[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Portal

Ir para baixo

     - Portal Empty - Portal

Mensagem por Ageu337 Sáb Jul 06, 2019 2:58 pm

Portal

Tipo: Poder Comum
Portal é a habilidade celestial de se gerar portas dimensionais. Essas portas são passagens místicas que unem pontos, e quando a que atravessa uma das portas é imediatamente transportado para a passagem correspondente, mesmo que esta esteja em outra dimensão, ou a centenas de quilômetros da porta original. Esta é uma habilidade muito difundida no Éden, pois ela é necessária para que o Celestial possa deixar o Éden e adentrar outros mundos. Aqueles que não possuem habilidades de portal têm ainda a alternativa de usar o poder Umbralis para deixar o Éden, ou então irá necessitar da ajuda de rituais ou de outros Celestiais para poder viajar entre os mundos. Portais possuem uma manifestação física singular. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são portas de luz flutuantes. Portais são distúrbios da realidade, na verdade, e podem ser vistos como se fossem corpos aquosos em pleno ar, transparentes, mas ondulando sem parar. Algumas vezes, portais emitem leves faíscas, quase imperceptíveis a não ser no escuro. Quando se atravessa um portal, a impressão que se tem é que se está mergulhando em água, embora não haja líquido algum. Aqueles que vêem um portal sendo atravessado realmente vêem como se alguém mergulhasse, fazendo ondas no espaço ao redor. Portais são difíceis de se manter, e por isso raramente duram mais do que alguns segundos. Da mesma forma, também são difíceis de se criar, exigindo bastante concentração da parte do Celestial.

Sistema: Como regra geral, o uso de Portal requer tempo e concentração. Portais NÃO podem ser abertos nem no interior de líquidos, nem dentro de matéria sólida. Portais, tanto suas saídas como entradas, podem ser abertos apenas no ar. Além disso, a entrada de um portal não pode ser criada a mais de um metro do Celestial (há exceções em algumas habilidades, porém). Além disso, portais são esféricos, não possuindo faces e podendo ser atravessados por qualquer um que caminhe através deles. Uma pessoa que caminhe através de um portal surgirá do outro lado virada para a mesma direção em que entrou. Aqueles que atravessam um portal chegam instantaneamente ao outro lado. Objetos podem ser arremessados por um portal para surgir do outro lado também. O portal é um caminho bilateral, podendo o trânsito por ele ser livre em quaisquer sentidos entre os dois pontos que o portal liga. O tamanho de um portal é normalmente ligeiramente maior que o Celestial que o criou, permitindo sua passagem. Alguns poderes específicos podem criar portais menores ou maiores, de acordo com a habilidade usada. Por fim, todo portal possui uma duração (que varia de acordo com o poder usado). Passada essa duração, o Celestial precisa gastar um ponto de Investimento por turno que quiser manter o portal aberto. O Celestial pode desfazer um portal criado por ele mesmo antes da duração normal do portal, desta forma selando a porta criada permanentemente. Se ele fizer isso enquanto alguém atravessa o portal, esta pessoa pode ficar em seu local de origem ou surgir no ponto de saída do portal, dependendo de onde estava a maior porção de seu corpo no momento em que o portal foi selado, e a pessoa não sofrerá quaisquer danos.
Imunidade: Fantasma e Espírito só podem usar Portais cujas entradas e saídas estejam ambas no mundo a que o espírito é residente. Um Fantasma, por exemplo, não poderia atravessar um Portal que fosse do mundo dos mortos para o mundo dos vivos.

Nível •
Porta Dimensional: Como habilidade mais básica de Portal, o Celestial aprende a abrir portais entre os mundos espirituais e o mundo físico. Do mundo físico, ele pode entrar na Umbra, no Submundo dos mortos ou no Sonhar. A partir da Umbra, é possível alcançar outros mundos, inclusive Éden e Inferno. As portas abertas por este poder só podem levar a um local correspondente ao que se está no mundo espiritual. Por exemplo, ao se usar este poder para entrar na Umbra a partir da Terra, o portal sempre levará ao local da Umbra análogo ao local onde se abriu o portal. Portanto, para usar este poder nos mundos espirituais, é preciso estar num local que tenha correspondente no mundo que se quer alcançar. Alternativamente, este poder pode ser aberto na Terra para levar o Celestial diretamente à sua casa no Éden ou viceversa. Nesse caso, o destino (tanto no Éden como na Terra) deve ser um local que o Celestial conheça muito bem (sua própria casa, por exemplo, ou um local onde viveu em vida), mas o ponto de partida pode ser qualquer local.
Sistema: Não é preciso concentração. O Celestial testa RACIOCÍNIO + PORTAL (dificuldade variável). Não é preciso gastar nada. A dificuldade é 4 para se viajar para o Éden, 6 para viajar para Terra ou 8 para alcançar um dos mundos espirituais. O portal aberto dura três turnos, fechando-se logo em seguida. Além disso, o portal se fecha automaticamente após o Celestial o atravessar. Por isso, se desejar que outros passem pelo portal, o Celestial deve ser o último a atravessa-lo.
Rachaduras: A habilidade de abrir portais de curtas distâncias foi apelidada de Rachaduras porque os Celestiais dizem que tais portas são rasgos pequenos no espaço. Com este poder, o Celestial pode criar portais cuja saída está dentro de seu campo de visão. Devido a essa limitação de distância, este tipo de portal só é útil em casos bastante específicos.
Sistema: O Celestial deve se concentrar um turno inteiro, gastar um ponto de Investimento e testar PERCEPÇÃO + PORTAL (dificuldade 6). Não é possível viajar entre dimensões quando se usa este poder, e o portal de saída deve estar em um local que o Celestial possa ver.

Como em Passagem Dimensional, o portal aberto dura três turnos, fechando-se logo em seguida. Além disso, o portal se fecha automaticamente após o Celestial o atravessar. Por isso, se desejar que outros passem pelo portal, o Celestial deve ser o último a atravessa-lo.

Nível ••
Elo Místico: Desenvolvendo a habilidade de criar Rachaduras, um Celestial aprende que pode gerar portais que atravessam dimensões e distâncias imensas, desta forma criando portas entre o local em que o Celestial está e qualquer ponto na Tellurian. O limite deste poder é apenas um: não é possível abrir portais para além da atmosfera da Terra nem para a Umbra Profunda (a manifestação espiritual do Espaço Sideral). Além disso, quanto maior a distância percorrida, mais tempo o Celestial deve se concentrar para abrir o portal.

Sistema: Antes de poder testar, o Celestial deve se concentrar para poder abrir o portal. Durante a concentração, ele não pode realizar nenhuma ação, e se perturbado, deve testar Força de Vontade (dificuldade 7) para não perder a concentração. O número de turnos de concentração é no mínimo um. Para cada dez quilômetros de distância que se quer viajar, é preciso gastar mais um turno. Se o Celestial deseja ir para outro mundo, ele deve gastar um turno adicional. Após o tempo de concentração, o Celestial testa INTELIGÊNCIA + PORTAL (dificuldade variável) e gasta 1 ponto de Energia. A dificuldade varia de acordo com o local a ser alcançado, e um certo número de sucessos são necessários para que o portal se abra, de acordo com o destino. Quanto mais familiar é um local para o Celestial, mais fácil se abre o portal.

LOCAL EXEMPLO DIFICULDADE SUCESSOS NECESSÁRIOS
Local íntimo Sua casa no Éden ou local onde viveu quando era mortal 5 1
Local familiar Local onde esteve pelo menos 20 vezes 6 2
Local conhecido Rua ou edifício famoso, região famosa 7 3
Local estranho Já ouviu falar e sabe onde é 8 4
Local desconhecido Não sabe onde é e conhece nada ou muito pouco
(mesmo assim, é impossível abrir o portal com precisão, e a saída surgirá
nas proximidades do local desejado) 9 5
O portal aberto dura três turnos, fechando-se logo em seguida. Além disso, o portal se fecha automaticamente após o Celestial o atravessar. Por isso, se desejar que outros passem pelo portal, o Celestial deve ser o último a atravessa-lo.
Passagem Alternativa: A melhor maneira de se atravessar uma parede é através de uma porta, mas nem sempre uma porta está disponível. Os Celestiais aprenderam que, ao invés de derrubar uma parede, é muito mais fácil criar uma porta para atravessa-la. Com Passagem Alternativa, o Celestial pode abrir um portal para que atravesse uma parede ou obstáculo, gerando a entrada no lado em que está e uma saída do outro lado do obstáculo.
Sistema: Gasta-se um ponto de Força de Vontade. Qualquer espécie de obstáculo ou parede, não importando sua espessura, pode ser atravessado com esse portal. Mais uma vez, o portal aberto dura três turnos, fechando-se logo em seguida. Além disso, o portal se fecha automaticamente após o Celestial o atravessar. Por isso, se desejar que outros passem pelo portal, o Celestial deve ser o último a atravessa-lo.

Nível •••
Impedir Passagem: Uma das desvantagens de Portal é o fato de que qualquer um pode tentar atravessar a porta criada antes que ela se feche. Os Celestiais desenvolveram um método de prevenir que pessoas indesejadas atravessem seus portais, porém. Utilizando Impedir Passagem, o Celestial pode criar um portal que apenas as pessoas que ele permitir poderão passar. Todos os demais que tentarem atravessar o portal precisarão vencer a vontade do Celestial, ou serão violentamente expulsos pelo lado do portal pelo qual entraram.
Sistema: Ao criar um portal com qualquer outro nível deste poder, o Celestial gasta um turno adicional de concentração e nesse turno testa MANIPULAÇÃO + PORTAL (dificuldade 6) e gasta 1 ponto de Força de Vontade. O portal gerado estará então sob efeito de Impedir Passagem. Sempre que alguém quiser atravessar o portal, o Celestial deve conscientemente permitir a passagem desta pessoa. Se o Celestial não estiver ciente de que alguém irá atravessar, esta pessoa SERÁ alvo de Impedir Passagem, mesmo que seja um aliado. Aqueles que tentam atravessar o portal sem a permissão do Celestial precisam testar Força de Vontade (dificuldade Cool e conseguir mais sucessos que o Celestial obteve no teste de Impedir Passagem. Se o número de sucessos for igual ou menor, a pessoa será violentamente repelida pelo portal, sem poder atravessa-lo. Vítimas deste poder sofrem cinco pontos de Dano Atordoante, que pode ser absorvido normalmente, e são jogadas um metro de distância para cada sucesso a menos do que o necessário que obtiveram no teste de Força de Vontade.

Nível ••••
Barreira Protetora: A partir do quarto nível de conhecimento de Portal, os Celestiais passam a demonstrar habilidades surpreendentes e criativas. Com Barreira Protetora, o Celestial é capaz de criar um tipo diferente de portal em torno de si mesmo, que o protege de quaisquer ataques feitos à distância.
Quando Barreira Protetora está em uso, objetos e ataques à distância disparados contra o Celestial passam diretamente por ele, sem feri-lo (mas ferindo qualquer um atrás do Celestial). Este poder afeta balas, armas arremessadas e quaisquer outros projéteis que vão em direção do Celestial. Por outro lado, ataques corpo-a-corpo, que utilizem armas brancas ou que não tenham manifestação física (como certas magias) e energia (eletricidade, fogo) ainda podem ferir normalmente o Celestial. Quando usa este poder, o Celestial parece possuir uma aura líquida em torno de si e os ataques à distância batem nesta aura formando ondas no ar. Os projéteis emergem do outro lado do Celestial, formando novas ondas. Só este efeito visual já é capaz de surpreender, fascinar ou amedrontar aqueles que o vêem.
Sistema: O Celestial testa INTELIGÊNCIA + PORTAL (dificuldade 6) e gasta 3 pontos de Investimentos e um ponto de Força de Vontade. A partir daí, nenhum ataque à distância (salvo ataques místicos que usem energia para causar dano, ou disparos de armas que estejam a poucos centímetros do Celestial) poderá atingi-lo. Os ataques simplesmente passarão através do portal que envolve o Celestial, sem causar-lhe dano algum, mas poderão ainda atingir aqueles que estão atrás do Celestial. Este poder dura um número de turnos igual ao número de sucessos, mas o Celestial pode cancela-lo antes se desejar, ou pode estender sua duração gastando Pontos de Investimentos (um por turno adicional).

Nível •••••
Permanência: A maioria dos portais não dura mais do que alguns segundos, mas alguns Celestiais são capazes de aumentar o período que um portal permanece aberto. Para isso, esses Celestiais só precisam se concentrar um pouco no momento da criação do portal.
Sistema: O Celestial, ao criar um portal usando qualquer outra habilidade deste poder, gasta um ponto de Força de Vontade. A duração do portal passará a ser uma Cena inteira. O portal também não se fechará caso o Celestial o atravesse. O portal pode ser fechado, porém, se o Celestial ficar inconsciente ou se ele desejar que a porta se feche.
Prisão Espacial: Concentrando-se na área ao seu redor, o Celestial é capaz de criar um campo de portais ao redor de si mesmo, que engloba todo um raio de até quinze metros ao redor dele. A prisão espacial impede que pessoas que estejam dentro dele saiam e que pessoas que estejam fora entrem. Aqueles que tentam sair se vêem surgindo no ponto oposto dentro da área, e os que tentam entrar se vêem surgindo no ponto oposto exterior do campo. O campo não afeta apenas pessoas, mas também objetos que sejam atirados contra a barreira. A única maneira de entrar ou sair da área é através de métodos místicos, como Teleporte, outros portais ou indo para o mundo espiritual (ou mundo físico, caso este poder seja realizado no mundo espiritual).
Sistema: O Celestial pode criar campos com um raio entre cinco e quinze metros ao redor de si mesmo. O limite do campo é visto como um grande corpo aquoso flutuante, e aqueles que o transpõem são afetados como descrito acima. Note que o campo deve ser criado ao redor do Celestial, e portanto ele não pode criar um campo que ele próprio não fique preso dentro. Para criar a Prisão Espacial, o Celestial se concentra por um turno inteiro e então testa PERCEPÇÃO + PORTAL (dificuldade 6) e gasta 5 pontos de Investimentos e um ponto de Força de Vontade. O tamanho da área pode ser escolhido pelo Celestial. Um detalhe: portais não se formam onde há substâncias sólidas ou líquidas, mas no caso de paredes e outros obstáculos no limite do campo, o portal formado pára onde o obstáculo começa, e continua onde o obstáculo termina. Se esse obstáculo for retirado, o portal imediatamente preencherá o espaço deixando. Este poder dura uma Cena, mas pode ser desfeito antes se o Celestial desejar.

Nível 6
Passagem Entrópica: Às vezes um portal pode ferir. Celestiais com esta habilidade podem causar danos em qualquer um que entre em um de seus portais. Melhor ainda, ele pode escolher quem recebe dano e quem não recebe. O Portal gerado é criado com fortes energias entrópicas, que literalmente queimam a carne de quem ousar atravessa-los.
Sistema: Ao criar um portal, o Celestial gasta adicional de 5 pontos de Investimentos. O portal gerado estará então sob efeito de Passagem Entrópica. Sempre que alguém quiser atravessar o portal, o Celestial deve conscientemente permitir a passagem desta pessoa. Se o Celestial não estiver ciente de que alguém irá atravessar, esta pessoa SERÁ alvo de Passagem Entrópica, mesmo que seja um aliado. Aqueles que tentam atravessar o portal sem a permissão do Celestial recebem automaticamente 7 pontos de Dano Agravado igual ao número de sucessos do teste do Celestial. Este Dano pode ser absorvido apenas se a criatura em questão for capaz de absorver Dano Agravado. Este poder pode ser combinado com Impedir Passagem (Portal nível 3), criando um efeito devastador, em que a vítima é ferida e em seguida expulsa violentamente do portal gerado.
Sentir Distúrbios: Um Celestial experiente nas habilidades de Portal é capaz de perceber quando algo disturba o espaço ao redor, desta forma pressentindo a formação de um portal ou o uso de poderes de teleportação. Esta habilidade, embora muito imprecisa, pode ser útil para detectar a presença de magos ou infernais alterando o espaço ao redor.
Sistema: Este poder está permanentemente ligado, e é de extrema importância para níveis avançados de Portal. Sempre que alguém utilizar uma habilidade de Portal, Teleporte ou outro poder que altere o espaço (como a Esfera Correspondência dos magos), o Celestial tem uma chance de pressentir o uso do poder.
Poderes muito fortes ou muito próximos ao Celestial podem ser sentidos sem necessidade de testes, enquanto habilidades sendo usadas em locais fora do alcance sensorial do Celestial ou muito discretas (como um demônio atravessando uma parede ou um mago teleportando um objeto pequeno) só são sentidas a critério do Narrador. Este poder permite sentir que o espaço está sendo alterado, mas não dá informações específicas. O Celestial não sabe que tipo de poder foi usado, nem que tipo de alterações ele criou no espaço. Ele apenas sabe que há algo errado por perto.

Nível 7
Disparo Entrópico: Uma variação de Passagem Entrópica (nível 6), o Disparo Entrópico permite ao Celestial estender os braços e gerar, diante de suas mãos, um portal de energias entrópicas, que ao invés de servir como porta entre localizações, cospe um disparo de energia entrópica dourada em linha reta.
O raio de energia disparado segue corroendo a realidade, causando pane de equipamentos eletrônicos sensíveis ao redor e causando distúrbios elétricos com sua passagem. Ele pára ao atingir um corpo grande o suficiente para agüenta-lo, seja uma parede ou uma pessoa. Seja como for, aquilo que for atingido sofre danos terríveis, como se parte do atingido fosse dissolvida pelas energias. O portal gerado abre-se imediatamente, e também não dura, fechando-se logo após o disparo.
Sistema: O Celestial testa PERCEPÇÃO + PORTAL (dificuldade 7) e gasta 5 pontos de Investimentos. O Dano causado pelo disparo é de 7 pontos de Dano Agravado. Seres que possam absorver Danos Agravados podem tentar resistir, mas aqueles que não podem (mortais, por exemplo) sofrem danos terríveis.
Fechar Passagem: Celestiais não são os únicos capazes de gerar portais, e eles sabem disso. Portanto, às vezes eles precisam lidar com portais de outras criaturas, principalmente de magos ou demônios tentando escapar. Através de pura força de vontade, o Celestial é capaz de impedir que um uma porta espacial se abra, e também é capaz de fechar uma porta que já esteja aberta.
Sistema: O Celestial precisa gastar 5 Pontos de Investimentos e então testa MANIPULAÇÃO + PORTAL (dificuldade 6 para um portal já existente, 8 para impedir um teleporte ou impedir que um portal seja aberto). Cada sucesso anula um sucesso do criador do portal. Se conseguir um número igual ou maior de sucessos que o ser que abriu um portal, este portal se fecha, ou é simplesmente incapaz de abrir. Este poder, em conjunto com Sentir Distúrbios, pode ser usado para impedir um demônio de se teleportar ou uma criatura de abrir um portal. Ele também serve para fechar um portal já aberto. Note, porém, que ele só impede o uso de
teleportes ou portais, e não outras mudanças espaciais. Habilidades do Poder demoníaco de Teleporte como Espaço Entrópico ou Raio Entrópico não podem ser impedidas desta forma.

Nível 8
Portão Celestial: Esta habilidade normalmente só é usada em casos extremamente específicos, visto que atrai a atenção infernal. Normalmente, ela é feita em cidades em que a guerra entre Céu e Inferno está forte e os Celestiais precisam de um abrigo seguro. O Celestial pode criar um portal permanente para o Éden. Este poder traz energias celestiais que lentamente purificam uma área. Esta área logo se torna um Nodo Celestial.
Sistema: Este poder exige um ritual que dura dias para ser completado. O Celestial testa PERCEPÇÃO + PORTAL (dificuldade 5 para uma área calma e religiosa, 7 para um local tranqüilo e pacífico, 9 para um local normal de uma cidade grande e 10 para um lugar onde ocorreram atrocidades ou violência no passado). O Celestial deve acumular um total de 100 sucessos. Ele testa sucessivamente, um teste a cada uma hora. No final do ritual, o Celestial então investe o local com 3 Pontos de Energia. Este poder só pode ser realizado em locais fechados. Locais que são facilmente iluminados pela luz do sol, através de janelas e vitrais diminuem a dificuldade em um ponto. Quanto mais tempo o portal permanecer aberto, maior será o poder (e o nível) do Nodo Celestial formado.
Local Nível do Nodo
Menos de um dia -
Um dia 1
Um ano 2
Cinco anos 3
Dez anos 4
Um século 5
O Portal só pode ser fechado se o Celestial desejar, se for Obliterado ou se forem usadas magias poderosas. Gerar um Portão Celestial no mesmo local que um Passagem Infernal (poder demoníaco de Teleporte nível Cool estiver aberta não é possível, nem a recíproca é verdadeira.

Nível 9
Calcificar a Trama: Com um controle tão grande sobre distúrbios no espaço, o Celestial agora pode impedir que tais distúrbios se manifestem em sua presença. Calcificar a Trama permite ao anjo fazer com que o espaço ao seu redor se torne incrivelmente resistente a tentativas de altera-lo, desta forma impedindo o uso de teleportes, portais ou outras habilidades que envolvam manipular o espaço.
Sistema: O Celestial se concentra por um turno, testa MANIPULAÇÃO + PORTAL (dificuldade 7) e gasta 3 Pontos de Energia e um ponto de Força de Vontade. Este poder agirá por toda a Cena, mas pode ser estendido para um dia inteiro gastando-se mais um ponto de Força de Vontade. Este poder afeta uma área de (Percepção x5) metros ao redor do Celestial. Qualquer habilidade sobrenatural usada para alterar o espaço nesta área perderá um sucesso para cada sucesso do Celestial no teste. Isso inclui tentativas de teleporte,criação de portais ou quaisquer outras habilidades semelhantes (incluindo qualquer uso da Esfera de Correspondência dos magos ou de Teleporte dos demônios). A habilidade de Calcificar a Trama não atrapalha o uso de portais pelo próprio Celestial que a gerou.

Nível 10
Purificação: Destruição não é o caminho do Éden, mas às vezes ela pode ser o único modo de se livrar o mundo dos servos das trevas. Purificação é um poder usado apenas em último caso, visto que pode destruir tanto amigos quanto inimigos. Concentrando-se com toda a sua vontade, um Celestial usando Purificação gera um portal imenso que se materializa a partir de si mesmo, tomando toda uma área imensa ao seu redor. Todo mortal, animal ou ser sobrenatural nas redondezas são engolidos por esse portal preenchido por energias entrópicas e aqueles que morrerem pela energia são engolidos pelo poder, sendo totalmente destruídos sem deixar rastros. Aqueles que vêem este poder em ação a uma distância são maravilhados pela aparência do portal, que toma a forma de uma redoma de energias douradas borbulhantes.
Sistema: O Celestial deve se concentrar por três turnos inteiros, e ao fim deste período testa RACIOCÍNIO + PORTAL (dificuldade 6) e gasta 5 pontos de Energia e dois pontos de Força de Vontade. Imediatamente, a partir do Celestial, um portal começa a se expandir progressivamente até um atingir o tamanho máximo igual a (3x Percepção) do Celestial. O alcança seu tamanho máximo em apenas um turno, sendo virtualmente impossível escapar caso se esteja na área de expansão dele. No fim do turno, o portal desaparece. Todos aqueles englobados pelo portal sofrem um número de Danos Agravados igual ao número de sucessos do
Celestial ao usar Purificação. Criaturas que possam normalmente absorver Danos Agravados podem tentar absorver este dano, mas a dificuldade é 8. Aqueles que forem destruídos por este poder terão seus corpos dragados pelas forças sobrenaturais do portal quando este desaparecer.
Purificação afeta todos os seres inteligentes ou corrompidos da área. Assim, enquanto animais ou plantas corrompidas por forças sobrenaturais possam ser afetadas, vida animal ou vegetal pura é imune a Purificação. Por outro lado, pessoas e seres sobrenaturais, mesmo os aliados do Celestial, podem ser feridos terrivelmente, ou mesmo mortos, por este poder. Purificação não Oblitera almas, porém. Um demônio destruído por este poder ainda pode vir a reencarnar no Inferno...

LIMITES DE PORTAL
Apenas as habilidades mais básicas (nível três ou menor) de Portal realmente permitem criar portais convencionais, que funcionam como portas entre locais. Conforme o Celestial aumenta seu nível em Portal, suas habilidades tornam-se realmente impressionantes, de forma que ele possa moldar portais para formar efeitos terríveis. Algumas raras habilidades avançadas de portal permitem até mesmo ao personagem vencer os limites deste poder, usando portais para cortar matéria sólida e causar danos.
Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos