número de sucessos obtidos. Esse Dano é Atordoante, e é sofrido apenas quando o Celestial tocar o oponente (desta forma, ele pode testar anteriormente e aguardar o momento certo para usar o poder). Se usado em combate, para transmitir a eletricidade junto com um soco ou outro golpe, o dano da eletricidade é absorvido em separado. Armaduras e outras proteções não contam para proteger contra esse dano.
Trazer a Tempestade: Esta habilidade pode ser usada tanto para a paz como para a guerra. Os céus trazem dádivas e punições, dependendo da vontade do Xamã. O Celestial pode desejar trazer chuva para refrescar uma região, ou tempestade para puni-la por seus crimes.
Sistema: O Xamã concentra-se por um turno e testa MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 7). O número de sucessos indica o efeito, mas o Celestial pode controlar o clima, limitando quantos sucessos deseja usar. Além disso, caso o clima já esteja chuvoso, o número necessário de sucessos diminui. Por exemplo, se estiver chovendo, apenas um sucesso é necessário para se causar tempestade. Da mesma forma, a tabela pode ser feita ao inverso para se amenizar os efeitos do clima.
1 Sucesso: Nuvens escurecem o dia e o clima esfria
2 Sucessos: Causa chuva fraca
3 Sucessos: Transforma chuva em tempestade
4 Sucessos: Causa trovoadas
5 Sucessos: Chuva de granizo
6 Sucessos: Ventos extremamente fortes Note que, dependendo da região e da estação, o clima pode mudar de outras formas. No Inverno em regiões temperadas, por exemplo, pode-se fazer cair neve ao invés de chover, ou uma tempestade de neve no lugar de tempestade comum.
Nível •••
Mandíbula da Terra: Invocando sua comunhão com o solo, o Xamã pode fazer com que a terra engula um oponente, prendendo-o. Este poder só funciona em solo natural, seja este areia, rocha ou coberto por plantas.
Sistema: O Celestial fita a pessoa que quer aprisionar, gasta um ponto de Investimento e testa MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 4 para areia, 6 para solo coberto por plantas, 8 para rocha). O solo imediatamente se abre, engolfando a vítima, e então se fecha sobre ela, prendendo-a. O número de sucessos indica o quanto a vítima foi aprisionada: um sucesso mostra que apenas seus pés foram engolidos, enquanto cinco faz a terra engolir o alvo por completo. Para escapar, a vítima precisa testar Força e vencer o número de sucessos obtidos pelo Celestial.
Parede de Rocha: O Celestial é capaz de invocar uma parede, que emerge do solo e possui uma dureza sobrenatural. Esta habilidade só pode ser usada sobre solo natural. Por outro lado, um Celestial inteligente poderia usa-la sobre o solo natural que se esconde abaixo de cimento ou piso, destruindo o piso construído com a parede que se ergue.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 6) e gasta-se um ponto de Investimento. A parede tem uma base de cinco metros de comprimento por três de altura. Cada sucesso acima do primeiro dá a ela mais dois metros de comprimento ou um de altura. A parede tem um dado de absorção para cada sucesso obtido, e é destruída após receber mais de (sucessos x5) pontos de dano. Balas e outros danos de pequena área não ferem a parede. Esta parede sobrenatural se desfaz em pó ao final da Cena. Um Celestial pode torna-la permanente se gastar um ponto de Força de Vontade, porém.
Nível ••••
Inimigo Natural: A natureza está do lado dos Xamãs, e não contra eles. Quando confrontados por inimigos, os Xamãs podem invocar os animais para virem ajuda-lo, proclamando que aqueles que o atacam são inimigos da natureza. Além disso, os animais não verão o Celestial como ameaça, não o atacando a não ser que precisem se defender. Muitos Xamãs usam esta habilidade sobre aqueles que invadem as áreas que eles protegem, desta forma invocando a agressividade dos animais contra os intrusos.
Sistema: O Celestial gasta um ponto de Investimento e um de Força de Vontade. A partir daí, nenhum animal, seja selvagem ou domesticado, verá o Celestial como inimigo ou ameaça, a menos que o Celestial os ataque. Os inimigos do Celestial, por outro lado, serão vistos como uma ameaça, e quaisquer animais presentes os atacarão sem piedade. Este poder não tem efeito sobre animais carniçais ou investidos com poderes infernais, nem sobre animais do Inferno. Ele também não afeta lobisomens ou seres sobrenaturais em forma animal. Inimigo Natural se mantém ativo por toda a Cena. Protegido da Floresta: Esta habilidade é usada principalmente em Xamãs que vivem em áreas florestais. Protegido da Floresta faz com que as plantas da área façam de tudo para defender o Celestial. As plantas criam vida, agindo para proteger o Xamã. Elas se movem cobrindo seus rastros ou escondendo-o da visão alheia, enrolam-se nos pés de inimigos do
Celestial, impedem seus movimentos, etc. Mais ainda: esse poder se estende aos companheiros do Xamã, desta forma protegendo todos aqueles que ele guia pela mata. Sistema: O Celestial gasta 3 pontos de Investimentos e testa CARISMA + GNOSE (dificuldade 6). Este poder se mantém por uma Cena, mas seus efeitos só podem ser usados quando o Celestial estiver em algum local de mata abundante (florestas, parques, etc.). Este poder dá as seguintes vantagens: cada sucesso permite que o Celestial ganhe um dado extra em testes de Furtividade na mata. Além disso, seus oponentes perdem dois dados de suas paradas, sempre que estiverem agindo para tentar encontrar, ferir ou de alguma forma prejudicar o Celestial. Por fim, testes para tentar rastrear o anjo na mata perdem um número de dados igual ao número de sucessos do Celestial. Este poder se aplica tanto ao Celestial quanto a seus companheiros.
Nível •••••
Flecha Reluzente dos Céus: Este poder permite ao Xamã invocar raios e relâmpagos. Ele pode ser usado de duas formas: a primeira permite que o Celestial invoque um raio que cai dos céus, atingindo qualquer pessoa ou objeto que o Xamã deseje. A outra alternativa é o Celestial disparar o raio a partir de suas mãos.
Sistema: Em ambos os casos, testa-se PERCEPÇÃO + GNOSE (dificuldade 7) e gasta-se 3 Pontos de Investimentos. Um raio que caia dos céus causa 10 pontos de Dano Letal. A dificuldade aumenta em +2 se a vítima estiver protegida (como estar num interior, mas perto de uma janela, por exemplo), e é impossível atingi-la se ela estiver num interior completamente protegido. Além disso, é preciso haver nuvens presentes. A dificuldade cai em -1 se já estiver trovoando ou relampejando naturalmente na área. Já um raio disparado pelas mãos do Xamã causa dois pontos de Dano Letal por sucesso, e tem a vantagem de poder ser lançado mesmo dentro de interiores. Obviamente, ninguém é rápido o suficiente para se esquivar de um raio. Portanto, não é possível se esquivar deste ataque. Além disso, armadura não soma dados para se absorver o dano de raios. Imunidade Elemental: Esta habilidade torna o Celestial ainda mais próximo de Gaia, dando-lhe uma resistência sobrenatural a ataques naturais. Escuridão e neblina não o incomodam, raios não o ferem, fogo não o queima e ventos não o movem.
Sistema: Gasta-se um ponto de Força de Vontade e 3 pontos de Investimentos. A Imunidade Elemental dura por uma Cena. Neste período, o Celestial pode ver através de escuridão e neblina, danos causados por fogo e raios são reduzidos à metade (antes da Absorção) e outros ataques naturais, como uma ventania forte o bastante para derruba-lo, não podem afeta-lo.
Nível 6
Sopro de Gaia: O sopro de Gaia é o vento, mas este poder é muito mais do que isso. Invocando o vento, o Celestial é capaz de invocar um pequeno tufão (pequeno é relativo: este tufão pode parecer pequeno, mas é um cone que atinge dezenas de metros de altura), que está totalmente sob o controle do Xamã.
Este tufão tem capacidade de erguer pessoas e objetos no ar, e pode viajar na direção que o Celestial desejar. Ele pode manter pessoas presas em seu interior ou erguer e arremessar objetos grandes como carros na direção desejada pelo Xamã.
Sistema: O Xamã gasta cinco pontos de Investimentos e um de Força de Vontade, testando em seguida INTELIGÊNCIA + GNOSE (dificuldade 7) para gerar o tufão, que se mantém por toda a Cena, podendo ser desfeito antes se o Celestial desejar. Ele se movimenta em velocidades incríveis, mas para força-lo a obedecer o Celestial deve testar Raciocínio + Enigmas (dificuldade 6) sempre que quiser uma ação específica (como atacar uma determinada pessoa). O número de sucessos no teste de criação indica o tamanho do tufão. Para cada sucesso, o tufão é capaz de erguer uma pessoa diferente no ar. Com três sucessos ou mais, ele pode erguer até mesmo carros, e com cinco até mesmo um caminhão. O tufão também pode destruir casas e danificar seriamente objetos pequenos. Pessoas presas dentro do tufão perdem cinco dados em todas as suas ações físicas, devido à incapacidade de realizar qualquer coisa com precisão por causa dos ventos.
Além disso, o tufão pode arremessar aqueles que estão presos a grandes velocidades. Pessoas arremessadas sofrem 15 pontos de Danos Atordoantes ao atingirem alguma coisa. Um carro ou caminhão arremessado causam 15 pontos de Danos Letais em quem for atingido. Para arremessar algo com precisão, porém, o Celestial deve testar Raciocínio + Enigmas (dificuldade .
Nível 7
Coluna Purificadora: Para separar as tropas do Egito dos Hebreus que fugiam, Raguel criou uma coluna de chamas que se lançou sobre as tropas do faraó, impedindo-as de avançar. Os Xamãs conhecem este segredo arcano, e o usam, não apenas com chamas, mas também com relâmpagos.
Sistema: O Xamã ergue os braços, gasta 1 Ponto de Energia e um de Força de Vontade e testa VIGOR + GNOSE (dificuldade 7). Uma imensa coluna cilíndrica de chamas ou de relâmpagos partirá do solo, atingindo uma dezena de metros de altura para cada sucesso obtido. O círculo da base da coluna possui um raio de um metro por sucesso. Essa coluna não pode deixar o local de onde brota, mas como um chicote pode curvar-se para atacar qualquer coisa na área em que alcança. O Celestial testa Raciocínio + Enigmas (dificuldade 6) para atacar com a coluna. A coluna dura por toda a Cena. Quando a coluna ataca, o alvo e todos ao seu redor sofrem dano igual a (3x sucessos do Celestial ao criar a coluna). Esse dano é Agravado no caso do fogo (dificuldade 7 para absorvê-lo), mas demônios são imunes a ele. No caso de eletricidade, o dano é Letal (dificuldade 6 para absorvê-lo). Além desses efeitos, o brilho emanado pela coluna é extremamente forte. Todos que olhem diretamente para ela têm suas dificuldades para testes visuais aumentadas em dois pontos por quanto tempo fitarem a coluna, e por mais dois turnos após deixarem de olha-la.
Nível 8
Dança dos Espíritos da Terra: Este poder raramente é usado, devido à destruição que ele é capaz de provocar. Ele é nomeado a partir da crença de que quando os espíritos da terra dançam, o chão treme. O Xamã usa este poder para invocar um grande terremoto, forte o suficiente para destruir toda uma cidade.
Sistema: O Xamã gasta 2 Pontos de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade . Quantos mais sucessos, mais terríveis são os tremores. Cinco sucessos seriam o suficiente para destruir umacidade inteira com o tremor. O terremoto é extremamente breve, durando apenas alguns segundos, mas é o suficiente para provocar destruição e, em casos extremos, despertar vulcões ou causar maremotos.
Ira Divina: Às vezes, somente a fúria de Deus em pessoa pode lavar a Terra das abominações do mal. O Celestial pode invocar essa fúria em tempos de necessidade para causar terríveis efeitos no clima. Assim, ele transforma, em menos de uma hora, o clima de uma região (como uma cidade e seus arredores) em uma tempestade terrível, cheia de trovões e raios, efeitos magnéticos (destrói aparelhos eletrônicos), ventos poderosíssimos (capazes de virar automóveis e levar animais) e chuva de pedras de gelo.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade e gasta-se 1 Ponto de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. O clima não se transforma imediatamente, mas a transformação ocorre o mais rápido possível. A tempestade dura uma hora por sucesso conseguido no teste.
Nível 9
Dar Vida à Rocha: Este poder permite ao Xamã gerar uma criatura formada por pura rocha. Esta criatura é um imenso ser humanóide de aspecto grosseiro, formado por rocha pura. Ele emerge do solo, e em lugares urbanos pode surgir de cimento ou asfalto. Esse ser, às vezes chamado de Golem Elemental por alguns Veritatis Perquiratores, possui um poder impressionante, e age sob as ordens do Xamã.
Sistema: O Celestial concentra-se por três turnos e então investe o solo com 5 Pontos de Energia. Do solo, emergirá a criatura, um imenso ser humanóide feito de rocha ou matéria similar. Suas estatísticas são:
Atributos: Força 10, Destreza 4, Vigor 10, Percepção 4, Raciocínio 4
Habilidades: Prontidão 4, Briga 5
Poderes: +3 dados para Absorção de Danos, Uno com o Solo (como Elementalidade (Terra) 2, mas gasta Força de Vontade ao invés de Investimentos), Força da Terra (Elementalidade (Terra) 3, mas testa-se Força de Vontade, sem gastos de pontos)
Ataques: Soco (dano de Força +1, Letal devido às protuberâncias nas mãos)
Pontos de Fúria: 10 (pode gastar até 4 por turno para usar como ações extras, recupera a um ritmo de um por hora)
Força de Vontade: 10
Vitalidade: 17 níveis sem penalidades por Danos O ser de rocha é permanente, tem uma inteligência básica mas compreende todos os comandos e desejos de seu criador. Ele pode ser automaticamente desfeito se o Xamã desejar. Existem rumores de versões destas criaturas feitas de Fogo, Ar, Água, Metal e até mesmo Madeira.
Nível 10
Sabedoria de Gaia: Unificando-se verdadeiramente à Gaia, o Celestial ganha uma compreensão e um poder que antes não tinha. Seus pensamentos tornam-se manifestações no ambiente ao redor, suas emoções se manifestam no clima, e a natureza, as plantas e animais tornam-se extensões do Xamã. É dito que Raguel está constantemente neste estado.
Sistema: Este poder está permanentemente ativo. Todos os testes de Empatia com Animais e Sobrevivência do personagem têm dificuldades diminuídas em dois pontos. Além disso, com testes simples de Raciocínio + Enigmas (dificuldade variável de acordo com o efeito), o Celestial pode afetar a natureza ao seu redor. Basicamente, qualquer alteração no clima é possível, desde que este efeito não seja vulgarmente sobrenatural (fazer chover é possível, mas cair uma chuva de raios não). Além disso, todos os testes de Gnose têm dificuldades diminuídas em um ponto. Por fim, nenhum animal jamais atacará o Celestial, a menos que seja para se defender, e ele terá um empatia natural com todos os animais, plantas e com o ambiente ao redor. Ele pode sentir distúrbios no local automaticamente. Por fim, o clima reflete o humor do Celestial, e muitas vezes a natureza parece agir em seu favor (a Critério do Narrador... mas costumam ocorrer diversas coincidências a favor do Xamã).
LIMITES DA GNOSE
Gnose literalmente não tem limites. Se o Celestial tiver nível suficiente (a critério do Narrador), ele pode manipular o clima e as forças naturais como desejar. Certos efeitos, porém, consumem energia demais e, pior ainda, acabam causando danos ao ambiente se não forem controlados. Gnose é um poder bruto, como as tempestades que cria é difícil de ser controlado e de grande potencial destruidor. Um Xamã que comece a usa-lo sem pensar provavelmente terá grandes problemas devido aos estragos indesejados que causa.
É dito no Éden que a fúria de Deus se manifesta no clima. Se é verdade, então o Arcanjo Raguel merece o nome que possui, e significa a Fúria de Deus. Quando a humanidade ainda era jovem e os primeiros Primi ainda viajavam pelo mundo, Raguel descobriu que era uno com o clima e o solo, e que através de seus sentimentos poderia controla-los. Ele descobriu que sua fúria e sua tristeza eram refletidos no clima e que poderia controlar os céus. Os descendentes de Raguel hoje são chamados de Xamãs, embora não haja um nome verdadeiro para eles. Como seu Primus, esses Celestiais podem controlar o clima, as chuvas, o solo e as plantas. Os Xamãs se consideram unos com a mãe natureza, e através dessa união eles a compreendem melhor do que ninguém. É esta compreensão profunda que gerou o nome pelo qual o poder é chamado até hoje: Gnose, a sabedoria dos caminhos naturais. Muitos tentaram classificar a Gnose como um poder sobre o clima, mas é mais do que apenas isso. Os Xamãs possuem um conceito mais próximo do real: é ser uno com o mundo, suas mudanças. Um Celestial com Gnose compreende o estado natural do mundo, pode sentir quando este estado é abalado, e pode controlar as reações do mundo. Não só o clima pode ser afetado, como o solo, as águas e as plantas. Gnose também pode influenciar animais, embora não tenha domínio sobre eles (esta é a área de Instinto, o Poder dos Superviventes). E não só reações naturais podem ser comandadas por Gnose. Dizem que muitas das pragas do Egito foram obra de Raguel em pessoa. Ele transformou água em sangue, atraiu gafanhotos e doenças. É também dito que Raguel abriu o Mar Vermelho para que os Hebreus passassem. Embora seus filhos não sejam tão talentosos quanto o Primus em pessoa, eles detém parte desses poderes, e podem repeti-los no momento necessário. Nos dias de hoje, Gnose é usado bem mais sutilmente que no passado. Antigamente, quando cidades inteiras se corrompiam, elas eram varridas por temporais, comandadas pelos Celestiais que as guiavam. Hoje, porém, é preciso cuidado para não se chamar atenção. Mesmo assim, enfurecer um Xamã é um risco muito grande, pois pode-se ter certeza de que a natureza refletirá o que ele sente.
Sistema: Os poderes de Gnose são variados e diversos. Manipulação do clima é o mais óbvio, mas é possível também manipular solo e plantas, atrair animais ou invocar forças elementais como o relâmpago e o fogo. Este poder têm efeitos melhores na Terra e outros mundos físicos (como o Éden), mas na Umbra ou no Mundo dos Mortos seus efeitos de controle do clima podem ser alterados ou distorcidos, dada a forma sobrenatural e imaterial desses mundos. Algo que é importante ser notado: as transformações no clima afetam todos os mundos que estão sobrepostos. Um Xamã que invoque uma tempestade na Terra trará tempestade na Umbra e no Mundo dos Mortos também.
Nível •
Favores da Natureza: O Xamã pode invocar uma pequena mudança no clima local. Ele pode trazer uma brisa leve, nublar o tempo, tornar a temperatura mais quente ou fria (+/- 5oC) ou criar uma névoa que tome a área.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 6). O número de sucessos indica o raio de ação do efeito. A área afetada é um raio cujo tamanho é determinado pela tabela:
1 Sucesso: Seis metros
2 Sucessos: 12 metros
3 Sucessos: 24 metros
4 Sucessos: 48 metros
5 Sucessos: 96 metros
No caso de névoa criada, ela terá três metros de altura por sucesso. Dentro da névoa a visão de limita a três metros e todos os testes que envolvam visão (incluindo atirar com uma arma de fogo) têm dificuldades aumentadas em três pontos. O Celestial pode misticamente ver através das névoas que ele próprio gera, porém.
Unir-se a Gaia: Gaia é a Mãe-Terra, e os Xamãs sabem que através da união com ela é possível compreender o que ocorre com ela. Unir-se a Gaia permite ao Celestial compreender as condições do clima, do solo e de tudo o que é natural nas proximidades. Ele pode sentir distúrbios no clima (sejam naturais ou causados por magia) e compreender como o clima irá se comportar nas próximas horas.
Sistema: Testa-se PERCEPÇÃO + GNOSE (dificuldade 6), quantos mais sucessos mais informações se obtém. Certos distúrbios no ambiente (principalmente distúrbios violentos criados por magia) podem ser sentidos sem a necessidade de testes.
Nível ••
Estática: O Xamã pode preencher seu corpo com eletricidade estática, de forma que, ao tocar um oponente, este receba uma poderosa descarga elétrica.
Sistema: O Xamã gasta um ponto de Investimento e testa VIGOR+ GNOSE (dificuldade 6). O dano causado pelo choque será igual ao número de sucessos obtidos. Esse Dano é Atordoante, e é sofrido apenas quando o Celestial tocar o oponente (desta forma, ele pode testar anteriormente e aguardar o momento certo para usar o poder). Se usado em combate, para transmitir a eletricidade junto com um soco ou outro golpe, o dano da eletricidade é absorvido em separado. Armaduras e outras proteções não contam para proteger contra esse dano.
Trazer a Tempestade: Esta habilidade pode ser usada tanto para a paz como para a guerra. Os céus trazem dádivas e punições, dependendo da vontade do Xamã. O Celestial pode desejar trazer chuva para refrescar uma região, ou tempestade para puni-la por seus crimes.
Sistema: O Xamã concentra-se por um turno e testa MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 7). O número de sucessos indica o efeito, mas o Celestial pode controlar o clima, limitando quantos sucessos deseja usar. Além disso, caso o clima já esteja chuvoso, o número necessário de sucessos diminui. Por exemplo, se estiver chovendo, apenas um sucesso é necessário para se causar tempestade. Da mesma forma, a tabela pode ser feita ao inverso para se amenizar os efeitos do clima.
1 Sucesso: Nuvens escurecem o dia e o clima esfria
2 Sucessos: Causa chuva fraca
3 Sucessos: Transforma chuva em tempestade
4 Sucessos: Causa trovoadas
5 Sucessos: Chuva de granizo
6 Sucessos: Ventos extremamente fortes Note que, dependendo da região e da estação, o clima pode mudar de outras formas. No Inverno em regiões temperadas, por exemplo, pode-se fazer cair neve ao invés de chover, ou uma tempestade de neve no lugar de tempestade comum.
Nível •••
Mandíbula da Terra: Invocando sua comunhão com o solo, o Xamã pode fazer com que a terra engula um oponente, prendendo-o. Este poder só funciona em solo natural, seja este areia, rocha ou coberto por plantas.
Sistema: O Celestial fita a pessoa que quer aprisionar, gasta um ponto de Investimento e testa MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 4 para areia, 6 para solo coberto por plantas, 8 para rocha). O solo imediatamente se abre, engolfando a vítima, e então se fecha sobre ela, prendendo-a. O número de sucessos indica o quanto a vítima foi aprisionada: um sucesso mostra que apenas seus pés foram engolidos, enquanto cinco faz a terra engolir o alvo por completo. Para escapar, a vítima precisa testar Força e vencer o número de sucessos obtidos pelo Celestial.
Parede de Rocha: O Celestial é capaz de invocar uma parede, que emerge do solo e possui uma dureza sobrenatural. Esta habilidade só pode ser usada sobre solo natural. Por outro lado, um Celestial inteligente poderia usa-la sobre o solo natural que se esconde abaixo de cimento ou piso, destruindo o piso construído com a parede que se ergue.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade 6) e gasta-se um ponto de Investimento. A parede tem uma base de cinco metros de comprimento por três de altura. Cada sucesso acima do primeiro dá a ela mais dois metros de comprimento ou um de altura. A parede tem um dado de absorção para cada sucesso obtido, e é destruída após receber mais de (sucessos x5) pontos de dano. Balas e outros danos de pequena área não ferem a parede. Esta parede sobrenatural se desfaz em pó ao final da Cena. Um Celestial pode torna-la permanente se gastar um ponto de Força de Vontade, porém.
Nível ••••
Inimigo Natural: A natureza está do lado dos Xamãs, e não contra eles. Quando confrontados por inimigos, os Xamãs podem invocar os animais para virem ajuda-lo, proclamando que aqueles que o atacam são inimigos da natureza. Além disso, os animais não verão o Celestial como ameaça, não o atacando a não ser que precisem se defender. Muitos Xamãs usam esta habilidade sobre aqueles que invadem as áreas que eles protegem, desta forma invocando a agressividade dos animais contra os intrusos.
Sistema: O Celestial gasta um ponto de Investimento e um de Força de Vontade. A partir daí, nenhum animal, seja selvagem ou domesticado, verá o Celestial como inimigo ou ameaça, a menos que o Celestial os ataque. Os inimigos do Celestial, por outro lado, serão vistos como uma ameaça, e quaisquer animais presentes os atacarão sem piedade. Este poder não tem efeito sobre animais carniçais ou investidos com poderes infernais, nem sobre animais do Inferno. Ele também não afeta lobisomens ou seres sobrenaturais em forma animal. Inimigo Natural se mantém ativo por toda a Cena. Protegido da Floresta: Esta habilidade é usada principalmente em Xamãs que vivem em áreas florestais. Protegido da Floresta faz com que as plantas da área façam de tudo para defender o Celestial. As plantas criam vida, agindo para proteger o Xamã. Elas se movem cobrindo seus rastros ou escondendo-o da visão alheia, enrolam-se nos pés de inimigos do
Celestial, impedem seus movimentos, etc. Mais ainda: esse poder se estende aos companheiros do Xamã, desta forma protegendo todos aqueles que ele guia pela mata. Sistema: O Celestial gasta 3 pontos de Investimentos e testa CARISMA + GNOSE (dificuldade 6). Este poder se mantém por uma Cena, mas seus efeitos só podem ser usados quando o Celestial estiver em algum local de mata abundante (florestas, parques, etc.). Este poder dá as seguintes vantagens: cada sucesso permite que o Celestial ganhe um dado extra em testes de Furtividade na mata. Além disso, seus oponentes perdem dois dados de suas paradas, sempre que estiverem agindo para tentar encontrar, ferir ou de alguma forma prejudicar o Celestial. Por fim, testes para tentar rastrear o anjo na mata perdem um número de dados igual ao número de sucessos do Celestial. Este poder se aplica tanto ao Celestial quanto a seus companheiros.
Nível •••••
Flecha Reluzente dos Céus: Este poder permite ao Xamã invocar raios e relâmpagos. Ele pode ser usado de duas formas: a primeira permite que o Celestial invoque um raio que cai dos céus, atingindo qualquer pessoa ou objeto que o Xamã deseje. A outra alternativa é o Celestial disparar o raio a partir de suas mãos.
Sistema: Em ambos os casos, testa-se PERCEPÇÃO + GNOSE (dificuldade 7) e gasta-se 3 Pontos de Investimentos. Um raio que caia dos céus causa 10 pontos de Dano Letal. A dificuldade aumenta em +2 se a vítima estiver protegida (como estar num interior, mas perto de uma janela, por exemplo), e é impossível atingi-la se ela estiver num interior completamente protegido. Além disso, é preciso haver nuvens presentes. A dificuldade cai em -1 se já estiver trovoando ou relampejando naturalmente na área. Já um raio disparado pelas mãos do Xamã causa dois pontos de Dano Letal por sucesso, e tem a vantagem de poder ser lançado mesmo dentro de interiores. Obviamente, ninguém é rápido o suficiente para se esquivar de um raio. Portanto, não é possível se esquivar deste ataque. Além disso, armadura não soma dados para se absorver o dano de raios. Imunidade Elemental: Esta habilidade torna o Celestial ainda mais próximo de Gaia, dando-lhe uma resistência sobrenatural a ataques naturais. Escuridão e neblina não o incomodam, raios não o ferem, fogo não o queima e ventos não o movem.
Sistema: Gasta-se um ponto de Força de Vontade e 3 pontos de Investimentos. A Imunidade Elemental dura por uma Cena. Neste período, o Celestial pode ver através de escuridão e neblina, danos causados por fogo e raios são reduzidos à metade (antes da Absorção) e outros ataques naturais, como uma ventania forte o bastante para derruba-lo, não podem afeta-lo.
Nível 6
Sopro de Gaia: O sopro de Gaia é o vento, mas este poder é muito mais do que isso. Invocando o vento, o Celestial é capaz de invocar um pequeno tufão (pequeno é relativo: este tufão pode parecer pequeno, mas é um cone que atinge dezenas de metros de altura), que está totalmente sob o controle do Xamã.
Este tufão tem capacidade de erguer pessoas e objetos no ar, e pode viajar na direção que o Celestial desejar. Ele pode manter pessoas presas em seu interior ou erguer e arremessar objetos grandes como carros na direção desejada pelo Xamã.
Sistema: O Xamã gasta cinco pontos de Investimentos e um de Força de Vontade, testando em seguida INTELIGÊNCIA + GNOSE (dificuldade 7) para gerar o tufão, que se mantém por toda a Cena, podendo ser desfeito antes se o Celestial desejar. Ele se movimenta em velocidades incríveis, mas para força-lo a obedecer o Celestial deve testar Raciocínio + Enigmas (dificuldade 6) sempre que quiser uma ação específica (como atacar uma determinada pessoa). O número de sucessos no teste de criação indica o tamanho do tufão. Para cada sucesso, o tufão é capaz de erguer uma pessoa diferente no ar. Com três sucessos ou mais, ele pode erguer até mesmo carros, e com cinco até mesmo um caminhão. O tufão também pode destruir casas e danificar seriamente objetos pequenos. Pessoas presas dentro do tufão perdem cinco dados em todas as suas ações físicas, devido à incapacidade de realizar qualquer coisa com precisão por causa dos ventos.
Além disso, o tufão pode arremessar aqueles que estão presos a grandes velocidades. Pessoas arremessadas sofrem 15 pontos de Danos Atordoantes ao atingirem alguma coisa. Um carro ou caminhão arremessado causam 15 pontos de Danos Letais em quem for atingido. Para arremessar algo com precisão, porém, o Celestial deve testar Raciocínio + Enigmas (dificuldade .
Nível 7
Coluna Purificadora: Para separar as tropas do Egito dos Hebreus que fugiam, Raguel criou uma coluna de chamas que se lançou sobre as tropas do faraó, impedindo-as de avançar. Os Xamãs conhecem este segredo arcano, e o usam, não apenas com chamas, mas também com relâmpagos.
Sistema: O Xamã ergue os braços, gasta 1 Ponto de Energia e um de Força de Vontade e testa VIGOR + GNOSE (dificuldade 7). Uma imensa coluna cilíndrica de chamas ou de relâmpagos partirá do solo, atingindo uma dezena de metros de altura para cada sucesso obtido. O círculo da base da coluna possui um raio de um metro por sucesso. Essa coluna não pode deixar o local de onde brota, mas como um chicote pode curvar-se para atacar qualquer coisa na área em que alcança. O Celestial testa Raciocínio + Enigmas (dificuldade 6) para atacar com a coluna. A coluna dura por toda a Cena. Quando a coluna ataca, o alvo e todos ao seu redor sofrem dano igual a (3x sucessos do Celestial ao criar a coluna). Esse dano é Agravado no caso do fogo (dificuldade 7 para absorvê-lo), mas demônios são imunes a ele. No caso de eletricidade, o dano é Letal (dificuldade 6 para absorvê-lo). Além desses efeitos, o brilho emanado pela coluna é extremamente forte. Todos que olhem diretamente para ela têm suas dificuldades para testes visuais aumentadas em dois pontos por quanto tempo fitarem a coluna, e por mais dois turnos após deixarem de olha-la.
Nível 8
Dança dos Espíritos da Terra: Este poder raramente é usado, devido à destruição que ele é capaz de provocar. Ele é nomeado a partir da crença de que quando os espíritos da terra dançam, o chão treme. O Xamã usa este poder para invocar um grande terremoto, forte o suficiente para destruir toda uma cidade.
Sistema: O Xamã gasta 2 Pontos de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade . Quantos mais sucessos, mais terríveis são os tremores. Cinco sucessos seriam o suficiente para destruir umacidade inteira com o tremor. O terremoto é extremamente breve, durando apenas alguns segundos, mas é o suficiente para provocar destruição e, em casos extremos, despertar vulcões ou causar maremotos.
Ira Divina: Às vezes, somente a fúria de Deus em pessoa pode lavar a Terra das abominações do mal. O Celestial pode invocar essa fúria em tempos de necessidade para causar terríveis efeitos no clima. Assim, ele transforma, em menos de uma hora, o clima de uma região (como uma cidade e seus arredores) em uma tempestade terrível, cheia de trovões e raios, efeitos magnéticos (destrói aparelhos eletrônicos), ventos poderosíssimos (capazes de virar automóveis e levar animais) e chuva de pedras de gelo.
Sistema: Testa-se MANIPULAÇÃO + GNOSE (dificuldade e gasta-se 1 Ponto de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. O clima não se transforma imediatamente, mas a transformação ocorre o mais rápido possível. A tempestade dura uma hora por sucesso conseguido no teste.
Nível 9
Dar Vida à Rocha: Este poder permite ao Xamã gerar uma criatura formada por pura rocha. Esta criatura é um imenso ser humanóide de aspecto grosseiro, formado por rocha pura. Ele emerge do solo, e em lugares urbanos pode surgir de cimento ou asfalto. Esse ser, às vezes chamado de Golem Elemental por alguns Veritatis Perquiratores, possui um poder impressionante, e age sob as ordens do Xamã.
Sistema: O Celestial concentra-se por três turnos e então investe o solo com 5 Pontos de Energia. Do solo, emergirá a criatura, um imenso ser humanóide feito de rocha ou matéria similar. Suas estatísticas são:
Atributos: Força 10, Destreza 4, Vigor 10, Percepção 4, Raciocínio 4
Habilidades: Prontidão 4, Briga 5
Poderes: +3 dados para Absorção de Danos, Uno com o Solo (como Elementalidade (Terra) 2, mas gasta Força de Vontade ao invés de Investimentos), Força da Terra (Elementalidade (Terra) 3, mas testa-se Força de Vontade, sem gastos de pontos)
Ataques: Soco (dano de Força +1, Letal devido às protuberâncias nas mãos)
Pontos de Fúria: 10 (pode gastar até 4 por turno para usar como ações extras, recupera a um ritmo de um por hora)
Força de Vontade: 10
Vitalidade: 17 níveis sem penalidades por Danos O ser de rocha é permanente, tem uma inteligência básica mas compreende todos os comandos e desejos de seu criador. Ele pode ser automaticamente desfeito se o Xamã desejar. Existem rumores de versões destas criaturas feitas de Fogo, Ar, Água, Metal e até mesmo Madeira.
Nível 10
Sabedoria de Gaia: Unificando-se verdadeiramente à Gaia, o Celestial ganha uma compreensão e um poder que antes não tinha. Seus pensamentos tornam-se manifestações no ambiente ao redor, suas emoções se manifestam no clima, e a natureza, as plantas e animais tornam-se extensões do Xamã. É dito que Raguel está constantemente neste estado.
Sistema: Este poder está permanentemente ativo. Todos os testes de Empatia com Animais e Sobrevivência do personagem têm dificuldades diminuídas em dois pontos. Além disso, com testes simples de Raciocínio + Enigmas (dificuldade variável de acordo com o efeito), o Celestial pode afetar a natureza ao seu redor. Basicamente, qualquer alteração no clima é possível, desde que este efeito não seja vulgarmente sobrenatural (fazer chover é possível, mas cair uma chuva de raios não). Além disso, todos os testes de Gnose têm dificuldades diminuídas em um ponto. Por fim, nenhum animal jamais atacará o Celestial, a menos que seja para se defender, e ele terá um empatia natural com todos os animais, plantas e com o ambiente ao redor. Ele pode sentir distúrbios no local automaticamente. Por fim, o clima reflete o humor do Celestial, e muitas vezes a natureza parece agir em seu favor (a Critério do Narrador... mas costumam ocorrer diversas coincidências a favor do Xamã).
LIMITES DA GNOSE
Gnose literalmente não tem limites. Se o Celestial tiver nível suficiente (a critério do Narrador), ele pode manipular o clima e as forças naturais como desejar. Certos efeitos, porém, consumem energia demais e, pior ainda, acabam causando danos ao ambiente se não forem controlados. Gnose é um poder bruto, como as tempestades que cria é difícil de ser controlado e de grande potencial destruidor. Um Xamã que comece a usa-lo sem pensar provavelmente terá grandes problemas devido aos estragos indesejados que causa.
Ageu337- Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018
[World of Darkness] Caçadores Caçados :: Forum [World of Darkness] :: 3.0 – Guia do Mundo das Trevas; (X) :: 0.8 - (Celestiais) :: Dons de Deus
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos