[World of Darkness] Caçadores Caçados
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Mensagem por Ageu337 Sáb Jul 06, 2019 1:37 pm

Majestade

Tipo: Poder Exclusivo (Líberes)
Majestade é a habilidade de inspirar emoções e sentimentos. Desenvolvido por Rachel a partir de seu próprio carisma natural, o poder dá uma afinidade entre as pessoas ao redor e o Celestial. Rachel é conhecida por possuir uma grande habilidade inspiração. Dizem que seu sorriso pode apaziguar e encantar qualquer um. Majestade é o reflexo desta habilidade, passado a todos os Líberes. Os poderes de Majestade não são uma manipulação direta sobre as pessoas. Majestade não pode dominar a vontade de outros seres, mas pode levar as pessoas a agir movidas por seus sentimentos. Inspirando paz, o Celestial pode parar uma briga.
Inspirando alegria, ele pode levar as pessoas ao redor a agirem mais despreocupadas ou superarem depressões e tristeza. Também tendo controle sobre sentimentos, o Celestial pode inspirar medo, respeito ou mesmo amor. É graças a Majestade que os Líberes têm influência entre os mortais. Muitos Líberes vivem na Terra, levando vidas mundanas enquanto agem secretamente em favor do Éden. As pessoas com quem eles entram em contato costumam ser tocadas por Majestade, levando a vida de forma mais alegre e animada. Os Líberes literalmente tocam os corações daqueles que estão ao redor, mudando seus modos de viver e de ver o mundo. Desta forma, Majestade é uma habilidade mais do que útil no Mundo das Trevas. Quando se pode invocar felicidade e esperança, se tem uma arma poderosa para impedir que seres das trevas intimidem e controlem mortais. Os Líberes usam sentimentos para vencer aquilo que há de pior no mundo.
Sistema: Os poderes de Majestade são auto-explicativos. Eles funcionam de forma igual contra mortais, seres sobrenaturais, demônios e Celestiais. Exatamente por isso, podem ser incrivelmente poderosos para se utilizar contra o Inferno.

RESISTINDO À MAJESTADE
Alguns poderes de Majestade podem ser resistidos, outros não. Isso depende muito do quanto um poder é sutil. Poderes muito sutis são tão dificilmente percebidos que a vítima não nota que está sendo manipulada. Como resistir a uma pequena euforia que surge de repente? Por outro lado, quando o Celestial exerce um controle forte sobre os sentimentos, a vítima nota que está sendo manipulada, e pode resistir, usando a razão para vencer a emoção. Os poderes que podem ser resistidos através do gasto de um ponto de Força de Vontade seguido de um teste de Força de Vontade (a dificuldade é o nível de Majestade total do Celestial
+3). Se a dificuldade for superior a 10, considere-a 10, mas subtraia do número de sucessos um valor igual aos pontos de dificuldade superiores a 10 (uma dificuldade 11, por exemplo, seria considerada 10, mas o personagem perderia um de seus sucessos). No teste de resistência, o alvo deve conseguir superar os sucessos do Celestial. Caso consiga sucessos parciais, pode resistir por um ou dois turnos, mas acabará sendo afetado. Se falhar, ele não pode tentar resistir novamente. Uma Falha Crítica torna o alvo vulnerável a todos os efeitos de Majestade do Celestial pelo resto do dia, sem direito a resistência. Os poderes que podem ser resistidos são especificados com clareza adiante.

Nível •
Carisma Nato: A habilidade básica de Majestade, Carisma Nato explica a afeição natural que os mortais têm pelos Líberes. Usando sua energia, o Celestial é capaz de fazer as pessoas ao seu redor se simpatizarem com ele. As pessoas o tratarão com gentileza, serão mais dispostas a ajuda-lo e procurarão tratar o Celestial da melhor forma possível.
Sistema: O Celestial gasta um ponto de Investimento para ativar esta habilidade sobre uma pessoa por uma Cena. Durante este tempo, os testes sociais do Celestial que envolvam Carisma em relação a essa pessoa passam a ter suas dificuldades reduzidas em dois pontos. Isso afeta apenas testes sociais, e não diminui dificuldades em testes de Poderes que envolvam o Atributo Carisma. Note que este poder precisa ser ativado separadamente para cada pessoa afetada.

Nível ••
Boa Impressão: Esta habilidade é usada quando o Líber pretende falar ou se apresentar em público. Seja para cantar, fazer um discurso, dançar, tocar uma música, representar ou para qualquer outra apresentação em público, o Celestial logo atrai toda a atenção do público, e usa sua apresentação para inspirar a multidão.
Sistema: Testa-se APARÊNCIA + MAJESTADE (dificuldade 6) logo no princípio da apresentação. O número de sucessos indica o quanto de atenção o Celestial captura e o quanto ele conseguirá inspirar as pessoas que o vêem ou ouvem. O número de pessoas que prestam atenção depende do número total de pessoas na multidão. Para cada sucesso, considere que 20% das pessoas presentes será afetada pelo poder (portanto, 5 sucessos irão afetar todos ao redor). Este poder é usado para inspirar: a letra de uma música irá tocar o coração das pessoas, um discurso pode dar esperanças, uma dança pode deixa-las maravilhadas, etc.
Trazer Esperança: O mundo é um lugar sombrio e injusto, e é fácil para uma pessoa comum ser tomada por depressão ou desânimo, ou se ver sem esperanças. Aura de Alegria foi desenvolvida pelos Líberes para combater esses males. Tudo o que esse poder precisa para ser usado é que o Celestial dê apoio à pessoa, seja conversando com ela sobre seus problemas, seja confortando-a.
Sistema: Este poder testa CARISMA + MAJESTADE (dificuldade 4 para uma tristeza natural, 6 para depressão profunda ou 8 para algo induzido por poderes sobrenaturais). O número de sucessos indica o quanto a pessoa melhora: um sucesso a faz sorrir um pouco, embora esteja ainda triste, enquanto cinco sucessos o fazem se recuperar completamente. Note que este poder não é uma habilidade imediata. O Celestial precisa confortar e conversar com a pessoa, e isso pode levar até mesmo algumas horas. O teste é feito no fim da conversa, para ver o quão bem sucedido o Celestial foi (uma interpretação boa por parte do jogador pode fazer com que a dificuldade seja diminuída, a critério do Narrador).

Nível •••
Amizade Íntima: Os Líberes são mestres para conquistar a amizade das pessoas. Tratando com gentileza, calma e respeito uma pessoa, o Celestial é capaz de conquistar sua amizade. Este poder influencia tanto a pessoa que ela começa a pensar no Líber como se fosse um amigo que ela conhece há anos. Enquanto o tratamento cordial for mantido, a pessoa o tratará bem e será capaz de realizar quaisquer favores que realizaria para seu melhor e mais confiável amigo. A amizade dura enquanto o Líber tratar bem o amigo. Se o Celestial ataca-lo ou fizer qualquer coisa que a pessoa iria condenar, a amizade se quebra.
Este poder não pode ser usado em pessoas que já sejam inimigos do Celestial ou que têm alguma coisa pessoal contra ele. Note que essa rivalidade deve ser algo pessoal. Alguém que está sob ordens para matar ou atacar o Celestial, por exemplo, mas não tem qualquer coisa contra ele, poderia ser afetado normalmente.
Sistema: O Celestial deve falar amigavelmente com o alvo, tratando-lhe bem e calmamente. Testa-se CARISMA + MAJESTADE (dificuldade é a Força de Vontade do alvo). Não é preciso gastar nada para se ativar esta habilidade. A habilidade dura enquanto se tratar bem a vítima, podendo durar meses ou mesmo anos. Na verdade, com o tempo, este poder sequer precisa ser mantido, pois muitos acabam tornando-se amigos verdadeiros do Celestial.
Flerte Sedutor: Esta habilidade permite ao Líber tornar-se irresistivelmente atraente para uma pessoa. A pessoa afetada torna-se atraída, pensando no Celestial como a pessoa perfeita com quem ela gostaria de estar. Este poder normalmente só funciona em vítimas do sexo oposto (embora haja exceções, dependendo do gosto da vítima ou do Celestial...) Muitos Líberes condenam o abuso deste poder. Sedução, eles dizem, deve ser conquistada naturalmente. Forçar uma pessoa a se sentir atraída por você é um crime grave. Portanto, este poder é usado raramente, normalmente para enganar um servo de um ser das trevas. Alguns o usam de forma diferente, porém, apenas como um chamado para atrair alguém em quem eles realmente estão interessados, e então seduzirem esta pessoa da forma tradicional e correta...
Sistema: Testa-se APARÊNCIA + MAJESTADE (dificuldade 6) e gasta-se 1 ponto de Investimento. O alvo deste poder se torna totalmente atraído pelo Celestial. Testes sociais do Celestial em relação ao alvo possuem as dificuldades diminuídas em três pontos. Testes de sedução têm dificuldades diminuídas em quatro pontos! Os efeitos deste poder duram um dia inteiro, mas podem ser estendidos para uma semana inteira se o Celestial gastar um ponto de Força de Vontade no momento em que ativa o poder. Alguns demônios usam uma variação deste poder que faz com que a vítima se torne realmente obcecada em conquistar amorosamente o infernal (veja o poder Violação, em Demônio: O Preço do Poder). A versão Celestial é bem mais amena: ela apenas faz com que a pessoa fique atraída e interessada no anjo. Usar a versão total deste poder da mesma forma que os demônios é considerado um crime gravíssimo no Éden. Este poder não afeta aqueles que possuem um amor verdadeiro (para os que possuem Demônio: isso também é válido, embora o Poder Violação não fale nada sobre isso).

Nível ••••
Aura Pacificadora: Violência é um fator perigoso. Nos dias atuais, violência se propaga: brigas se iniciam sem um motivo justo, pessoas se atracam em boates por ciúmes, brigas ocorrem no trânsito, torcidas se espancam e gangues violentas percorrem ruas. Para os Líberes, violência deve ser combatida a não ser que ela seja a única solução. A Aura Pacificadora é sua resposta dos Líberes para as violências que ocorrem ao seu redor. Quando este poder é ativado, todos ao redor do Celestial perdem a raiva e a vontade de brigar. Embora inimizades e intolerâncias ainda se mantenham, as pessoas estarão muito mais dispostas a ignorar o adversário e ir embora ou a conversar do que brigar. Mesmo a mais determinada pessoa pode ser impedida de usar violência por este poder. Esta habilidade se mostrou muito útil em inúmeras pequenas alianças entre Celestiais, demônios e outros seres contra o Vermis Magnis. Para que uma reunião de tais seres fosse possível em primeiro lugar, era preciso impedir que todos começassem a se atacar.
Sistema: O Celestial gasta 3 pontos de Investimentos e testa CARISMA + MAJESTADE (dificuldade 6). Quantos mais sucessos mais poderosa é a aura. A aura afeta apenas um local (ela não segue o Celestial) e dura por quanto tempo o Celestial quiser mantê-la ou até que o Celestial saia do local onde ela se encontra.
O local é limitado pelo alcance sensorial do Celestial: criar a aura num salão de festas poderia afetar todo o salão, mas fazê-lo num campo aberto iria limita-la até onde o Celestial pode ver e ouvir no momento em que a cria. Normalmente, esse alcance é mais do que suficiente. Todos que estiverem ou entrarem na área afetada serão incapazes de usar violência ou qualquer agressão, seja física ou verbal. Eles podem discutir, mas não podem xingar ou brigar. Note que todos são afetados, até o próprio Celestial (embora ele possa desfazer a aura quando desejar). Se um dos presentes ainda assim desejar usar violência ou agressão, ele pode tentar resistir a este poder com o teste básico (veja o quadro Resistindo à Majestade). Caso consiga, pode reiniciar as agressões. O porém é que alguém que resista a este poder acaba se tornando nulo a ele. Todas as pessoas na área poderão atacar e agredir livremente a pessoa que resistiu à
aura (ou seja, alguém que resista ao poder não pode usa-lo como vantagem para bater sem apanhar).

Nível •••••
Invocar Emoções: Líberes têm poder sobre sentimentos, e esta é a habilidade deles que melhor evidencia isso.
Invocar Emoções permite que o Celestial altere completamente o que uma pessoa está sentindo. Isto não é simplesmente criar uma emoção no alvo: isto altera completamente o que ele está sentindo no momento. Uma pessoa calma pode se ver com raiva de repente, ou um homem frio pode de repente se ver querendo ajudar uma pessoa em apuros. Essas emoções podem ser direcionadas, como um ódio a algo em específico, ou mesmo fazer a pessoa se apaixonar por alguém. Esta habilidade pode ser usada de duas formas: agressiva ou sutil. A forma agressiva faz com que os sentimentos do alvo se alterem repentinamente e sem aviso, e é uma forma de exercer controle direto sobre a pessoa. A forma sutil é bem menos perceptível, e exige que o Celestial converse com o alvo por algum tempo, usando as palavras para fazê-lo assumir uma certa postura (nesse caso, raramente o alvo nota estar sendo manipulado, e simplesmente vê as palavras como sendo
incrivelmente convincentes).
Sistema: Para usar a forma sutil deste poder, o Celestial deve conversar com a vítima, de forma que suas palavras influenciem os sentimentos da pessoa (um discurso inflamado pode leva-lo a sentir raiva, enquanto uma conversa de amigo pode fazê-lo se acalmar, por exemplo). Testa-se CARISMA + MAJESTADE (dificuldade 6) e gasta-se 3 pontos de Investimentos, e o teste não pode ser resistido pelo alvo. Quanto maior o número de sucessos, mais influenciado torna-se o alvo. A forma agressiva deste poder só precisa que o Celestial possa ver o alvo, mas testa-se MANIPULAÇÃO + MAJESTADE (dificuldade é a Força de Vontade do alvo, ou 6, o que for maior). O custo é 3 pontos de Investimentos e um de Força de Vontade. Este poder pode ser resistido. Quanto maior o número de sucessos, mais rápida e mais forte é a influência. Os sentimentos gerados por este poder não são permanentes, mas podem durar um tempo bem longo, dependendo das circunstâncias e do número de sucessos do Celestial. Uma paixão gerada por este poder, por exemplo, pode ser momentânea ou mesmo permanente, dependendo da personalidade e dos interesses da pessoa influenciada. Este poder deve ser usado com cuidado. Um Celestial que o use sem pensar pode gerar muita confusão, ou pode até
mesmo acabar cometendo algum crime contra o Mandamento Celestial (por exemplo, usar este poder para que alguém se apaixone pelo próprio Celestial).

Nível 6
Cooperação: Uma versão mais poderosa de Aura Pacificadora (Nível 4), Cooperação permite que o Celestial crie uma aura que força não só as pessoas ao redor a pararem com quaisquer agressões, como as faz querer colaborar umas com as outras. Esta aura raramente é usada, a não ser quando o Celestial precisa da ajuda das pessoas ao seu redor. Normalmente, ela é usada quando ocorre algo muito grave e que o Celestial não pode cuidar das coisas sozinho.
Sistema: Gasta-se 5 pontos de Investimentos e um de Força de Vontade e testa-se CARISMA + MAJESTADE (dificuldade 7). A aura de Cooperação afeta toda a área ao redor do Celestial, até onde seus sentidos alcançam. Além dos efeitos de Aura Pacificadora, este poder também faz com que as pessoas afetadas pela aura comecem a simpatizar umas com as outras, e passam a tentar se ajudar, mesmo que isso não seja de seu interesse direto. Elas NÃO irão ajudar, porém, caso isso seja contra seus interesses (mas mesmo assim não irão atacar ninguém). Aqueles que realmente não querem ajudar irão ficar e olhar, ou simplesmente irão embora. Este poder pode ser resistido, mas os efeitos de resisti-lo farão que a pessoa seja excluído da aura (ele poderá ser atacado e as pessoas não se verão simpáticas a ajuda-lo).

Nível 7
Inspirar a Vontade: Os Líberes crêem em liberdade. Inspirar a Vontade é a habilidade deles de usarem os sentimentos de uma pessoa para livrarem ela de manipulações mentais criadas por outros seres sobrenaturais. Este poder pode ser usado instintivamente em si mesmo ou conscientemente em outros, livrando-os do controle sobrenatural.
Sistema: O Celestial deve falar com seu alvo, inspirando-o a vencer o controle sobrenatural, e gasta 5 pontos de Investimentos e testa MANIPULAÇÃO + MAJESTADE (dificuldade Cool. Para usar em si mesmo este poder, o Celestial precisa se concentrar e deve adicionalmente gastar um ponto de Força de Vontade. Para desfazer o controle mental de poderes de nível 6 ou inferior, um sucesso é o suficiente. Desfazer poderes de nível maior exige que o Celestial consiga um sucesso por nível do poder superior a 6. Um poder de nível 7 exigiria dois sucessos, um de nível 8 exigiria três, e assim por diante. Qualquer poder sobrenatural de controle da mente pode ser resistido desta maneira, incluindo mas não limitando a: Dominação vampírica, Dons Garou, a Esfera da Mente, possessões, Violação demoníaca e Domínio dos Celestiais.

Nível 8
Filtrar Paixões: Normalmente Majestade é usado para influenciar sentimentos, mas neste caso, é mais uma habilidade para desfazer influências alheias. Filtrar Paixões faz com que o Líber liberte uma pessoa de quaisquer emoções criadas por poderes sobrenaturais, com exceção dos efeitos de sua própria Majestade. Este poder elimina apenas sentimentos e emoções criados por influência sobrenatural, e não altera as emoções naturais da pessoa.
Sistema: O Celestial só precisa fitar o alvo, e então gasta 1 Ponto de Energia e testa CARISMA + MAJESTADE (dificuldade Cool. Este poder pode ser usado em si mesmo, mas exige o gasto adicional de um ponto de Força de Vontade. Este poder age exatamente como Inspiração da Vontade (nível 7), mas sobre emoções criadas não-naturalmente, ao invés de eliminar controle mental. Para desfazer poderes de nível 6 ou inferior, um sucesso é o suficiente. Desfazer poderes de nível maior exige que o Celestial consiga um sucesso por nível do poder superior a 6. Um poder de nível 7 exigiria dois sucessos, um de nível 8 exigiria três, e assim por diante. Este poder desfaz Presença vampírica, efeitos de Mente, de vários Dons (inclusive elimina temporariamente o Delírio dos lobisomens), Laços de Sangue, certos poderes infernais e fantasmagóricos, Majestade e poderes semelhantes, mas não elimina os efeitos de Majestade do próprio Celestial.
Um alvo de um uso bem-sucedido deste poder livra-se completamente das influências e ainda por cima torna-se ainda imune a qualquer tentativa de tais manipulações de sentimentos pelo resto da Cena.

Nível 9
Influenciar Cidade: Um Celestial poderoso pode influenciar toda uma cidade, fazendo com que um sentimento em particular tome todos os seus habitantes e visitantes. Esta é uma habilidade raramente invocada, pois pode ser perigosa. Seres sobrenaturais são capazes de notar a mudança repentina nos sentimentos das pessoas. O sentimento invocado surge com força e toma todos os habitantes da cidade, durante de alguns segundos a várias horas, dependendo da força do Celestial que invocou o sentimento.
Sistema: O Celestial deve se concentrar por um turno, gasta 3 Pontos de Energia e 3 de Força de Vontade e testa MANIPULAÇÃO + MAJESTADE (dificuldade 9). Este poder afeta todas as pessoas que estão na cidade ou região. Seres sobrenaturais e espíritos são afetados como se o Celestial tivesse conseguido um sucesso a menos. A duração do sentimento invocado depende do número de sucessos:
1 Sucesso: Um minuto
2 Sucessos: 10 minutos
3 Sucessos: 30 minutos
4 Sucessos: Uma hora
5 Sucessos: Um dia
6+ Sucessos: Uma semana, mais uma semana por sucesso adicional a seis
Note que o sentimento invocado pode ser genérico (exemplo: solidariedade) ou direcionado a algo (solidariedade em relação aos mendigos). O uso deste poder para criar sentimentos como ódio, fúria ou raiva pode ser condenável pelo Éden, dependendo da situação.

Nível 10
Lugar Melhor: Este poder permite criar um efeito bem mais fraco da Aura de Cooperação (nível 6) sobre uma cidade ou região inteira. Embora esta aura não seja tão poderosa, não evitando agressões ou violência, ela faz com que toda a população da cidade comece a ser mais tolerante e mais cooperativa. Este poder é incrivelmente sutil, e normalmente só é notado dias mais tarde, quando os cidadãos notam que a cidade está bem menos violenta e tranqüila do que o normal. Uma vez usado este poder, a criminalidade diminui, as pessoas tornam-se mais calmas, corrupção diminui, os vizinhos parecem mais sorridentes, etc. Infelizmente, seres sobrenaturais não são afetados.
Sistema: O Celestial gasta 5 Pontos de Energia e 3 de Força de Vontade e testa CARISMA + MAJESTADE (dificuldade 9). O número de sucessos determina por quanto tempo a cidade será tocada pela influência do Celestial:
1 Sucesso: Um dia
2 Sucessos: Três dias
3 Sucessos: Uma semana
4 Sucessos: Um mês
5 Sucessos: Um ano
6+ Sucessos: Um ano, mais um ano por sucesso acima de 5.
Note que este poder não tem efeitos diretos em termos de regras, mas sim em termos de história. A cidade não se torna perfeita, mas fica um lugar bem melhor para se viver. Este poder não faz as pessoas mudarem seu jeito de ser, elas simplesmente tendem a ser mais tolerantes e compreensíveis umas com as outras. Lugar Melhor não afeta a população sobrenatural da cidade, porém.

LIMITES DE MAJESTADE
Majestade é a habilidade de dominar sentimentos, e é uma capacidade muito poderosa se usada sabiamente. Os níveis mais óbvios foram mostrados neste livro, mas muito outros são possíveis. Um detalhe: Majestade pode ser uma arte perigosa. Quase todos os efeitos benignos de Majestade podem ser usados ao inverso (uma Aura Pacificadora pode tornar-se uma Aura de Violência), mas este uso de Majestade é proibido pelos Líberes e, dependendo dos resultados destes usos de poder, o personagem pode se ver sendo julgado pelos juizes do Éden... Muitos Líberes que se deixaram levar pela Majestade acabaram Decaindo...
Ageu337
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