[World of Darkness] Caçadores Caçados
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0.0 – Regras da Casa

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Mensagem por Ageu337 Sex Ago 16, 2019 10:19 pm


Regras da Casa

• NOTA: XP só poderá ser gasta 1 vez a cada marcação de 7 sessões.

• NOTA: Esse é o Mundo das Trevas que todos conhecem, possui a mesma base da historia humana, com os mesmos eventos que a humanidade teve e terá, como também, para fins de mesa, históricos e alguns eventos podem ser antecipados, como também obviamente alguns "Lendas", podem ser reais, tornar-se-a reais assim como sociedades secretas não descritas no World of Darkness podem passar a existir. Cada NPC desse cenário tem um background próprio, experiencia, ficha e personalidade, alguns estão, podem estar e estarão buscando objetivos pessoais, construindo e idealizando. Assim como seus próprios personagens, tal que, em algum momento alguns fatos podem e poderão acabar divergindo da historia convencional do Mundo das Trevas devido ao sucesso, fracasso ou intervenção de jogadores.

• NOTA: Os personagens dos jogadores são e serão personagens humanos, sem talentos especiais ou Numinas, porém podem ser adquiridos certos talentos e qualidades sobrenaturais que tenham um certo carácter hereditário no mundo das trevas até mesmo certos artefatos, dos quais serão aprovados ou vetados na criação da ficha.

POSSIBILIDADE NÃO É REALIDADE

Mas aí é que vem a questão... Só porque você PODE você DEVE ter um nível superior a cinco? Pense bem, se é tão difícil alcançar o quinto nível, seria simples alcançar o sexto? A resposta é NÃO. O sexto nível é algo extremamente difícil de se aprender, e é algo que o personagem tem que aprender sozinho (afinal, quem mais poderia ensina-lo, se todo mundo tem apenas cinco?). Isso leva muito tempo, muita pesquisa, muitas tentativas e muita, muita prática mesmo.

AS CINCO BOLINHAS
Você sabe o que significam os seis níveis possíveis que se pode ter numa Características. Seis níveis? Isso mesmo, de zero a cinco.

Nível Zero (Horrível): Indica que você é horrível naquela área, ou que não tem qualquer experiência nela. É aquele conhecimento que você sabe tão pouco que nem interesse tem para você, ou aquele Talento que você nunca desenvolveu. Esse nível é bem óbvio de se entender, claro...

Nível Um (Fraco): Indica que você tem algum conhecimento nesta área. Você não é exatamente bom. Os conhecimentos que tem são baixos, seu talento está começando a ser desenvolvido ou você ainda está começando a aprender certo ofício. Este nível é EXTREMAMENTE comum por aí. A maioria dos hobbies, passatempos e curiosidades que adquirimos acaba virando um nível um na nossa ficha.

Nível Dois (Médio): Agora é que começa a parte que pouca gente compreende. É comum muitos verem o nível dois como sendo um nível baixo, mas a verdade é que não é. Quando se tem um nível dois, você já é BOM naquela área. Se fossemos personagens de RPG, teríamos quase tudo o que sabemos fazer bem em nível dois. Nossos esportes favoritos seriam nível dois, aqueles conhecimentos que temos interesses em aprender e desenvolver, mas não queremos nos tornar profissionais na área, são nível dois também. A verdade é que quase todo mundo chega ao nível dois e pára por aí mesmo, sem desenvolver mais. Ou pelo menos seria assim se a vida real fosse um RPG. Além do nível dois é porque estamos nos aprofundando para nos profissionalizarmos naquilo, ou porque realmente precisamos de algo superior para competir. A grande maioria das Características, Atributos, Habilidades e etc. de todos deveria ter o nível dois.

Nível Três (Bom): Raras Características têm nível três. Nível três incorpora aquilo em que somos realmente bons e nos sobressaímos. Uma pessoa inteligente tem Inteligência 2, mas uma MUITO inteligente tem 3. Aqui estariam as Características que dependemos muito, ou que por algum motivo nos aprofundamos. A maioria dos níveis três estão relacionados ao que a pessoa teve de se aprofundar em sua formação e em seu emprego. Aí está um problema: muita gente vê o terceiro nível como sendo a média, mas não é: se você tem três, é porque é bom naquilo. É porque trabalha naquela área e se dedica muito a aquilo. Um atirador amador pode ter Armas de Fogo 2, mas só um policial treinado ou um militar teria 3. Então porque seu vampiro Tremere estudioso tem que ter 4 ou 5? Pense nisso.

Nível Quatro (Excepcional): Pelas regras, você não pode começar com nível quatro ao distribuir pontos de Habilidades. Isso tem uma razão. Quando você tem quatro, já está acima das pessoas normais. Um médico formado qualquer pode ter Medicina 3, mas só os melhores médicos da cidade têm quatro. O nível quatro é reservado às pessoas que REALMENTE se sobressaem. Um atirador militar, um assassino profissional ou os melhores policiais da cidade têm Armas de Fogo 4. A menos que seu personagem treine MUITO (e ele deveria refletir isso durante a história), ele não poderia chegar a este nível.

Nível Cinco (Extraordinário): Vamos dizer logo de cara: o nível cinco é o limite humano, então é ilógico qualquer personagem ir comprando Força 5 ou Armas Brancas 5 à toa. Quando se tem cinco, você pode se considerar um dos melhores do mundo, porque pouquíssimos terão tanta habilidade quanto você. Leia as descrições das habilidades: os níveis cinco quase sempre citam pessoas que se destacaram mundialmente. Se qualquer um pudesse ter Inteligência 5, seria ilógico ficar falando tanto a respeito de Eistein...

HABILIDADES

(Talentos, Perícias e Conhecimentos)
Habilidades não estão sujeitas ao limite humano. Conhecimento e Perícias são ilimitados: há sempre mais a ser descoberto ou aperfeiçoado. Mesmo assim, um personagem não pode ter um nível superior a cinco. Pelo menos, não naturalmente.

A valor de uma Habilidade é algo relativo. Pense bem: um médico com Medicina 4 em Vampiro: A Máscara teria o equivalente a Medicina 8 ou 9 em Vampiro: Idade das Trevas, simplesmente por causa dos conhecimentos da época e do lugar. Mesmo assim, é impossível para um curandeiro de Idade das Trevas ter Medicina 8 ou 9, simplesmente porque o limite de sua época impõe isso.

Mais ainda, de tempos em tempos surge alguém realmente inovador, que cria novas técnicas, descobre algo nova, gera novas teorias, e vai além de qualquer pessoa que veio antes dela. Dependendo de como você encare isso, essas pessoas podem ter tido um nível 6 em algo. Talvez Eistein tenha tido Ciências 6, quem sabe? Afinal, ele foi mais longe do que qualquer um em sua época, e muitos cientistas com certeza tinham Ciências 5.

Porém, mesmo havendo essa possibilidade, o Narrador NÃO deve permitir que os jogadores alcancem um nível 6 em Habilidades. Isso exigiria o trabalho de uma vida e dedicação total e, principalmente, o personagem jamais conseguiria outro nível 6 além daquele em que ele se sobressaiu. Afinal, é impossível haver dedicação total a mais de uma coisa ao mesmo tempo.

• NOTA: Isso é um fato, a regra da casa é; narrador vai dizer se você pode ou não adquirir o 6 nível de uma Habilidade, Perícia ou Talento (Não incomode o Narrador cobrando).

ALIADOS

• NOTA: A Seguir uma regra usando com base o livro, porém levemente modificada para a criação de Aliados, Contatos, Lacaios - Carniçais. Essa regra de criação destes personagens será seguida e não discutida, lembre-se ao fazer a ficha dos aliados, contatos, como o próprio livro do Storyteller diz, (Consulte a pagina 252.) O Narrador deve providenciar para que seus seguidores sejam uteis, mas não excessivamente poderosos, nada de forças especiais nem seitas secretas de ninjas.

- Aliados e Lacaios: Será necessária a criação de uma Ficha Simples destes. Para criar carniçais animais, consultar as páginas 302 - 305 do livro Vampiro: A Máscara e seguir o modelo de ficha lá apresentado.
- Contatos: Deve-se explicar nitidamente a fonte do Contato (EX: um morador de rua que conhece o que acontece nelas). Não será necessário a criação de um ficha.

Físicos, Sociais e Mentais (6/4/3)
Talentos, Perícias e Conhecimentos (11/7/4). Nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.
Antecedentes (5)
Virtudes (7)

(Os Aliados começam com Atributos e Habilidades 0 / Não possuem Pontos de Bônus)

LACAIOS - CARNIÇAIS

Físicos, Sociais e Mentais (6/4/3).
Talentos, Perícias e Conhecimentos (11/7/4). Nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.
Antecedentes (5)

[Apenas para vampiros] Disciplinas (Potência 1, + 1 Ponto em uma Disciplina do Clã do Criador - Disciplinas Restritas não são permitidas)
Virtudes (7, ou 5 carniçais do Sabá).

(Os Lacaios começam com Atributos +1 e Habilidades 0 / Não possuem Pontos de Bônus)

Jogadores podem optar por utilizar Níveis mais elevados para Lacaios para um único NPC ao invés de adquirir vários serviçais.

- Um Lacaio de Nível 2: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades)
- Um Lacaio de Nível 3: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5
- Um Lacaio de Nível 4: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5 +1 em Disciplinas (Clã de seu Senhor)
- Um Lacaio de Nível 5: +3 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5 +1 em Disciplinas (Clã de seu Senhor)
Qualidades e Defeitos para Aliados e Lacaios

Aliados e Lacaios podem possuir Qualidades e Defeitos seguindo a regra:

Valores de Defeitos comprados possibilitam valores em Qualidades...
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