3.4 - (Rituais) das Tribos Garou - Parte 6
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3.4 - (Rituais) das Tribos Garou - Parte 6
Rituais de Punição
Vingar o Inocente
Nível Quatro
Esse é um dos poucos Rituais de Punição dos Garou que geralmente são aplicados em humanos, ao invés de outros Garou. Acontece, ocasionalmente, de um humano - nem sempre um macho, apesar do que algumas Fúrias prefeririam acreditar - cometer um sério crime contra Gaia e não pode ser morto facilmente. Em outros casos, as Fúrias prefeririam não dar ao violador a honra da morte rápida de uma guerreira. Para esses criminosos, as Fúrias Negras rogam maldições como o Ritual de Vingar o Inocente. Vingar o Inocente funciona de maneira simples: uma vez que as Fúrias tenham algum elemento central do crime que o violador cometeu - um lençol ensangüentado de um crime violento, um livro de contábil das fraudes de um golpista ou o martelo de um juiz de um divórcio dolorosamente parcial - elas vão até o mais próximo possível do local do crime. Com esses dois elementos no lugar, elas não precisam que o criminoso esteja presente para julgá-lo.
Sistema: Após uma adequadamente sangrenta e flamejante destruição da arma, teste Manipulação + Intimidação (dificuldade 7). Caso sejam bem sucedidas, as Fúrias invocam o espírito do Hipogrifo para destruir a juventude do criminoso. O alvo envelhece um ano por dia até a sua morte ou que até as Fúrias que lançaram a maldição concordem em retirá-la - o que a maioria não fará para crimes que não podem ser restituídos.
MET: Arrume um elemento central das ações do criminoso e retorne até a cena do crime, como descrito acima. A mestra de rituais deve ser bem sucedida em uma Disputa Social Estática com Intimidação, dificuldade de 8 Características. O alvo então envelhece rapidamente até que as Fúrias retirem a maldição ou o alvo morra - a cada semana, dê à vítima uma Característica Física Negativa Decrépito; quando atingir o total de Características Físicas permanentes do alvo, a vítima morre de velhice. Note que algumas vítimas podem ser protegidas contra espíritos e, logo, não podem ser afetadas facilmente. Além disso, o alvo deve realmente ter cometido um crime hediondo - a tentativa de executar esse ritual em uma pessoa inocente não surte efeito e pode gerar uma notoriedade para as executoras do ritual.
Maldição do Lar
Nível Cinco
A Maldição do Lar é uma maldição mais duradoura e séria do que o Ritual de Vingar os Inocentes. Como o nome sugere, a Mestra do Ritual cria uma maldição duradoura que passa pelas gerações da família do criminoso. Essa maldição é deixada nas mãos da Mestra do Ritual, apesar de que há algumas restrições (veja abaixo). Não possui uma série de efeitos. Entretanto, para um ritual desse poder, é importante que o alvo do ritual esteja fisicamente presente; sem dúvida alguma que ele terá que ser preso, uma vez que nenhuma pessoa sã iria permitir ser amaldiçoado de tal maneira. Esse ritual é reservado para os mais hediondos dos criminosos contra as leis de Gaia: o estuprador, assassino de massas, o pai incestuoso, o canibal. A Mestra do Ritual escolhe quatro coisas para a maldição: como a maldição será passada pela linhagem da família, quando ela surgirá em uma criança em particular, seu efeito exato e como a maldição pode ser suavizada: ela pode passar do pai para todos os filhos e assim por diante; ou pode infectar apenas a criança mais velha, ou apenas os machos (ou fêmeas). Normalmente, ela não tem efeito logo no nascimento; pode aguardar até a puberdade, o casamento ou uma outra simples condição pode trazê-la à tona. A maldição, geralmente, não mata seu alvo de imediato - se ela o fizer, não haverá gerações futuras para atormentar. Aoinvés disso, ela torna suas vidas miseráveis, talvez até mesmo insustentáveis. Isso pode ser quase qualquer coisa: esquizofrenia; má sorte regular; uma praga de fantasmas ou espíritos malignos; incapacidade de manter um emprego; uma séria condição da pele ou uma condição médica crônica; ou muitas outras coisas.
Sistema: A Fúria que executa esse ritual deve escolher uma condição para permitir sua ruptura. Ela não pode acabar com a maldição por si só, sobre qualquer circunstância. Ela deve informar ao amaldiçoado qual é a condição, mesmo que ele não possa satisfazê-la. A condição, normalmente, é impossível de imediato: A sexta filha de sua filha mais nova deve casar com um sacerdote católico. A condição, no entanto, não pode ser impossível. O conhecimento da condição não precisa ser passado de pai para filho; se a informação for perdida, a família será amaldiçoada para sempre. Para executar esse ritual, o alvo deve estar presente; a Mestra do Ritual testa Inteligência + Expressão, dificuldade 8. Ela deve alcançar 3 sucessos nesse teste; sucessos adicionais não têm outros efeitos. O jogador da Fúria deve escrever os efeitos precisos do ritual antes do teste; se ele falhar (isso é, alcançar 2 ou menos sucessos), o alvo da maldição está livre para sair da presença da Fúria e a maldição em questão não poderá ser usada sobre ele no futuro. Se o teste resultar uma falha crítica, a Fúria que executa o ritual terá a maldição sobre si mesma e seus descendentes e o alvo da maldição estará para sempre imune de rituais de maldições executados por essa Fúria.
MET: Leve o alvo até o lugar de seu ritual e execute a Maldição do Lar sobre o indivíduo. Especifique uma condição, que deve ser alcançável, sob qual a maldição possa ser quebrada e faça uma Disputa Mental Estática usando Expressão com uma dificuldade de 9 Características. Se for bem sucedido, você dá ao alvo o equivalente a quatro Características de Defeitos de sua escolha. Você deve informar ao alvo como a maldição pode ser quebrada. A partir de então, o alvo e todos seus descendentes sofrerão da maldição e dos Defeitos que você especificou.
Rituais Periódicos
Outono: Rejuvenescer o Solo
Nível Um
Nos primórdios da agricultura, e até mesmo antes de seu advento, quando os humanos caçavam carnes e juntavam as frutas e vegetais que conseguiam, eles eram completamente cientes de que ficar muito tempo em um lugar acabaria com a vida do solo. Como cuidar dos rebanhos de mortais ainda importavam às Fúrias Negras, elas ensinaram a seus rebanhos os caminhos da Mãe Terra; Rejuvenescer o Solo é um desses segredos. A lavradora pega um punhado de sementes da plantação escolhida produzida ou colhida no ano e queima essa massa em uma tigela de bronze, enquanto murmura orações a Gaia, em seu aspecto de Deméter. Ela deve se assegurar que nenhuma cinza deixe o fogo ou o ritual perderá sua eficácia. Quando o fogo estiver completo, a Fúria mistura algumas gotas de seu próprio sangue. Usando um labrys, a Fúria então grava um glifo de fertilidade - pelo menos 1 metro, preferencialmente maior - no solo, no centro da área a ser afetada. Ela então joga a mistura de sangue e cinzas no glifo. A área ao redor do glifo recuperará sua fertilidade durante o inverno.
Sistema: O jogador deve testar Vigor + Sobrevivência, dificuldade 6 (a menos que a área tenha sido um Domínio Sombrio anteriormente, que no caso deve ser ritualmente purificado e ainda assim a dificuldade é igual a 7 no primeiro ano). Cada sucesso produz um acre de terra fértil para o próximo ano.
MET: Faça uma Disputa Física Estática com Sobrevivência, dificuldade de 7 Características (ou 8, caso a área tenha sofrido uma geada, peste ou outros desastres). Se for bem sucedido, a área irá se beneficiar com uma melhor produção durante o próximo ano - geralmente, um resultado adequado para a interpretação, mas o Narrador pode decidir que pode produzir um beneficio tangível na forma de Recursos ou Influência temporariamente aprimorados, caso afete os lucros de seu personagem.
Rituais de Idade
Os rituais a seguir só podem ser usados por Garou nas apropriadas funções etárias: Rituais da Donzela só podem ser usados antes da gestação da primeira criança da Fúria - mesmo que, tecnicamente, não seja mais virgem (veja a seção Maternidade no Capítulo Dois para mais discussões sobre isso). Os Rituais da Mãe podem ser usados a partir do nascimento do primeiro filho até a Fúria não poder mais gerar filhos (devido a menopausa ou a ferimentos); os Rituais da Anciã só podem ser usados a partir desse ponto.
Rituais da Donzela
Ritual do Acasalamento Puro
Nível Dois
Os mistérios do acasalamento e da reprodução podem nunca ter fim. Gaia dá aos membros de muitas espécies ferramentas para discernir bons parceiros e atraí-los: pistas de simetria, saúde óbvia e até coisas mais sutis, como feromônios, dão aos animais uma idéia de qual parceiro seria o melhor para eles. Nos dias tristes antes do Apocalipse, contudo, as Fúrias Negras usam magia para ajudá-las a discernir entre os melhores parceiros possíveis; afinal de contas, o tempo é curto e perder tempo acasalando com um macho cuja linhagem é fraca, não é mais aceitável. Através do Ritual do Acasalamento Puro, uma Fúria Negra pode determinar se um parceiro em particular irá ajudá-la a produzir filhos Garou ou Parentes de sangue forte. Para testar um macho, a Fúria deve adquirir algo significativo para ele ou parte de seu corpo (não, não um dedo, a menos que ela seja das Amazonas de Diana e ele seja realmente paciente - cabelos ou unhas servem). O ritual exige uma gota do sangue da Fúria, untada no objeto roubado. Ela então o quebra (ou corta, se for pequeno demais para ser facilmente quebrado) sobre um lençol branco e observa os padrões criados pelas gotas de sangue. Padrões simétricos ou circulares indicam que o macho seria um bom parceiro e com uma maior chance de produzir crianças Garou. Padrões angulares e desordenados sugerem uma escolha ruim.
Sistema: A sentença desse ritual é melhor feita baseada na vontade do Narrador, mas se o jogador insistir na mecânica de jogo, Percepção + Ocultismo pode ser testado, com uma dificuldade igual a 8 para interpretar adequadamente os presságios.
MET: Como mencionado na versão para o jogo de mesa do Ritual do Acasalamento Puro, esse ritual é melhor usado baseado no critério do Narrador, mas uma Disputa Mental Estática com Ocultismo (dificuldade de 9 Características) bem sucedida pode ajudar a discernir se um determinado macho possui muitos características de que irá acasalar bem.
Rituais da Mãe
Libertar a Criança Rebelde
Nível Um
Esse ritual, simples, liberta um Garou macho criança de uma Fúria Negra de quaisquer laços com o Pégaso e as Fúrias Negras. É um ritual rápido e emocional; a mãe traça o glifo das Fúrias Negras na testa de seu filho em lágrimas e então golpeia a testa do garoto até que o glifo seque. A popularidade desse ritual é relativamente nova para esse tipo de coisa; nos dias antigos, um filho macho era simplesmente largado para morrer.
Sistema: Não há nenhuma mecânica de jogo envolvida nesse ritual; ele simplesmente reconhece que a criança não está marcada pelo sangue da Fúria e livre para se tornar um membro de qualquer tribo que o adotar.
MET: Mesma coisa. Nenhuma mecânica de jogo é necessária.
Rituais da Anciã
Maldição da Anciã
Nível Dois
A Maldição da Anciã é reservada para os galanteadores; estupradores merecem vingança, não a zombaria e enfraquecimento que esse ritual cria. Esse ritual deixa um alvo macho infértil e impotente, fazendo com que seu pênis encolha até praticamente se tornar inútil.
Sistema: O ritual exige algo distintivamente macho sobre o alvo - isso pode ser praticamente qualquer coisa, desde uma cueca suja até uma gota de seu sêmen. Esse elemento físico é destruído e semeado, enquanto a Anciã silenciosamente murmura um encantamento para Gaia. Teste Carisma + Instinto Primitivo contra uma dificuldade igual a 6; cada sucesso indica uma semana de duração dos efeitos da Maldição da Anciã. A Anciã pode desfazer sua própria maldição com a quebra de um galho e uma palavra mágica - se ela desejar.
MET: Você deve possuir e destruir algum artigo de seu alvo, que deve estar ligado à sua masculinidade. Faça uma Disputa Social Estática, dificuldade de 7 Características; para cada Característica de Instinto Primitivo que você gastar, o alvo sofre de impotência por uma semana. Obviamente, o ritual afeta apenas homens. Você pode encerrar esse ritual à vontade, como descrito na versão para o jogo de mesa.
Encontrando a Foice
Nível Três
As Anciãs são tradicionalmente associadas com o ensino e aprendizado, mas também com o fim da vida. Esses dois aspectos alimentam o Encontrando a Foice, que permite a uma Anciã determinar os meios que um determinado Garou encontrará seu fim. Esse ritual não funciona em humanos. Encontrando a Foice pode ser executado em um alvo disposto ou não, mas o alvo deve estar presente para que o ritual funcione.
Sistema: A Anciã deve inspecionar o Garou de todos os ângulos; para fazer isso, ela caminha no sentido horário ao redor do alvo, enquanto o observa por cima de seu ombro direito. Quando termina, ela inspeciona o topo de sua cabeça e as linhas da sola de seu pé. Após meia hora de meditação de tudo que ela viu, teste Percepção + Enigmas (dificuldade 9 se o alvo for uma Donzela para os padrões das Fúrias - independente da tribo - ou 8 se for uma Mãe, ou 7, caso seja uma Anciã). Se bem sucedida, a Anciã será capaz de descrever a maneira da morte que cairá sobre esse Garou. Uma falha resulta em uma visão que é incorreta em um detalhe importante (o assassino do personagem usa uma arma, não uma klaive, por exemplo); uma falha crítica indica uma visão que é completamente imprecisa, provavelmente uma visão que enervará o alvo o máximo possível. O Narrador é livre para descrever a visão da maneira como quiser e a Fúria é igualmente livre para passar a visão adiante de sua maneira. A visão é, ocasionalmente, metafórica, apesar de que normalmente bem literal. Porém, geralmente é algo impressionante; por exemplo, pode ser óbvio que um lobisomem de pêlos escuros arrancou o coração do personagem, mas a identidade do lobisomem não é clara. Encontrando a Foice é um ritual perigoso, pois parece desvendar a verdade absoluta de um evento futuro. Nenhuma quantia de preces e contatos com o mundo espiritual alterará a morte mostrada através do Encontrando a Foice. Isso pode dar algumas dores de cabeças aos Narradores e eles são encorajados a pensar rapidamente para lidar com os resultados de Encontrando a Foice, Lembrem-se, Narradores, a imprecisão pode ser uma virtude.
MET: A Anciã que executa o ritual caminha no sentido horário ao alvo e o examina cuidadosamente, então passa meia hora fora da interpretação para contemplar os vários sinais vistos. Uma vez terminado, faça uma Disputa Mental Estática, dificuldade de 10 Características (reteste com Enigmas). Se for bem sucedida, a Fúria consegue discernir um importante presságio da morte do alvo e como ela irá ocorrer. Se falhar, então ela descreve uma imagem incorreta. É recomendado que o Narrador envolvido no ritual decida antes se irá colocar pedra, papel ou tesoura de antemão e deixar o jogador jogar sem saber o resultado. A visão obtida é o destino literal do alvo e que acontecerá eventualmente - faça uma anotação dele no registro do personagem.
Os rituais são as cerimônias e celebrações sagradas dos Garou, portanto, os Uktena têm muito orgulho e alegria em realizá-los. Alguns rituais são realizados para evocar uma assembléia ou conexão entre os lobisomens. Outros pedem por uma benção ou ajuda específica de aliados espirituais. Os rituais são importantes para os Uktena porque eles mantêm fortes e vibrantes as memórias dos ancestrais e das tradições, independente das mudanças na tribo durante os anos. Até os chamados rituais menores são praticados regularmente por filhotes e anciões, pois estes rituais elementares são considerados fundamentais para construir a confiança necessária para fortes relacionamentos entre os Garou e os espíritos. Mesmo os rituais comuns (como o Ritual de Assembléia) possuem um sabor único para os Uktena. Muitos destes listados abaixo são raramente compartilhados com as tribos dos Estrangeiros da Wyrm.
Rituais de Pacto
Rituais de Pacto são especificamente feitos para manter a harmonia e equilíbrio, conceitos integrais para várias das tradições culturais dentro da tribo dos Uktena. Apesar de serem guerreiros plenos, os Uktena não acreditam em conflitos desnecessários, particularmente entre os Garou.
Ritual do Equilíbrio
Nível Três
A Tríade está em todos, mas algumas vezes um aspecto toca uma pessoa mais forte do que outro. Este desequilíbrio se manifesta de várias maneiras, de uma loucura alimentada pela Wyld até uma depressão depositada pela Wyrm ou a rotina monótona da Weaver. Matilhas que exploram o reino Cibernético por longos períodos ou que conduzem jornadas até Colméias de Dançarinos da Espiral Negra voltam de lá mudados e Maculados. Este ritual busca trazê-los de volta ao equilíbrio e restaurar a harmonia dos Garou com Gaia.
Sistema: O ritual varia dependendo da força relativa de cada uma das influências triáticas no interior do alvo. O mestre de rituais e seus assistentes pintam glifos e selos de poder no alvo e em seguida o banham em uma fonte para lavar as marcas (este ritual de purificação é similar ao ritual Purificar o Espírito, descrito no Croatan Song). Então, em uma cabana medicinal ou outro local neutro, o mestre de rituais conduz uma série de orações, cantos e batucadas, utilizando ervas sagradas, ossos e pedras, e um fogo sagrado. No final do ritual, o jogador testa Raciocínio + Rituais (dificuldade 7, ou maior se a Mácula for particularmente forte). Três sucessos restauram completamente o equilíbrio no interior do alvo, enquanto menos sucessos indicam um reequilíbrio parcial. Em adição, o alvo purificado recupera um ponto temporário de Força de Vontade. O ritual dura metade de um dia e normalmente começa ao pôr ou nascer do sol. Para Máculas particularmente fortes, o ritual pode ser repetido mais três vezes (mas deve ser realizado consecutivamente, sem ninguém sair da cabana). No início de cada repetição, o mestre de rituais deve ser bem sucedido num teste de Vigor + Rituais (veja Resistência e Rituais, abaixo. Alternativamente, se você utilizar o sistema de níveis de Máculas de 1 a 5 descrito em Players Guide to the Garou, a dificuldade será 4 + o nível da Mácula, cada sucesso diminui a Mácula em um nível). Note que quando uma Mácula fica mais forte, realizar este ritual não vai curá-la. Máculas compradas como Qualidades ou Defeitos devem ser retiradas com pontos de experiência e normalmente necessitam de um tratamento mais rigoroso (geralmente uma jornada até um local sagrado de equilíbrio). Este ritual trata sintomas - um desequilíbrio triático - sem saber a causa. Alguém que tenha sido recentemente exposto a energias espirituais da Wyrm poderia ser trazido de volta ao equilíbrio, mas um Fomori já possuído por um Maldito receberia de volta sua Mácula imediatamente.
MET: Ritual Intermediário. Em adição ao teste normal exigido para realizar um ritual, no final do tempo necessário o Uktena deve fazer uma Disputa Mental (reteste com Rituais) dificuldade igual a Força de Vontade do alvo +3. Um sucesso significa que a Mácula do alvo foi removida, a não ser que seja particularmente potente, e neste caso o Narrador deve decretar que usos múltiplos consecutivos deste ritual são necessários para purificar o alvo completamente. Note que as mesmas restrições se tratando de Máculas fortemente presas ainda se aplicam - um fomori recebe sua Mácula de volta imediatamente e este ritual não serve como um meio fácil de se livrar de Qualidades e Defeitos.
Rituais Místicos
Rituais Místicos se focam no relacionamento entre os lobisomens e os espíritos. Eles também reforçam a conexão que um lobisomem possui com a Umbra. Como os Uktena se consideram particularmente protetores do mundo espiritual, estes rituais são largamente utilizados entre a tribo.
Ritual do Fogo Sagrado
Nível Um
O fogo sagrado é o ponto de foco da vida espiritual em muitas seitas, pois como o coração do caern, ele conecta os reinos físico e espiritual - o fogo queima em ambos os lados. Fogos sagrados são tratados com reverência em cabanas ou cavernas medicinais ou, mais raramente, ao ar livre - os espíritos são atraídos a eles como mariposas a uma chama, então tal fogo pode deixar um local um tanto tumultuado, mesmo para um caern Uktena. Construir um fogo sagrado, em troca, aumenta a efetividade de outros propósitos místicos. Um fogo sagrado deve ser tratado com respeito. Apesar de o fogo sagrado poder ser refeito conforme for a necessidade, é considerado honrado que seja mantido sempre um. Muitas seitas mantêm o fogo por um ano inteiro, enquanto outras têm mantido suas chamas por anos ou até gerações.
Sistema: O fogo é construído utilizando materiais santificados (incluindo uma pequena porção de tabaco aceso) e é iniciado com finas faíscas ou por fricção de madeira - nunca um isqueiro ou algo do tipo. A base do fogo consiste de quatro madeiras que apontam para os pontos cardeais. No momento de acendê-lo, o Garou gasta um ponto de Gnose e faz um teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade igual ao nível da Película local).
Cada ponto de Gnose adicional gasto diminui a dificuldade em um. Se bem sucedido, a chama ascende na Penumbra e todos os Rituais Místicos ou outros rituais que lidam com espíritos (como o Ritual de Contrição) podem ser realizados com -1 de dificuldade para cada dois sucessos (após o primeiro). A critério do Narrador, outros contatos com espíritos podem ser mais fáceis, pois a construção do fogo indica um respeito pelas antigas tradições e conhecimentos dos antigos pactos entre os espíritos e os Garou. A área coberta por este ritual é tipicamente tão grande quanto o calor do fogo pode ser sentido (uma sala de tamanho médio ou uma cabana medicinal). O fogo sagrado dura enquanto ele for tratado com materiais santificados.
MET: Ritual Básico. Realizando com sucesso este ritual e gastando a Gnose apropriada, o mestre de rituais ou qualquer outro Garou realizando Rituais Místicos com espíritos recebem um reteste livre em todas as disputas amigáveis.
Oração pela Procura
Nível Um
Esta é, na verdade, uma Oração pela Presa modificada (e muito mais complexa), ensinada apenas aos filhos do Uktena. Antes de uma caça a um item de conhecimento, ou mágico, específico (como um fetiche ou tomo perdido), o Garou ora enquanto segura um objeto harmonizado (geralmente uma escama de cobra dágua ou, para os sortudos, escamas de uktena). Se bem sucedido, o Uktena acha o que procura mais facilmente. Se o foco harmonizado é perdido, um novo deve ser encontrado e harmonizado para que o ritual funcione, focos harmonizados são pessoais e não podem ser transferidos. Garou espertos geralmente dão alguma amostra de sua gratidão em utilizações bem sucedidas deste ritual.
Sistema: Harmonizar inicialmente um foco normal requer o gasto de um ponto de Gnose temporário. Uma escama de uktena já é considerada harmonizada ao portador. Antes que a procura comece, o Garou ora para o Grande Uktena enquanto segura o foco. O jogador faz um teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade 7, ou 6 se o foco for uma escama de uktena). Para cada dois sucessos, o jogador pode adicionar um dado para qualquer jogada de Enigmas, Investigação ou Ocultismo relacionada à procura pelo objeto em questão. Alternativamente, em casos mais difíceis, o Narrador pode deixar pistas em forma de profecias, visões ou saltos intuitivos para que a
coisa ande. O objeto deve ter um valor mágico ou ser de grande conhecimento. O bônus termina quando o Garou se desvia da jornada por qualquer motivo (incluindo dormir ou comer, e não incluindo lutar contra guardiões que barram a passagem do Garou até o objetivo).
MET: Ritual Básico. Gastando uma característica de Gnose para harmonizar um item apropriado e fazendo uma Disputa Mental (reteste com Rituais), o Uktena ganha um número de retestes igual a sua Gnose, que podem ser utilizados em qualquer teste de Enigmas, Investigação ou Ocultismo feito na procura do item em
que ele está atrás. Apenas um destes retestes pode ser utilizado em um teste em particular e o item deve possuir valores relacionados à magia ou conhecimento escondido. Este ritual acaba quando o objeto seja encontrado ou o Uktena se distrair da procura por qualquer razão (veja acima). Apenas um Uktena por vez pode ser beneficiado de uma Oração pela Procura.
Ritual da Gaiola Espiritual
Nível Três
Os Uktena acreditam que matar um espírito, mesmo um Maldito, não é sempre a melhor coisa a ser feita - particularmente, quando for a hora, peça, barganhe ou até aprisione a tal entidade. Este ritual permite que o Uktena prenda o espírito em uma gaiola de energia.
Sistema: O Uktena cria um círculo (normalmente menor que 3 metros de diâmetro) no mundo físico. O círculo é geralmente feito de pedaços de pederneira ou obsidiana, mas algumas vezes de velas ou lenha queimada. Ser bem sucedido no teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade 7) prepara a gaiola. Quando o espírito tiver sido atraído até o círculo, o mestre de rituais gasta um ponto de Gnose para ativar a armadilha. O ar da Penumbra em torno do espírito torna-se vivo com as representações espirituais do círculo - no exemplo acima, elas seriam rápidas pontas de flecha de obsidiana rodando ou línguas de fogo saltitantes. A barreira inibe o uso da maioria dos Encantos. Para passar pela barreira, o cativo deve atingir mais sucessos num teste de Fúria (dificuldade Raciocínio + Rituais do mestre de rituais) do que o mestre de rituais obteve. Mesmo se ele conseguir atravessá-lo, ele sofre dano agravado igual aos sucessos do mestre de rituais. Isto funciona de ambos os lados. Os Garou não podem passar pelo círculo sem sofrer danos, apesar de o mestre de rituais poder cancelar a gaiola a qualquer momento. O ritual dura por uma hora por sucesso e cada ponto de Gnose adicional contribuído estende a duração por uma hora. Entretanto, se o círculo for perturbado (uma vela acabar ou a fronteira ser quebrada), o poder acaba.
MET: Ritual Intermediário. Com uma preparação sutil e um teste de ativação bem sucedido, o Uktena pode preparar uma gaiola mística capaz de aprisionar um espírito sem o ferir. O espírito deve primeiro ser invocado, levado ou de alguma outra forma atraído para a área da armadilha, no momento em que o Uktena deve gastar uma Característica de Gnose para ativar a barreira.
Uma vez aprisionado, um espírito não pode utilizar qualquer Encanto através da barreira e só pode escapar derrotando o mestre de rituais em um teste de Fúria do espírito contra a Força de Vontade + Rituais do mestre de rituais combinadas. Mesmo se ele conseguir, o espírito ainda sofre um nível agravado de dano por Posto do mestre de rituais. Porém, este dano é recebido por ambos os lados, os Garou que tentarem entrar na barreira também sofrem do mesmo dano. Este ritual dura dez minutos por nível de Rituais que o mestre de rituais possuir, mais um adicional de dez minutos para cada Característica de Gnose gasta durante a criação da barreira. Para momentos particularmente dramáticos, estes incrementos de tempo podem ser aumentados para uma hora ao custo de uma Característica de Força de Vontade. Apesar de ela poder ser desfeita a qualquer momento pelo mestre de rituais, deve ser notado que o ritual também termina se o círculo for perturbado como descrito acima, portanto muito cuidado deve ser tomado para se assegurar que as fronteiras permaneçam invioladas e que os materiais que a estejam criando sejam imperturbáveis. A critério do Guardião Espiritual, espíritos extremamente poderosos podem simplesmente ser fortes demais para este tipo de ritual prender, apesar de certos casos poderem ser realmente raros ou este ritual se torna inútil.
Ritual do Convite aos Ancestrais
Nível Quatro
Normalmente utilizado em conjunto com o Dom Cavalo Espiritual, este ritual prepara uma assembléia ou conselho de Uktena para dar boas vindas a um espírito ancestral que irá participar dela. Normalmente, os lobisomens cantam e dançam para honrar os ancestrais tribais. Comidas especiais são degustadas e invocações de
palavras sagradas são feitas para o Sol, para a Lua ou para outros elementos naturais, dependendo do cenário cultural dos Uktena. Alguns lobisomens usam este ritual sem o Dom Cavalo Espiritual, para honrar seus ancestrais e heróis caídos.
Sistema: Apesar de não ser preciso nenhum teste, alguns lobisomens gastam Gnose como uma oferenda aos seus ancestrais.
Vingar o Inocente
Nível Quatro
Esse é um dos poucos Rituais de Punição dos Garou que geralmente são aplicados em humanos, ao invés de outros Garou. Acontece, ocasionalmente, de um humano - nem sempre um macho, apesar do que algumas Fúrias prefeririam acreditar - cometer um sério crime contra Gaia e não pode ser morto facilmente. Em outros casos, as Fúrias prefeririam não dar ao violador a honra da morte rápida de uma guerreira. Para esses criminosos, as Fúrias Negras rogam maldições como o Ritual de Vingar o Inocente. Vingar o Inocente funciona de maneira simples: uma vez que as Fúrias tenham algum elemento central do crime que o violador cometeu - um lençol ensangüentado de um crime violento, um livro de contábil das fraudes de um golpista ou o martelo de um juiz de um divórcio dolorosamente parcial - elas vão até o mais próximo possível do local do crime. Com esses dois elementos no lugar, elas não precisam que o criminoso esteja presente para julgá-lo.
Sistema: Após uma adequadamente sangrenta e flamejante destruição da arma, teste Manipulação + Intimidação (dificuldade 7). Caso sejam bem sucedidas, as Fúrias invocam o espírito do Hipogrifo para destruir a juventude do criminoso. O alvo envelhece um ano por dia até a sua morte ou que até as Fúrias que lançaram a maldição concordem em retirá-la - o que a maioria não fará para crimes que não podem ser restituídos.
MET: Arrume um elemento central das ações do criminoso e retorne até a cena do crime, como descrito acima. A mestra de rituais deve ser bem sucedida em uma Disputa Social Estática com Intimidação, dificuldade de 8 Características. O alvo então envelhece rapidamente até que as Fúrias retirem a maldição ou o alvo morra - a cada semana, dê à vítima uma Característica Física Negativa Decrépito; quando atingir o total de Características Físicas permanentes do alvo, a vítima morre de velhice. Note que algumas vítimas podem ser protegidas contra espíritos e, logo, não podem ser afetadas facilmente. Além disso, o alvo deve realmente ter cometido um crime hediondo - a tentativa de executar esse ritual em uma pessoa inocente não surte efeito e pode gerar uma notoriedade para as executoras do ritual.
Maldição do Lar
Nível Cinco
A Maldição do Lar é uma maldição mais duradoura e séria do que o Ritual de Vingar os Inocentes. Como o nome sugere, a Mestra do Ritual cria uma maldição duradoura que passa pelas gerações da família do criminoso. Essa maldição é deixada nas mãos da Mestra do Ritual, apesar de que há algumas restrições (veja abaixo). Não possui uma série de efeitos. Entretanto, para um ritual desse poder, é importante que o alvo do ritual esteja fisicamente presente; sem dúvida alguma que ele terá que ser preso, uma vez que nenhuma pessoa sã iria permitir ser amaldiçoado de tal maneira. Esse ritual é reservado para os mais hediondos dos criminosos contra as leis de Gaia: o estuprador, assassino de massas, o pai incestuoso, o canibal. A Mestra do Ritual escolhe quatro coisas para a maldição: como a maldição será passada pela linhagem da família, quando ela surgirá em uma criança em particular, seu efeito exato e como a maldição pode ser suavizada: ela pode passar do pai para todos os filhos e assim por diante; ou pode infectar apenas a criança mais velha, ou apenas os machos (ou fêmeas). Normalmente, ela não tem efeito logo no nascimento; pode aguardar até a puberdade, o casamento ou uma outra simples condição pode trazê-la à tona. A maldição, geralmente, não mata seu alvo de imediato - se ela o fizer, não haverá gerações futuras para atormentar. Aoinvés disso, ela torna suas vidas miseráveis, talvez até mesmo insustentáveis. Isso pode ser quase qualquer coisa: esquizofrenia; má sorte regular; uma praga de fantasmas ou espíritos malignos; incapacidade de manter um emprego; uma séria condição da pele ou uma condição médica crônica; ou muitas outras coisas.
Sistema: A Fúria que executa esse ritual deve escolher uma condição para permitir sua ruptura. Ela não pode acabar com a maldição por si só, sobre qualquer circunstância. Ela deve informar ao amaldiçoado qual é a condição, mesmo que ele não possa satisfazê-la. A condição, normalmente, é impossível de imediato: A sexta filha de sua filha mais nova deve casar com um sacerdote católico. A condição, no entanto, não pode ser impossível. O conhecimento da condição não precisa ser passado de pai para filho; se a informação for perdida, a família será amaldiçoada para sempre. Para executar esse ritual, o alvo deve estar presente; a Mestra do Ritual testa Inteligência + Expressão, dificuldade 8. Ela deve alcançar 3 sucessos nesse teste; sucessos adicionais não têm outros efeitos. O jogador da Fúria deve escrever os efeitos precisos do ritual antes do teste; se ele falhar (isso é, alcançar 2 ou menos sucessos), o alvo da maldição está livre para sair da presença da Fúria e a maldição em questão não poderá ser usada sobre ele no futuro. Se o teste resultar uma falha crítica, a Fúria que executa o ritual terá a maldição sobre si mesma e seus descendentes e o alvo da maldição estará para sempre imune de rituais de maldições executados por essa Fúria.
MET: Leve o alvo até o lugar de seu ritual e execute a Maldição do Lar sobre o indivíduo. Especifique uma condição, que deve ser alcançável, sob qual a maldição possa ser quebrada e faça uma Disputa Mental Estática usando Expressão com uma dificuldade de 9 Características. Se for bem sucedido, você dá ao alvo o equivalente a quatro Características de Defeitos de sua escolha. Você deve informar ao alvo como a maldição pode ser quebrada. A partir de então, o alvo e todos seus descendentes sofrerão da maldição e dos Defeitos que você especificou.
Rituais Periódicos
Outono: Rejuvenescer o Solo
Nível Um
Nos primórdios da agricultura, e até mesmo antes de seu advento, quando os humanos caçavam carnes e juntavam as frutas e vegetais que conseguiam, eles eram completamente cientes de que ficar muito tempo em um lugar acabaria com a vida do solo. Como cuidar dos rebanhos de mortais ainda importavam às Fúrias Negras, elas ensinaram a seus rebanhos os caminhos da Mãe Terra; Rejuvenescer o Solo é um desses segredos. A lavradora pega um punhado de sementes da plantação escolhida produzida ou colhida no ano e queima essa massa em uma tigela de bronze, enquanto murmura orações a Gaia, em seu aspecto de Deméter. Ela deve se assegurar que nenhuma cinza deixe o fogo ou o ritual perderá sua eficácia. Quando o fogo estiver completo, a Fúria mistura algumas gotas de seu próprio sangue. Usando um labrys, a Fúria então grava um glifo de fertilidade - pelo menos 1 metro, preferencialmente maior - no solo, no centro da área a ser afetada. Ela então joga a mistura de sangue e cinzas no glifo. A área ao redor do glifo recuperará sua fertilidade durante o inverno.
Sistema: O jogador deve testar Vigor + Sobrevivência, dificuldade 6 (a menos que a área tenha sido um Domínio Sombrio anteriormente, que no caso deve ser ritualmente purificado e ainda assim a dificuldade é igual a 7 no primeiro ano). Cada sucesso produz um acre de terra fértil para o próximo ano.
MET: Faça uma Disputa Física Estática com Sobrevivência, dificuldade de 7 Características (ou 8, caso a área tenha sofrido uma geada, peste ou outros desastres). Se for bem sucedido, a área irá se beneficiar com uma melhor produção durante o próximo ano - geralmente, um resultado adequado para a interpretação, mas o Narrador pode decidir que pode produzir um beneficio tangível na forma de Recursos ou Influência temporariamente aprimorados, caso afete os lucros de seu personagem.
Rituais de Idade
Os rituais a seguir só podem ser usados por Garou nas apropriadas funções etárias: Rituais da Donzela só podem ser usados antes da gestação da primeira criança da Fúria - mesmo que, tecnicamente, não seja mais virgem (veja a seção Maternidade no Capítulo Dois para mais discussões sobre isso). Os Rituais da Mãe podem ser usados a partir do nascimento do primeiro filho até a Fúria não poder mais gerar filhos (devido a menopausa ou a ferimentos); os Rituais da Anciã só podem ser usados a partir desse ponto.
Rituais da Donzela
Ritual do Acasalamento Puro
Nível Dois
Os mistérios do acasalamento e da reprodução podem nunca ter fim. Gaia dá aos membros de muitas espécies ferramentas para discernir bons parceiros e atraí-los: pistas de simetria, saúde óbvia e até coisas mais sutis, como feromônios, dão aos animais uma idéia de qual parceiro seria o melhor para eles. Nos dias tristes antes do Apocalipse, contudo, as Fúrias Negras usam magia para ajudá-las a discernir entre os melhores parceiros possíveis; afinal de contas, o tempo é curto e perder tempo acasalando com um macho cuja linhagem é fraca, não é mais aceitável. Através do Ritual do Acasalamento Puro, uma Fúria Negra pode determinar se um parceiro em particular irá ajudá-la a produzir filhos Garou ou Parentes de sangue forte. Para testar um macho, a Fúria deve adquirir algo significativo para ele ou parte de seu corpo (não, não um dedo, a menos que ela seja das Amazonas de Diana e ele seja realmente paciente - cabelos ou unhas servem). O ritual exige uma gota do sangue da Fúria, untada no objeto roubado. Ela então o quebra (ou corta, se for pequeno demais para ser facilmente quebrado) sobre um lençol branco e observa os padrões criados pelas gotas de sangue. Padrões simétricos ou circulares indicam que o macho seria um bom parceiro e com uma maior chance de produzir crianças Garou. Padrões angulares e desordenados sugerem uma escolha ruim.
Sistema: A sentença desse ritual é melhor feita baseada na vontade do Narrador, mas se o jogador insistir na mecânica de jogo, Percepção + Ocultismo pode ser testado, com uma dificuldade igual a 8 para interpretar adequadamente os presságios.
MET: Como mencionado na versão para o jogo de mesa do Ritual do Acasalamento Puro, esse ritual é melhor usado baseado no critério do Narrador, mas uma Disputa Mental Estática com Ocultismo (dificuldade de 9 Características) bem sucedida pode ajudar a discernir se um determinado macho possui muitos características de que irá acasalar bem.
Rituais da Mãe
Libertar a Criança Rebelde
Nível Um
Esse ritual, simples, liberta um Garou macho criança de uma Fúria Negra de quaisquer laços com o Pégaso e as Fúrias Negras. É um ritual rápido e emocional; a mãe traça o glifo das Fúrias Negras na testa de seu filho em lágrimas e então golpeia a testa do garoto até que o glifo seque. A popularidade desse ritual é relativamente nova para esse tipo de coisa; nos dias antigos, um filho macho era simplesmente largado para morrer.
Sistema: Não há nenhuma mecânica de jogo envolvida nesse ritual; ele simplesmente reconhece que a criança não está marcada pelo sangue da Fúria e livre para se tornar um membro de qualquer tribo que o adotar.
MET: Mesma coisa. Nenhuma mecânica de jogo é necessária.
Rituais da Anciã
Maldição da Anciã
Nível Dois
A Maldição da Anciã é reservada para os galanteadores; estupradores merecem vingança, não a zombaria e enfraquecimento que esse ritual cria. Esse ritual deixa um alvo macho infértil e impotente, fazendo com que seu pênis encolha até praticamente se tornar inútil.
Sistema: O ritual exige algo distintivamente macho sobre o alvo - isso pode ser praticamente qualquer coisa, desde uma cueca suja até uma gota de seu sêmen. Esse elemento físico é destruído e semeado, enquanto a Anciã silenciosamente murmura um encantamento para Gaia. Teste Carisma + Instinto Primitivo contra uma dificuldade igual a 6; cada sucesso indica uma semana de duração dos efeitos da Maldição da Anciã. A Anciã pode desfazer sua própria maldição com a quebra de um galho e uma palavra mágica - se ela desejar.
MET: Você deve possuir e destruir algum artigo de seu alvo, que deve estar ligado à sua masculinidade. Faça uma Disputa Social Estática, dificuldade de 7 Características; para cada Característica de Instinto Primitivo que você gastar, o alvo sofre de impotência por uma semana. Obviamente, o ritual afeta apenas homens. Você pode encerrar esse ritual à vontade, como descrito na versão para o jogo de mesa.
Encontrando a Foice
Nível Três
As Anciãs são tradicionalmente associadas com o ensino e aprendizado, mas também com o fim da vida. Esses dois aspectos alimentam o Encontrando a Foice, que permite a uma Anciã determinar os meios que um determinado Garou encontrará seu fim. Esse ritual não funciona em humanos. Encontrando a Foice pode ser executado em um alvo disposto ou não, mas o alvo deve estar presente para que o ritual funcione.
Sistema: A Anciã deve inspecionar o Garou de todos os ângulos; para fazer isso, ela caminha no sentido horário ao redor do alvo, enquanto o observa por cima de seu ombro direito. Quando termina, ela inspeciona o topo de sua cabeça e as linhas da sola de seu pé. Após meia hora de meditação de tudo que ela viu, teste Percepção + Enigmas (dificuldade 9 se o alvo for uma Donzela para os padrões das Fúrias - independente da tribo - ou 8 se for uma Mãe, ou 7, caso seja uma Anciã). Se bem sucedida, a Anciã será capaz de descrever a maneira da morte que cairá sobre esse Garou. Uma falha resulta em uma visão que é incorreta em um detalhe importante (o assassino do personagem usa uma arma, não uma klaive, por exemplo); uma falha crítica indica uma visão que é completamente imprecisa, provavelmente uma visão que enervará o alvo o máximo possível. O Narrador é livre para descrever a visão da maneira como quiser e a Fúria é igualmente livre para passar a visão adiante de sua maneira. A visão é, ocasionalmente, metafórica, apesar de que normalmente bem literal. Porém, geralmente é algo impressionante; por exemplo, pode ser óbvio que um lobisomem de pêlos escuros arrancou o coração do personagem, mas a identidade do lobisomem não é clara. Encontrando a Foice é um ritual perigoso, pois parece desvendar a verdade absoluta de um evento futuro. Nenhuma quantia de preces e contatos com o mundo espiritual alterará a morte mostrada através do Encontrando a Foice. Isso pode dar algumas dores de cabeças aos Narradores e eles são encorajados a pensar rapidamente para lidar com os resultados de Encontrando a Foice, Lembrem-se, Narradores, a imprecisão pode ser uma virtude.
MET: A Anciã que executa o ritual caminha no sentido horário ao alvo e o examina cuidadosamente, então passa meia hora fora da interpretação para contemplar os vários sinais vistos. Uma vez terminado, faça uma Disputa Mental Estática, dificuldade de 10 Características (reteste com Enigmas). Se for bem sucedida, a Fúria consegue discernir um importante presságio da morte do alvo e como ela irá ocorrer. Se falhar, então ela descreve uma imagem incorreta. É recomendado que o Narrador envolvido no ritual decida antes se irá colocar pedra, papel ou tesoura de antemão e deixar o jogador jogar sem saber o resultado. A visão obtida é o destino literal do alvo e que acontecerá eventualmente - faça uma anotação dele no registro do personagem.
Os rituais são as cerimônias e celebrações sagradas dos Garou, portanto, os Uktena têm muito orgulho e alegria em realizá-los. Alguns rituais são realizados para evocar uma assembléia ou conexão entre os lobisomens. Outros pedem por uma benção ou ajuda específica de aliados espirituais. Os rituais são importantes para os Uktena porque eles mantêm fortes e vibrantes as memórias dos ancestrais e das tradições, independente das mudanças na tribo durante os anos. Até os chamados rituais menores são praticados regularmente por filhotes e anciões, pois estes rituais elementares são considerados fundamentais para construir a confiança necessária para fortes relacionamentos entre os Garou e os espíritos. Mesmo os rituais comuns (como o Ritual de Assembléia) possuem um sabor único para os Uktena. Muitos destes listados abaixo são raramente compartilhados com as tribos dos Estrangeiros da Wyrm.
Rituais de Pacto
Rituais de Pacto são especificamente feitos para manter a harmonia e equilíbrio, conceitos integrais para várias das tradições culturais dentro da tribo dos Uktena. Apesar de serem guerreiros plenos, os Uktena não acreditam em conflitos desnecessários, particularmente entre os Garou.
Ritual do Equilíbrio
Nível Três
A Tríade está em todos, mas algumas vezes um aspecto toca uma pessoa mais forte do que outro. Este desequilíbrio se manifesta de várias maneiras, de uma loucura alimentada pela Wyld até uma depressão depositada pela Wyrm ou a rotina monótona da Weaver. Matilhas que exploram o reino Cibernético por longos períodos ou que conduzem jornadas até Colméias de Dançarinos da Espiral Negra voltam de lá mudados e Maculados. Este ritual busca trazê-los de volta ao equilíbrio e restaurar a harmonia dos Garou com Gaia.
Sistema: O ritual varia dependendo da força relativa de cada uma das influências triáticas no interior do alvo. O mestre de rituais e seus assistentes pintam glifos e selos de poder no alvo e em seguida o banham em uma fonte para lavar as marcas (este ritual de purificação é similar ao ritual Purificar o Espírito, descrito no Croatan Song). Então, em uma cabana medicinal ou outro local neutro, o mestre de rituais conduz uma série de orações, cantos e batucadas, utilizando ervas sagradas, ossos e pedras, e um fogo sagrado. No final do ritual, o jogador testa Raciocínio + Rituais (dificuldade 7, ou maior se a Mácula for particularmente forte). Três sucessos restauram completamente o equilíbrio no interior do alvo, enquanto menos sucessos indicam um reequilíbrio parcial. Em adição, o alvo purificado recupera um ponto temporário de Força de Vontade. O ritual dura metade de um dia e normalmente começa ao pôr ou nascer do sol. Para Máculas particularmente fortes, o ritual pode ser repetido mais três vezes (mas deve ser realizado consecutivamente, sem ninguém sair da cabana). No início de cada repetição, o mestre de rituais deve ser bem sucedido num teste de Vigor + Rituais (veja Resistência e Rituais, abaixo. Alternativamente, se você utilizar o sistema de níveis de Máculas de 1 a 5 descrito em Players Guide to the Garou, a dificuldade será 4 + o nível da Mácula, cada sucesso diminui a Mácula em um nível). Note que quando uma Mácula fica mais forte, realizar este ritual não vai curá-la. Máculas compradas como Qualidades ou Defeitos devem ser retiradas com pontos de experiência e normalmente necessitam de um tratamento mais rigoroso (geralmente uma jornada até um local sagrado de equilíbrio). Este ritual trata sintomas - um desequilíbrio triático - sem saber a causa. Alguém que tenha sido recentemente exposto a energias espirituais da Wyrm poderia ser trazido de volta ao equilíbrio, mas um Fomori já possuído por um Maldito receberia de volta sua Mácula imediatamente.
MET: Ritual Intermediário. Em adição ao teste normal exigido para realizar um ritual, no final do tempo necessário o Uktena deve fazer uma Disputa Mental (reteste com Rituais) dificuldade igual a Força de Vontade do alvo +3. Um sucesso significa que a Mácula do alvo foi removida, a não ser que seja particularmente potente, e neste caso o Narrador deve decretar que usos múltiplos consecutivos deste ritual são necessários para purificar o alvo completamente. Note que as mesmas restrições se tratando de Máculas fortemente presas ainda se aplicam - um fomori recebe sua Mácula de volta imediatamente e este ritual não serve como um meio fácil de se livrar de Qualidades e Defeitos.
Rituais Místicos
Rituais Místicos se focam no relacionamento entre os lobisomens e os espíritos. Eles também reforçam a conexão que um lobisomem possui com a Umbra. Como os Uktena se consideram particularmente protetores do mundo espiritual, estes rituais são largamente utilizados entre a tribo.
Ritual do Fogo Sagrado
Nível Um
O fogo sagrado é o ponto de foco da vida espiritual em muitas seitas, pois como o coração do caern, ele conecta os reinos físico e espiritual - o fogo queima em ambos os lados. Fogos sagrados são tratados com reverência em cabanas ou cavernas medicinais ou, mais raramente, ao ar livre - os espíritos são atraídos a eles como mariposas a uma chama, então tal fogo pode deixar um local um tanto tumultuado, mesmo para um caern Uktena. Construir um fogo sagrado, em troca, aumenta a efetividade de outros propósitos místicos. Um fogo sagrado deve ser tratado com respeito. Apesar de o fogo sagrado poder ser refeito conforme for a necessidade, é considerado honrado que seja mantido sempre um. Muitas seitas mantêm o fogo por um ano inteiro, enquanto outras têm mantido suas chamas por anos ou até gerações.
Sistema: O fogo é construído utilizando materiais santificados (incluindo uma pequena porção de tabaco aceso) e é iniciado com finas faíscas ou por fricção de madeira - nunca um isqueiro ou algo do tipo. A base do fogo consiste de quatro madeiras que apontam para os pontos cardeais. No momento de acendê-lo, o Garou gasta um ponto de Gnose e faz um teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade igual ao nível da Película local).
Cada ponto de Gnose adicional gasto diminui a dificuldade em um. Se bem sucedido, a chama ascende na Penumbra e todos os Rituais Místicos ou outros rituais que lidam com espíritos (como o Ritual de Contrição) podem ser realizados com -1 de dificuldade para cada dois sucessos (após o primeiro). A critério do Narrador, outros contatos com espíritos podem ser mais fáceis, pois a construção do fogo indica um respeito pelas antigas tradições e conhecimentos dos antigos pactos entre os espíritos e os Garou. A área coberta por este ritual é tipicamente tão grande quanto o calor do fogo pode ser sentido (uma sala de tamanho médio ou uma cabana medicinal). O fogo sagrado dura enquanto ele for tratado com materiais santificados.
MET: Ritual Básico. Realizando com sucesso este ritual e gastando a Gnose apropriada, o mestre de rituais ou qualquer outro Garou realizando Rituais Místicos com espíritos recebem um reteste livre em todas as disputas amigáveis.
Oração pela Procura
Nível Um
Esta é, na verdade, uma Oração pela Presa modificada (e muito mais complexa), ensinada apenas aos filhos do Uktena. Antes de uma caça a um item de conhecimento, ou mágico, específico (como um fetiche ou tomo perdido), o Garou ora enquanto segura um objeto harmonizado (geralmente uma escama de cobra dágua ou, para os sortudos, escamas de uktena). Se bem sucedido, o Uktena acha o que procura mais facilmente. Se o foco harmonizado é perdido, um novo deve ser encontrado e harmonizado para que o ritual funcione, focos harmonizados são pessoais e não podem ser transferidos. Garou espertos geralmente dão alguma amostra de sua gratidão em utilizações bem sucedidas deste ritual.
Sistema: Harmonizar inicialmente um foco normal requer o gasto de um ponto de Gnose temporário. Uma escama de uktena já é considerada harmonizada ao portador. Antes que a procura comece, o Garou ora para o Grande Uktena enquanto segura o foco. O jogador faz um teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade 7, ou 6 se o foco for uma escama de uktena). Para cada dois sucessos, o jogador pode adicionar um dado para qualquer jogada de Enigmas, Investigação ou Ocultismo relacionada à procura pelo objeto em questão. Alternativamente, em casos mais difíceis, o Narrador pode deixar pistas em forma de profecias, visões ou saltos intuitivos para que a
coisa ande. O objeto deve ter um valor mágico ou ser de grande conhecimento. O bônus termina quando o Garou se desvia da jornada por qualquer motivo (incluindo dormir ou comer, e não incluindo lutar contra guardiões que barram a passagem do Garou até o objetivo).
MET: Ritual Básico. Gastando uma característica de Gnose para harmonizar um item apropriado e fazendo uma Disputa Mental (reteste com Rituais), o Uktena ganha um número de retestes igual a sua Gnose, que podem ser utilizados em qualquer teste de Enigmas, Investigação ou Ocultismo feito na procura do item em
que ele está atrás. Apenas um destes retestes pode ser utilizado em um teste em particular e o item deve possuir valores relacionados à magia ou conhecimento escondido. Este ritual acaba quando o objeto seja encontrado ou o Uktena se distrair da procura por qualquer razão (veja acima). Apenas um Uktena por vez pode ser beneficiado de uma Oração pela Procura.
Ritual da Gaiola Espiritual
Nível Três
Os Uktena acreditam que matar um espírito, mesmo um Maldito, não é sempre a melhor coisa a ser feita - particularmente, quando for a hora, peça, barganhe ou até aprisione a tal entidade. Este ritual permite que o Uktena prenda o espírito em uma gaiola de energia.
Sistema: O Uktena cria um círculo (normalmente menor que 3 metros de diâmetro) no mundo físico. O círculo é geralmente feito de pedaços de pederneira ou obsidiana, mas algumas vezes de velas ou lenha queimada. Ser bem sucedido no teste de Raciocínio + Rituais (dificuldade 7) prepara a gaiola. Quando o espírito tiver sido atraído até o círculo, o mestre de rituais gasta um ponto de Gnose para ativar a armadilha. O ar da Penumbra em torno do espírito torna-se vivo com as representações espirituais do círculo - no exemplo acima, elas seriam rápidas pontas de flecha de obsidiana rodando ou línguas de fogo saltitantes. A barreira inibe o uso da maioria dos Encantos. Para passar pela barreira, o cativo deve atingir mais sucessos num teste de Fúria (dificuldade Raciocínio + Rituais do mestre de rituais) do que o mestre de rituais obteve. Mesmo se ele conseguir atravessá-lo, ele sofre dano agravado igual aos sucessos do mestre de rituais. Isto funciona de ambos os lados. Os Garou não podem passar pelo círculo sem sofrer danos, apesar de o mestre de rituais poder cancelar a gaiola a qualquer momento. O ritual dura por uma hora por sucesso e cada ponto de Gnose adicional contribuído estende a duração por uma hora. Entretanto, se o círculo for perturbado (uma vela acabar ou a fronteira ser quebrada), o poder acaba.
MET: Ritual Intermediário. Com uma preparação sutil e um teste de ativação bem sucedido, o Uktena pode preparar uma gaiola mística capaz de aprisionar um espírito sem o ferir. O espírito deve primeiro ser invocado, levado ou de alguma outra forma atraído para a área da armadilha, no momento em que o Uktena deve gastar uma Característica de Gnose para ativar a barreira.
Uma vez aprisionado, um espírito não pode utilizar qualquer Encanto através da barreira e só pode escapar derrotando o mestre de rituais em um teste de Fúria do espírito contra a Força de Vontade + Rituais do mestre de rituais combinadas. Mesmo se ele conseguir, o espírito ainda sofre um nível agravado de dano por Posto do mestre de rituais. Porém, este dano é recebido por ambos os lados, os Garou que tentarem entrar na barreira também sofrem do mesmo dano. Este ritual dura dez minutos por nível de Rituais que o mestre de rituais possuir, mais um adicional de dez minutos para cada Característica de Gnose gasta durante a criação da barreira. Para momentos particularmente dramáticos, estes incrementos de tempo podem ser aumentados para uma hora ao custo de uma Característica de Força de Vontade. Apesar de ela poder ser desfeita a qualquer momento pelo mestre de rituais, deve ser notado que o ritual também termina se o círculo for perturbado como descrito acima, portanto muito cuidado deve ser tomado para se assegurar que as fronteiras permaneçam invioladas e que os materiais que a estejam criando sejam imperturbáveis. A critério do Guardião Espiritual, espíritos extremamente poderosos podem simplesmente ser fortes demais para este tipo de ritual prender, apesar de certos casos poderem ser realmente raros ou este ritual se torna inútil.
Ritual do Convite aos Ancestrais
Nível Quatro
Normalmente utilizado em conjunto com o Dom Cavalo Espiritual, este ritual prepara uma assembléia ou conselho de Uktena para dar boas vindas a um espírito ancestral que irá participar dela. Normalmente, os lobisomens cantam e dançam para honrar os ancestrais tribais. Comidas especiais são degustadas e invocações de
palavras sagradas são feitas para o Sol, para a Lua ou para outros elementos naturais, dependendo do cenário cultural dos Uktena. Alguns lobisomens usam este ritual sem o Dom Cavalo Espiritual, para honrar seus ancestrais e heróis caídos.
Sistema: Apesar de não ser preciso nenhum teste, alguns lobisomens gastam Gnose como uma oferenda aos seus ancestrais.
Ageu337- Mensagens : 551
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