3.4 - (Rituais) das Tribos Garou - Parte 5
[World of Darkness] Caçadores Caçados :: Forum [World of Darkness] :: 4.0 – Rituais – Mundo das Trevas; :: – Rituais;
Página 1 de 1
3.4 - (Rituais) das Tribos Garou - Parte 5
Dons e Rituais de Campo
Esses Dons e rituais são ensinados dentro de um campo específico dos Wendigo; como conhecimento local e especializado, eles normalmente só são compartilhados com outros campos dentro dos Wendigo, e geralmente não são mostrados aos outros Garou.
Ritual do Aro Sagrado:
Sangue Negro de Gaia
Nível Três
A fome dos Arautos da Wyrm por petróleo destruiu e profanou muitas das terras dos Wendigo, expulsando o povo de seus lares, rasgando os ossos e sangue da Mãe Gaia. Se um Garou astuto descobre onde um poço de petróleo foi feito, ou se vê um levantamento ou perfuração acontecendo em seu território, ele pode usar esse ritual para alertar Gaia e pedir aos elementais da Terra para ajudá-La a redirecionar o fluxo de petróleo para qualquer outro lugar, bloqueá-lo ou destruí-lo. O mestre do ritual e os participantes caçam e matam um grande animal, normalmente um caribu ou cervo, e o mestre do ritual rasga o coração do animal. Ele entoa bênçãos a Gaia e suas terras sagradas, enquanto aperta o coração em suas garras. Ele retira todo o sangue do órgão, que cai no chão, o oferecendo para ser absorvido pela Terra em sacrifício. Então, o mestre do ritual e todos os outros participantes do ritual se cortam e oferecem seu sangue, dando sua força em troca de grandes poderes que devem despertar abaixo da superfície da Terra. Alguns Garou se sangram até a morte durante esse ritual, em um esforço de oferecer a força derradeira de seus espíritos, assim como seu sangue, para preservar as terras de Gaia da exploração.
Sistema: O mestre do ritual testa Carisma + Rituais para determinar o sucesso do ritual, com uma dificuldade igual a 7. Se for bem sucedido, ele e todo participante gastam pelo menos um ponto de Gnose e um Nível de Vitalidade em sangue. A soma da Gnose acumulada, além dos sucessos extras do mestre do ritual, mede quão perfeitamente o óleo foi contido.
Efeito Desejado N°. de Sucessos
Equipamento de perfuração danificado por placas terrestres 5
Volume de petróleo torna-se irregular 6
Volume de petróleo diminui para um filete 7
Petróleo pára completamente, novas tentativas de perfuração falham 8
Petróleo nos acres ao redor desaparece 9
Poço de petróleo jorra sangue ao invés de óleo 10
MET: Ritual Intermediário. Além de ser bem sucedido no teste padrão de ativação, o mestre do ritual e os outros participantes devem gastar pelo menos uma Característica de Gnose e um Nível de Vitalidade cada um; mais Características de Gnose podem ser gastas se assim desejado, mas cada Característica adicional exige um Nível de Vitalidade correspondente. Os Níveis de Vitalidade sacrificados durante esse ritual não podem começar a regenerar até depois de uma hora, tempo esse em que os Garou começam a se curar normalmente. Os Narradores devem basear os resultados desse ritual na tabela acima, usando o número de Características de Gnose gastas no lugar do número de sucessos.
Ritual da Trilha da Batalha:
O Movimento do Idlak
Nível Quatro
A Trilha da Batalha preservou esse método de caçar focas e usou-o para um propósito único. O idlak, uma ferramenta usada pelos Parentes do Ártico por muitos anos, é criada com uma delicada pena amarrada a uma longa e fina lasca de madeira ou de osso. O caçador prende sua ferramenta em um buraco de respiração no gelo; quando uma foca nada até o buraco e emerge para respirar, ela faz com que o idlak sacuda. Da mesma forma, esse ritual permite um Wendigo a atravessar a Película com um idlak fetiche, capturando um espírito amigável ou Gaffling em sua esguia forma. Isso coloca um alarme que faz com que seja desnecessário para o Garou espiar através da Umbra e, assim, deixar sua posição terrestre indefesa. Qualquer Maldito, ou outro espírito perigoso que pertença à Weaver ou Wyrm, pode se aproximar do idlak na Penumbra sem percebê-lo. Caso o espírito maléfico se aproxime demais, ou cruze a Película ao se Materializar, o Gaffling envia um aviso ao colocar o idlak em movimento, tanto física quanto espiritualmente. Quando ele é ativado, ele permite ao Garou que o colocou rastrear a manifestação do espírito, ou o ajuda a atravessar rapidamente a Penumbra para seguir os rastros do espírito e combatê-lo.
Sistema: O jogador gasta pelo menos dois pontos de Gnose quando coloca o idlak em sua posição e então, testa Gnose + Percepção. O número de sucessos que o jogador obtém ou o número de pontos de Gnose gastos adicionalmente determina os níveis de Gnose do Gaffling. O espírito percebe qualquer redução ou perfuração feita na Película, ou a aproximação de qualquer Maldito ou espírito hostil na Penumbra e faz com que o idlak balance visivelmente no Reino. Ele
também chama mentalmente o Garou que o prendeu no idlak, alertando que o perigo está próximo.
MET: Ritual Intermediário. Além do teste padrão para executar o ritual, o mestre do ritual deve gastar pelo menos duas Características de Gnose para colocar o idlak na devida posição. O Gaffling do idlak criado então recebe um número de Características de Gnose igual à Gnose do mestre do ritual, mais uma Característica adicional para cada Característica de Gnose gasta durante o ritual. A qualquer momento em que a Película enfraquecer ou for perfurada, ou um Maldito ou espírito similarmente hostil entrar na Penumbra próxima, o idlak começa a balançar visivelmente, e o Guardião Espiritual deve alertar o Garou que colocou o idlak que o perigo se aproxima.
Rituais da Tribo Fúrias Negras
Rituais
As Fúrias Negras conhecem dúzias de rituais que mantém longe dos olhos de Garou machos, assim como de outras tribos; mesmo uma jovem Fúria pode aprender alguns rituais da Donzela ou outros rituais mantidos longe de outras tribos. Obviamente, muitos dos rituais compartilhados são úteis para todos os Garou: o Ritual da Dedicação de Talismã é freqüentemente útil demais para não se ter, para os hominídeos. Certos kuklos talvez descubram que rituais particulares, das Fúrias ou não, são bastante úteis: as Desbravadoras, por exemplo, freqüentemente usam o Ritual de Abertura de Caern e tentam assegurar que um membro de todas as matilhas das Desbravadoras conheça o Ritual de Construção de Caern ou o equivalente das Fúrias, Parir o Caern (veja abaixo).
Rituais
Ao contrário dos Dons, rituais são sempre passados de um Garou para outro. A maioria os rituais abaixo é considerada sagrada (e secreta) para as Fúrias Negras; sua natureza é escondida de membros de outras tribos. Mesmo aqueles rituais que não são segredos das Fúrias Negras nunca serão mostrados conscientemente a um homem de outras tribos; um macho que revela conhecimento de tais rituais para uma Fúria Negra arrisca sua própria vida.
Ao contrário dos Dons, rituais são sempre passados de um Garou para outro. A maioria dos rituais abaixo é considerada sagrada (e secreta) para as Fúrias Negras; sua natureza é escondida de membros de outras tribos. Mesmo aqueles rituais que não são segredos das Fúrias Negras nunca serão mostrados conscientemente a um homem de outras tribos; um macho que revela conhecimento de tais rituais para uma Fúria Negra arrisca sua própria vida.
Rituais de Pacto
Ritual da Maternidade
Nível Um
Esse ritual simples marca a transformação de uma Fúria do status de Donzela para o de Mãe. Como citado anteriormente, o título Donzela não é exatamente preciso; os espíritos começam a tratar uma Fúria como Mãe assim que ela engravida. Em algumas seitas, essa mudança espiritual é suficiente, enquanto em outras, só é aceito quando a criança nasce, e na maioria das seitas mais conservadoras, uma Fúria é considerada uma Donzela até que ela dê à luz a uma criança que viva por um ano lunar. Independentemente de quando a seita declara a Fúria como uma Mãe, no tempo certo, esse ritual é executado. Mãe e filho são separados e a jovem mãe é presa - essa pode ser simplesmente uma prisão simbólica, uma corda frouxamente amarrada ou algemas e correntes. A mãe se liberta de sua prisão e vai para o lado de sua cria enquanto as Mães e Anciãs da seita assistem; quando ela toma sua criança novamente, a mulher mais velha da tribo dá as boas vindas a ela.
Sistema: Não há mecânicas de jogo para esse ritual, embora a Fúria talvez tenha que fazer um teste de Força ou Força de Vontade para escapar de prisões resistentes.
MET: Use o Ritual da Maternidade como um reconhecimento no jogo da transição de Donzela para Mãe de uma Fúria. Siga as regras usuais para a interpretação de um Ritual; nenhum beneficio especial é dado, além da transição social para o status de Mãe. A dificuldade para se libertar das prisões simbólicas pode ser mísera (uma simples corda) ou extrema (dez Características ou mais, para correntes).
Ritual da Aceitação
Nível Dois
Embora um Garou possa desistir de sua afiliação tribal com o Ritual da Renúncia (veja Lobisomem: O Apocalipse, pág. 160), as Fúrias Negras tem seu próprio ritual de boas vindas para uma Garou fêmea de outra tribo que se junta a elas. A futura Fúria Negra deve jejuar
por 24hs para purificar seu corpo; após isso, ela entra num círculo ritual enquanto suas futuras irmãs de tribo silenciosamente invocam Pégaso de fora desse círculo.
Sistema: A invocação leva algumas horas (a Mestra de Ritual deve testar Carisma + Ocultismo com uma dificuldade igual à Película local; a invocação leva 5hs, menos 1 para cada sucesso após o primeiro, com um mínimo de 1 hora). Ao final desse período, um avatar do Pégaso chega. A futura Fúria deve provar seu valor ao avatar. Isso pode envolver um teste, a critério do Narrador, ou simplesmente envolver um teste de Carisma + Etiqueta (dificuldade 7). Uma falha nesse teste significa que a futura Fúria Negra deve completar uma busca espiritual para se juntar à tribo; uma falha crítica significa que ela de algum modo ofendeu Pégaso e não é bem vinda. Se ela for bem sucedida, no entanto, ela é bem vinda na tribo Fúria Negra e será tratada como uma criança de Pégaso dali em diante.
MET: Após uma Garou executar a cerimônia de jejum e purificação (que talvez exija uma pequena cena de interpretação, se o personagem é particularmente impulsiva ou tenha uma Fúria muito alta), as Fúrias Negras executam esse ritual num círculo, guiadas pela Mestra do Ritual. A Mestra faz uma Disputa Social Estática contra a Película, reteste com Ocultismo. Se o ritual for bem-sucedido, um avatar de Pégaso aparece (através do Guardião Espiritual), e a candidata deve provar seu valor para a tribo das Fúrias Negras para a satisfação de Pégaso. O desafio deve ser interpretado e pode incluir testes de habilidades, destreza marcial,
sabedoria ou dicernimento, e certamente será bastante difícil para uma Garou mais hábil e renomada (que deve manter-se forte para ser digna de seu posto e igualmente deve ser exemplar, portanto nunca trazendo vergonha para sua nova tribo). Caso a candidata seja bem-sucedida nessa tarefa para a satisfação do Narrador, ela se tornará uma Fúria Negra, caso contrário, o espírito de Pégaso parte sem aceitar a mulher.
Mitigar a Cicatriz
Nível Dois
As Fúrias Negras executam esse ritual em mulheres e crianças que sofreram nas mãos de um esposo ou pai abusivo. Esse tipo de abuso pode ferir a alma de formas ainda desconhecidas para as Fúrias Negras, mas é certo que um abuso pode abrir uma brecha grande o suficiente para um servo da Wyrm entrar. É da natureza das Fúrias
Negras impedir tal destino e em seu modus operandi para por um fim nesse tipo de abuso (violentamente, se necessário), Mitigar a Cicatriz é uma das melhores ferramentas das Fúrias para curar o abuso uma vez que ele tenha sido interrompido. O ritual por si mesmo é destinado para acalmar as vítimas imediatamente; a fumaça gentil do incenso e o perfume das velas devem encher o ar e uma música calma e inofensiva - não necessariamente música espiritual; música folclórica ou infantil são igualmente apropriadas - deve tocar. No caso de vítimas que não estão em contato com a espiritualidade de Gaia, orações são oferecidas ao espírito da maternidade por todo o globo, embora orações a Gaia possam ser ditas em seu lugar. As memórias dos abusos são retiradas da vítima e cada uma é simbolicamente jogada no fogo purificador. Quando o ritual termina, a vítima pode iniciar a longa jornada até a verdadeira cura espiritual sem arriscar cair em um perigoso ciclo de auto-degradação. Esse ritual não possui efeitos de jogo; o Narrador deve julgar seus efeitos de interpratação.
MET: O ritual Mitigar a Cicatriz funciona de acordo com as regras normais para a execução de um ritual, mas possui efeitos de mecânica de jogo limitados. Normalmente, é uma questão de interpretação quando as Fúrias esperam ajudar vítimas de abuso (com esperança, após lidar com seus atormentadores). O Narrador pode optar por dar aos alvos de um ritual de Mitigar a Cicatriz bem sucedido uma Característica extra de Força de Vontade para resistir aos impulsos auto-destrutivos ou a Perturbações relacionadas com seus abusos, o que pode ajudar o processo de recuperação.
Ritual da Fertilidade
Nível Três
Muitas Garou e mulheres humanas não possuem a habilidade de dar à luz por si só; talvez elas tenham nascido com dificuldades reprodutivas congênitas ou ficaram inférteis devido à influência da tecnologia e dos químicos criados pela Wyrm. No caso das Garou, cicatrizes de batalha e ferimentos similares normalmente levam à infertilidade. Esse ritual invoca os espíritos da fertilidade, muitas vezes avatares de Gaia em seu aspecto da Mãe, para devolver a fertilidade daquelas que não a tem. Esse ritual também aumenta qualquer chance normal de concepção de uma mulher. O Ritual de Fertilidade também funciona em machos, mas quase nunca é executado neles. Também funciona em lobos e, ocasionalmente, é usado em segredo por aquelas Garou que têm acesso a zoológicos e a suas populações de lobos. O ritual não funciona em impuros, nem que as Fúrias seriam tão arrogantes a ponto de tentar tal coisa. O alvo do ritual remove toda a roupa, exceto talvez por um simples manto caseiro, e se senta ou deita em uma área obviamente fértil: em meio a uma floresta saudável ou na grama alta. A Mestra do Ritual traça um círculo ao redor do alvo, usando o sangue menstrual de uma mulher fértil. A Mestra do Ritual então invoca os espíritos de Gaia para que ajudem a restaurar o direito de gerar vida da mulher ao alvo. No caso de uma cicatriz de batalha ou ferimento, Dons como o Toque da Mãe podem restaurar esse direito durante o Ritual, mas só os Dons não irão curar o ferimento da mulher.
Sistema: No centro do ritual, a Mestra do Ritual deve testar Carisma + Medicina (dificuldade da Película local) para curar o alvo. Uma falha, crítica ou não, não tem nenhum efeito reverso no alvo; do contrário o útero da mulher será restaurado em (6 menos sucessos) semanas. Se, ao invés de curar a infertilidade, a Mestra do Ritual desejar aumentar as chances de concepção de uma mulher fértil, o número de sucessos servirá simplesmente como um indicador para o Narrador de quanto mais provável será do personagem conceber uma criança. O ritual funciona similarmente em homens; simplesmente altere as referências acima de concepção para geração e as regras normais se aplicam.
MET: A mestra de rituais deve fazer uma Disputa Social Estática, dificuldade igual à Película, retestes com Medicina. Se for bem sucedido, o alvo voltará a ser fértil dentro de um mês lunar. Um alvo já fértil ganha uma maior chance de concepção. Uma vez que não há regras de fácil acesso para esses problemas durante o jogo, fica a cargo do Narrador julgar seus efeitos, caso tais questões apareçam no seu jogo.
Rituais de Caern
Trilha Serpenteante
Nível Três
As Desbravadoras representam um dos principais grupos de Garou quando o assunto é encontrar novos lugares para abrir caerns. Tais locais se tornaram extremamente raros nos Últimos Finais, mas todos anos outra matilha de Desbravadora leva Garou das redondezas para abrir um novo caern. O Ritual da Trilha Serpenteante é a principal ferramenta para encontrar tais locais. Seu uso não é fácil, ou rápido, mas após um longo período de tempo, ele ajuda as Desbravadoras a fixarem uma localização válida para um novo caern. Encontrar uma localização apropriada para um novo caern sempre foi difícil e consumia muito tempo; nos dias de hoje, com uma Película alta, e a Wyrm e Weaver povoando Gaia como nunca, é ainda mais difícil. Nos últimos anos, o campo da Ordem da Mãe Misericordiosa das Fúrias Negras começou a desenvolver um ritual similar, que funciona nas regiões das cidades devidamente espiritualizadas. A Ordem se aproximou de algumas Desbravadoras Theurges para ajudá-las com o ritual e essa cooperação parece ter levado até um caminho frutífero.
Sistema: Primeiro, encontre um local puro de uma região selvagem apropriadamente pura, testando Percepção + Sobrevivência, dificuldade 9 após uma semana de investigação. Sucessos no teste indicarão uma ampla área (talvez 1,5km² ou até mais) com traços fortes os suficientes da Wyld para que os personagens possam
achar um lar adequado para um caern. Esse teste falha automaticamente se a região selvagem que o personagem investiga for inadequada para um caern; se for o caso, sucesso no teste de Percepção + Sobrevivência indicará que toda a área é inadequada. Uma falha crítica nesse teste pode, a critério do Narrador, indicar uma localização inapropriada (uma com um passado de atividades da Wyrm ou da Weaver) para o caern. Então, gaste um ponto de Gnose e teste Percepção + Enigmas (dificuldade 9) para procurar cuidadosamente nessa porção da terra uma Película fraca o suficiente e identificar os espíritos. A Garou deve reunir 10 sucessos em um teste prolongado; cada teste e gasto de Gnose representam três dias em comunhão com os espíritos e uma investigação detalhada do terreno. Note que se várias Desbravadoras de uma mesma matilha possuírem esse Ritual, elas podem reunir seus sucessos, mas a investigação ainda levará um mínimo de três dias para ser completada. Quando o número suficiente de sucessos for obtido, as Fúrias ainda devem usar o Ritual da Criação de Caern (ou Parir o Caern, abaixo) para realmente criar o caern. Esse ritual apenas aponta a melhor direção para que tal coisa seja feita.
MET: Faça uma Disputa Mental Estática com Sobrevivência, dificuldade de 9 Características, para investigar um local de uma região selvagem para a construção do caern. Esse ritual exige um grande dispêndio de tempo e um exame minucioso para funcionar - não é tão simples como sair pelas florestas e encontrar um local para todo mundo erguer um novo caern no próximo jogo. Ao final de cada jogo após a execução do ritual, faça uma nova Disputa Mental, usando Enigmas no lugar de Sobrevivência. Após o acúmulo de 10 sucessos, você localiza a área mais apropriada para a construção do caern. Note que é possível que nenhuma área da região selvagem seja apropriada; se for o caso, você receberá essa informação após ser bem sucedido na Disputa inicial.
Parir o Caern
Nível Cinco
Apesar das Fúrias Negras poderem usar o Ritual da Criação de Caern (Lobisomem, pág. 158), muitas tradicionalmente preferem esse ritual, que liga a abertura de um local espiritual com um dos mais sagrados mistérios de Gaia. Após as Fúrias descobrirem, limparem e purificarem uma área adequada, elas esperam até que o foco apropriado para o ritual esteja pronto. O foco, chamado de Maia durante o ritual, é uma fêmea grávida que está próxima a dar a luz. Ela pode ser humana, Garou ou loba - apesar que uma Garou que está grávida de um impuro é uma escolha especialmente inauspiciosa. A mulher não precisa ser uma Parente, mas se não for, ela pode sofrer os efeitos do Delírio se uma das Fúrias passarem para a forma guerreira. Quando as Garou envolvidas sentirem que não podem esperar por uma delas (ou uma de suas Parentes) ter um bebê, elas podem raptar uma humana ou uma loba fêmea para servir como a Maia. No Fim dos Tempos, essa prática vem se tornando perigosamente comum. Quando a Maia está próxima do trabalho de parto, ela é levada até o centro do pretenso caern; as Garou fêmeas a circulam, cantando hinos à Gaia. Garou sem ser Fúrias podem estar presentes, mas devem ser fêmeas; impuros machos de outras tribos são proibidos, apesar de que os impuros machos das Fúrias podem estar presentes. Uma única Anciã pode ajudar a mãe durante o trabalho de parto, mas nenhum outro auxílio pode ser dado: as Fúrias presentes devem preencher seus corações com o amor de Gaia, estimulando-a a tomar a Maia como uma inspiração e criar um caern com o nascimento da criança. Caso o ritual seja bem sucedido (veja abaixo) é dito que os destinos da criança recém-nascida e do caern são ligados pelo restante da vida da criança. O recém-nascido é a partir de então imune ao Delírio, mesmo que não seja Garou ou Parente. Diferentes seitas tratarão a Maia e o recém-nascida de modo diferente, principalmente se os dois não forem Parentes. Algumas seitas tomam a criança de suas mães para criá-las em seu novo lar da alma, enquanto outras adotam ambos, a mãe e a criança, como Parentes honorários. Pelo menos uma seita deixa a mãe e a criança retornarem a suas vidas comuns, acreditando que se o destino da criança está ligado ao do caern, é melhor que a criança viva seu destino verdadeiro. Porém, até mesmo seitas tão liberais geralmente colocam um espírito menor ou uma Ragabash de baixo posto para manter um olho na criança e checar seu comportamento. As circunstâncias do trabalho de parto e do parto em si também possuem presságios para o caern. O nascimento mais auspicioso é um saudável e rápido, onde um Garou é nascido de uma Maia humana ou loba. Um Garou não impuro nascido de uma Garou (principalmente de uma Maia Fúria Negra) também é considerado como um forte presságio para o futuro do caern. Se uma mãe Garou dá a luz a uma criança Parente humana ou loba, a maior promessa do caern está no futuro distante, após a morte da criança. Como citado anteriormente, se uma Maia Garou der a luz a um impuro, a seita do novo caern precisará trabalhar duro para receber respeito dos outros Garou. Um parto logo e complicado sugere a influência da Wyrm próximo ao caern. Se a Maia morre ao dar a luz, muitos Theurges acreditam que o caern e seus Garou terão um papel importante (para o bem ou para o mal) no Apocalipse que está por vir. Se a criança nasce morta, o ritual falha; a morte da Maia e da criança durante o ritual é considerada como um péssimo presságio para as Garou participantes. Sistema: Assim como o Ritual de Criação de Caern, a Mestra do Ritual deve fazer uma série de testes de Gnose bem sucedidos, contra uma dificuldade de 8, e deve alcançar um total de 40 sucessos. Ela pode fazer esse teste duas vezes a cada hora do trabalho de parto da Maia e deve ser bem sucedida antes do nascimento da criança. Para esse ritual ser bem sucedido, pelo menos dez Garou (um para cada lua da gravidez) devem participar, além da Dama do Ritual, da Maia e da Anciã que a ajuda. Uma falha crítica aqui causa sete Níveis de Vitalidade de dano em todos os envolvidos no ritual, incluindo a Maia. Porém, a Anciã que auxilia a Maia pode testar sua Gnose (dificuldade 8 ) para absorver o dano da Maia; ele pode receber um nível de dano em si mesma para cada sucesso obtido. Diferente do Ritual de Criação de Caern, as Garou presentes não precisam sacrificar sua Gnose para abastecer o novo caern; a criação de uma vida nova serve esse propósito. Se tudo correr bem com a Maia, com a criança e com o ritual, o novo caern tem um Nível base de 1, com a Película igual a 4. Sucessos adicionais deixam o caern mais poderoso, assim como no Ritual de Criação de Caern. As Garou participantes no ritual de Parir o Caern
recebem Renome como aquelas que participam do Ritual de Criação de Caern; além disso, a Maia, se for uma Garou, recebe um ponto adicional para cada tipo de Renome (dando a ela um ponto de Sabedoria, seis de Glória e quatro de Honra).
MET: Assim como com os outros rituais de concepção e nascimento, a interpretação desse ritual é mais importante do que a mecânica do jogo. Por razões de segurança, você, obviamente, não deve tentar executar esse ritual com uma jogadora próxima de dar a luz; é suficiente ter uma personagem que dá a luz no decorrer do jogo. O executor do ritual deve fazer uma série de Disputas Estáticas de Gnose. Em nome do drama, essas Disputas devem ser feitas durante o curso de várias horas de jogo - não fique simplesmente de pé por um minuto fazendo as disputas para acumular todas as Disputas de uma vez. Ao invés disso, a cada quinze minutos, ou algo assim, um Narrador deve fazer uma Disputa com a Mestra do Ritual. Trate esse ritual como o Ritual da Criação de Caern, no Laws of the Wild. Os Garou envolvidos não precisam gastar Gnose para dar poder ao ritual, mas pelo menos dez Garou fêmeas devem estar presentes. Se o ritual for interrompido - a Mestra do Ritual ou a Maia forem feridas, por exemplo - todos os envolvidos receberão sete níveis de dano, apesar de que a Anciã que auxilia o parto pode gastar Características de Gnose para absorver o dano para a Maia, em uma proporção de um para um. Uma vez que não é divertido para todo o grupo excluir todos os jogadores machos da interpretação de um ritual de várias horas, você pode considerar a permissão dos homens de seu grupo para permanecerem como guardas contra as criaturas da Wyrm que inevitavelmente chegam para a criação do novo caern, mesmo que eles não possam participar do ritual diretamente. Ou talvez você tenha os seus jogadores assumindo os papéis das criaturas da Wyrm de quem as mulheres devem se defender...
Rituais Místicos
Nascimento do Guerreiro de Fogo
Nível Três
Em dias antigos, as lendas dizem que a deusa Coatlicue enfrentou uma furiosa horda de seus próprios filhos, que a atacaram por trair seu pai, Mixcoatl, com o espírito do céu. Quando tudo parecia perdido, Coatlicue se agachou e deu à luz à criança de sua união com o espírito do céu, o deus do fogo e da guerra, Huitzilopochtli. Huitzilopochtli emergiu do útero completamente crescido e armado; ele afastou ou matou a massa de seus meios-irmãos em defesa de sua mãe. Com o Nascimento do Guerreiro de Fogo, uma Mãe pode imitar o ato desesperado de encarnação de Coatlicue e dar à luz a um espírito guerreiro para lutar em sua proteção em tempos de perigo. Ela deve ingerir uma mistura de ervas, pimentas e água pura e, então, calmamente invocar Gaia. O guerreiro emerge do útero da Mãe tão sangrento como se pode imaginar - porém, o parto do espírito acontece muito mais rápido do que seria o caso. O guerreiro emerge dos quadris da Mãe em uma pluma de fogo, espada em mãos e ataca os inimigos de sua mãe até ser destruído ou não sobrar inimigos. O Nascimento do Guerreiro de Fogo pode ser usado se a Mãe estiver grávida de uma criança de verdade ou não e seu surgimento não afeta a criança no útero.
Sistema: Teste Vigor + Instinto Primitivo (dificuldade 8 ). Sucessos nesse teste indicam que o personagem será capaz de dar a luz ao Guerreiro de Fogo. Esse espírito leva dez minutos para surgir do útero da Fúria; sucessos além do primeiro diminuem esse tempo
em 1 minuto para cada sucesso ou podem ser usados para aumentar as Características Físicas do Guerreiro de Fogo em um ponto de Atributo por sucesso. O Guerreiro de Fogo lutará incessantemente pela Fúria, até ser destruído, até não restar inimigos ou até o fim da cena. O Guerreiro de Fogo possui as seguintes Características básicas: Força 4, Destreza 4, Vigor 4, Percepção 1, Raciocínio 3. Ele possui Armas Brancas 4 e Esquiva 3 e uma Gnose efetiva de 4 e Força de Vontade 10. Sua armadura flamejante dá 3 dados adicionais de absorção contra todos os ataques e causa 5 dados de dano por fogo contra qualquer adversário que tente agarrá-lo. Sua espada em chamas causa 8 dados de dano; seu dano é considerado agravado contra criaturas da Wyrm e àqueles vulneráveis a fogo.
MET: Você deve ser bem sucedido em uma Disputa Física Estática, dificuldade de 9 Características, reteste com Instinto Primitivo. Se for bem sucedido, dentro de dez minutos (apesar de que o Guardião Espiritual pode ajustar esse tempo como dramaticamente apropriado)
você dá à luz a um espírito de fogo que permanece até o final da cena/hora. O guerreiro de fogo tem 10 Características Físicas e 8 Mentais e Sociais, Armas Brancas x 3, Esquiva x 2, três níveis de armadura e causa três níveis de dano por fogo em qualquer contato
físico.
Rastro da Píton
Nível Quatro
Nos antigos dias da Grécia, qualquer humano que desejasse consultar o Oráculo de Delfos era obrigado a pagar uma taxa, o telono, que dava a ele o direito de se aproximar do grande altar de Apolo e oferecer sacrifícios (javalis, bodes ou touros). Ao se purificar nas águas da Fonte Kastalian, Pítia se curvou no Centro da Terra (uma abertura de caverna), comeu uma folha de louro e, inalando os vapores emitidos da abertura, entrou em um estado de êxtase, balbuciando palavras incoerentes. Elas foram então convertidas em versos pelo Sacerdote, enquanto o intérprete se ocupava de retirar algum significado da profecia. Os gregos dizem que Píton, um grande espírito-cobra e filho de Gaia, defendia o rasgo na terra de onde os oráculos podiam receber suas visões do futuro; eles contam da grande vitória de Apolo contra Píton e suas palavras proféticas de dias futuros. Píton não foi completamente destruído, é claro; ele e seus servos caminham os túneis sob a face de Gaia que levam para trás e adiante na História. Garou leais e sábias podem usar o Rastro de Píton para caminhar por esses mesmos túneis metafóricos e ganhar visões do futuro. As Fúrias Negras que usam esse ritual possuem um comportamento distante e suas profecias obedecem
apenas a lógica do sonho, não o pensamento da Weaver. Uma segunda Fúria deve permanecer ao lado da Mestra do Ritual enquanto ela executa o Ritual do Rastro de Píton, para interpretar os balbucios insanos de sua irmã.
Sistema: Após uma hora de transe, teste Percepção + Enigmas (dificuldade 8 ). Os túneis de sonho de Gaia passam pela História, através do passado pessoal de um personagem e do futuro assim como por todas as eras de Gaia. A Mestra do Ritual pode muito bem ser sobrepujada pelas visões diante de si: ela precisa de três sucessos para traduzir qualquer coisa sensata dos sinais que vê - menos de três sucessos e o personagem sentirá apenas sensações como dor e alegria, cores e sons. Três sucessos produzem visões poéticas ou metafóricas de importantes partes do passado ou futuro da personagem. Quatro sucessos permitem à Garou explorar a linha do tempo de um companheiro de matilha ou de alguém amado; cinco sucessos a permitem olhar para o passado e futuro em uma escala maior (para sua matilha inteira ou tribo, ou ela pode vislumbrar os fogos do Apocalipse). Para interpretar a profecia corretamente, a Sacerdotisa deve testar Inteligência + Empatia, dificuldade 8; mais sucessos indicam quanto da visão da Mestra do Ritual é passado para sua matilha ou seita. O Narrador é encorajado a usar a lógica dos sonhos ou pesadelos para fabricar as viagens do personagem pelo passado e futuro como resultado desse ritual. A intenção é permitir ao Narrador dar vislumbres e pistas de coisas que estão por vir sem forçá-lo a saltar suas linhas gerais para encaixar com uma interpretação literal da visão de um personagem.
MET: Faça uma Disputa Mental Estática com Enigmas, dificuldade de 9 Características. Se for bem sucedido, seus sentidos saem de seu corpo durante uma cena/hora, indo para os túneis de sonhos do tempo, passando por um labirinto de imagens. Avise a um Narrador antes de iniciar esse ritual; isso dará ao Guardião Espiritual e os Narradores tempo suficiente para bolarem uma visão para você. Esteja ciente de que as visões desse tipo seguem a criação dos sonhos e tendem a surgir em símbolos ou sensações vibrantes e não como tomadas de um vídeo. Apesar de você poder direcionar sua visão a uma questão em específico, as incertezas do sonho podem carregá-lo em qualquer direção e você pode ou não receber a sabedoria que procure. Gaste uma Característica de Expressão para compreender uma imagem ou elemento que indica coisas que estão por vir. A critério do Narrador, você pode receber um reteste grátis contra um adversário ou desafio por vir na história caso você o tenha decifrado de maneira correta em seu transe, pois você fora avisado. Entretanto, você não pode acumular esse reteste com outros bônus dados pela predição do futuro e só pode se beneficiar de um reteste por vez.
Esses Dons e rituais são ensinados dentro de um campo específico dos Wendigo; como conhecimento local e especializado, eles normalmente só são compartilhados com outros campos dentro dos Wendigo, e geralmente não são mostrados aos outros Garou.
Ritual do Aro Sagrado:
Sangue Negro de Gaia
Nível Três
A fome dos Arautos da Wyrm por petróleo destruiu e profanou muitas das terras dos Wendigo, expulsando o povo de seus lares, rasgando os ossos e sangue da Mãe Gaia. Se um Garou astuto descobre onde um poço de petróleo foi feito, ou se vê um levantamento ou perfuração acontecendo em seu território, ele pode usar esse ritual para alertar Gaia e pedir aos elementais da Terra para ajudá-La a redirecionar o fluxo de petróleo para qualquer outro lugar, bloqueá-lo ou destruí-lo. O mestre do ritual e os participantes caçam e matam um grande animal, normalmente um caribu ou cervo, e o mestre do ritual rasga o coração do animal. Ele entoa bênçãos a Gaia e suas terras sagradas, enquanto aperta o coração em suas garras. Ele retira todo o sangue do órgão, que cai no chão, o oferecendo para ser absorvido pela Terra em sacrifício. Então, o mestre do ritual e todos os outros participantes do ritual se cortam e oferecem seu sangue, dando sua força em troca de grandes poderes que devem despertar abaixo da superfície da Terra. Alguns Garou se sangram até a morte durante esse ritual, em um esforço de oferecer a força derradeira de seus espíritos, assim como seu sangue, para preservar as terras de Gaia da exploração.
Sistema: O mestre do ritual testa Carisma + Rituais para determinar o sucesso do ritual, com uma dificuldade igual a 7. Se for bem sucedido, ele e todo participante gastam pelo menos um ponto de Gnose e um Nível de Vitalidade em sangue. A soma da Gnose acumulada, além dos sucessos extras do mestre do ritual, mede quão perfeitamente o óleo foi contido.
Efeito Desejado N°. de Sucessos
Equipamento de perfuração danificado por placas terrestres 5
Volume de petróleo torna-se irregular 6
Volume de petróleo diminui para um filete 7
Petróleo pára completamente, novas tentativas de perfuração falham 8
Petróleo nos acres ao redor desaparece 9
Poço de petróleo jorra sangue ao invés de óleo 10
MET: Ritual Intermediário. Além de ser bem sucedido no teste padrão de ativação, o mestre do ritual e os outros participantes devem gastar pelo menos uma Característica de Gnose e um Nível de Vitalidade cada um; mais Características de Gnose podem ser gastas se assim desejado, mas cada Característica adicional exige um Nível de Vitalidade correspondente. Os Níveis de Vitalidade sacrificados durante esse ritual não podem começar a regenerar até depois de uma hora, tempo esse em que os Garou começam a se curar normalmente. Os Narradores devem basear os resultados desse ritual na tabela acima, usando o número de Características de Gnose gastas no lugar do número de sucessos.
Ritual da Trilha da Batalha:
O Movimento do Idlak
Nível Quatro
A Trilha da Batalha preservou esse método de caçar focas e usou-o para um propósito único. O idlak, uma ferramenta usada pelos Parentes do Ártico por muitos anos, é criada com uma delicada pena amarrada a uma longa e fina lasca de madeira ou de osso. O caçador prende sua ferramenta em um buraco de respiração no gelo; quando uma foca nada até o buraco e emerge para respirar, ela faz com que o idlak sacuda. Da mesma forma, esse ritual permite um Wendigo a atravessar a Película com um idlak fetiche, capturando um espírito amigável ou Gaffling em sua esguia forma. Isso coloca um alarme que faz com que seja desnecessário para o Garou espiar através da Umbra e, assim, deixar sua posição terrestre indefesa. Qualquer Maldito, ou outro espírito perigoso que pertença à Weaver ou Wyrm, pode se aproximar do idlak na Penumbra sem percebê-lo. Caso o espírito maléfico se aproxime demais, ou cruze a Película ao se Materializar, o Gaffling envia um aviso ao colocar o idlak em movimento, tanto física quanto espiritualmente. Quando ele é ativado, ele permite ao Garou que o colocou rastrear a manifestação do espírito, ou o ajuda a atravessar rapidamente a Penumbra para seguir os rastros do espírito e combatê-lo.
Sistema: O jogador gasta pelo menos dois pontos de Gnose quando coloca o idlak em sua posição e então, testa Gnose + Percepção. O número de sucessos que o jogador obtém ou o número de pontos de Gnose gastos adicionalmente determina os níveis de Gnose do Gaffling. O espírito percebe qualquer redução ou perfuração feita na Película, ou a aproximação de qualquer Maldito ou espírito hostil na Penumbra e faz com que o idlak balance visivelmente no Reino. Ele
também chama mentalmente o Garou que o prendeu no idlak, alertando que o perigo está próximo.
MET: Ritual Intermediário. Além do teste padrão para executar o ritual, o mestre do ritual deve gastar pelo menos duas Características de Gnose para colocar o idlak na devida posição. O Gaffling do idlak criado então recebe um número de Características de Gnose igual à Gnose do mestre do ritual, mais uma Característica adicional para cada Característica de Gnose gasta durante o ritual. A qualquer momento em que a Película enfraquecer ou for perfurada, ou um Maldito ou espírito similarmente hostil entrar na Penumbra próxima, o idlak começa a balançar visivelmente, e o Guardião Espiritual deve alertar o Garou que colocou o idlak que o perigo se aproxima.
Rituais da Tribo Fúrias Negras
Rituais
As Fúrias Negras conhecem dúzias de rituais que mantém longe dos olhos de Garou machos, assim como de outras tribos; mesmo uma jovem Fúria pode aprender alguns rituais da Donzela ou outros rituais mantidos longe de outras tribos. Obviamente, muitos dos rituais compartilhados são úteis para todos os Garou: o Ritual da Dedicação de Talismã é freqüentemente útil demais para não se ter, para os hominídeos. Certos kuklos talvez descubram que rituais particulares, das Fúrias ou não, são bastante úteis: as Desbravadoras, por exemplo, freqüentemente usam o Ritual de Abertura de Caern e tentam assegurar que um membro de todas as matilhas das Desbravadoras conheça o Ritual de Construção de Caern ou o equivalente das Fúrias, Parir o Caern (veja abaixo).
Rituais
Ao contrário dos Dons, rituais são sempre passados de um Garou para outro. A maioria os rituais abaixo é considerada sagrada (e secreta) para as Fúrias Negras; sua natureza é escondida de membros de outras tribos. Mesmo aqueles rituais que não são segredos das Fúrias Negras nunca serão mostrados conscientemente a um homem de outras tribos; um macho que revela conhecimento de tais rituais para uma Fúria Negra arrisca sua própria vida.
Ao contrário dos Dons, rituais são sempre passados de um Garou para outro. A maioria dos rituais abaixo é considerada sagrada (e secreta) para as Fúrias Negras; sua natureza é escondida de membros de outras tribos. Mesmo aqueles rituais que não são segredos das Fúrias Negras nunca serão mostrados conscientemente a um homem de outras tribos; um macho que revela conhecimento de tais rituais para uma Fúria Negra arrisca sua própria vida.
Rituais de Pacto
Ritual da Maternidade
Nível Um
Esse ritual simples marca a transformação de uma Fúria do status de Donzela para o de Mãe. Como citado anteriormente, o título Donzela não é exatamente preciso; os espíritos começam a tratar uma Fúria como Mãe assim que ela engravida. Em algumas seitas, essa mudança espiritual é suficiente, enquanto em outras, só é aceito quando a criança nasce, e na maioria das seitas mais conservadoras, uma Fúria é considerada uma Donzela até que ela dê à luz a uma criança que viva por um ano lunar. Independentemente de quando a seita declara a Fúria como uma Mãe, no tempo certo, esse ritual é executado. Mãe e filho são separados e a jovem mãe é presa - essa pode ser simplesmente uma prisão simbólica, uma corda frouxamente amarrada ou algemas e correntes. A mãe se liberta de sua prisão e vai para o lado de sua cria enquanto as Mães e Anciãs da seita assistem; quando ela toma sua criança novamente, a mulher mais velha da tribo dá as boas vindas a ela.
Sistema: Não há mecânicas de jogo para esse ritual, embora a Fúria talvez tenha que fazer um teste de Força ou Força de Vontade para escapar de prisões resistentes.
MET: Use o Ritual da Maternidade como um reconhecimento no jogo da transição de Donzela para Mãe de uma Fúria. Siga as regras usuais para a interpretação de um Ritual; nenhum beneficio especial é dado, além da transição social para o status de Mãe. A dificuldade para se libertar das prisões simbólicas pode ser mísera (uma simples corda) ou extrema (dez Características ou mais, para correntes).
Ritual da Aceitação
Nível Dois
Embora um Garou possa desistir de sua afiliação tribal com o Ritual da Renúncia (veja Lobisomem: O Apocalipse, pág. 160), as Fúrias Negras tem seu próprio ritual de boas vindas para uma Garou fêmea de outra tribo que se junta a elas. A futura Fúria Negra deve jejuar
por 24hs para purificar seu corpo; após isso, ela entra num círculo ritual enquanto suas futuras irmãs de tribo silenciosamente invocam Pégaso de fora desse círculo.
Sistema: A invocação leva algumas horas (a Mestra de Ritual deve testar Carisma + Ocultismo com uma dificuldade igual à Película local; a invocação leva 5hs, menos 1 para cada sucesso após o primeiro, com um mínimo de 1 hora). Ao final desse período, um avatar do Pégaso chega. A futura Fúria deve provar seu valor ao avatar. Isso pode envolver um teste, a critério do Narrador, ou simplesmente envolver um teste de Carisma + Etiqueta (dificuldade 7). Uma falha nesse teste significa que a futura Fúria Negra deve completar uma busca espiritual para se juntar à tribo; uma falha crítica significa que ela de algum modo ofendeu Pégaso e não é bem vinda. Se ela for bem sucedida, no entanto, ela é bem vinda na tribo Fúria Negra e será tratada como uma criança de Pégaso dali em diante.
MET: Após uma Garou executar a cerimônia de jejum e purificação (que talvez exija uma pequena cena de interpretação, se o personagem é particularmente impulsiva ou tenha uma Fúria muito alta), as Fúrias Negras executam esse ritual num círculo, guiadas pela Mestra do Ritual. A Mestra faz uma Disputa Social Estática contra a Película, reteste com Ocultismo. Se o ritual for bem-sucedido, um avatar de Pégaso aparece (através do Guardião Espiritual), e a candidata deve provar seu valor para a tribo das Fúrias Negras para a satisfação de Pégaso. O desafio deve ser interpretado e pode incluir testes de habilidades, destreza marcial,
sabedoria ou dicernimento, e certamente será bastante difícil para uma Garou mais hábil e renomada (que deve manter-se forte para ser digna de seu posto e igualmente deve ser exemplar, portanto nunca trazendo vergonha para sua nova tribo). Caso a candidata seja bem-sucedida nessa tarefa para a satisfação do Narrador, ela se tornará uma Fúria Negra, caso contrário, o espírito de Pégaso parte sem aceitar a mulher.
Mitigar a Cicatriz
Nível Dois
As Fúrias Negras executam esse ritual em mulheres e crianças que sofreram nas mãos de um esposo ou pai abusivo. Esse tipo de abuso pode ferir a alma de formas ainda desconhecidas para as Fúrias Negras, mas é certo que um abuso pode abrir uma brecha grande o suficiente para um servo da Wyrm entrar. É da natureza das Fúrias
Negras impedir tal destino e em seu modus operandi para por um fim nesse tipo de abuso (violentamente, se necessário), Mitigar a Cicatriz é uma das melhores ferramentas das Fúrias para curar o abuso uma vez que ele tenha sido interrompido. O ritual por si mesmo é destinado para acalmar as vítimas imediatamente; a fumaça gentil do incenso e o perfume das velas devem encher o ar e uma música calma e inofensiva - não necessariamente música espiritual; música folclórica ou infantil são igualmente apropriadas - deve tocar. No caso de vítimas que não estão em contato com a espiritualidade de Gaia, orações são oferecidas ao espírito da maternidade por todo o globo, embora orações a Gaia possam ser ditas em seu lugar. As memórias dos abusos são retiradas da vítima e cada uma é simbolicamente jogada no fogo purificador. Quando o ritual termina, a vítima pode iniciar a longa jornada até a verdadeira cura espiritual sem arriscar cair em um perigoso ciclo de auto-degradação. Esse ritual não possui efeitos de jogo; o Narrador deve julgar seus efeitos de interpratação.
MET: O ritual Mitigar a Cicatriz funciona de acordo com as regras normais para a execução de um ritual, mas possui efeitos de mecânica de jogo limitados. Normalmente, é uma questão de interpretação quando as Fúrias esperam ajudar vítimas de abuso (com esperança, após lidar com seus atormentadores). O Narrador pode optar por dar aos alvos de um ritual de Mitigar a Cicatriz bem sucedido uma Característica extra de Força de Vontade para resistir aos impulsos auto-destrutivos ou a Perturbações relacionadas com seus abusos, o que pode ajudar o processo de recuperação.
Ritual da Fertilidade
Nível Três
Muitas Garou e mulheres humanas não possuem a habilidade de dar à luz por si só; talvez elas tenham nascido com dificuldades reprodutivas congênitas ou ficaram inférteis devido à influência da tecnologia e dos químicos criados pela Wyrm. No caso das Garou, cicatrizes de batalha e ferimentos similares normalmente levam à infertilidade. Esse ritual invoca os espíritos da fertilidade, muitas vezes avatares de Gaia em seu aspecto da Mãe, para devolver a fertilidade daquelas que não a tem. Esse ritual também aumenta qualquer chance normal de concepção de uma mulher. O Ritual de Fertilidade também funciona em machos, mas quase nunca é executado neles. Também funciona em lobos e, ocasionalmente, é usado em segredo por aquelas Garou que têm acesso a zoológicos e a suas populações de lobos. O ritual não funciona em impuros, nem que as Fúrias seriam tão arrogantes a ponto de tentar tal coisa. O alvo do ritual remove toda a roupa, exceto talvez por um simples manto caseiro, e se senta ou deita em uma área obviamente fértil: em meio a uma floresta saudável ou na grama alta. A Mestra do Ritual traça um círculo ao redor do alvo, usando o sangue menstrual de uma mulher fértil. A Mestra do Ritual então invoca os espíritos de Gaia para que ajudem a restaurar o direito de gerar vida da mulher ao alvo. No caso de uma cicatriz de batalha ou ferimento, Dons como o Toque da Mãe podem restaurar esse direito durante o Ritual, mas só os Dons não irão curar o ferimento da mulher.
Sistema: No centro do ritual, a Mestra do Ritual deve testar Carisma + Medicina (dificuldade da Película local) para curar o alvo. Uma falha, crítica ou não, não tem nenhum efeito reverso no alvo; do contrário o útero da mulher será restaurado em (6 menos sucessos) semanas. Se, ao invés de curar a infertilidade, a Mestra do Ritual desejar aumentar as chances de concepção de uma mulher fértil, o número de sucessos servirá simplesmente como um indicador para o Narrador de quanto mais provável será do personagem conceber uma criança. O ritual funciona similarmente em homens; simplesmente altere as referências acima de concepção para geração e as regras normais se aplicam.
MET: A mestra de rituais deve fazer uma Disputa Social Estática, dificuldade igual à Película, retestes com Medicina. Se for bem sucedido, o alvo voltará a ser fértil dentro de um mês lunar. Um alvo já fértil ganha uma maior chance de concepção. Uma vez que não há regras de fácil acesso para esses problemas durante o jogo, fica a cargo do Narrador julgar seus efeitos, caso tais questões apareçam no seu jogo.
Rituais de Caern
Trilha Serpenteante
Nível Três
As Desbravadoras representam um dos principais grupos de Garou quando o assunto é encontrar novos lugares para abrir caerns. Tais locais se tornaram extremamente raros nos Últimos Finais, mas todos anos outra matilha de Desbravadora leva Garou das redondezas para abrir um novo caern. O Ritual da Trilha Serpenteante é a principal ferramenta para encontrar tais locais. Seu uso não é fácil, ou rápido, mas após um longo período de tempo, ele ajuda as Desbravadoras a fixarem uma localização válida para um novo caern. Encontrar uma localização apropriada para um novo caern sempre foi difícil e consumia muito tempo; nos dias de hoje, com uma Película alta, e a Wyrm e Weaver povoando Gaia como nunca, é ainda mais difícil. Nos últimos anos, o campo da Ordem da Mãe Misericordiosa das Fúrias Negras começou a desenvolver um ritual similar, que funciona nas regiões das cidades devidamente espiritualizadas. A Ordem se aproximou de algumas Desbravadoras Theurges para ajudá-las com o ritual e essa cooperação parece ter levado até um caminho frutífero.
Sistema: Primeiro, encontre um local puro de uma região selvagem apropriadamente pura, testando Percepção + Sobrevivência, dificuldade 9 após uma semana de investigação. Sucessos no teste indicarão uma ampla área (talvez 1,5km² ou até mais) com traços fortes os suficientes da Wyld para que os personagens possam
achar um lar adequado para um caern. Esse teste falha automaticamente se a região selvagem que o personagem investiga for inadequada para um caern; se for o caso, sucesso no teste de Percepção + Sobrevivência indicará que toda a área é inadequada. Uma falha crítica nesse teste pode, a critério do Narrador, indicar uma localização inapropriada (uma com um passado de atividades da Wyrm ou da Weaver) para o caern. Então, gaste um ponto de Gnose e teste Percepção + Enigmas (dificuldade 9) para procurar cuidadosamente nessa porção da terra uma Película fraca o suficiente e identificar os espíritos. A Garou deve reunir 10 sucessos em um teste prolongado; cada teste e gasto de Gnose representam três dias em comunhão com os espíritos e uma investigação detalhada do terreno. Note que se várias Desbravadoras de uma mesma matilha possuírem esse Ritual, elas podem reunir seus sucessos, mas a investigação ainda levará um mínimo de três dias para ser completada. Quando o número suficiente de sucessos for obtido, as Fúrias ainda devem usar o Ritual da Criação de Caern (ou Parir o Caern, abaixo) para realmente criar o caern. Esse ritual apenas aponta a melhor direção para que tal coisa seja feita.
MET: Faça uma Disputa Mental Estática com Sobrevivência, dificuldade de 9 Características, para investigar um local de uma região selvagem para a construção do caern. Esse ritual exige um grande dispêndio de tempo e um exame minucioso para funcionar - não é tão simples como sair pelas florestas e encontrar um local para todo mundo erguer um novo caern no próximo jogo. Ao final de cada jogo após a execução do ritual, faça uma nova Disputa Mental, usando Enigmas no lugar de Sobrevivência. Após o acúmulo de 10 sucessos, você localiza a área mais apropriada para a construção do caern. Note que é possível que nenhuma área da região selvagem seja apropriada; se for o caso, você receberá essa informação após ser bem sucedido na Disputa inicial.
Parir o Caern
Nível Cinco
Apesar das Fúrias Negras poderem usar o Ritual da Criação de Caern (Lobisomem, pág. 158), muitas tradicionalmente preferem esse ritual, que liga a abertura de um local espiritual com um dos mais sagrados mistérios de Gaia. Após as Fúrias descobrirem, limparem e purificarem uma área adequada, elas esperam até que o foco apropriado para o ritual esteja pronto. O foco, chamado de Maia durante o ritual, é uma fêmea grávida que está próxima a dar a luz. Ela pode ser humana, Garou ou loba - apesar que uma Garou que está grávida de um impuro é uma escolha especialmente inauspiciosa. A mulher não precisa ser uma Parente, mas se não for, ela pode sofrer os efeitos do Delírio se uma das Fúrias passarem para a forma guerreira. Quando as Garou envolvidas sentirem que não podem esperar por uma delas (ou uma de suas Parentes) ter um bebê, elas podem raptar uma humana ou uma loba fêmea para servir como a Maia. No Fim dos Tempos, essa prática vem se tornando perigosamente comum. Quando a Maia está próxima do trabalho de parto, ela é levada até o centro do pretenso caern; as Garou fêmeas a circulam, cantando hinos à Gaia. Garou sem ser Fúrias podem estar presentes, mas devem ser fêmeas; impuros machos de outras tribos são proibidos, apesar de que os impuros machos das Fúrias podem estar presentes. Uma única Anciã pode ajudar a mãe durante o trabalho de parto, mas nenhum outro auxílio pode ser dado: as Fúrias presentes devem preencher seus corações com o amor de Gaia, estimulando-a a tomar a Maia como uma inspiração e criar um caern com o nascimento da criança. Caso o ritual seja bem sucedido (veja abaixo) é dito que os destinos da criança recém-nascida e do caern são ligados pelo restante da vida da criança. O recém-nascido é a partir de então imune ao Delírio, mesmo que não seja Garou ou Parente. Diferentes seitas tratarão a Maia e o recém-nascida de modo diferente, principalmente se os dois não forem Parentes. Algumas seitas tomam a criança de suas mães para criá-las em seu novo lar da alma, enquanto outras adotam ambos, a mãe e a criança, como Parentes honorários. Pelo menos uma seita deixa a mãe e a criança retornarem a suas vidas comuns, acreditando que se o destino da criança está ligado ao do caern, é melhor que a criança viva seu destino verdadeiro. Porém, até mesmo seitas tão liberais geralmente colocam um espírito menor ou uma Ragabash de baixo posto para manter um olho na criança e checar seu comportamento. As circunstâncias do trabalho de parto e do parto em si também possuem presságios para o caern. O nascimento mais auspicioso é um saudável e rápido, onde um Garou é nascido de uma Maia humana ou loba. Um Garou não impuro nascido de uma Garou (principalmente de uma Maia Fúria Negra) também é considerado como um forte presságio para o futuro do caern. Se uma mãe Garou dá a luz a uma criança Parente humana ou loba, a maior promessa do caern está no futuro distante, após a morte da criança. Como citado anteriormente, se uma Maia Garou der a luz a um impuro, a seita do novo caern precisará trabalhar duro para receber respeito dos outros Garou. Um parto logo e complicado sugere a influência da Wyrm próximo ao caern. Se a Maia morre ao dar a luz, muitos Theurges acreditam que o caern e seus Garou terão um papel importante (para o bem ou para o mal) no Apocalipse que está por vir. Se a criança nasce morta, o ritual falha; a morte da Maia e da criança durante o ritual é considerada como um péssimo presságio para as Garou participantes. Sistema: Assim como o Ritual de Criação de Caern, a Mestra do Ritual deve fazer uma série de testes de Gnose bem sucedidos, contra uma dificuldade de 8, e deve alcançar um total de 40 sucessos. Ela pode fazer esse teste duas vezes a cada hora do trabalho de parto da Maia e deve ser bem sucedida antes do nascimento da criança. Para esse ritual ser bem sucedido, pelo menos dez Garou (um para cada lua da gravidez) devem participar, além da Dama do Ritual, da Maia e da Anciã que a ajuda. Uma falha crítica aqui causa sete Níveis de Vitalidade de dano em todos os envolvidos no ritual, incluindo a Maia. Porém, a Anciã que auxilia a Maia pode testar sua Gnose (dificuldade 8 ) para absorver o dano da Maia; ele pode receber um nível de dano em si mesma para cada sucesso obtido. Diferente do Ritual de Criação de Caern, as Garou presentes não precisam sacrificar sua Gnose para abastecer o novo caern; a criação de uma vida nova serve esse propósito. Se tudo correr bem com a Maia, com a criança e com o ritual, o novo caern tem um Nível base de 1, com a Película igual a 4. Sucessos adicionais deixam o caern mais poderoso, assim como no Ritual de Criação de Caern. As Garou participantes no ritual de Parir o Caern
recebem Renome como aquelas que participam do Ritual de Criação de Caern; além disso, a Maia, se for uma Garou, recebe um ponto adicional para cada tipo de Renome (dando a ela um ponto de Sabedoria, seis de Glória e quatro de Honra).
MET: Assim como com os outros rituais de concepção e nascimento, a interpretação desse ritual é mais importante do que a mecânica do jogo. Por razões de segurança, você, obviamente, não deve tentar executar esse ritual com uma jogadora próxima de dar a luz; é suficiente ter uma personagem que dá a luz no decorrer do jogo. O executor do ritual deve fazer uma série de Disputas Estáticas de Gnose. Em nome do drama, essas Disputas devem ser feitas durante o curso de várias horas de jogo - não fique simplesmente de pé por um minuto fazendo as disputas para acumular todas as Disputas de uma vez. Ao invés disso, a cada quinze minutos, ou algo assim, um Narrador deve fazer uma Disputa com a Mestra do Ritual. Trate esse ritual como o Ritual da Criação de Caern, no Laws of the Wild. Os Garou envolvidos não precisam gastar Gnose para dar poder ao ritual, mas pelo menos dez Garou fêmeas devem estar presentes. Se o ritual for interrompido - a Mestra do Ritual ou a Maia forem feridas, por exemplo - todos os envolvidos receberão sete níveis de dano, apesar de que a Anciã que auxilia o parto pode gastar Características de Gnose para absorver o dano para a Maia, em uma proporção de um para um. Uma vez que não é divertido para todo o grupo excluir todos os jogadores machos da interpretação de um ritual de várias horas, você pode considerar a permissão dos homens de seu grupo para permanecerem como guardas contra as criaturas da Wyrm que inevitavelmente chegam para a criação do novo caern, mesmo que eles não possam participar do ritual diretamente. Ou talvez você tenha os seus jogadores assumindo os papéis das criaturas da Wyrm de quem as mulheres devem se defender...
Rituais Místicos
Nascimento do Guerreiro de Fogo
Nível Três
Em dias antigos, as lendas dizem que a deusa Coatlicue enfrentou uma furiosa horda de seus próprios filhos, que a atacaram por trair seu pai, Mixcoatl, com o espírito do céu. Quando tudo parecia perdido, Coatlicue se agachou e deu à luz à criança de sua união com o espírito do céu, o deus do fogo e da guerra, Huitzilopochtli. Huitzilopochtli emergiu do útero completamente crescido e armado; ele afastou ou matou a massa de seus meios-irmãos em defesa de sua mãe. Com o Nascimento do Guerreiro de Fogo, uma Mãe pode imitar o ato desesperado de encarnação de Coatlicue e dar à luz a um espírito guerreiro para lutar em sua proteção em tempos de perigo. Ela deve ingerir uma mistura de ervas, pimentas e água pura e, então, calmamente invocar Gaia. O guerreiro emerge do útero da Mãe tão sangrento como se pode imaginar - porém, o parto do espírito acontece muito mais rápido do que seria o caso. O guerreiro emerge dos quadris da Mãe em uma pluma de fogo, espada em mãos e ataca os inimigos de sua mãe até ser destruído ou não sobrar inimigos. O Nascimento do Guerreiro de Fogo pode ser usado se a Mãe estiver grávida de uma criança de verdade ou não e seu surgimento não afeta a criança no útero.
Sistema: Teste Vigor + Instinto Primitivo (dificuldade 8 ). Sucessos nesse teste indicam que o personagem será capaz de dar a luz ao Guerreiro de Fogo. Esse espírito leva dez minutos para surgir do útero da Fúria; sucessos além do primeiro diminuem esse tempo
em 1 minuto para cada sucesso ou podem ser usados para aumentar as Características Físicas do Guerreiro de Fogo em um ponto de Atributo por sucesso. O Guerreiro de Fogo lutará incessantemente pela Fúria, até ser destruído, até não restar inimigos ou até o fim da cena. O Guerreiro de Fogo possui as seguintes Características básicas: Força 4, Destreza 4, Vigor 4, Percepção 1, Raciocínio 3. Ele possui Armas Brancas 4 e Esquiva 3 e uma Gnose efetiva de 4 e Força de Vontade 10. Sua armadura flamejante dá 3 dados adicionais de absorção contra todos os ataques e causa 5 dados de dano por fogo contra qualquer adversário que tente agarrá-lo. Sua espada em chamas causa 8 dados de dano; seu dano é considerado agravado contra criaturas da Wyrm e àqueles vulneráveis a fogo.
MET: Você deve ser bem sucedido em uma Disputa Física Estática, dificuldade de 9 Características, reteste com Instinto Primitivo. Se for bem sucedido, dentro de dez minutos (apesar de que o Guardião Espiritual pode ajustar esse tempo como dramaticamente apropriado)
você dá à luz a um espírito de fogo que permanece até o final da cena/hora. O guerreiro de fogo tem 10 Características Físicas e 8 Mentais e Sociais, Armas Brancas x 3, Esquiva x 2, três níveis de armadura e causa três níveis de dano por fogo em qualquer contato
físico.
Rastro da Píton
Nível Quatro
Nos antigos dias da Grécia, qualquer humano que desejasse consultar o Oráculo de Delfos era obrigado a pagar uma taxa, o telono, que dava a ele o direito de se aproximar do grande altar de Apolo e oferecer sacrifícios (javalis, bodes ou touros). Ao se purificar nas águas da Fonte Kastalian, Pítia se curvou no Centro da Terra (uma abertura de caverna), comeu uma folha de louro e, inalando os vapores emitidos da abertura, entrou em um estado de êxtase, balbuciando palavras incoerentes. Elas foram então convertidas em versos pelo Sacerdote, enquanto o intérprete se ocupava de retirar algum significado da profecia. Os gregos dizem que Píton, um grande espírito-cobra e filho de Gaia, defendia o rasgo na terra de onde os oráculos podiam receber suas visões do futuro; eles contam da grande vitória de Apolo contra Píton e suas palavras proféticas de dias futuros. Píton não foi completamente destruído, é claro; ele e seus servos caminham os túneis sob a face de Gaia que levam para trás e adiante na História. Garou leais e sábias podem usar o Rastro de Píton para caminhar por esses mesmos túneis metafóricos e ganhar visões do futuro. As Fúrias Negras que usam esse ritual possuem um comportamento distante e suas profecias obedecem
apenas a lógica do sonho, não o pensamento da Weaver. Uma segunda Fúria deve permanecer ao lado da Mestra do Ritual enquanto ela executa o Ritual do Rastro de Píton, para interpretar os balbucios insanos de sua irmã.
Sistema: Após uma hora de transe, teste Percepção + Enigmas (dificuldade 8 ). Os túneis de sonho de Gaia passam pela História, através do passado pessoal de um personagem e do futuro assim como por todas as eras de Gaia. A Mestra do Ritual pode muito bem ser sobrepujada pelas visões diante de si: ela precisa de três sucessos para traduzir qualquer coisa sensata dos sinais que vê - menos de três sucessos e o personagem sentirá apenas sensações como dor e alegria, cores e sons. Três sucessos produzem visões poéticas ou metafóricas de importantes partes do passado ou futuro da personagem. Quatro sucessos permitem à Garou explorar a linha do tempo de um companheiro de matilha ou de alguém amado; cinco sucessos a permitem olhar para o passado e futuro em uma escala maior (para sua matilha inteira ou tribo, ou ela pode vislumbrar os fogos do Apocalipse). Para interpretar a profecia corretamente, a Sacerdotisa deve testar Inteligência + Empatia, dificuldade 8; mais sucessos indicam quanto da visão da Mestra do Ritual é passado para sua matilha ou seita. O Narrador é encorajado a usar a lógica dos sonhos ou pesadelos para fabricar as viagens do personagem pelo passado e futuro como resultado desse ritual. A intenção é permitir ao Narrador dar vislumbres e pistas de coisas que estão por vir sem forçá-lo a saltar suas linhas gerais para encaixar com uma interpretação literal da visão de um personagem.
MET: Faça uma Disputa Mental Estática com Enigmas, dificuldade de 9 Características. Se for bem sucedido, seus sentidos saem de seu corpo durante uma cena/hora, indo para os túneis de sonhos do tempo, passando por um labirinto de imagens. Avise a um Narrador antes de iniciar esse ritual; isso dará ao Guardião Espiritual e os Narradores tempo suficiente para bolarem uma visão para você. Esteja ciente de que as visões desse tipo seguem a criação dos sonhos e tendem a surgir em símbolos ou sensações vibrantes e não como tomadas de um vídeo. Apesar de você poder direcionar sua visão a uma questão em específico, as incertezas do sonho podem carregá-lo em qualquer direção e você pode ou não receber a sabedoria que procure. Gaste uma Característica de Expressão para compreender uma imagem ou elemento que indica coisas que estão por vir. A critério do Narrador, você pode receber um reteste grátis contra um adversário ou desafio por vir na história caso você o tenha decifrado de maneira correta em seu transe, pois você fora avisado. Entretanto, você não pode acumular esse reteste com outros bônus dados pela predição do futuro e só pode se beneficiar de um reteste por vez.
Ageu337- Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018
[World of Darkness] Caçadores Caçados :: Forum [World of Darkness] :: 4.0 – Rituais – Mundo das Trevas; :: – Rituais;
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos