[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Soberania

Ir para baixo

- Soberania Empty - Soberania

Mensagem por Ageu337 Seg Abr 22, 2019 8:58 pm

Soberania

Em tempos antigos os sidhe usavam Soberania para reforçar suas ordens sobre os kiths plebeus. Alguns poucos nobres altamente conservadores (e impopulares) ainda aderem a esse hábito. A Arte da Soberania força plebeus ou nobres de posto igual ou menor que o do usuário obedecer suas ordens. Assim, um cavaleiro não pode usar Soberania em um barão. Essa Arte é a maior queixa que os plebeus tem contra os nobres sidhe. Como tal, nobres sábios usam essa Arte raramente, ou eles arriscam uma revolta entre 179 seus súditos. Tradicionalmente, essa Arte era guardada com cuidado pela nobreza, mas recentemente essa Arte apareceu em uso de alguns plebeus. Alguns membros da Lamina Beltaine culpam a Casa Fiona, mas o motivo mais provável é o aparecimento de nobreza não sidhe. Sempre que esse cantrip for usado para afetar um changeling de posto igual (plebeus são todos considerados de posto igual), o alvo pode fazer um teste resistido de Força de Vontade (dificuldade 6) para resistir aos efeitos desse cantrip. Cada sucesso diminui os sucessos do usuário em um. Qualquer personagem pode gastar um ponto para ser permitido a fazer um teste similar, mas com uma dificuldade de 7.

Atributo: Carisma

• Protocolo
Esse cantrip permite aos nobres conduzir negócios e manter funções da corte sem ser sempre interrompidos por plebeus ou childlings barulhentos. Protocolo assegura que todos afetados se comportam como a etiqueta nobre exige, apesar de que um teste ser necessário para determinar se o(s) alvo(s) podem imitar as regras dos procedimentos (veja a barra abaixo). Quando esse cantrip é usado, ninguém pode falar fora de ordem, e combates repentinos e tumultos estão fora de questão. Duelos entre pessoas de posto igual para resolver disputas são aceitáveis, se o nobre reinante assim permitir.

Sistema: Os Reinos descrevem os alvos afetados. Obviamente, certos Reinos (como Objetos) são inúteis com Protocolo. Nobres levam a corte muito a sério, pois ela é o principal corpo da sociedade Kithain. Antes de um nobre poder usar Protocolo, ele precisa determinar que tipo de sessão da corte ele está fazendo, como também o seu propósito (tribunal, tratado, um festival simples, sessão do Parlamento dos Sonhos, etc.). As sessões da corte listadas abaixo estão em ordem crescente de segredo. Ironicamente, quão mais secreta a sessão, menos comumente Protocolo é usado.

Corte Aberta: Aberta para quase qualquer um. Normalmente chamada de sessão de improviso ou ponto alto do festival. Protocolo algumas vezes é usado se as coisas ameaçarem ficar fora do controle.
Corte Fechada: Aberta para certos plebeus com informações importantes. Convocada para resolver assuntos de estado. Protocolo é normalmente usado, especialmente se plebeus suspeitos comparecerem.
Concelho Privado: Aberto para o senhor governante e para seus conselheiros privados. Protocolo raramente é usado aqui.
Reunião: Encontro altamente secreto entre confidentes próximos ou aqueles fazendo tratos políticos por baixo dos panos. Protocolo nunca é usado; fadas nobres considerariam isso um insulto. Am adição, a forma da sessão normalmente é difícil de se compreender para aqueles não acostumados com procedimentos da corte. Changelings que comparecerem precisam fazer um teste de Percepção + Etiqueta (dificuldade e número de sucessos varia; sidhe diminuem a dificuldade em dois, e não changelings falham automaticamente) ou ficar fora de sincronia com os procedimentos. (Aumente a dificuldade de todos os testes Sociais e Mentais relacionados com os procedimentos em dois.) O número de sucessos determina o quão difícil é quebrar o Protocolo com um teste resistido de Força de Vontade como descrito acima. Uma falha crítica quando resistindo a esse cantrip significa que o alvo se humilha bajulando o lorde até o cantrip terminar. Esse cantrip permanece em efeito até o por do sol, nascer do sol ou quando o lorde disser, Corte dispensada! - o que vier primeiro. Usos múltiplos desse cantrip não são cumulativos. Dois nobres que tentem usar esse cantrip ao mesmo tempo é uma pequena falha de etiqueta para o nobre de maior posição (claro, o protocolo do nobre de menor posição falha).

Tipo: Wyrd

•• Dictum
Esse cantrip reforça o poder da autoridade e comando sobre plebeus e subordinados. O alvo é simplesmente incapaz de desobedecer as ordens do usuário, apesar do alvo estar ciente quando Dictum é usado nele (mesmo se ele não for familiar com as Artes). Um alvo sobre a influência de Dictum tenta completar os pedidos do usuário o máximo possível, a menos que o pedido de algum modo o colocasse em perigo imediato. Não se pode pedir a um alvo para atacar um lobisomem, mas pode-se pedir a ele guardar a porta contra lobisomens, pois o comando não o coloca em perigo imediato. Esse cantrip, mais do que qualquer outro cantrip de Soberania, é o ponto maior de contendas entre plebeus e nobres. Kiths plebeus parecem que se importam menos com o uso de Grandeza (veja abaixo) do que um uso de Dictum. Afinal, a maioria dos Kithain já respeitam e sentem uma espécie de sentimento de maravilha pela nobreza, mas eles não apreciam serem forçados a aceitar cada desejo de um nobre.

Sistema: O Reino determina o alvo afetado pelo cantrip. O número de sucessos determina o quão difícil é resistir a esse cantrip com um teste resistido de Força de Vontade como descrito acima. Esse cantrip dura exatamente uma hora. Múltiplos usos são cumulativos (usos sucessivos estão a +1 de dificuldade para cada vez tentada).

Tipo: Wyrd ou Quimérico

••• Grandeza
Grandeza força nos outros o elemento de majestade de Arcádia que cada nobre e sidhe carrega. É o componente da presença e refinamento nobre que governantes mortais tentaram (mas falharam) com seus cortejos divinos e coroações. Qualquer um que veja o usuário de Grandeza é sobrepujado de admiração; ele não pode fazer nenhuma ação (violenta ou não) na presença do nobre (mesmo se esse nobre ataque o alvo). Manter uma corte não é possível para o usuário de Grandeza, pois a maioria dos presentes não será capaz de falar. Changelings com Legados românticos tendem a se apaixonar por usuários de Grandeza; essa pode ser a razão dele raramente ser usado em público (apesar do Grande rei David parecer ter um numero assombroso de admiradores...).

Sistema: Quando Grandeza é usado, o reino é determinado pelo alvo(s) do cantrip. O Reino Cena pode ser adicionado para afetar múltiplos alvos. Se alguém quiser resistir, ele pode tentar um teste resistido de Força de Vontade (a dificuldade é o número de sucessos conseguidos pelo usuário). Esse cantrip dura uma cena. Múltiplos usos são cumulativos (usos sucessivos são a +1 de dificuldade para cada uso).

Tipo: Quimérico

•••• Tecer Proteção
O uso desse cantrip previnem uma porta ou entrada de ser traspassada por um certo tipo de pessoas ou objetos. Alternativamente, um usuário pode usar Tecer Proteção para assegurar que ninguém pegue ou use o objeto (se o cantrip for usado desse modo, o usuário precisa possuir também o Reino que representa o objeto). Um changeling pode usar isso para erguer uma tela seletiva para essa proteção que deixa certas pessoas atravessarem (apesar de que o Nome Verdadeiro da pessoa deve ser conhecido e falado alto para cada vez que for usado), como uma entrada de caverna Protegida que permite apenas membros de certa sociedade entrar. Ele pode criar uma senha que desativa temporariamente a Proteção; Abre-te Sésamo! é um exemplo famoso disso. Tecer Proteção pode ser usada também como uma fechadura de cantrip, ou uma fechadura contra contramágicas indesejadas. Usada dessa maneira, Tecer Proteção protege o cantrip de ser destruído. Nenhuma contra-mágica é possível contra o cantrip a menos que Tecer Proteção seja destruída primeiro. Para isso acontecer, a pessoa usando contra-mágica deve estar ciente da Proteção, e direcionar sua contramágica contra ela. Após Tecer Proteção ser destruída, a outra mágica pode ser feita normalmente.

Sistema: Os Reinos determinam quem ou o que não pode passar pela Proteção. Se usada em um item particular ao invés de uma passagem, o Reino apropriado para o item precisa ser usado. Para proteger contra cantrips, o Dweomer de Glamour (o quinto nível de Fada) precisa ser usado. Até mesmo um sucesso com tecer Proteção previne o alvo do cantrip de entrar uma passagem ou usar um objeto. Os únicos meios de evitar esse cantrip são usar uma Contra-Mágica, ou o cantrip de Viagem Portal de Passagem. Em ambos o casos, o invasor precisa de mais sucessos que o uso original da Proteção. De outra forma, apenas o tempo (muitos anos) ou Banalidade excessiva irá sobrepujar esse cantrip. Na presença de pessoas extremamente banais (esses com mais Banalidade que Glamour), uma Proteção perde um sucesso por dia. Uma vez que os sucessos forem reduzidos a zero, a Proteção é destruída. Na presença de Pessoas do Outono, essa deterioração é acelerada a um sucesso por hora. Usos múltiplos desse cantrip são cumulativos, mas o usuário pode apenas acumular um máximo de cinco sucessos em qualquer Proteção.

Nota: Sim, você pode usar Tecer Proteção na boca de alguém, mas você precisa de mais sucessos (não cumulativos) que a Força de Vontade do alvo (e o alvo pode gastar um ponto de Força de vontade para automaticamente sobrepujar o uso desse cantrip).

Tipo: Wyrd

•••• Geas (ou Proibição)
Quando esse cantrip é usado, o poder do Glamour é empregado para direcionar uma pessoa a uma tarefa ou cruzada. Essa cruzada precisa ser seguida até o final, ou o alvo sofre alguma espécie de maldição (designada quando usando o cantrip). O alvo não precisa saber o que o aguarda se ele falhar em completar sua Geas, mas a ânsia de querer saber pode ser pior que a punição. O outro uso desse cantrip, chamado de Proibição, proíbe o alvo de fazer algo ou fazer alguma atividade específica. O uso mais comum desse cantrip é a Proibição do exílio, que força o alvo a deixar a área específica e nunca mais retornar (ou sofrer o efeito da maldição). Uma proibição pode ser a abdicação de certa atividade, como fumar, matar outro changeling, etc. Certas cruzadas ou juramentos forçados são Geas de algum tipo, e não precisa de nenhum usuário para iniciar (a vontade e o desejo de quem faz o juramento
iniciam o cantrip). Veja Juramentos no Capítulo Sete para detalhes desse tipo de Geas. Para qualquer outro juramento não especificado nessa seção, assuma que um ponto temporário de Glamour é ganho quando cruzada for completada. O Narrador precisa determinar qualquer efeitos indesejáveis por uma falha em completar a cruzada ou a quebra de um juramento. O mínimo deve ser a adição de um ponto temporário de Banalidade. Um Geas ou Proibição que seja impossível (é ordenado a um mortal não respirar) falha imediatamente. Geas ou Proibições ordenando um alvo a se matar são da mesma forma vazios, mas um Geas ou Proibição pode ser usado que com certeza signifique morte para o alvo (não se pode pedir para um alvo se esfaquear, mas ele pode ser forçado a entrar em uma cruzada na qual ele precisa matar um inimigo imortal).

Sistema: O alvo do cantrip determina o Reino necessário para se usar esse cantrip. O Reino Cena pode ser usado para afetar alvos múltiplos. Diferente de outros cantrips, o changeling só precisa do Reino afetando o(s) alvo(s) para usar geas ou Proibição. O Reino Objetos normalmente não é necessário a menos que o Narrador ache que é. Como sempre, Cena é necessário para afetar alvos múltiplos. O alvo precisa completar o Geas ou Proibição ou sofrer com as conseqüências, determinadas pelo número de sucessos. O alvo pode (imediatamente) tentar resistir ao cantrip gastando um ponto permanente de Força de Vontade e ser bem sucedido num teste de Força de Vontade (dificuldade 4 + os sucessos do usuário). Essa tentativa deve ser feita imediatamente após o cantrip ser usado. Apenas um sucesso é necessário para resistir aos efeitos. Um Geas ou Proibição é imune aos efeitos de contra-mágica. O usuário precisa dividir seus sucessos entre a cruzada e a maldição (veja abaixo). Ele não pode usar usos múltiplos desse cantrip para aumentar os efeitos, apesar de um único personagem poder ser afetado por vários Geas ou Proibições. Se ele gastar um ponto de Glamour extra, ele pode fazer com que a maldição gradualmente afete o alvo (com severidade crescente) pelo curso da cruzada. Por exemplo, um usuário pode enviar o alvo para uma cruzada para encontrar o amor verdadeiro; quanto mais ele procurar, mais a doença debilitante devasta seu corpo. Um Geas pode ser de longo prazo (Lutar contra a injustiça onde quer que você a encontre.) ou de curto prazo (Ninguém pode se mover até eu terminar de cantar minha balada.). A extensão e poder do Geas (e da maldição) é apenas limitada pelo número de sucessos no momento de seu uso.

Cruzadas ou Proibições:
1 sucesso - Um Geas ou Proibição simples (me leve ao aeroporto; pare de colocar o dedo no nariz).
2 sucessos - Um Geas ou Proibição moderado (recupere um item conhecido que está pouco guardado; exílio de um lugar raramente visitado).
3 sucessos - Um Geas ou Proibição difícil (encontre uma pessoa desconhecida; pare com uma atividade que você acha importante).
4 sucessos - Um Geas ou Proibição quase impossível (encontre um político honesto; exílio de uma área na qual você viveu toda sua vida).
5 sucessos - Um Geas ou Proibição legendário (traga de volta a Cerca Perigosa de Arcádia; nunca visite o amor com quem você jurou o Juramento do Coração Verdadeiro).

Maldições:
1 sucesso - Maldição média (coceira ou alergia).
2 sucessos - Maldição moderada (doença física menor, como resfriado)
3 sucessos - Maldição maior (doença debilitante)
4 sucessos - Maldição catastrófica (Perda das pessoas amadas, todas as possessões, etc.)
5 sucessos - Maldição mortal (morte, ou pior).

Tipo: Quimérico
Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos