[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Vitalidade

Ir para baixo

- Vitalidade Empty - Vitalidade

Mensagem por Ageu337 Sáb Jul 06, 2019 3:05 pm

Vitalidade

Tipo: Poder Exclusivo (Sancti)
Vitalidade, mais conhecida como Trilha do Vitalismo pelos Sancti mais antigos, foi um poder criado por Rafael nos princípios da História. Originalmente, os Sancti foram criados para serem curandeiros. Eles desceriam ao mundo para curar os feridos e os doentes, para prolongar suas vidas e permitir o desenvolvimento da humanidade. Vitalidade foi criado para este propósito: curar, mas acabou ganhando uma Segunda função: guerrear. Quando os Protectori caíram em desgraça, o Clero dos Sancti assumiu a tarefa deles - proteger os humanos das ameaças das trevas - para si mesmos. Como resultado, a Trilha do Vitalismo evoluiu para além de suas habilidades de cura, tornando-se também uma arte para a guerra. O Clero Sancti possui guerreiros que curam ou curandeiros que lutam: todos os Sancti seguem um caminho como seu principal, mas também se mantém em contato com as habilidades do caminho alternativo. Portanto, todos os Sancti podem igualmente curar ou ferir. Os poderes de Vitalidade manipulam a Energia Vital dos seres. Todo ser possui alguma forma de energia que o sustenta, mesmo os seres não-vivos. Os orientais Zhiyu-jin chamam essas energias de Chi e revelam que ela possui três formas: Yang, Yin e Yomi. O Yang é a energia dos seres vivos, o Yin é a energia dos mortos-vivos e o Yomi é a energia infernal que alimenta os demônios. Os Sancti ocidentais, porém, chamam todas essas energias de Energia Vital apenas, pois podem manipula-las de igual forma. Apenas fantasmas e espíritos estão livres dos poderes de Vitalidade. Vitalidade funciona transformando Energia Pura em Energia Vital ou vice-versa. Devido à presença da Energia Pura, as manifestações de usos de Vitalidade surgem na forma de luzes, fumaças e energias douradas. Mãos e olhos do Celestial utilizando Vitalidade brilham numa cor dourada forte, e a passagem de energias pode ser facilmente notada graças às luzes e fumaças douradas que surgem e seguem o fluxo de energias. Os usos de cura de Vitalidade transformam a Energia Pura em vida, para restaurar corpos, banir doenças, recuperar a saúde e, em alguns casos, até mesmo trazer um morto de volta à vida. Já seus usos de guerra envolvem em usar a Energia Pura remover a Energia Vital das vítimas. Às vezes esses danos são causados pelas próprias mãos do Celestial, mas na maioria das vezes armas são usadas para aumentar a potência da Trilha do Vitalismo.
Sistema: Os poderes de Vitalidade estão relacionados à vida, envolvendo curar, ferir e enfraquecer as vítimas. A maioria das habilidades de Vitalidade possuem manifestações física na forma de energias douradas visíveis a olho nu. Essas luzes representam a própria passagem de energias ou a presença das mesmas. Um Celestial curando pelo toque terá sua mão brilhando, enquanto uma arma energizada com Vitalidade será tomada pelo mesmo brilho. A cor do brilho mostra o tipo de ser que manipula a energia: o brilho de um Celestial é dourado, enquanto demônios com poderes semelhantes geram luzes esverdeadas. Seres que não possuem qualquer tipo de vida, como fantasmas e espíritos, são imunes a Vitalidade, mas vampiros, seres humanos, Metamorfos, demônios e Celestiais não. Zumbis, que também não possuem nenhuma vida, são afetados apenas pelas habilidades que causam Danos Agravados ou que falam claramente que afetam mortos-vivos.

Nível •
Análise Vital: Esta habilidade básica permite que o Sancti, ao olhar bem para uma pessoa, possa sentir as condições de seu corpo. Desta forma, ele adquire informações como, por exemplo, se a pessoa está ferida, se possui alguma doença, se está sob efeito de alguma magia que afeta seu padrão vital, se é um ser vivo ou um morto-vivo, etc.
Sistema: Testa-se PERCEPÇÃO + VITALIDADE (dificuldade 6). Quantos mais sucessos, mais detalhes sobre as condições do alvo são descobertos. É possível também identificar o alvo como vivo, morto-vivo ou sem-vida (mas não dá detalhes específicos sobre o tipo da criatura).
Toque da Vida: Com simples toque de sua mão, o Sancti é capaz de curar. Energias douradas iluminam a mão do Celestial, e seu toque é quente e confortante. Em poucos instantes, o alvo deste poder vê seus ferimentos se fechando, e doenças são curadas como que por milagre. Esta é a única habilidade existente que permite a um Celestial restaurar asas feridas, seja em si mesmo ou em outros Celestiais. Apesar de poder curar asas feridas, porém, Toque da Vida não é capaz de restaurar asas que tenham sido arrancadas ou cortadas inteiramente.
Sistema: O Celestial deve tocar o alvo com a mão e manter o toque todo o tempo em que o poder é usado. Gastando Pontos de Investimentos, o Sancti pode recuperar níveis perdidos de Vitalidade. Cada ponto gasto recupera um ponto de Vitalidade do alvo. Curar Dano Agravado gasta 5 Pontos de Investimentos por ponto recuperado. Cada nível de dano leva um turno inteiro para ser curado. Para curar doenças, o Celestial deve gastar um número variável de Pontos de Investimentos. Para doenças comuns, basta 1 ponto. Doenças sérias mas não letais gastam 3 pontos. Doenças mortais (como AIDS e Ebola) gastam 5 pontos.
Doenças místicas custam entre 1 e 3 Pontos de Energia, dependendo da gravidade da doença. Este poder tem um efeito colateral benéfico: aqueles que são curados se vêem livres de contaminações sobrenaturais. Suas auras tornam-se limpas, e qualquer influência demoníaca ou da Wyrm sobre o alvo é temporariamente removida (embora um Infernalista ou ser da Wyrm curado não percam seus poderes profanos).

Nível ••
Líquido Purificador: Esta é uma arte tanto de guerra como de cura, e muitas cerimônias religiosas que envolvem líquidos como forma de purificação (a água benta, o vinho da comunhão, muitos rituais como o batismo) se originaraminspirados pelo Líquido Purificador. O Celestial, tocando um corpo líquido ou o recipiente que o contém, é capaz de abençoar o líquido com Energia Pura. Quando o líquido entra em contato com qualquer ser contaminado (seja por venenos e impurezas físicas ou contaminação espiritual), o líquido purifica o alvo. Caso o ser que entre em contato com o líquido seja totalmente corrompido (um demônio, um morto-vivo qualquer ou um servo da Wyrm), o líquido o queima como se fosse ácido, deixando marcas terríveis de queimaduras na pele da criatura afetada. Este poder emite um leve brilho no momento em que o Celestial toca o líquido ou seu recipiente para abençoa-lo. O líquido parece absolutamente normal até o momento em que entra em contato com um ser corrompido, quando então brilha numa forte luz dourada por alguns instantes.
Sistema: O Sancti toca o líquido ou seu recipiente, gasta 3 pontos de Investimentos e testa VIGOR + VITALIDADE (dificuldade de acordo com o volume: 4 para um copo dágua, 6 para uma garrafa, 8 para uma banheira, 10 para uma piscina). O líquido se manterá abençoado por um número de dias igual à Força de Vontade do Celestial. Quando em contato com pessoas normais ou seres sobrenaturais que carreguem impurezas físicas ou espirituais, o líquidos causa uma leve sensação de desconforto a princípio, mas irá purifica-los (eliminando venenos e marcas espirituais). Uma pessoa sem qualquer contaminação pode usar o líquido como se fosse um líquido comum. Por outro lado, quando um demônio, um ser da Wyrm, um morto-vivo (incluindo vampiros) ou outro servo de forças sombrias (Infernalistas, por exemplo) entram em contato com o líquido, eles sofrem danos por queimadura (como se fosse Fogo Celestial) por cada turno de contato. O líquido se mantém ativo por um turno para cada sucesso do Celestial no teste ao abençoa-lo (três sucessos, portanto, fariam o líquido queimar por até três turnos de contato, e então o ser ficaria imune). O dano causado pelo líquido é como Fogo Celestial: tem dificuldade 8 para absorver, causa de 3 a 5 pontos de Dano
Agravado por turno (de acordo com a porcentagem do corpo queimada) e sofre modificadores para afetar demônios de alta Casta.
Este poder PODE ser usado sobre uma pessoa. Nesse caso, a dificuldade é 8 e torna o sangue da pessoa corrosivo para vampiros e qualquer outro ser corrompido que entre em contato com ele (um ponto de Dano Agravado por Ponto de Sangue bebido, ou 3 pontos de Dano Agravado caso o sangue espirre sobre um ser das trevas). Se usado diretamente num ser corrompido, considere que funciona como a habilidade Toque Divino (nível 2).
Toque Divino: Esta é uma habilidade de guerra que permite que, com um simples toque, o Sancti seja capaz de causar terríveis queimaduras em seres que sirvam a forças sombrias. Este poder não funciona em mortais ou seres sobrenaturais puros, afetando apenas demônios, Crias da Wyrm, Infernalistas e outras criaturas corrompidas. Toque Divino, ao ser usado, faz com que a mão do Celestial brilhe com grande intensidade, emitindo uma forte luz dourada.
Sistema: O Celestial toca seu alvo, gasta 3 pontos de Investimentos e testa VIGOR + VITALIDADE (dificuldade 6). Cada sucesso causa no alvo um nível de Danos Agravados (pode ser absorvido apenas se o ser em questão for capaz de absorver Danos Agravados).

Nível •••
Remover Saúde: Este poder de guerra permite que o Sancti remova a saúde e a resistência naturais de seu oponente com um simples toque. O toque do Celestial e é extremamente frio. Suas mãos não emitem o brilho dourado característico de Vitalidade, ao invés disso são seus olhos que brilham. As vítimas tornam-se muito frágeis e vulneráveis por um curto espaço de tempo.
Sistema: Ao tocar sua vítima, o Celestial testa MANIPULAÇÃO + VITALIDADE (dificuldade 6) e gasta 3 pontos de Investimentos. Cada sucesso reduz o Vigor do alvo em um nível, até o mínimo de nível um. A vítima permanecerá com seu Vigor reduzido até o fim da Cena, quando então recupera todo o Vigor perdido.
Uma variação deste poder, chamada Restaurar Saúde, permite que o Celestial recupere em si mesmo ou em outras pessoas os pontos de Vigor perdidos. Para isso, ele gasta um ponto de Investimento para cada nível de Vigor a ser recuperado.

Nível ••••
Entorpecer Músculos: Controlando o fluxo de Energia Vital de uma pessoa, o Sancti é capaz de paralisar todos os músculos voluntários de seu corpo (músculos involuntários, como os do coração, não podem ser paralisados). A vítima fica completamente vulnerável, embora com certo esforço posse tentar forçar movimentos grosseiros. Para que a paralisia funcione, o Celestial deve tocar a vítima. Os olhos do Sancti brilham com uma fraca luz dourada quando se utiliza este poder.
Sistema: Deve-se tocar o alvo e testar MANIPULAÇÃO + VITALIDADE (dificuldade é a Força de Vontade do alvo) e gasta-se 3 Pontos de Investimentos. Cada sucesso paralisa o alvo por um turno. Um alvo paralisado não é capaz de usar quaisquer ações físicas, mas ações mentais são feitas normalmente. Seres sobrenaturais podem tentar resistir à paralisia, recuperando o fluxo de energia vital em seus corpos. Para isso, gasta-se um ponto de Força de Vontade. Isso permite que o personagem se mova por um turno, mas perderá três dados em seus testes e suas dificuldades aumentarão em um ponto.
Toque Anestésico: O toque dos Sancti traz paz e alivia a dor dos que sofrem. Este poder normalmente é usado para aliviar os que sofrem. Embora curar fosse mais simples, muitas vezes é impossível fazê-lo sem despertar suspeitas dos mortais, e portanto o Toque Anestésico é muito mais usado, unido a uma cura parcial para amenizar os ferimentos. Alternativamente, esta pode ser uma arte de guerra, tornando o Celestial e seus companheiros imunes à dor e aumentando sua eficiência em combate. Os olhos do Celestial brilham com uma fraca luz dourada no exato instante que ele ativa esta habilidade, seja em si mesmo ou ao tocar outros.
Sistema: O Sancti deve gastar 1 ponto de Investimento e 1 ponto de Força de Vontade. Se quiser usar Toque Anestésico em outra pessoa, precisará toca-la também. O poder dura uma Cena. Durante este período, o alvo deste poder não sofrerá quaisquer penalidades devido a dano ou dor. Note, porém, que este poder só protege contra a dor física. Poderes e ataques que causem dor espiritual, ou diretamente na alma, ainda podem dar penalidades ao alvo. Isso inclui Fogo Celestial e outros ataques espirituais. Ilusões causadas pelo poder Dor da Mente (Ilusão nível 6) também causam dor no personagem, já que afetam diretamente a mente da vítima, causando a falsa sensação de dor.

Nível •••••
Lâmina da Justiça: A mais refinada das artes de guerra dos Sancti, Lâmina da Justiça permite que o Celestial libere a Energia Pura sobre uma arma (normalmente uma espada, mas qualquer arma, ou mesmo o braço ou a perna do Celestial podem ser usados). A arma carregada com Energia Pura torna-se mortal, causando Danos terríveis, e sua lâmina (ou a mão ou o parte da arma usada para se causar dano) brilha com uma forte luz dourada. Devido ao forte brilho dourado emitido pela arma energizada, Sancti não costumam usar este poder na presença de mortais.
Sistema: O Celestial deve estar empunhando a arma, e então gasta 5 pontos de Investimentos e um de Força de Vontade. A arma se mantém energizada por toda a Cena, ou até que o Celestial deixe de toca-la (portanto, derrubar a arma das mãos do Celestial cancela este poder). Enquanto estiver energizada, a arma causa Danos Agravados. É possível usar este poder no próprio corpo do Celestial, mas note que apenas sobre uma perna ou um braço. Somente o membro energizado causa Danos Agravados. É possível, porém, ativar este poder mais de uma vez, para energizar mais de um membro.

Nível 6
Santuário: Uma habilidade tanto ofensiva quanto defensiva, Santuário permite que o Celestial envolva uma área ao redor de si com sua Energia Pura, impedindo que seres corruptos adentrem na área. Qualquer ser corrompido (seja pelo Inferno ou pela Wyrm) é queimado pelas energias divinas que tomam a área. Para quem observa este poder ser usado, é como se um fogo dourado fantasmagórico tomasse a área ao redor do Celestial.
Sistema: O Celestial gasta um ponto de Energia e testa VIGOR + VITALIDADE (dificuldade 6). A área gerada é de um raio igual à Percepção do Celestial, e este deve permanecer parado no centro da mesma. Caso ele saia do lugar, o
Santuário é desfeito.
Todos os seres da Wyrm (incluindo vampiros) ou do Inferno que adentrem a área sofrerão, a cada turno, um número de níveis de Dano Agravado igual ao número de sucessos do Celestial +2. Este dano é recebido a cada turno em que se permanecer dentro da área protegida. O dano pode ser absorvido (desde que o ser em questão possa absorver Danos Agravados).

Nível 7
Trazer de Volta os Mortos: O maior dos milagres, Trazer de Volta os Mortos permite que o Sancti, com seu toque e com muita concentração, traga um cadáver morto recentemente de volta à vida. Ao tocar o cadáver, os olhos e as mãos do Celestial brilham com intensidade, e a luz dourada se espalha por toda a área. Por fim, a boca e os olhos do morto brilham também, e o milagre ocorre. A vida e a alma retornam ao morto, e ele mais uma vez pode caminhar no mundo dos vivos, com seu corpo renovado. Este poder não é usado por motivos tolos. Somente os maiores e mais benevolentes dos homens merecem retornar à vida. Os Sancti evitam usar este poder sem motivos, e muitos Arcanjos punem os que abusam deste poder. Da mesma forma, é um crime grave contra o Mandamento do Segredo ressuscitar uma pessoa cuja morte seja conhecida pelas pessoas da comunidade. Aqueles que ressuscitam devem estar alertas para viverem com honra e sabedoria, e não abusarem de sua Segunda chance na Terra. Nada enfurece mais um Sancti do que saber que alguém que ele trouxe de volta à vida cometeu um crime ou um pecado. Afinal, a pessoa deveria estar morta, e todo erro que ela cometer em sua nova vida é indiretamente conseqüência da ação do Celestial.
Sistema: O Sancti deve tocar o cadáver, concentrando-se por três turnos e então testar CARISMA + VITALIDADE (dificuldade Cool e gastar 5 Pontos de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. Se conseguir três sucessos ou mais, o alvo é ressuscitado, retornando à vida. Embora este poder devolva o corpo à sua forma original, inclusive regenerando partes perdidas, a vítima, ao reviver, ainda manterá quaisquer ferimentos que possuía, podendo ser necessário cura-la para evitar que morra novamente. Este poder pode ser usado apenas naqueles que morreram há 24 horas ou cujos corpos foram perfeitamente preservados, evitando a decomposição.

OS LIMITES DA RESSURREIÇÃO
Os efeitos de Trazer de Volta os Mortos podem variar quando usados em criaturas sobrenaturais. Lobisomens, Metamorfos e fadas podem ser ressuscitados normalmente. Fantasmas só poderão ser ressuscitados se seus corpos ainda estiverem preservados. Múmias podem ser ressuscitadas mesmo se seus corpos tiverem sido destruídos há muitos anos, porém (elas recuperarão 10 pontos de Base, veja as regras de Múmia). Vampiros têm uma condição especial: sua maldição os protege completamente da Ressurreição. Isso é simples: não é possível transformar um vampiro de volta em mortal usando este poder. Este poder pode, porém, ser usado num vampiro que foi destruído, considerando que foi possível ressuscita-lo antes que seu corpo se decompusesse. Neste caso, o vampiro retornará como um mortal, e não mais como vampiro. Não é possível ressuscitar vampiros que atingiram a Golconda ou que foram Diablerizados, porém. Demônios e Celestiais podem ser ressuscitados se seus corpos não tiverem se desintegrado ainda. Só é possível ressuscitar demônios e Celestiais que tenham sido destruídos, mas não Obliterados. A Obliteração destrói a alma, impedindo qualquer forma de ressurreição. Por fim, magos perdem seus Avatares ao morrerem, e se forem ressuscitados, terão perdido sua magia para sempre.

Nível 8
Força Torna-se Fraqueza: Graças aos caminhos da vida, os Sancti detém poder sobre seus adversários. Um Arcanjo Sancti é capaz de enfrentar os maiores demônios, mas em alguns casos o inimigo pode ser forte demais. Força Tornar-se Fraqueza permite que o Celestial diminua as capacidades físicas de seu alvo com apenas um olhar, tornando-o fraco, lento e frágil. Quando este poder é usado, pode-se ver o brilho dourado intenso das energias vitais saltar dos olhos do Celestial.
Sistema: O Celestial deve estar a menos de dez metros do alvo e deve poder vê-lo. Testa-se MANIPULAÇÃO + VITALIDADE (dificuldade Cool e gasta-se 1 Ponto de Energia e um de Força de Vontade. Cada sucesso do Sancti reduz todos os Atributos Físicos do alvo em um ponto, até atingirem um mínimo de um ponto. O alvo pode reduzir os sucessos do Celestial com um teste de Vigor + Sobrevivência (dificuldade 9). Essa fraqueza dura todo um dia, mas pode ser curada antes se o Sancti desejar. Outros demônios ou Celestiais que possuam Vitæ ou Vitalidade 8 ou superior também podem curar a fraqueza (inclusive em si mesmos) gastando 1 ponto de
Investimento por ponto de Atributo a ser recuperado. Este poder só pode ser usado uma vez por dia em cada oponente Observação: O Poder Enfraquecer (Vitæ 8, presente em Demônio: O Preço do Poder) está um tanto desbalanceado. Portanto, use esta versão também para o poder demoníaco.

Nível 9
Corpo Santo: Um Celestial é normalmente incapaz de se regenerar naturalmente, mas os Arcanjos Sancti que desenvolvem ao máximo seus poderes podem se recuperar de danos numa velocidade incrível, sem a necessidade de utilizar sua Energia Pura.
Sistema: Este poder está permanentemente ligado. Todo dano Letal ou Atordoante sofrido pelo Sancti pode ser curado a uma proporção de um ponto de dano por turno, automaticamente, desde que o Celestial permaneça sem agir no turno. Se desejar agir em um turno enquanto se regenera, o Sancti deverá testar Vigor + Sobrevivência (dificuldade Cool. Dano Agravado pode ser curado também, mas num ritmo mais lento, na mesma velocidade em que mortais curam Dano Atordoante. Além do processo automático de cura, o Celestial pode ainda gastar Pontos de Investimentos para se curar como normalmente faz, desta forma agilizando seus processos de recuperação.

Nível 10
Armadura Divina: Esta é a maior das habilidades de guerra dos Sancti. Envolvendo-se numa barreira de Energia Pura, o Celestial cria um escudo poderoso contra ferimentos. Essa barreira recobre o corpo do Celestial, e não o limita em nenhum sentido. Além disso, ela é quase invisível. Apenas quando está escuro é possível ver um brilho dourado fantasmagórico ao redor do Sancti. Quando a aura é atingida por qualquer fonte de dano, porém, ela age como uma barreira potente, que reage a cada golpe sofrido com um brilho dourado intenso.
Sistema: Quando o Celestial decidir ativar este poder, ele testa VIGOR + VITALIDADE (dificuldade 6) e gasta 5 Pontos de Energia e 1 ponto de Força de Vontade. Cada sucesso permite que o Sancti ignore um nível de dano sofrido em qualquer ataque durante a Cena. Três sucessos, por exemplo, permitem que a Armadura Divina reduza automaticamente em três pontos qualquer dano físico sofrido. O Dano excedente pode ainda ser absorvido normalmente pelo Celestial. A barreira só absorve ferimentos físicos (ataques como Fogo Celestial ou Fogo Negro, portanto, ainda afetam o Celestial com toda a intensidade) e, sim, isso também vale para a versão demoníaca deste poder. Este poder se mantém ativo por uma Cena.

LIMITES DE VITALIDADE
Vitalidade lida com a manipulação da vida, com a cura e com purificação, e novos efeitos baseados nestes podem ser criados com a permissão do Narrador. Uma nota interessante sobre este poder é que ele é exatamente o mesmo que sua contraparte demoníaca (Vitæ, veja Demônio: O Preço do Poder), só que demônios e Celestiais vêem e utilizam suas habilidades de formas bem diferentes.
Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos