0.3 – Habilidades Secundarias (Conhecimentos)
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0.3 – Habilidades Secundarias (Conhecimentos)
CONHECIMENTOS
CONTABILIDADE
Você é capaz de fazer cálculos e manter registro segundo as técnicas tradicionais de contabilidade. Pode também analisar livros de contabilidade e encontrar erros e fraudes.
• Amador: Aluno de escola de especialização.
•• Experiente: Escrivão Júnior.
••• Competente: Escrivão Senior ou sócio júnior.
•••• Especialista: Sócio senior.
••••• Mestre: Nada lhe escapa.
Possuído por: Pessoas de Negócios, Fiscais do Imposto de Renda.
Especialidades: Pequenas Empresas, Grandes Empresas, Governo, Impostos.
ALQUIMIA
Você está familiarizado com os textos dos alquimistas clássicos e medievais, podendo também ter alguma experiência prática. Esta Habilidade relaciona-se indiretamente com o Conhecimento de Química, de uma forma semelhante à relação entre Astronomia e Astrologia. Você pode interpretar textos alquímicos e entender os diversos símbolos e códigos usados pelos alquimistas, mesmo quando os encontra fora de um contexto alquímico.
• Amador: Você sabe uma ou duas coisas sobre o assunto.
•• Experiente: Aprendiz, possivelmente ainda dependente de um mestre.
••• Competente: Está no caminho certo, mas ainda tem muita estrada para percorrer.
•••• Especialista: Alquimista Experiente, com domínio dos maiores segredos.
••••• Mestre: Talvez com você aquela coisa de transformar chumbo em ouro funcione.
Possuído por: Esotéricos, Eruditos, Alguns Cientistas
Especialidades: Transmutação, Cosmologia, Lápis Philosophorum.
ANTROPOLOGIA
Você estudou o fenômeno humano em suas mais diversas formas, compreendendo suas regras básicas e estruturas em nível teórico. Também detém algum conhecimento específico sobre uma ou mais sociedades pré-industriais contemporâneas.
• Amador: Universitário.
•• Experiente: Mestrando ou Assistente de pesquisa.
••• Competente: Professor universitário ou pesquisador de campo veterano.
•••• Especialista: Chefe de departamento numa grande universidade.
••••• Mestre: Um líder da área; a sua obra molda o futuro da antropologia.
Possuído por: Eruditos.
Especialidades: Físico, Social, Antigo, Teórico, culturas específicas.
ARQUEOLOGIA
Você estudou os restos do passado e os processos segundo os quais eles são preservados e descobertos. Você pode interpretar restos arqueológicos e identificar a origem provável de artefatos antigos; você conhece também muita coisa sobre uma ou mais culturas antigas.
• Amador: Universitário ou Amador.
•• Experiente: Mestrando ou Assistente de Pesquisa.
••• Competente: Professor universitário.
•••• Especialista: Pesquisador.
••••• Mestre: Doyen.
Possuído por: Eruditos, Entusiastas, Autores Populares.
Especialidades: Europa Pré-histórica, Cultura Clássica, América Central, Escavação, Arqueologia Submarina, Teoria, Paleopatologia, Paleocologia.
ARQUITETURA
Você é treinado no projeto de edifícios, tanto no ponto de vista artístico quanto funcional. Você tem competência para decidir onde se encontram os elementos portadores de carga de um prédio e interpretar planos arquitetônicos. Você sabe instintivamente onde são os locais mais seguros em caso de explosão ou terremoto.
• Amador: Estudante Universitário.
•• Experiente: Profissional júnior.
••• Competente: Sócio Júnior.
•••• Especialista: Sócio Sênior.
••••• Mestre: Frank Lloyd Wright.
Possuído por: Arquitetos, Engenheiros Estruturais.
Especialidades: Casas, Edifícios de Escritório, Edifícios Públicos, Arquitetura Gótica.
CONHECIMENTO DA ÁREA
Você está familiarizado com uma área normalmente uma cidade e conhece uma boa parte de sua estrutura, história, geografia e política humana. Este Conhecimento não inclui questões vampíricas, que são cobertas pelos Conhecimentos de Cultura Vampírica e Segredos da Cidade (adiante).
• Amador: Para um forasteiro, você sabe muita coisa.
•• Experiente: Você já viveu na área por um ou dois anos,
••• Competente: Você já viveu na área por cinco a dez anos.
•••• Especialista: Você é um nativo, e jamais deixou a área.
••••• Mestre: Você poderia escrever o livro definitivo sobre a área.
Possuído por: Moradores, Tiras, Repórteres, Motoristas de Taxi.
Especialidades: História, Geografia, Política, Meios de Transporte, Direito.
HISTÓRIA DA ARTE
Você estudou a arte mais como um acadêmico que como um artista, e conhece muito sobre sua história. Olhando uma peça de arte, você tem uma boa chance de identificar seu local e período de origem e, na maioria dos casos, identificar o artista sem olhar a assinatura. Você também tem uma boa noção do preço atual de mercado da peça.
• Amador: Estudante ou amador.
•• Experiente: Estudante universitário ou entusiasta.
••• Competente: Professor universitário ou manda-chuva de casa de leilões.
•••• Especialista: Pesquisador ou chefe de casa de leilões.
••••• Mestre: Curador de museu.
Possuído por: Eruditos, Entusiastas, Funcionários de casa de leilões.
Especialidades: Arte Clássica, Arte Renascentista, Mestres, Impressionistas, Arte Primitiva, Arte Americana, Arte Etnográfica.
ASTROLOGIA
Você sabe como compilar e interpretar um horóscopo. Tendo a data e a hora (e, de acordo com alguns sistemas, o local) de nascimento de uma pessoa, você pode construir um perfil da personalidade e um conjunto de predições sobre o curso provável da vida desta pessoa. Acreditar ou não nessas revelações é uma característica pessoal sua, mas você pode apresentá-las de forma convincente e agradável para aqueles que acreditarem.
• Amador: Você sabe dizer as características de cada signo.
•• Experiente: Os amigos lhe pedem para fazer horóscopos para eles.
••• Competente: Você poderia dirigir um pequeno negócio de astrologia.
•••• Especialista: Você poderia assinar uma coluna de jornal.
••••• Mestre: Você poderia trabalhar para celebridades e políticos.
Possuído por: Astrólogos, Amadores, Místicos, Adeptos da Nova Era, Hippies Velhos.
Especialidades: Horóscopo Solar, Ming Shu, Zu Wei.
ASTRONOMIA
Você estuda o céu e seus movimentos de um ponto de vista mais científico que místico. Pode identificar a maioria das constelações, operar um telescópio astronômico, predizer manchas solares, eclipses e cometas, e identificar a maioria dos fenômenos celestes.
• Amador: Estudante ou amador.
•• Experiente: Estudante universitário ou entusiasta.
••• Competente: Professor universitário ou astrônomo renomado.
•••• Especialista: Pesquisador, Apresentador de tevê ou figurão da NASA.
••••• Mestre: Erudito renomado ou líder de equipe da NASA.
Possuído por: Pesquisadores, Amadores, Equipes da NASA.
Especialidades: Planetas, Galáxias, Quasares, Novas e Nebulosas, Buracos Negros, Teoria do Big Bang.
BIOLOGIA
Você conhece a natureza da vida, as formas que ela assume e como os organismos vivos funcionam. Você tem uma chance razoável de identificar uma planta ou criatura, mesmo a partir de um fragmento. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência antes de poder adquirir este Conhecimento.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Ecólogos, Gangrel.
Especialidades: Botânica, Zoologia, Ecologia, Paleontologia.
CULTURA DA CAMARILLA
Você conhece informações a respeito da Camarilla. Você sabe como são a maioria dos príncipes, quem são os verdadeiros legisladores, detalhes sobre a Máscara, a história da Camarilla, lendas e propaganda.
• Amador: Exatamente o que todos os vampiros pertencentes à Camarilla conhecem.
•• Experiente: O que a maioria dos Ventrue conhece.
••• Competente: O que a maioria dos Nosferatu e Tremere conhece.
•••• Especialista: O que a maioria dos príncipes conhece.
••••• Mestre: O que a maioria dos Matusaléns conhece.
Possuído por: Vampiros da Camarilla, Inquisidores, Espiões do Sabá.
Especialidades: História, Lendas, Legisladores Famosos, Príncipes, Estratégias, Atividades Atuais, Segredos, Propaganda.
QUÍMICA
Você estudou a natureza das substâncias e suas interações, sabendo como preparar diversos compostos químicos. Você também sabe como lidar com várias substâncias perigosas. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência antes de adquirir este Conhecimento.
• Amador: Estudante de Segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Farmacêuticos, Cientistas.
Especialidades: Química Orgânica, Inorgânica, Análise, Segurança.
SEGREDOS DA CIDADE
Este Conhecimento descreve o conhecimento detido por um personagem a respeito de uma determinada cidade (à sua escolha); quem é quem, quem tem poder, como seus vampiros se relacionam, entre si e o que está acontecendo. Em Chicago by Night, este conhecimento foi chamado Segredos. Ele não pode ser assumido durante a geração do personagem, podendo ser obtido apenas pela experiência direta. No final de algumas histórias, o Narrador anunciará o número máximo de pontos de experiência que um personagem pode transferir para este Conhecimento, baseado no que cada personagem descobriu durante o curso da história. Tenha em mente que a informação sobre cada comunidade de membros é um conhecimento diferente: saber a respeito dos Membros de Chicago não confere ao personagem nenhuma informação sobre, por exemplo, os Membros de Los Angeles.
• Amador: Criança.
•• Experiente: Jovem ou inocente.
••• Competente: Você tem uma idéia do que está acontecendo.
•••• Especialista: Bem informado.
••••• Mestre: Conspirador ocasional.
Possuído por: Vampiros, alguns valorosos Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Príncipe, Primigênie , Poderes Secretos, Anarquistas, Influências, Presença do Sabá, Refúgios, Máscara.
CONHECIMENTO DO CLÃ
Você detém informações sobre um determinado Clã (geralmente, mas nem sempre, o seu próprio). Esta informação não é acessível à maioria, podendo se passar anos antes que você obtenha alguma informação útil. Muitos membros de clã sabem pouquíssimo sobre sua herança, normalmente porque eles não se importam em tentar descobrir.
• Amador: O que alguns membros de clã sabem.
•• Experiente: O que a maioria dos ancilae sabe.
••• Competente: O que a maioria dos anciões sabe.
•••• Especilista: O que a maioria dos Matusaléns sabe.
••••• Mestre: O que apenas o líder do clã sabe.
Possuído por: Membros de Clã, Tremere, Nosferatu.
Especialidades: Fofoca, Integrantes do clã, Lendas, História, Assembléias.
PIRATARIA DE DADOS
O jogador precisa ter pelo menos dois pontos em Computador antes de adquirir este Conhecimento. Pirataria de Dados possibilita ao usuário do computador quebrar as regras. Não é uma habilidade de programação isso requer Conhecimento em Computador. A Pirataria de Dados representa uma faculdade imaginativa acima e além do uso dos códigos de programação. No mundo binário de sim/não dos computadores, a pirataria de dados representa uma partícula de genialidade que diz Bem, talvez. Quando uma Pirataria de Dados é usada em lugar de um Conhecimento em Computador? Quando o usuário está invadindo o sistema de outro computador ou tentando manipular dados no tempo real. A Habilidade Computador é usada para programação ou outras atividades que envolvam o uso de um computador. A Pirataria de Dados costuma funcionar como uma Habilidade complementar a Computador, mas pode auxiliar a programação possibilitando ao personagem trabalhar mais rápido ou quebrar códigos militares que um programador normal nem mesmo seria capaz de adivinhar.
• Amador: Você é um viciado em computador que conhece alguns truques, como mudar as suas notas na rede da sua faculdade.
•• Experiente: Você tem uma tremenda sorte para adivinhar senhas de acesso a sistemas.
••• Competente: A sua conta de eletricidade veio um pouco alta no mês passado, mas deu para resolver isso apertando algumas teclas.
•••• Especialista: Agora que você descobriu a senha de acesso ao sistema de um banco, é só escolher: Rio ou Bermudas?
••••• Mestre: A Comunidade Européia ficou muito abalada com aquele incidente termonuclear, mas você sabe que eles jamais poderão atribuir-lhe a culpa.
Possuído por: Fanáticos por Computador, Agentes da CIA.
Especialidades: Vírus, Furto de Dados, Rede, Telecomunicações.
CRIMINOLOGIA
Você estudou a natureza do crime quando, onde, como e porque ele é cometido, a natureza da mente criminosa e a história dos casos mais famosos. Você é um especialista em crime e atividades policiais.
• Amador: Fã.
•• Experiente: Entusiasta.
••• Competente: Erudito ou detetive.
•••• Especialista: Historiador criminal ou detetive sênior.
••••• Mestre: O Sombra.
Possuído por: Polícia, Autores, Entusiastas, Psicólogos Criminais.
Especialidades: Assassinos Seriais, Crimes Não resolvidos, Jack o Estripador, Psicologia Criminal.
CRIPTOGRAFIA
Você pode compor e interpretar códigos e cifras habilmente. É capaz de montar um código que pode ser desvendado apenas por alguém que obtenha em sucessos o mesmo número de pontos que você tem neste Conhecimento. Também pode desvendar um código, fazendo um teste deste Conhecimento contra uma dificuldade determinada pelo Narrador de acordo com a complexidade do código.
• Amador: Adolescente fã de espionagem.
•• Experiente: Tarado por palavras cruzadas, Oficial Especialista em Códigos das forças armadas.
••• Competente: Oficial da Inteligência.
•••• Especialista: Especialista em decifração de códigos.
••••• Mestre: James Bond.
Possuído por: Espiões, Fãs, Militares especializados em códigos.
Especialidades: Anagramas, Códigos Matemáticos, Siglas estranhas.
ECONOMIA
Você sabe o que é a ciência da Economia e como ela funciona. Combinada com um Conhecimento da Área, esta Habilidade permite que você determine a origem e o destino de cada centavo da cidade. Você pode estudar uma cidade ou um país e obter um bom conhecimento de sua condição econômica e suas causas.
• Amador: Estudante de Segundo Grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou jornalista financeiro.
•••• Especialista: Professor universitário ou consultor econômico.
••••• Mestre: Pesquisador ou consultor presidencial.
Possuído por: Eruditos, Economistas, Pessoas de Negócios, Políticos, Filósofos de Botequim.
Especialidades: Setor Privado, Setor Público, Bolsa de Valores, Impostos, Economia Internacional.
ELETRÔNICA
Você está familiarizado com a construção e operação de instrumentos eletrônicos. Dispondo de tempo suficiente e equipamento adequado, você pode identificar as funções de um instrumento eletrônico, encontrar um defeito e consertá-lo. Repare que instrumentos eletrônicos não são a mesma coisa que dispositivos mecânicos movidos a eletricidade um secador de cabelo é mecânico, um rádio é eletrônico.
• Amador: Faz-Tudo.
•• Experiente: Operador de rádio amador.
••• Competente: Técnico de televisão.
•••• Especialista: Engenheiro de Computação.
••••• Mestre: Projetista de hardware.
Possuído por: Entusiastas, Engenheiros, Inventores.
Especialidades: Rádio/TV, Sistemas de Controle, Sistemas de Informação.
ENGENHARIA
Você pode compreender e projetar todos os tipos de sistemas mecânicos, bem como diagnosticar seus defeitos. Você na verdade não pode construí-los e consertá-los essas atividades requerem a Perícia Mecânica mas você pode desenhar uma série de planos a partir dos quais um mecânico habilidoso seja capaz de construir praticamente qualquer coisa, de uma torradeira a um avião.
• Amador: Amador.
•• Experiente: Estudante.
••• Competente: Engenheiro Júnior.
•••• Especialista: Engenheiro Chefe.
••••• Mestre: Inventor genial.
Possuído por: Engenheiros, Modelistas, Inventores.
Especialidades: Automotiva, Aérea, Marinha, Doméstica, Manutenção, Consertos, Invenção.
CULTURA DAS FADAS
Você possui informações pertinentes às fadas Seelie e Unseelie. Você sabe alguma coisa sobre seu grande reino: Arcádia. Devido à incapacidade dos Membros em viajarem a este reino, a maior parte do seu conhecimento é baseada em boatos, sendo, portanto, difícil de ser verificada.
• Amador: O seu conhecimento é em sua maior parte baseado em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui um conhecimento geral de seus hábitos.
•••• Especialista: Você possui amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você acha que conhece os segredos dessas criaturas.
Possuído por: Fadas, Lupinos, Ocultistas, Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especiadades: Música Encantadora, Comida de Fadas, Somniare, Atlantium, Antrum, Caelum, Barathrum, Tartarus.
TÉCNICAS JUDICIAIS
Você é treinado no reconhecimento e na interpretação de pistas físicas. Você pode examinar a cena de um crime, por exemplo, e descobrir a raça, sexo, físico, cor do cabelo, tipo de roupa e provável classe social de qualquer indivíduo que tenha estado ali nos últimos três a quatro dias. Você pode examinar um cadáver e descobrir a causa e as circunstâncias prováveis da morte.
• Amador: Detetive amador.
•• Experiente: Detetive, Agente do FBI.
••• Competente: Especialista da Polícia.
•••• Especialista: Especialista do FBI.
••••• Mestre: Te cuida, Sherlock Holmes!
Possuído por: Detetives Amadores, Polícia, FBI.
Especialidades: Cena do Crime, Patologia, Balística, Digitais.
GEOLOGIA
Você estudou a composição física da Terra. Você sabe alguma coisa sobre as propriedades físicas e a química das rochas, a formação de acidentes geográficos e outros tópicos relacionados. Você pode identificar o tipo e a fonte provável de um pedaço de pedra; avaliar um provável veio de petróleo, metais preciosos e cristais; e identificar e refinar minérios. Para assumir este Conhecimento é necessário um ponto em Ciência.
• Amador: Estudante do segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou comerciante de petróleo.
•••• Especialista: Professor universitário ou consultor de mineração.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Comerciante de Petróleo, Mineradores, Engenheiros Estruturais, Garimpeiros, Exploradores.
Especialidades: Petrologia, Geomorfologia, Mineração, Paleontologia, Engenharia.
HERÁLDICA
Você estudou a arte e a linguagem da Heráldica, podendo interpretar um dispositivo heráldico como um brasão de armas ou um mon japonês. Você também pode desenhar um novo símbolo que as autoridades em heráldica considerariam aceitável. Fornece o reconhecimento bem-sucedido de um símbolo heráldico automaticamente algumas pistas sobre a família ou a organização a qual ele pertence.
• Amador: Amador.
•• Experiente: Entusiasta ou Historiador.
••• Competente: Mestrando ou Genealogista.
•••• Especialista: Professor ou Heráldico Júnior.
••••• Mestre: Pesquisador ou Rei de Armas.
Possuído por: Entusiastas, Historiadores, Genealogistas, Heráldicos.
Especialidades: Inglesa, Francesa, Alemã, Italiana, Espanhola, Escandinava, Japonesa, Moderna, Mercantil.
HISTÓRIA
Você estudou a história do mundo ou de uma área ou período específico, e compreende o que aconteceu, quando, porque e quem estava envolvido. Você também tem uma boa idéia das condições sociais, políticas, econômicas e tecnológicas de diversos lugares e períodos históricos. Repare que no caso dos vampiros, este Conhecimento se relaciona apenas a épocas e lugares fora de sua experiência direta, por exemplo, um vampiro nascido na Roma Antiga contaria com sua memória para conhecimento em história e cultura romana, mas usaria História para descobrir informações sobre a Grécia clássica, que existiu antes de seu tempo, ou sobre o Japão Tokugawa, que se encontra fora de sua experiência.
• Amador: Amador ou Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Entusiasta ou Universitário.
••• Competente: Mestrando ou autor.
•••• Especialista: Professor universitário.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Entusiastas, Eruditos.
Especialidades: História Política, Intelectual, Social, Econômica, Tecnológica, Clássica, Medieval, Renascentista, Moderna, Européia, Americana, Ásiática, Áfricana, Australiana.
CULTURA DA FAMÍLIA
Este Conhecimento não pode ser assumido durante a geração do personagem; pode ser obtido apenas mediante a experiência direta. A Cultura da Família reflete o conhecimento de um personagem sobre os segredos dos Membros: a Jyhad, a Gehenna, os Antediluvianos, Matusaléns, Inconnu e o Livro de Nod. Ao fim de algumas histórias, o Narrador anunciará o número máximo de pontos de experiência que um personagem pode transferir para usar na aquisição ou no aperfeiçoamento deste Conhecimento, tendo como base o que cada personagem descobriu durante a história. Ao contrário do Conhecimento em Ocultismo, a Cultura da Família lhe garante que a maioria do que você já sabe sobre o objeto de seu interesse é, realmente verdade (embora certamente, nem tudo).
• Amador: Apenas uma Criança bem jovem.
•• Experiente: Ainda desconhece a maioria das coisas.
••• Competente: ampla familiaridade com as lendas.
•••• Especialista: Sabe um pouco sobre os grandes segredos.
••••• Mestre: Conhecedor de alguns dos maiores segredos.
Possuído por: Vampiros, alguns valorosos Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Jyhad, Inconnu, Antediluvianos, Caim, Livro de Nod, Gehenna.
LITERATURA
Você está familiarizado com a literatura de uma ou mais nações ou períodos históricos, sabendo alguma coisa sobre seu estilo geral e estrutura as coisas que separam a literatura da mera ficção ou entretenimento. Você normalmente lembra uma citação espirituosa e apropriada ou identifica uma citação quando a vê.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante universitário ou Autor iniciante.
••• Competente: Mestrando ou Crítico.
•••• Especialista: Professor Universitário ou Autor reconhecido.
••••• Mestre: Pesquisador ou Autor celebrado.
Possuído por: Eruditos, Autores, Críticos, Amantes da cultura.
Especialidades: O Romance, Poesia, Drama, Literatura Inglesa, Americana, Européia, Clássica, Medieval, Asiática, Islâmica.
CULTURA LUPINA
Você possui informações pertinentes a lobisomens o que comem, onde se reúnem, seus pontos fortes e fracos. Você pode usar este Conhecimento para descobrir a melhor forma de combatê-los, ou obter um acordo de paz entre suas tribos e você. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a Cultura Lupina lhe garante que a maior parte do que você conhece sobre o assunto é realmente verdade (mas certamente não tudo).
• Amador: O seu conhecimento baseia-se principalmente em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui um entendimento geral do assunto.
•••• Especialista: Você possui um amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você sabe tanto sobre eles quanto eles próprios.
Possuído por: Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Tribos, Totens, Guias Espirituais, Matilhas, Ancestrais.
CULTURA MÍSTICA
Você está familiarizado com o conhecimento de magia e bruxaria. Você conhece as antigas ordens de magos: suas cabalas, pactos e rituais secretos. Mais importante ainda, você também sabe a respeito dos seus correlativos modernos. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a Cultura Mística lhe garante que a maior parte do que você acredita sobre o assunto realmente é verdade (mas com certeza não tudo).
• Amador: O seu conhecimento baseia-se principalmente em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui conhecimentos básicos sobre misticismo.
•••• Especialista: Você possui amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você compreende a teoria da magia.
Possuído por: Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Rituais, Vicca, Astrologia, Ordem de Hermes, Cabala, Tradições Místicas.
MATEMÁTICA
Você estudou a ciência dos números e é capaz de executar cálculos complexos e compreender conceitos matemáticos muito além da aritmética básica. Ao ver um cálculo inteiro, ou mesmo parcial, você é capaz de decifrar o que se pretendeu conseguir.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou Cientista.
•••• Especialista: Professor Universitário.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Cientistas.
Especialidades: Matemática Pura, Mecânica, Estatística.
METALURGIA
Você conhece as propriedades e o comportamento de metais e ligas. Com o tempo e o equipamento corretos, pode identificar praticamente qualquer metal ou liga a partir de uma amostra. Você conhece os pontos de fusão, limites de resistência e outras características dos metais e ligas mais comuns. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência para obter este Conhecimento.
• Amador: Estudante.
•• Experiente: Mestrando ou Aprendiz.
••• Competente: Professor ou Engenheiro.
•••• Especialista: Engenheiro.
••••• Mestre: Engenheiro chefe.
Possuído por: Eruditos, Engenheiros, Inventores.
Especialidades: Ferro, Aço, Ligas de Cobre, Ligas de Alta Resistência, Condutores.
METEREOLOGIA
Através de estudo ou experiência, você conhece uma ou duas coisas sobre clima. Pode dizer se vai chover esta tarde, esta noite ou amanhã; quais são as chances de nevar; ou se o céu estará nublado ou limpo durante os próximos dias. Você pode predizer quais serão as temperaturas mais altas e mais baixas do dia, e assim por diante.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário, Campista Domingueiro ou Apresentador de meteorologia de um telejornal.
••• Competente: Mestrando ou Ecólogo entusiasta.
•••• Especialista: Professor universitário ou Fazendeiro.
••••• Mestre: Você e São Pedro são assim!
Possuído por: Eruditos, Apresentadores de meteorologia em telejornais, Ecólogos, Fazendeiros.
Especialidades: Teoria, Área Local, Predição.
CIÊNCIA MILITAR
Mediante estudo intensivo ou experiência real de batalha, você está familiarizado com as técnicas necessárias para conduzir uma campanha militar. O seu conhecimento abrange o espectro da guerra, desde as táticas requeridas para comandar um pelotão de dez homens até uma grande estratégia necessária para comandar exércitos inteiros. Você sabe como distribuir suas forças, cortar linhas de suprimento e capturar territórios vitais.
• Amador: Formado em academia militar.
•• Experiente: Oficial Não Comissionado.
••• Competente: General de Brigada.
•••• Especialista: Júlio César.
••••• Mestre: Sun Tzu.
Possuído por: Militares, Ex-Cavaleiros, Adeptos de Jogos de Guerra, Guerreiros da Mão Negra.
Especialidades: Falange, Grande Escala, Mano a mano, Guerra Moderna, Cercos, Sabá.
NATURALISTA
Você é um estudante do comportamento animal. Através de estudo ou experiência, você sabe onde e como encontrar determinados animais, como observá-los sem fazê- los correr ou atacá-lo, e como eles reagem a determinadas coisas. Você pode, lendo sinais naturais, predizer se há um predador ou alguma outra ameaça na área, e pode interpretar o humor de um animal através de seu comportamento.
• Amador: Escoteiro.
•• Experiente: Ecólogo.
••• Competente: Apresentador de programa televisivo sobre a natureza.
•••• Especialista: Trabalhador de campo ocasional.
••••• Mestre: David Attenborough.
Possuído por: Biólogos, Ecólogos, Caçadores, Fazendeiros, Fotógrafos da vida selvagem, Lupinos.
Especialidades: Floresta Temperada, Selva, Pradaria, Montanhas, Costa, Ártico, Deserto.
FÍSICA
Você estudou a ciência da matéria, sua composição e comportamento. Você pode calcular massas e velocidades sem pensar no que está fazendo, sabe um pouco sobre por que o universo é como é, e até mesmo entende a Teoria da Relatividade. Consegue compreender e interpretar dados físicos, anotações de outros físicos e equipamentos experimentais ou de laboratório. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência para obter este Conhecimento.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Engenheiros, Cientistas.
Especialidades: Mecânica, Termodinâmica, Hidrodinâmica, Aerodinâmica, Astrofísica, Ótica, Eletrônica, Física Nuclear, Física Teórica, Física Prática.
PSICOLOGIA
Você possui uma educação formal na ciência da natureza humana. Você conhece as teorias modernas de emoção, desenvolvimento cognitivo, personalidade, percepção e aprendizado. Embora esta seja uma compreensão altamente erudita da psiquê humana, ela pode ser aplicada na prática, para entender aqueles que o cercam.
• Amador: Estudante do segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Teórico.
Possuído por: Professores, Pesquisadores, Cientistas, Conselheiros, Psicólogos.
Especialidades: Behaviorismo, Freud, Jung, Humanismo, Psicologia Industrial, Empirismo, Psicologia Animal.
CULTURA DO SABÁ
Você conhece informações disponíveis apenas a membros do Sabá. Se você não for Sabá mas possuir este conhecimento, é melhor mantê-lo em segredo. Se o Sabá um dia encontrá-lo, a sua expectativa de pós-vida cairá sensivelmente. Você conhece a história do Sabá, suas lendas, rituais, táticas, estratégias e muito mais.
• Amador: O que praticamente todo vampiro do Sabá conhece.
•• Experiente: O que muitos sacerdotes do Sabá conhecem.
••• Competente: O que muitos Bispos do Sabá conhecem.
•••• Especialista: O que muitos arcebispos do Sabá conhecem.
••••• Mestre: O que os Cardeais e Legisladores conhecem.
Possuído por: Arcontes, Membros do Sabá.
Especialidades: História, Auctoritas Ritae, Membros Famosos do Sabá, Membros Locais do Sabá, Propaganda.
CONHECIMENTO DOS ESGOTOS
Você sabe muita coisa sobre esgotos em geral e um bocado sobre o sistema de esgotos da sua cidade. Este é um conhecimento inestimável: ele lhe permite saber quais túneis tomar para chegar aonde deseja. Você sabe onde ficam os refúgios dos Nosferatu, e sabe onde os Giovanni da cidade se encontram. Você pode conhecer outras criaturas dos esgotos. Se precisar, pode sobreviver em segurança e indefinidamente nos esgotos. Você também possui um conhecimento geral que lhe permite viajar através de sistemas de esgoto desconhecidos e emergir perto do seu destino.
• Amador: Você é um verdadeiro rato de esgoto.
•• Experiente: O que um operário urbano saberia.
••• Competente: O que um Nosferatu ou um Giovanni saberiam.
•••• Especialista: O que muitos Nosferatu não sabem.
••••• Mestre: O que um ancião Nosferatu saberia.
Possuído por: Nosferatu, Giovanni, alguns Malkavianos, Operários Urbanos, Monstros de esgoto, alguns Semteto, Roedores de Ossos.
Especialidades: Refúgios, Comida, Esconderijos, Atalhos, Becos.
CULTURA ESPIRITUAL
Você conhece o mundo espiritual, sua estrutura e formas. Embora você não tenha necessariamente a habilidade para realizar viagem astral, compreende o funcionamento do processo. O mundo dos fantasmas também lhe é conhecido. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a maioria das coisas que você acredita sobre o assunto é verdade (mas decerto não tudo).
• Amador: Assiste um daqueles programas sensacionalistas.
•• Experiente: Ficou apavorado numa casa malassombrada.
••• Competente: Sabe onde estão.
•••• Especialista: Sabe o que são.
••••• Mestre: Sabe porque estão ali.
Possuído por: Lobisomens, Magos, Vampiros, Paranormais, Clarividentes, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Espíritos Benignos, Espíritos Malévolos, Espíritos Brincalhões, Viagem Astral, Sítio Específico, Assombrações.
TEOLOGIA
A religião lhe é um aspecto familiar do comportamento humano você compreende inteiramente sua posição no mundo. Em níveis mais elevados, este Conhecimento possibilita uma apreciação por todas as crenças religiosas, embora indivíduos menos habilitados tendam a ver suas próprias crenças como intrinsecamente superiores às outras. Isto, obviamente, varia de um indivíduo para outro. A Posse deste Conhecimento não requer que o personagem acredite nos dogmas de qualquer religião específica.
• Amador: Participante.
•• Experiente: Coroinha.
••• Competente: Padre.
•••• Especialista: Professor Universitário.
••••• Mestre: Teólogo.
Possuído por: Missionários, Padres, Pastores, Freiras, Teólogos, Ateus.
Especialidades: Religião dedicadas a deusas (cujo estudo normalmente é denominado Tealogia), Estudo Comparativo, Tealogia da Libertação, Agnosticismo, Cristianismo, Budismo, Ramo Davianista.
TOXICOLOGIA
Você possui um conhecimento prático de venenos, seus efeitos e antídotos. Você pode analisar um veneno para determinar sua origem e, se dispuser de tempo suficiente e equipamento adequado, será capaz de formular um veneno ou um antídoto. É preciso pelo menos um ponto em Química ou Biologia para adquirir este Conhecimento.
• Amador: Sabe um pouquinho sobre o assunto.
•• Experiente: Detetive, Leitor de Histórias de Mistério.
••• Competente: Farmacêutico, Escritor de Histórias de Mistério.
•••• Especialista: Cientista Forense, Médico de Sala de Emergência.
••••• Mestre: Assassino.
Possuído por: Fãs de mistério, Detetives, Farmacêuticos, Médicos, Assassinos.
Especialidades: Venenos, Venenos químicos, Venenos herbáceos, Análise, Antídotos, Venenos de Ação Instantânea, Venenos de Ação Lenta, Venenos Indetectáveis.
CONHECIMENTO DE WYRM
Alguns vampiros estudam a inimiga dos lupinos a Wyrm. Isto é perigoso; para cada pequena informação que eles obtêm, arriscam sua destruição ou corrupção. Para mais informações sobre a Wyrm, leia Lobisomem: O Apocalipse ou O Livro da Wyrm.
• Amador: Você está ciente da Wyrm e pode apontar muitas de suas criaturas.
•• Experiente: Você sabe que existem muitas manifestações da Wyrm (como os aspectos triáticos da Wyrm e os Maculados pela Wyrm.) Talvez conheça alguns dos pictogramas dos Dançarinos da Espiral Negra.
••• Competente: Você sabe alguma coisa sobre a geografia e o povo de Malfeas.
•••• Especialista: Você sabe a respeito do Labirinto dos Dançarinos da Espiral Negra e conhece alguns de seus segredos.
••••• Mestre: Você é um perigo para a Wyrm e para si mesmo.
Possuído por: Dançarinos da Espiral Negra, Uktenas mancomunados com Malditos, Diretores da Pentex
Especialidades: Aspectos Triáticos da Wyrm, Maculados pela Wyrm, Monstros, Malditos, Dançarinos da Espiral Negra, Malfeas.
LINGUÍSTICA
Você começa o jogo com uma língua nativa à sua escolha, mas se você desejar falar qualquer outra língua, seja ela moderna ou antiga, a Linguística é necessária. Esta Habilidade permite que você entenda novas línguas, mas em níveis altos, também oferece umamaior compreensão geral da estrutura linguística. A Linguística pode permitir que você reconheça sotaques e decifre enigmas.
Possuído por: Diplomatas, Embaixadores, Viajantes, Vampiros Antigos, Criptólogos, Eruditos
Especializações: Linguagem Romântica, Kanji, Idiomas, Hieróglifos, Expressão Escrita, Códigos
Pontos
• Estudante: Uma língua adicional.
•• Universitário: Duas línguas adicionais.
••• Mestre: Quatro línguas adicionais.
•••• Doutor: Oito línguas adicionais.
••••• Catedrático: Dezesseis línguas adicionais.
MÁSCARA
Os vampiros fazem de tudo para se passar por mortais; esta Habilidade permite ao carniçal se passar por vampiro; a maioria dos carniçais tem poucos motivos para aprender isso, mas sempre há exceções. Alguns Dominadores podem encomendar missões de espionagem aos seus criados mais sutis. Os carniçais independentes vêem que se passar por vampiros pode dar mais possibilidades de sobreviver. Os mestres desta arte são os estranhos e antigos carniçais de Matusaléns: esses servos geralmente são tão poderosos (ou mais) do que jovens vampiros, e se movimentam entre os vampiros de menor nível em busca de presas para seus mestres. Os únicos carniçais que não podem adquirir este Talento durante a criação de personagens são os Revenantes; imitar os mestres é mal visto pelo Sabá, e os poucos que tentam são rapidamente eliminados (ou não tão rapidamente...).
• Novato: “Corado? Ah, acabei de me alimentar, deve ser isso”.
•• Praticante: Os carniçais de outros vampiros poderiam vê-lo como um vampiro.
••• Competente: Recebe convites para o Elísio.
•••• Especialista: Pode enganar um ancillae com Auspícios.
••••• Mestre: Pode jantar com o príncipe sem levantar suspeitas.
MORDOMO
Você estudou a arte de gerenciar uma casa, e a dominar a complexidade da tarefa. É um criado útil, um mordomo, ou um senescal de seu Dominador. E mais, está a par dos assuntos entre os membros locais para servir melhor. Pode dar conta de quase qualquer aspecto do refúgio de seu senhor se for necessário, e pode se transformar no objetivo de inimigos que apreciam o seu conhecimento. É claro, que se você o trair, seu mestre certamente irá querer a sua morte ou recaptura como uma prioridade.
• Estudante: Podemanterum apartamento em ordem.
•• Universitário: Se considera seguro, se não brilhante.
••• Mestre: Praticamente da família.
•••• Erudito: Cuida muito bem da mansão e lembra a o seu senhor de seus compromissos com o príncipe.
••••• Catedrático: Alfred Pennyworth.
Você é capaz de fazer cálculos e manter registro segundo as técnicas tradicionais de contabilidade. Pode também analisar livros de contabilidade e encontrar erros e fraudes.
• Amador: Aluno de escola de especialização.
•• Experiente: Escrivão Júnior.
••• Competente: Escrivão Senior ou sócio júnior.
•••• Especialista: Sócio senior.
••••• Mestre: Nada lhe escapa.
Possuído por: Pessoas de Negócios, Fiscais do Imposto de Renda.
Especialidades: Pequenas Empresas, Grandes Empresas, Governo, Impostos.
ALQUIMIA
Você está familiarizado com os textos dos alquimistas clássicos e medievais, podendo também ter alguma experiência prática. Esta Habilidade relaciona-se indiretamente com o Conhecimento de Química, de uma forma semelhante à relação entre Astronomia e Astrologia. Você pode interpretar textos alquímicos e entender os diversos símbolos e códigos usados pelos alquimistas, mesmo quando os encontra fora de um contexto alquímico.
• Amador: Você sabe uma ou duas coisas sobre o assunto.
•• Experiente: Aprendiz, possivelmente ainda dependente de um mestre.
••• Competente: Está no caminho certo, mas ainda tem muita estrada para percorrer.
•••• Especialista: Alquimista Experiente, com domínio dos maiores segredos.
••••• Mestre: Talvez com você aquela coisa de transformar chumbo em ouro funcione.
Possuído por: Esotéricos, Eruditos, Alguns Cientistas
Especialidades: Transmutação, Cosmologia, Lápis Philosophorum.
ANTROPOLOGIA
Você estudou o fenômeno humano em suas mais diversas formas, compreendendo suas regras básicas e estruturas em nível teórico. Também detém algum conhecimento específico sobre uma ou mais sociedades pré-industriais contemporâneas.
• Amador: Universitário.
•• Experiente: Mestrando ou Assistente de pesquisa.
••• Competente: Professor universitário ou pesquisador de campo veterano.
•••• Especialista: Chefe de departamento numa grande universidade.
••••• Mestre: Um líder da área; a sua obra molda o futuro da antropologia.
Possuído por: Eruditos.
Especialidades: Físico, Social, Antigo, Teórico, culturas específicas.
ARQUEOLOGIA
Você estudou os restos do passado e os processos segundo os quais eles são preservados e descobertos. Você pode interpretar restos arqueológicos e identificar a origem provável de artefatos antigos; você conhece também muita coisa sobre uma ou mais culturas antigas.
• Amador: Universitário ou Amador.
•• Experiente: Mestrando ou Assistente de Pesquisa.
••• Competente: Professor universitário.
•••• Especialista: Pesquisador.
••••• Mestre: Doyen.
Possuído por: Eruditos, Entusiastas, Autores Populares.
Especialidades: Europa Pré-histórica, Cultura Clássica, América Central, Escavação, Arqueologia Submarina, Teoria, Paleopatologia, Paleocologia.
ARQUITETURA
Você é treinado no projeto de edifícios, tanto no ponto de vista artístico quanto funcional. Você tem competência para decidir onde se encontram os elementos portadores de carga de um prédio e interpretar planos arquitetônicos. Você sabe instintivamente onde são os locais mais seguros em caso de explosão ou terremoto.
• Amador: Estudante Universitário.
•• Experiente: Profissional júnior.
••• Competente: Sócio Júnior.
•••• Especialista: Sócio Sênior.
••••• Mestre: Frank Lloyd Wright.
Possuído por: Arquitetos, Engenheiros Estruturais.
Especialidades: Casas, Edifícios de Escritório, Edifícios Públicos, Arquitetura Gótica.
CONHECIMENTO DA ÁREA
Você está familiarizado com uma área normalmente uma cidade e conhece uma boa parte de sua estrutura, história, geografia e política humana. Este Conhecimento não inclui questões vampíricas, que são cobertas pelos Conhecimentos de Cultura Vampírica e Segredos da Cidade (adiante).
• Amador: Para um forasteiro, você sabe muita coisa.
•• Experiente: Você já viveu na área por um ou dois anos,
••• Competente: Você já viveu na área por cinco a dez anos.
•••• Especialista: Você é um nativo, e jamais deixou a área.
••••• Mestre: Você poderia escrever o livro definitivo sobre a área.
Possuído por: Moradores, Tiras, Repórteres, Motoristas de Taxi.
Especialidades: História, Geografia, Política, Meios de Transporte, Direito.
HISTÓRIA DA ARTE
Você estudou a arte mais como um acadêmico que como um artista, e conhece muito sobre sua história. Olhando uma peça de arte, você tem uma boa chance de identificar seu local e período de origem e, na maioria dos casos, identificar o artista sem olhar a assinatura. Você também tem uma boa noção do preço atual de mercado da peça.
• Amador: Estudante ou amador.
•• Experiente: Estudante universitário ou entusiasta.
••• Competente: Professor universitário ou manda-chuva de casa de leilões.
•••• Especialista: Pesquisador ou chefe de casa de leilões.
••••• Mestre: Curador de museu.
Possuído por: Eruditos, Entusiastas, Funcionários de casa de leilões.
Especialidades: Arte Clássica, Arte Renascentista, Mestres, Impressionistas, Arte Primitiva, Arte Americana, Arte Etnográfica.
ASTROLOGIA
Você sabe como compilar e interpretar um horóscopo. Tendo a data e a hora (e, de acordo com alguns sistemas, o local) de nascimento de uma pessoa, você pode construir um perfil da personalidade e um conjunto de predições sobre o curso provável da vida desta pessoa. Acreditar ou não nessas revelações é uma característica pessoal sua, mas você pode apresentá-las de forma convincente e agradável para aqueles que acreditarem.
• Amador: Você sabe dizer as características de cada signo.
•• Experiente: Os amigos lhe pedem para fazer horóscopos para eles.
••• Competente: Você poderia dirigir um pequeno negócio de astrologia.
•••• Especialista: Você poderia assinar uma coluna de jornal.
••••• Mestre: Você poderia trabalhar para celebridades e políticos.
Possuído por: Astrólogos, Amadores, Místicos, Adeptos da Nova Era, Hippies Velhos.
Especialidades: Horóscopo Solar, Ming Shu, Zu Wei.
ASTRONOMIA
Você estuda o céu e seus movimentos de um ponto de vista mais científico que místico. Pode identificar a maioria das constelações, operar um telescópio astronômico, predizer manchas solares, eclipses e cometas, e identificar a maioria dos fenômenos celestes.
• Amador: Estudante ou amador.
•• Experiente: Estudante universitário ou entusiasta.
••• Competente: Professor universitário ou astrônomo renomado.
•••• Especialista: Pesquisador, Apresentador de tevê ou figurão da NASA.
••••• Mestre: Erudito renomado ou líder de equipe da NASA.
Possuído por: Pesquisadores, Amadores, Equipes da NASA.
Especialidades: Planetas, Galáxias, Quasares, Novas e Nebulosas, Buracos Negros, Teoria do Big Bang.
BIOLOGIA
Você conhece a natureza da vida, as formas que ela assume e como os organismos vivos funcionam. Você tem uma chance razoável de identificar uma planta ou criatura, mesmo a partir de um fragmento. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência antes de poder adquirir este Conhecimento.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Ecólogos, Gangrel.
Especialidades: Botânica, Zoologia, Ecologia, Paleontologia.
CULTURA DA CAMARILLA
Você conhece informações a respeito da Camarilla. Você sabe como são a maioria dos príncipes, quem são os verdadeiros legisladores, detalhes sobre a Máscara, a história da Camarilla, lendas e propaganda.
• Amador: Exatamente o que todos os vampiros pertencentes à Camarilla conhecem.
•• Experiente: O que a maioria dos Ventrue conhece.
••• Competente: O que a maioria dos Nosferatu e Tremere conhece.
•••• Especialista: O que a maioria dos príncipes conhece.
••••• Mestre: O que a maioria dos Matusaléns conhece.
Possuído por: Vampiros da Camarilla, Inquisidores, Espiões do Sabá.
Especialidades: História, Lendas, Legisladores Famosos, Príncipes, Estratégias, Atividades Atuais, Segredos, Propaganda.
QUÍMICA
Você estudou a natureza das substâncias e suas interações, sabendo como preparar diversos compostos químicos. Você também sabe como lidar com várias substâncias perigosas. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência antes de adquirir este Conhecimento.
• Amador: Estudante de Segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Farmacêuticos, Cientistas.
Especialidades: Química Orgânica, Inorgânica, Análise, Segurança.
SEGREDOS DA CIDADE
Este Conhecimento descreve o conhecimento detido por um personagem a respeito de uma determinada cidade (à sua escolha); quem é quem, quem tem poder, como seus vampiros se relacionam, entre si e o que está acontecendo. Em Chicago by Night, este conhecimento foi chamado Segredos. Ele não pode ser assumido durante a geração do personagem, podendo ser obtido apenas pela experiência direta. No final de algumas histórias, o Narrador anunciará o número máximo de pontos de experiência que um personagem pode transferir para este Conhecimento, baseado no que cada personagem descobriu durante o curso da história. Tenha em mente que a informação sobre cada comunidade de membros é um conhecimento diferente: saber a respeito dos Membros de Chicago não confere ao personagem nenhuma informação sobre, por exemplo, os Membros de Los Angeles.
• Amador: Criança.
•• Experiente: Jovem ou inocente.
••• Competente: Você tem uma idéia do que está acontecendo.
•••• Especialista: Bem informado.
••••• Mestre: Conspirador ocasional.
Possuído por: Vampiros, alguns valorosos Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Príncipe, Primigênie , Poderes Secretos, Anarquistas, Influências, Presença do Sabá, Refúgios, Máscara.
CONHECIMENTO DO CLÃ
Você detém informações sobre um determinado Clã (geralmente, mas nem sempre, o seu próprio). Esta informação não é acessível à maioria, podendo se passar anos antes que você obtenha alguma informação útil. Muitos membros de clã sabem pouquíssimo sobre sua herança, normalmente porque eles não se importam em tentar descobrir.
• Amador: O que alguns membros de clã sabem.
•• Experiente: O que a maioria dos ancilae sabe.
••• Competente: O que a maioria dos anciões sabe.
•••• Especilista: O que a maioria dos Matusaléns sabe.
••••• Mestre: O que apenas o líder do clã sabe.
Possuído por: Membros de Clã, Tremere, Nosferatu.
Especialidades: Fofoca, Integrantes do clã, Lendas, História, Assembléias.
PIRATARIA DE DADOS
O jogador precisa ter pelo menos dois pontos em Computador antes de adquirir este Conhecimento. Pirataria de Dados possibilita ao usuário do computador quebrar as regras. Não é uma habilidade de programação isso requer Conhecimento em Computador. A Pirataria de Dados representa uma faculdade imaginativa acima e além do uso dos códigos de programação. No mundo binário de sim/não dos computadores, a pirataria de dados representa uma partícula de genialidade que diz Bem, talvez. Quando uma Pirataria de Dados é usada em lugar de um Conhecimento em Computador? Quando o usuário está invadindo o sistema de outro computador ou tentando manipular dados no tempo real. A Habilidade Computador é usada para programação ou outras atividades que envolvam o uso de um computador. A Pirataria de Dados costuma funcionar como uma Habilidade complementar a Computador, mas pode auxiliar a programação possibilitando ao personagem trabalhar mais rápido ou quebrar códigos militares que um programador normal nem mesmo seria capaz de adivinhar.
• Amador: Você é um viciado em computador que conhece alguns truques, como mudar as suas notas na rede da sua faculdade.
•• Experiente: Você tem uma tremenda sorte para adivinhar senhas de acesso a sistemas.
••• Competente: A sua conta de eletricidade veio um pouco alta no mês passado, mas deu para resolver isso apertando algumas teclas.
•••• Especialista: Agora que você descobriu a senha de acesso ao sistema de um banco, é só escolher: Rio ou Bermudas?
••••• Mestre: A Comunidade Européia ficou muito abalada com aquele incidente termonuclear, mas você sabe que eles jamais poderão atribuir-lhe a culpa.
Possuído por: Fanáticos por Computador, Agentes da CIA.
Especialidades: Vírus, Furto de Dados, Rede, Telecomunicações.
CRIMINOLOGIA
Você estudou a natureza do crime quando, onde, como e porque ele é cometido, a natureza da mente criminosa e a história dos casos mais famosos. Você é um especialista em crime e atividades policiais.
• Amador: Fã.
•• Experiente: Entusiasta.
••• Competente: Erudito ou detetive.
•••• Especialista: Historiador criminal ou detetive sênior.
••••• Mestre: O Sombra.
Possuído por: Polícia, Autores, Entusiastas, Psicólogos Criminais.
Especialidades: Assassinos Seriais, Crimes Não resolvidos, Jack o Estripador, Psicologia Criminal.
CRIPTOGRAFIA
Você pode compor e interpretar códigos e cifras habilmente. É capaz de montar um código que pode ser desvendado apenas por alguém que obtenha em sucessos o mesmo número de pontos que você tem neste Conhecimento. Também pode desvendar um código, fazendo um teste deste Conhecimento contra uma dificuldade determinada pelo Narrador de acordo com a complexidade do código.
• Amador: Adolescente fã de espionagem.
•• Experiente: Tarado por palavras cruzadas, Oficial Especialista em Códigos das forças armadas.
••• Competente: Oficial da Inteligência.
•••• Especialista: Especialista em decifração de códigos.
••••• Mestre: James Bond.
Possuído por: Espiões, Fãs, Militares especializados em códigos.
Especialidades: Anagramas, Códigos Matemáticos, Siglas estranhas.
ECONOMIA
Você sabe o que é a ciência da Economia e como ela funciona. Combinada com um Conhecimento da Área, esta Habilidade permite que você determine a origem e o destino de cada centavo da cidade. Você pode estudar uma cidade ou um país e obter um bom conhecimento de sua condição econômica e suas causas.
• Amador: Estudante de Segundo Grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou jornalista financeiro.
•••• Especialista: Professor universitário ou consultor econômico.
••••• Mestre: Pesquisador ou consultor presidencial.
Possuído por: Eruditos, Economistas, Pessoas de Negócios, Políticos, Filósofos de Botequim.
Especialidades: Setor Privado, Setor Público, Bolsa de Valores, Impostos, Economia Internacional.
ELETRÔNICA
Você está familiarizado com a construção e operação de instrumentos eletrônicos. Dispondo de tempo suficiente e equipamento adequado, você pode identificar as funções de um instrumento eletrônico, encontrar um defeito e consertá-lo. Repare que instrumentos eletrônicos não são a mesma coisa que dispositivos mecânicos movidos a eletricidade um secador de cabelo é mecânico, um rádio é eletrônico.
• Amador: Faz-Tudo.
•• Experiente: Operador de rádio amador.
••• Competente: Técnico de televisão.
•••• Especialista: Engenheiro de Computação.
••••• Mestre: Projetista de hardware.
Possuído por: Entusiastas, Engenheiros, Inventores.
Especialidades: Rádio/TV, Sistemas de Controle, Sistemas de Informação.
ENGENHARIA
Você pode compreender e projetar todos os tipos de sistemas mecânicos, bem como diagnosticar seus defeitos. Você na verdade não pode construí-los e consertá-los essas atividades requerem a Perícia Mecânica mas você pode desenhar uma série de planos a partir dos quais um mecânico habilidoso seja capaz de construir praticamente qualquer coisa, de uma torradeira a um avião.
• Amador: Amador.
•• Experiente: Estudante.
••• Competente: Engenheiro Júnior.
•••• Especialista: Engenheiro Chefe.
••••• Mestre: Inventor genial.
Possuído por: Engenheiros, Modelistas, Inventores.
Especialidades: Automotiva, Aérea, Marinha, Doméstica, Manutenção, Consertos, Invenção.
CULTURA DAS FADAS
Você possui informações pertinentes às fadas Seelie e Unseelie. Você sabe alguma coisa sobre seu grande reino: Arcádia. Devido à incapacidade dos Membros em viajarem a este reino, a maior parte do seu conhecimento é baseada em boatos, sendo, portanto, difícil de ser verificada.
• Amador: O seu conhecimento é em sua maior parte baseado em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui um conhecimento geral de seus hábitos.
•••• Especialista: Você possui amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você acha que conhece os segredos dessas criaturas.
Possuído por: Fadas, Lupinos, Ocultistas, Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especiadades: Música Encantadora, Comida de Fadas, Somniare, Atlantium, Antrum, Caelum, Barathrum, Tartarus.
TÉCNICAS JUDICIAIS
Você é treinado no reconhecimento e na interpretação de pistas físicas. Você pode examinar a cena de um crime, por exemplo, e descobrir a raça, sexo, físico, cor do cabelo, tipo de roupa e provável classe social de qualquer indivíduo que tenha estado ali nos últimos três a quatro dias. Você pode examinar um cadáver e descobrir a causa e as circunstâncias prováveis da morte.
• Amador: Detetive amador.
•• Experiente: Detetive, Agente do FBI.
••• Competente: Especialista da Polícia.
•••• Especialista: Especialista do FBI.
••••• Mestre: Te cuida, Sherlock Holmes!
Possuído por: Detetives Amadores, Polícia, FBI.
Especialidades: Cena do Crime, Patologia, Balística, Digitais.
GEOLOGIA
Você estudou a composição física da Terra. Você sabe alguma coisa sobre as propriedades físicas e a química das rochas, a formação de acidentes geográficos e outros tópicos relacionados. Você pode identificar o tipo e a fonte provável de um pedaço de pedra; avaliar um provável veio de petróleo, metais preciosos e cristais; e identificar e refinar minérios. Para assumir este Conhecimento é necessário um ponto em Ciência.
• Amador: Estudante do segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou comerciante de petróleo.
•••• Especialista: Professor universitário ou consultor de mineração.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Comerciante de Petróleo, Mineradores, Engenheiros Estruturais, Garimpeiros, Exploradores.
Especialidades: Petrologia, Geomorfologia, Mineração, Paleontologia, Engenharia.
HERÁLDICA
Você estudou a arte e a linguagem da Heráldica, podendo interpretar um dispositivo heráldico como um brasão de armas ou um mon japonês. Você também pode desenhar um novo símbolo que as autoridades em heráldica considerariam aceitável. Fornece o reconhecimento bem-sucedido de um símbolo heráldico automaticamente algumas pistas sobre a família ou a organização a qual ele pertence.
• Amador: Amador.
•• Experiente: Entusiasta ou Historiador.
••• Competente: Mestrando ou Genealogista.
•••• Especialista: Professor ou Heráldico Júnior.
••••• Mestre: Pesquisador ou Rei de Armas.
Possuído por: Entusiastas, Historiadores, Genealogistas, Heráldicos.
Especialidades: Inglesa, Francesa, Alemã, Italiana, Espanhola, Escandinava, Japonesa, Moderna, Mercantil.
HISTÓRIA
Você estudou a história do mundo ou de uma área ou período específico, e compreende o que aconteceu, quando, porque e quem estava envolvido. Você também tem uma boa idéia das condições sociais, políticas, econômicas e tecnológicas de diversos lugares e períodos históricos. Repare que no caso dos vampiros, este Conhecimento se relaciona apenas a épocas e lugares fora de sua experiência direta, por exemplo, um vampiro nascido na Roma Antiga contaria com sua memória para conhecimento em história e cultura romana, mas usaria História para descobrir informações sobre a Grécia clássica, que existiu antes de seu tempo, ou sobre o Japão Tokugawa, que se encontra fora de sua experiência.
• Amador: Amador ou Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Entusiasta ou Universitário.
••• Competente: Mestrando ou autor.
•••• Especialista: Professor universitário.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Entusiastas, Eruditos.
Especialidades: História Política, Intelectual, Social, Econômica, Tecnológica, Clássica, Medieval, Renascentista, Moderna, Européia, Americana, Ásiática, Áfricana, Australiana.
CULTURA DA FAMÍLIA
Este Conhecimento não pode ser assumido durante a geração do personagem; pode ser obtido apenas mediante a experiência direta. A Cultura da Família reflete o conhecimento de um personagem sobre os segredos dos Membros: a Jyhad, a Gehenna, os Antediluvianos, Matusaléns, Inconnu e o Livro de Nod. Ao fim de algumas histórias, o Narrador anunciará o número máximo de pontos de experiência que um personagem pode transferir para usar na aquisição ou no aperfeiçoamento deste Conhecimento, tendo como base o que cada personagem descobriu durante a história. Ao contrário do Conhecimento em Ocultismo, a Cultura da Família lhe garante que a maioria do que você já sabe sobre o objeto de seu interesse é, realmente verdade (embora certamente, nem tudo).
• Amador: Apenas uma Criança bem jovem.
•• Experiente: Ainda desconhece a maioria das coisas.
••• Competente: ampla familiaridade com as lendas.
•••• Especialista: Sabe um pouco sobre os grandes segredos.
••••• Mestre: Conhecedor de alguns dos maiores segredos.
Possuído por: Vampiros, alguns valorosos Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Jyhad, Inconnu, Antediluvianos, Caim, Livro de Nod, Gehenna.
LITERATURA
Você está familiarizado com a literatura de uma ou mais nações ou períodos históricos, sabendo alguma coisa sobre seu estilo geral e estrutura as coisas que separam a literatura da mera ficção ou entretenimento. Você normalmente lembra uma citação espirituosa e apropriada ou identifica uma citação quando a vê.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante universitário ou Autor iniciante.
••• Competente: Mestrando ou Crítico.
•••• Especialista: Professor Universitário ou Autor reconhecido.
••••• Mestre: Pesquisador ou Autor celebrado.
Possuído por: Eruditos, Autores, Críticos, Amantes da cultura.
Especialidades: O Romance, Poesia, Drama, Literatura Inglesa, Americana, Européia, Clássica, Medieval, Asiática, Islâmica.
CULTURA LUPINA
Você possui informações pertinentes a lobisomens o que comem, onde se reúnem, seus pontos fortes e fracos. Você pode usar este Conhecimento para descobrir a melhor forma de combatê-los, ou obter um acordo de paz entre suas tribos e você. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a Cultura Lupina lhe garante que a maior parte do que você conhece sobre o assunto é realmente verdade (mas certamente não tudo).
• Amador: O seu conhecimento baseia-se principalmente em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui um entendimento geral do assunto.
•••• Especialista: Você possui um amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você sabe tanto sobre eles quanto eles próprios.
Possuído por: Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Tribos, Totens, Guias Espirituais, Matilhas, Ancestrais.
CULTURA MÍSTICA
Você está familiarizado com o conhecimento de magia e bruxaria. Você conhece as antigas ordens de magos: suas cabalas, pactos e rituais secretos. Mais importante ainda, você também sabe a respeito dos seus correlativos modernos. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a Cultura Mística lhe garante que a maior parte do que você acredita sobre o assunto realmente é verdade (mas com certeza não tudo).
• Amador: O seu conhecimento baseia-se principalmente em especulação e boatos.
•• Experiente: Você conhece alguns fatos relevantes.
••• Competente: Você possui conhecimentos básicos sobre misticismo.
•••• Especialista: Você possui amplo conhecimento.
••••• Mestre: Você compreende a teoria da magia.
Possuído por: Vampiros, Magos, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Rituais, Vicca, Astrologia, Ordem de Hermes, Cabala, Tradições Místicas.
MATEMÁTICA
Você estudou a ciência dos números e é capaz de executar cálculos complexos e compreender conceitos matemáticos muito além da aritmética básica. Ao ver um cálculo inteiro, ou mesmo parcial, você é capaz de decifrar o que se pretendeu conseguir.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando ou Cientista.
•••• Especialista: Professor Universitário.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Cientistas.
Especialidades: Matemática Pura, Mecânica, Estatística.
METALURGIA
Você conhece as propriedades e o comportamento de metais e ligas. Com o tempo e o equipamento corretos, pode identificar praticamente qualquer metal ou liga a partir de uma amostra. Você conhece os pontos de fusão, limites de resistência e outras características dos metais e ligas mais comuns. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência para obter este Conhecimento.
• Amador: Estudante.
•• Experiente: Mestrando ou Aprendiz.
••• Competente: Professor ou Engenheiro.
•••• Especialista: Engenheiro.
••••• Mestre: Engenheiro chefe.
Possuído por: Eruditos, Engenheiros, Inventores.
Especialidades: Ferro, Aço, Ligas de Cobre, Ligas de Alta Resistência, Condutores.
METEREOLOGIA
Através de estudo ou experiência, você conhece uma ou duas coisas sobre clima. Pode dizer se vai chover esta tarde, esta noite ou amanhã; quais são as chances de nevar; ou se o céu estará nublado ou limpo durante os próximos dias. Você pode predizer quais serão as temperaturas mais altas e mais baixas do dia, e assim por diante.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário, Campista Domingueiro ou Apresentador de meteorologia de um telejornal.
••• Competente: Mestrando ou Ecólogo entusiasta.
•••• Especialista: Professor universitário ou Fazendeiro.
••••• Mestre: Você e São Pedro são assim!
Possuído por: Eruditos, Apresentadores de meteorologia em telejornais, Ecólogos, Fazendeiros.
Especialidades: Teoria, Área Local, Predição.
CIÊNCIA MILITAR
Mediante estudo intensivo ou experiência real de batalha, você está familiarizado com as técnicas necessárias para conduzir uma campanha militar. O seu conhecimento abrange o espectro da guerra, desde as táticas requeridas para comandar um pelotão de dez homens até uma grande estratégia necessária para comandar exércitos inteiros. Você sabe como distribuir suas forças, cortar linhas de suprimento e capturar territórios vitais.
• Amador: Formado em academia militar.
•• Experiente: Oficial Não Comissionado.
••• Competente: General de Brigada.
•••• Especialista: Júlio César.
••••• Mestre: Sun Tzu.
Possuído por: Militares, Ex-Cavaleiros, Adeptos de Jogos de Guerra, Guerreiros da Mão Negra.
Especialidades: Falange, Grande Escala, Mano a mano, Guerra Moderna, Cercos, Sabá.
NATURALISTA
Você é um estudante do comportamento animal. Através de estudo ou experiência, você sabe onde e como encontrar determinados animais, como observá-los sem fazê- los correr ou atacá-lo, e como eles reagem a determinadas coisas. Você pode, lendo sinais naturais, predizer se há um predador ou alguma outra ameaça na área, e pode interpretar o humor de um animal através de seu comportamento.
• Amador: Escoteiro.
•• Experiente: Ecólogo.
••• Competente: Apresentador de programa televisivo sobre a natureza.
•••• Especialista: Trabalhador de campo ocasional.
••••• Mestre: David Attenborough.
Possuído por: Biólogos, Ecólogos, Caçadores, Fazendeiros, Fotógrafos da vida selvagem, Lupinos.
Especialidades: Floresta Temperada, Selva, Pradaria, Montanhas, Costa, Ártico, Deserto.
FÍSICA
Você estudou a ciência da matéria, sua composição e comportamento. Você pode calcular massas e velocidades sem pensar no que está fazendo, sabe um pouco sobre por que o universo é como é, e até mesmo entende a Teoria da Relatividade. Consegue compreender e interpretar dados físicos, anotações de outros físicos e equipamentos experimentais ou de laboratório. Você precisa ter pelo menos um ponto em Ciência para obter este Conhecimento.
• Amador: Estudante de segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Pesquisador.
Possuído por: Eruditos, Engenheiros, Cientistas.
Especialidades: Mecânica, Termodinâmica, Hidrodinâmica, Aerodinâmica, Astrofísica, Ótica, Eletrônica, Física Nuclear, Física Teórica, Física Prática.
PSICOLOGIA
Você possui uma educação formal na ciência da natureza humana. Você conhece as teorias modernas de emoção, desenvolvimento cognitivo, personalidade, percepção e aprendizado. Embora esta seja uma compreensão altamente erudita da psiquê humana, ela pode ser aplicada na prática, para entender aqueles que o cercam.
• Amador: Estudante do segundo grau.
•• Experiente: Estudante Universitário.
••• Competente: Mestrando.
•••• Especialista: Professor.
••••• Mestre: Teórico.
Possuído por: Professores, Pesquisadores, Cientistas, Conselheiros, Psicólogos.
Especialidades: Behaviorismo, Freud, Jung, Humanismo, Psicologia Industrial, Empirismo, Psicologia Animal.
CULTURA DO SABÁ
Você conhece informações disponíveis apenas a membros do Sabá. Se você não for Sabá mas possuir este conhecimento, é melhor mantê-lo em segredo. Se o Sabá um dia encontrá-lo, a sua expectativa de pós-vida cairá sensivelmente. Você conhece a história do Sabá, suas lendas, rituais, táticas, estratégias e muito mais.
• Amador: O que praticamente todo vampiro do Sabá conhece.
•• Experiente: O que muitos sacerdotes do Sabá conhecem.
••• Competente: O que muitos Bispos do Sabá conhecem.
•••• Especialista: O que muitos arcebispos do Sabá conhecem.
••••• Mestre: O que os Cardeais e Legisladores conhecem.
Possuído por: Arcontes, Membros do Sabá.
Especialidades: História, Auctoritas Ritae, Membros Famosos do Sabá, Membros Locais do Sabá, Propaganda.
CONHECIMENTO DOS ESGOTOS
Você sabe muita coisa sobre esgotos em geral e um bocado sobre o sistema de esgotos da sua cidade. Este é um conhecimento inestimável: ele lhe permite saber quais túneis tomar para chegar aonde deseja. Você sabe onde ficam os refúgios dos Nosferatu, e sabe onde os Giovanni da cidade se encontram. Você pode conhecer outras criaturas dos esgotos. Se precisar, pode sobreviver em segurança e indefinidamente nos esgotos. Você também possui um conhecimento geral que lhe permite viajar através de sistemas de esgoto desconhecidos e emergir perto do seu destino.
• Amador: Você é um verdadeiro rato de esgoto.
•• Experiente: O que um operário urbano saberia.
••• Competente: O que um Nosferatu ou um Giovanni saberiam.
•••• Especialista: O que muitos Nosferatu não sabem.
••••• Mestre: O que um ancião Nosferatu saberia.
Possuído por: Nosferatu, Giovanni, alguns Malkavianos, Operários Urbanos, Monstros de esgoto, alguns Semteto, Roedores de Ossos.
Especialidades: Refúgios, Comida, Esconderijos, Atalhos, Becos.
CULTURA ESPIRITUAL
Você conhece o mundo espiritual, sua estrutura e formas. Embora você não tenha necessariamente a habilidade para realizar viagem astral, compreende o funcionamento do processo. O mundo dos fantasmas também lhe é conhecido. Ao contrário do Conhecimento Ocultismo, a maioria das coisas que você acredita sobre o assunto é verdade (mas decerto não tudo).
• Amador: Assiste um daqueles programas sensacionalistas.
•• Experiente: Ficou apavorado numa casa malassombrada.
••• Competente: Sabe onde estão.
•••• Especialista: Sabe o que são.
••••• Mestre: Sabe porque estão ali.
Possuído por: Lobisomens, Magos, Vampiros, Paranormais, Clarividentes, Caçadores de Bruxas.
Especialidades: Espíritos Benignos, Espíritos Malévolos, Espíritos Brincalhões, Viagem Astral, Sítio Específico, Assombrações.
TEOLOGIA
A religião lhe é um aspecto familiar do comportamento humano você compreende inteiramente sua posição no mundo. Em níveis mais elevados, este Conhecimento possibilita uma apreciação por todas as crenças religiosas, embora indivíduos menos habilitados tendam a ver suas próprias crenças como intrinsecamente superiores às outras. Isto, obviamente, varia de um indivíduo para outro. A Posse deste Conhecimento não requer que o personagem acredite nos dogmas de qualquer religião específica.
• Amador: Participante.
•• Experiente: Coroinha.
••• Competente: Padre.
•••• Especialista: Professor Universitário.
••••• Mestre: Teólogo.
Possuído por: Missionários, Padres, Pastores, Freiras, Teólogos, Ateus.
Especialidades: Religião dedicadas a deusas (cujo estudo normalmente é denominado Tealogia), Estudo Comparativo, Tealogia da Libertação, Agnosticismo, Cristianismo, Budismo, Ramo Davianista.
TOXICOLOGIA
Você possui um conhecimento prático de venenos, seus efeitos e antídotos. Você pode analisar um veneno para determinar sua origem e, se dispuser de tempo suficiente e equipamento adequado, será capaz de formular um veneno ou um antídoto. É preciso pelo menos um ponto em Química ou Biologia para adquirir este Conhecimento.
• Amador: Sabe um pouquinho sobre o assunto.
•• Experiente: Detetive, Leitor de Histórias de Mistério.
••• Competente: Farmacêutico, Escritor de Histórias de Mistério.
•••• Especialista: Cientista Forense, Médico de Sala de Emergência.
••••• Mestre: Assassino.
Possuído por: Fãs de mistério, Detetives, Farmacêuticos, Médicos, Assassinos.
Especialidades: Venenos, Venenos químicos, Venenos herbáceos, Análise, Antídotos, Venenos de Ação Instantânea, Venenos de Ação Lenta, Venenos Indetectáveis.
CONHECIMENTO DE WYRM
Alguns vampiros estudam a inimiga dos lupinos a Wyrm. Isto é perigoso; para cada pequena informação que eles obtêm, arriscam sua destruição ou corrupção. Para mais informações sobre a Wyrm, leia Lobisomem: O Apocalipse ou O Livro da Wyrm.
• Amador: Você está ciente da Wyrm e pode apontar muitas de suas criaturas.
•• Experiente: Você sabe que existem muitas manifestações da Wyrm (como os aspectos triáticos da Wyrm e os Maculados pela Wyrm.) Talvez conheça alguns dos pictogramas dos Dançarinos da Espiral Negra.
••• Competente: Você sabe alguma coisa sobre a geografia e o povo de Malfeas.
•••• Especialista: Você sabe a respeito do Labirinto dos Dançarinos da Espiral Negra e conhece alguns de seus segredos.
••••• Mestre: Você é um perigo para a Wyrm e para si mesmo.
Possuído por: Dançarinos da Espiral Negra, Uktenas mancomunados com Malditos, Diretores da Pentex
Especialidades: Aspectos Triáticos da Wyrm, Maculados pela Wyrm, Monstros, Malditos, Dançarinos da Espiral Negra, Malfeas.
LINGUÍSTICA
Você começa o jogo com uma língua nativa à sua escolha, mas se você desejar falar qualquer outra língua, seja ela moderna ou antiga, a Linguística é necessária. Esta Habilidade permite que você entenda novas línguas, mas em níveis altos, também oferece umamaior compreensão geral da estrutura linguística. A Linguística pode permitir que você reconheça sotaques e decifre enigmas.
Possuído por: Diplomatas, Embaixadores, Viajantes, Vampiros Antigos, Criptólogos, Eruditos
Especializações: Linguagem Romântica, Kanji, Idiomas, Hieróglifos, Expressão Escrita, Códigos
Pontos
• Estudante: Uma língua adicional.
•• Universitário: Duas línguas adicionais.
••• Mestre: Quatro línguas adicionais.
•••• Doutor: Oito línguas adicionais.
••••• Catedrático: Dezesseis línguas adicionais.
MÁSCARA
Os vampiros fazem de tudo para se passar por mortais; esta Habilidade permite ao carniçal se passar por vampiro; a maioria dos carniçais tem poucos motivos para aprender isso, mas sempre há exceções. Alguns Dominadores podem encomendar missões de espionagem aos seus criados mais sutis. Os carniçais independentes vêem que se passar por vampiros pode dar mais possibilidades de sobreviver. Os mestres desta arte são os estranhos e antigos carniçais de Matusaléns: esses servos geralmente são tão poderosos (ou mais) do que jovens vampiros, e se movimentam entre os vampiros de menor nível em busca de presas para seus mestres. Os únicos carniçais que não podem adquirir este Talento durante a criação de personagens são os Revenantes; imitar os mestres é mal visto pelo Sabá, e os poucos que tentam são rapidamente eliminados (ou não tão rapidamente...).
• Novato: “Corado? Ah, acabei de me alimentar, deve ser isso”.
•• Praticante: Os carniçais de outros vampiros poderiam vê-lo como um vampiro.
••• Competente: Recebe convites para o Elísio.
•••• Especialista: Pode enganar um ancillae com Auspícios.
••••• Mestre: Pode jantar com o príncipe sem levantar suspeitas.
MORDOMO
Você estudou a arte de gerenciar uma casa, e a dominar a complexidade da tarefa. É um criado útil, um mordomo, ou um senescal de seu Dominador. E mais, está a par dos assuntos entre os membros locais para servir melhor. Pode dar conta de quase qualquer aspecto do refúgio de seu senhor se for necessário, e pode se transformar no objetivo de inimigos que apreciam o seu conhecimento. É claro, que se você o trair, seu mestre certamente irá querer a sua morte ou recaptura como uma prioridade.
• Estudante: Podemanterum apartamento em ordem.
•• Universitário: Se considera seguro, se não brilhante.
••• Mestre: Praticamente da família.
•••• Erudito: Cuida muito bem da mansão e lembra a o seu senhor de seus compromissos com o príncipe.
••••• Catedrático: Alfred Pennyworth.
Ageu337- Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018
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