[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Espiritualidade

Ir para baixo

- Espiritualidade Empty - Espiritualidade

Mensagem por Ageu337 Sáb Jul 06, 2019 1:24 pm

Espiritualidade

Tipo: Poder Exclusivo (Veritatis Perquiratores)
O Poder Spiritualitatis surgiu há tempos imemoriais, quando o Arcanjo Veritatis assumiu o posto de Primus e ergueu o Clero dos Veritatis Perquiratores. Segundo as histórias do Clero, Veritatis desenvolveu as bases para este poder em suas viagens pelos mundos espirituais, observando e estudando os espíritos e seus poderes. Ele gerou rituais e encantamentos capazes de manipular espíritos e, ao atingir o sagrado posto de Primus, pôde codificar essas habilidades em um único e potente Poder Celestial.
Desde então, esse poder composto por conhecimentos complexos foi passado entre os Perquiratores, refinado e explorado. Veritatis ensinou a seus filhos que tudo tem espírito ou ligação espiritual, e que sabendo como comandar os espíritos, os Celestiais podem ter poderes incríveis. Como resultado, os Perquiratores se tornaram o mais próximo de magos entre os Celestiais, com sua grande variedade de poderes e possibilidades. É dito que poderoso Veritatis em pessoa possuía poderes divinos, capazes de gerar mundos espirituais inteiros e de alterar a realidade. Este Poder só manipula as forças e seres da Umbra viva, porém. Embora o Perquirator tenha poder sobre os espíritos elementais, os espíritos da natureza, espíritos de sentimentos e até mesmo sobre espíritos corruptos da Wyrm, ele não possui qualquer poder sobre fantasmas e almas penadas, nem tem qualquer vantagem quando está na Umbra Negra dos mortos. Espiritualidade não é, porém, uma arte simples de ser feita. Ela foi desenvolvida por métodos arcanos e minuciosos.
Enquanto outros poderes exigem condições simples para serem utilizados, como concentração ou contato visual, Espiritualidade exige a prática de focos arcanos, como gestos, palavras místicas e símbolos. Ver um Perquirator usar suas artes é como ver um mago lendário agindo, já que ele gesticula e diz palavras misteriosas, enquanto focaliza o uso de seu poder. Muitos Veritatis Perquiratores possuem também o poder de Umbralis. Em conjunto, Umbralis e Espiritualidade formam uma combinação incrivelmente poderosa.

Sistema: Não há um sistema geral para Espiritualidade, dada a vasta variedade de seus poderes. Mantenha em mente que o personagem precisa de um Focus para realizar suas habilidades, que são gestos, símbolos e outras ações para canalizar os poderes místicos deste poder. Cada habilidade de Espiritualidade traz um Focus necessário para que ela seja realizada. Há também algumas limitações deste poder quando o personagem está no Mundo dos Mortos. Espiritualidade manipula apenas as forças e espíritos da Umbra viva. No Submundo, torna-se impossível invocar espíritos, e quaisquer outros poderes de Espiritualidade têm dificuldade +2, se é que podem ser feitos (a critério do Narrador). Além do mais, Espiritualidade não tem poder sobre fantasmas e Espectros, que não podem ser invocados ou controlados, a não ser usando-se o poder dos Mors Sancta, Necromancia. Algumas dificuldades de Espiritualidade se baseiam na Película, a barreira entre a Terra e a Umbra. A Película já foi mostrada no Poder Umbralis, mas para facilitar consulta, está sendo repetida aqui.

Local Película da Área
Laboratório de ciências 9
Centro da Cidade 8
Ambiente Urbano 7
Área Rural 6
Áreas selvagens 5
Área de poder espiritual 4
Área de imenso poder espiritual
ou Mágiko
3

Nível •
Atacar Efêmera: Com suas mãos nuas, um Celestial é capaz de atingir um espírito que esteja imaterial, ou mesmo que esteja do outro lado da Película, sem ter o risco de ser atingido por ele em retorno. Este golpe pode afetar quaisquer criaturas imateriais, mesmo vampiros em forma de névoa.
Focus: O Celestial fecha seu punho, põe o braço adiante de seu peito, e então desfere com este mesmo braço um golpe contra a criatura imaterial. O golpe deve atravessar a criatura, e embora não haja contato físico, ela será ferida.
Sistema: O Celestial gasta um ponto de Investimento e testa FORÇA + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 7). Cada sucesso dá um ponto de Dano Letal ao alvo. Espíritos não podem absorver este dano, mas outras criaturas (como vampiros em forma de névoa) podem absorver normalmente.
Ver Espíritos: Para poder controlar os espíritos, um Perquirator precisa saber primeiro que tipo de espíritos estão presentes. Obviamente, quando na Umbra, ele pode vê-los normalmente, mas na Terra é preciso poder vê-los através da Película. Ver Espíritos serve para que o Celestial veja todos os espíritos da área como se eles estivessem no mundo físico.
Focus: O Celestial fecha os olhos, e passa sua mão diante deles e, ao abri-los, este poder estará ativado.
Sistema: O Celestial testa PERCEPÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade igual à Película do local). Sucesso indica que este poder foi acionado, e o Celestial passa a ver todos os espíritos que estão na Penumbra local como se eles estivessem no mundo físico. Um espírito pode tentar permanecer invisível testando Força de Vontade (dificuldade é a Percepção +3 do Celestial), devendo superar o número de sucessos do anjo. Este poder se mantém por uma Cena, mas pode ser retirado antes apenas invertendo-se o Focus.

Nível ••
Comando sobre Espíritos: Os Perquiratores têm grande poder na Umbra graças a esta habilidade. Usando-a, o Perquirator é capaz de ditar comandos a um espírito, usando seu poder para força-lo a obedecer.
Focus: O Celestial só precisa apontar o espírito a ser afetado, e dizer em voz alta o comando que desejar dar a ele.
Sistema: Gasta-se 3 pontos de Investimentos e testa-se MANIPULAÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade é a Força de Vontade do espírito). A dificuldade aumenta em +2 se o comando for contra a natureza do espírito (por exemplo, ordenar um espírito da Wyrm ajudar um Garou). Cada sucesso permite que o espírito seja obrigado a realizar uma tarefa diferente, mas é preciso cuidado, pois os espíritos mantém sua criatividade e liberdade de pensamento, e podem interpretar os comandos que recebem a seu favor... Por este motivo, este poder costuma ser realizado apenas sobre espíritos de baixa inteligência ou sobre espíritos amigáveis.
Invocação Espiritual: Muitos dos futuros poderes de Espiritualidade exigem que um espírito específico esteja presente. Usando Invocação Espiritual, o Perquirator é capaz de chamar um espírito amigável de um tipo específico para sua presença.
Focus: O Celestial se concentra, enquanto invoca o espírito com palavras em uma variação de Fabulare. A invocação é uma frase curta, em que se clama pelo espírito, dizendo-se seu tipo. Para os que ouvem a frase, ela soa como latim, mas é incompreensível.
Sistema: A invocação leva um turno inteiro para ser feita, e o Celestial não pode fazer nada neste turno além de se concentrar nela. Ele gasta um ponto de Investimento e testa CARISMA + ESPIRITUALIDADE (dificuldade é a Força de Vontade do espírito, +2 para espíritos muito poderosos ou que não queiram ir). Quanto maior o número de sucessos, mais amistoso é o espírito, e mais rápido ele aparecerá. Pelo menos três sucessos precisam ser marcados para que ele apareça imediatamente. Exemplos de espíritos que podem ser invocados incluem: elementais, espíritos naturais, espíritos da Wyrm, da Ordem ou do Caos e espíritos de idéias ou sentimentos.
Paralisar Espírito: Com apenas um olhar e uma palavra, o Celestial é capaz de congelar um espírito em sua posição atual, impedindo-o de agir e até mesmo retirando sua consciência por algum tempo.
Focus: O Celestial apenas fita o espírito e sussurra uma palavra em Fabulare que indica pare.
Sistema: O Celestial testa MANIPULAÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 6) e gasta um ponto de Investimento. O espírito pode resistir testando Força de Vontade (dificuldade 6). Se o Celestial conseguir, o espírito se mantém paralisado por um tempo de acordo com o número de sucessos adicionais do Celestial:
1 sucesso: uma hora
2 sucessos: 12 horas
3 sucessos: um dia
4 sucessos: três dias
5 sucessos: uma semana
O Celestial pode libertar o espírito de sua paralisia a qualquer momento que desejar.

Nível •••
Amuletos: Espíritos possuem grandes poderes, que podem ser aproveitados pelo Celestial se tais poderes forem imbuídos em objetos. Convencendo um espírito a habitar um objeto, o Perquirator é capaz de usar uma única vez o poder deste espírito, quando então ele é liberto e o objeto retorna ao estado normal. Objetos desse tipo são chamados de Amuletos.
Focus: Primeiro, o espírito deve estar presente. Se o espírito for amigável e quiser colaborar, o processo é simples e rápido. Caso contrário, o Celestial precisa vence-lo em combate para enfraquece-lo. Feito isso, o Celestial segura o objeto em suas mãos, fecha os olhos e recita um pedido formal ao espírito, que é sugado e aprisionado no objeto escolhido.
Sistema: O Celestial gasta 3 pontos de Investimentos e testa CARISMA + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 6). Se o espírito quiser, ele pode resistir testando Força de Vontade (dificuldade é a Força de Vontade do Celestial). Para mais detalhes a respeito de Amuletos, veja Artefatos, adiante neste Capítulo.
Favor Elemental: Invocando afinidade com um determinado elemento, o Perquirator é capaz de usar magias elementais com muito mais habilidade. Este poder faz com que os elementais de um determinado tipo fiquem amigáveis em relação ao Celestial, assim ajudando-o em suas magias. Em compensação, os elementais do tipo oposto se sentirão ofendidos.
Focus: O Celestial fica em pé, une as mãos, em seguida separa-as, desenhando com as pontas dos dedos indicadores um símbolo que representa o tipo de elemento ao qual se quer afinidade.
Sistema: O Celestial gasta 3 pontos de Investimentos. A partir daí, todos os poderes usados (principalmente Elementalidade) que envolvem o elemento com o qual se tem afinidade têm suas dificuldades diminuídas em dois pontos. Em compensação, usar magias do elemento oposto (fogo/água, terra/ar, metal/madeira) tem as dificuldades aumentadas em dois pontos (máximo 10). Só se pode usar este poder com um tipo de elemental por vez, e a afinidade dura até o fim da Cena.

Nível ••••
Forma Espiritual: O corpo de Celestiais é apenas um espírito materializado. Usando Forma Espiritual, um Perquirator é capaz de assumir uma forma de puro espírito. Embora ele mantenha-se visível, o Celestial é imaterial, podendo caminhar em pleno ar e transpor paredes sem dificuldades.

Focus: O Celestial une as mãos, fecha-as, mantendo os dedos polegares e indicadores unidos e esticados e fecha os olhos, concentrando-se por um segundo. Terminado isto, ao abrir os olhos, o Celestial estará em Forma Espiritual.
Sistema: Tudo o que o Celestial tem a fazer é gastar um ponto de Força de Vontade e 3 de Investimentos. A forma imaterial é imune a ataques mundanos ou físicos, mas Fogo Negro, Fogo Celestial, magia e outros ataques místicos semelhantes ainda podem feri-lo. A Forma Espiritual dura por quanto tempo o Celestial desejar, mas ele pode desfaze-la simplesmente invertendo seu Focus.
Invocar Ataque Espiritual: Os Veritatis Perquiratores não são um dos Cleros mais agressivos, mas enfrentar um deles pode ser uma péssima idéia. Invocar Ataque Espiritual permite ao Perquirator tornar uma pessoa ofensiva para os espíritos locais, que irão ataca-lo violentamente e sem piedade por um curto período de tempo. Aqueles que são capazes de ver espíritos os vêem atacando imediatamente a vítima deste poder, mas para a visão mundana o alvo simplesmente começa a sentir dores e a definhar rapidamente e sem motivo aparente.
Focus: O Celestial realiza uma seqüência de movimentos rápidos com os braços, mãos e dedos, e por fim aponta o dedo indicador para a vítima. Esta seqüência não demora mais do que alguns segundos para ser completada (leva um único turno).
Sistema: O Celestial gasta um turno para realizar o Focus do efeito. Ele então gasta 5 pontos de Investimentos e um de Força de Vontade e testa MANIPULAÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade é a Película local, ou 7, o que for maior). Imediatamente, todos os espíritos das proximidades atacarão violentamente o alvo. Para cada sucesso que o Celestial obteve no teste, este poder dura um turno e o alvo sofre 5 pontos de Danos Agravados a cada turno. Este dano pode ser absorvido apenas se a vítima for capaz de absorver Danos Agravados (mortais, por exemplo, são totalmente vulneráveis).

Nível •••••
Fetiches: Embora um Perquirator mediano já possa aprisionar espíritos em amuletos para usar seus poderes, um Amuleto só pode ser usado uma vez antes que se torne inútil. Com este nível de Espiritualidade, porém, o Perquirator é capaz de criar Fetiches, objetos que mantém permanentemente um espírito aprisionado, e que podem ser usados para se ter acesso a poderes especiais do espírito.
Focus: Mais do que um Focus, criar um Fetiche é um ritual complexo e longo. Como num Amuleto, o espírito específico deve estar presente, mas ao contrário de Amuletos ele obrigatoriamente deve concordar em ser preso ao Fetiche. Feito isso, o processo é demorado e pode levar mesmo dias para ser terminado. Objetos genéricos não podem ser usados para Fetiches. Em primeiro lugar, é preciso que o objeto tenha sido cuidadosamente preparado para a função que terá, e deve agradar ao espírito que será preso no objeto. Em seguida, durante o aprisionamento, é preciso haver profunda concentração e nenhuma interrupção.
Sistema: O Celestial testa CARISMA + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 5 + nível do Fetiche a ser criado). O Celestial deve adquirir um número de sucessos igual a (10x nível do Fetiche). Esta jogada pode ser prolongada, acumulando-se sucessos ao longo de vários testes, mas só se pode fazer um teste por hora gasta na criação do Fetiche. O nível de um Fetiche varia de um a cinco, e determina a potência de seus poderes. Ao final da criação do Fetiche, o Celestial deve ainda gastar um ponto PERMANENTE de Força de Vontade e um número de pontos de Energia igual ao nível do Fetiche. Para mais detalhes a respeito de Fetiches, veja Artefatos, adiante neste Capítulo.

Nível 6
Moldar Espíritos: Cada espírito pertence a um tipo, e possui seu propósito, mas um Perquirator suficientemente poderoso é capaz de alterar até mesmo isso, transformando a forma e o propósito de espíritos. Um espírito-animal pode ser transformado em um elemental, por exemplo, ou um Maldito da Wyrm pode se tornar um espírito puro. Este é um poder perigoso, que apesar de só afetar espíritos menores, enfurece os espíritos maiores incomodados por ver seres arrogantes alterando seus servos... Portanto, apenas um Celestial cauteloso deve usar este poder.
Focus: O Celestial deve manter o espírito de alguma forma próximo a sua presença, seja com a ajuda de outros Celestiais, seja através do poder de Paralisar Espíritos (nível 2). Então, ele faz uma série de comandos verbais em Fabulare, completados por gesticulações que simbolizam a velha e a nova natureza do espírito.
Sistema: Esta é uma jogada prolongada. O Celestial gasta 1 ponto de Energia e um de Força de Vontade e testa MANIPULAÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade é a Força de Vontade do espírito), enquanto o espírito resiste com Força de Vontade (dificuldade é a Força de Vontade do Celestial). O Celestial precisa acumular pelo menos 10 sucessos a mais do que o espírito, enquanto o espírito pode apenas permanecer resistindo (ele não tem como ganhar, apenas como resistir). Se o Celestial for interrompido, porém, o poder automaticamente falha.

Nível 7
Proteção do Além: Espíritos dos mais diversos tipos habitam a Umbra, e muitos deles estão dispostos a ajudar os Celestiais. Utilizando Proteção do Além, um Perquirator se torna totalmente protegido por espíritos elementais e animais das proximidades. Os espíritos reúnem-se ao redor do Celestial, protegendo-o de quaisquer danos que ele possa sofrer vindos do mundo espiritual e até mesmo manipulando o mundo físico para protege-lo.
Focus: O Veritatis Perquirator precisa delinear no ar, com o dedo indicador, um símbolo especial.
Sistema: O Celestial gasta 1 ponto de Energia e um de Força de Vontade, e então testa CARISMA + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 6 ou a Película da área, o que for mais alto). Em primeiro lugar, ele ganha +3 dados para

absorver danos de fontes elementais (fogo, eletricidade, frio, etc.). Além disso, para cada sucesso, o personagem pode distribui-los, a cada turno pelo restante da Cena, para reduzir o número de sucessos de seus inimigos ao ataca-lo. Por exemplo, um Perquirator que obtenha 4 sucessos em Proteção do Além passa a poder diminuir até 4 sucessos de seus atacantes, por turno. Esses sucessos não afetam todos os atacantes em total intensidade, e sim devem ser distribuídos entre cada ataque sofrido. Por exemplo, com esses 4 sucessos, ele poderia reduzir em dois a potência de um soco sofrido, e em seguida reduzir em um cada um dos dois tiros que recebe. A cada turno, até o fim da Cena, o Celestial pode redistribuir da forma que desejar esses sucessos entre os ataques que
sofre. Isso só reduz sucessos de ataques direcionados ao Celestial, porém, e não a seus companheiros.

Nível 8
Manipulação Umbral: A Umbra é dinâmica e mutável, e os mais poderosos Veritatis Perquiratores são capazes de controlar esse dinamismo a seu favor. Com apenas movimentos rápidos das mãos, o Celestial é capaz de transformar partes da paisagem umbral. Esse poder permite ao Celestial transformar a forma da paisagem da maneira que desejar: o solo pode crescer englobar vítimas, cavernas podem se formar, árvores espirituais podem se retorcer e formar uma prisão, ou pode acontecer qualquer outra transformação que o Celestial desejar.
Focus: Ao ativar esta habilidade, o Celestial deve estar na Umbra, e então deve ajoelhar-se, fechar seus olhos e pedir em Fabulare a ajuda divina. Uma vez ativo o poder, cada transformação que o Celestial desejar deve ser acompanhada de uma gesticulação ou de movimentos rápidos que a represente.
Sistema: O Celestial gasta um turno, 3 pontos de Energia e um de Força de Vontade para ativar esta habilidade. Uma vez ativada, sempre que o Celestial desejar realizar alguma alteração na paisagem umbral, ele deve testar RACIOCÍNIO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 6), e gastar um ponto de Investimento. Quantos mais sucessos, mais rápida e poderosa é a transformação. Se o objetivo do Celestial for causar danos a uma pessoa com este poder (por exemplo, fazendo espinhos brotarem do solo), cada sucesso confere 3 pontos de Dano Letal. Este poder só funciona na Umbra e se desfaz se o Celestial entrar em algum mundo físico. Além disso, o poder também termina no fim da Cena. As transformações feitas à paisagem são desfeitas no momento em que o efeito do poder termina.

Nível 9
Vácuo Espiritual: Um dos mais temíveis poderes que um Celestial pode utilizar, Vácuo Espiritual é o equivalente a lançar uma bomba na Umbra. Este poder libera uma onda de energia que destrói praticamente qualquer espírito nas proximidades, limpando uma grande área ao redor do Perquirator de qualquer presença espiritual. Embora este poder não afete criaturas físicas, ele pode ser sentido no mundo físico. Mortais e seres vivos dentro da área afetada sentem dores de cabeça fortes e tonteira, enquanto janelas e vidros em toda a área explodem e o chão treme. O uso deste poder deixa apenas terra devastada na Umbra e mais ainda: se usada na Penumbra, é certo que edifícios e construções em locais equivalentes da Terra sentirão um abalo forte. Se usado na Terra, este efeito afeta a Penumbra local.
Focus: O Celestial apenas precisa abrir seus braços, olhar para o alto e gritar. Aqueles na Umbra ou que podem ver espíritos verão uma esfera de energia dourada se expandindo a partir do Celestial, engolindo e destruindo tudo o que toca.
Sistema: O Celestial gasta 5 pontos de Energia e um de Força de Vontade e testa VIGOR + ESPIRITUALIDADE (dificuldade é 6). O efeito engloba um raio máximo de (Percepção x5) metros ao redor do Celestial, mas este pode limitar a área de efeito se desejar. Qualquer espírito na área sofre dano igual ao número de sucessos x5. Além disso, seres vivos sentem a onda de energia, que lhes dá +2 em suas dificuldades pelos próximos três turnos devido à dor de cabeça e à tonteira. Além disso, todos os que virem o efeito na Umbra precisam testar Vigor (dificuldade 6) ou ficarão cegos pela explosão por três turnos. Mesmo que passem no teste de Vigor, sofrem +2 em dificuldade de testes visuais pelos próximos três turnos.

Nível 10
Gerar Reino: O poder maior de Espiritualidade, Gerar Reino permite ao Celestial criar um pequeno bolsão dimensional na Umbra, uma área protegida e de difícil acesso. Este bolsão é um pequeno mundo, normalmente na forma de um castelo ou fortaleza, onde o Celestial possui grandes poderes.
Focus: O Celestial deve permanecer no local da Umbra em que seu Reino será construído, em profunda concentração, e, enquanto pensa na forma de seu Reino, ele vai sendo criado.
Sistema: Esta é uma jogada prolongada, em que o Celestial permanece concentrado e não pode ser interrompido. Ele gasta 5 pontos de Energia e 3 de Força de Vontade, e testa MANIPULAÇÃO + ESPIRITUALIDADE (dificuldade 6), tendo de formar 50 sucessos. O espaço de tempo mínimo entre um teste e outro é de uma hora. Uma vez criado, o reino se manterá por uma semana antes que se desfaça lentamente, mas pode ser tornado permanente gastando-se 3 pontos PERMANENTES de Força de Vontade. Um Reino assume a forma que seu criador deseja, mas uma vez criado não pode ser mudado. Dentro de seu Reino, o Celestial tem domínio para impedir o uso de poderes de teleporte, natureza espiritual ou de portais. Além disso, ele funciona como um Nodo Celestial de nível 5.

LIMITES DA ESPIRITUALIDADE
Espiritualidade não tem limites, a não ser os limites dos espíritos que ela controla. Novas habilidades deste poder estão sempre surgindo, conforme os Veritatis Perquiratores o estudam e o desenvolvem. O Narrador deve lembrar das limitações do poder e de que cada habilidade requer um Focus, porém, antes de permitir que os jogadores criem novas habilidades de Espiritualidade.
Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos