[World of Darkness] Caçadores Caçados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Advinhação

Ir para baixo

- Advinhação Empty - Advinhação

Mensagem por Ageu337 Seg Abr 22, 2019 8:49 pm

Adivinhação

Adivinhação é a Arte da adivinhação, predição e interação com Dán, a crença das fadas no destino. Dán é como uma tapeçaria imensa, complexa e mutante, muito complicada para a maioria compreender. Todos os seres, seja mortal, fada ou Prodígio, tem os fios de seus destinos entrelaçados nessa tapeçaria. Cegos, eles seguem seus caminhos pelos seus fios, até que eles repentinamente notam que eles inconscientemente causaram o fim que alcançaram. Ocasionalmente, as forças do Dán se fazem aparentes para uma pessoa. A mais dramática dessas encarnações são as Norn, ou Três Irmãs, mas a visita pode ser mais sutil. Um padre vê uma moeda de ouro brilhante. Ao invés de a dar a igreja, ele a pega para si. Anos mais tarde, ele é pego desviando fundos da igreja.

Essa Arte é para Kithain pensadores e contemplativos. Como tal, changelings que se especializam em Adivinhação podem normalmente ser encontrados como videntes e conselheiros de nobres. A maioria dos Kithain tem uma visão amplamente diferentes dessas fadas hábeis na Arte de Adivinhação. Nobres os acham úteis para intriga na corte, e plebeus tem medo de seu conhecimento. Em geral, lhes é dado muito respeito.

Atributo: Inteligência

• Presságio
Em geral, a maioria das pessoas te dificuldade em se verem parte do grande quadro. Esse cantrip oferece uma breve visão do lugar do alvo dentro da grande tapeçaria do Dán. Pistas sutis do destino de uma pessoa, lugar ou coisa se revelam para o usuário. Enquanto esse cantrip é muito fraco para conseguir mais do que uma pista sobre o futuro do alvo, Presságio é com certeza uma ferramenta útil. A informação conseguida por Presságio é cripticamente profética. Ela dá uma pista sobre o futuro do alvo, mas é algumas vezes é vaga relacionada ao presente imediato. O changeling pode não ser capaz de descobrir que o alvo é um assassino, mas ele pode suspeitar que as intenções do alvo não são boas para alguém.

Sistema: Quando usando um cantrip de Presságio, o Reino determina sobre o que Presságio será usado. Na maioria dos casos será os Reinos Fada ou Ator (já que a maioria dos Presságios se relaciona a pessoas), apesar de ser possível usar Presságio sobre um objeto e assim aprender um pouco sobre o seu futuro. Os sucessos determinam que informações estão disponíveis sobre o Alvo. Nenhuma das respostas dadas são diretas, e o Narrador deve estruturar a resposta como pistas visuais simbólicas. Por exemplo, um usuário de Presságio consegue três sucessos em um troll Unseelie com um Legado Selvagem. O Narrador pode descrever a imagem assim: Você vê o troll andando nu por uma livraria com um olhar confuso na cara. Repentinamente, ele agarra o livro mais próximo e começa a comer as páginas.

1 sucesso - Uma pista sobre um plano imediato do alvo.
2 sucessos - Uma pista sobre o Comportamento ou disposição geral do alvo (se um changeling, uma pista sobre sua Corte).
3 sucessos - Uma pista sobre um objetivo de longo prazo do alvo.
4 sucessos - Uma pista sobre a natureza (ou Legado) do alvo.
5 sucessos - Uma pista sobre o segredo mais bem guardado do alvo.

Novamente, um changeling usando esse cantrip não recebe nenhuma informação direta. Ele não poderia usar esse cantrip sobre a cova do Barba Negra e descobrir seu tesouro conseguindo cinco sucessos, mas o cantrip pode dar uma pista contextual para onde procurar. Múltiplos usos não são cumulativos. Qualquer uso posterior está sujeito a +1 de dificuldade, e a informação tem a tendência de se tornar mais vaga com cada uso sucessivo (Narradores devem ser realmente criativos com falhas críticas, e talvez até fazer os testes eles mesmos e não revelar o resultado ara o jogador). O Bunk usado para começar o cantrip deve envolver algum meio tradicional de adivinhação (Tarot, folhas de chá, astrologia, etc.).

Tipo: Quimérico

•• Justo é Injusto e Injusto é Justo
Com esse cantrip, o usuário pode afetar mais ativamente o Dán do alvo. Ele pode amaldiçoar o alvo com má sorte, ou ele pode jogar um raio de boa sorte no caminho do alvo. Em ambos os casos, a mudança não é normalmente maior; a situação do alvo normalmente afeta apenas elementos não decididos ainda de um modo ou de outro. Inimigos poderosos não irão morrer abruptamente, mas com um pouco de boa sorte, o alvo pode achar uma informação que muda o ponto de vista do inimigo sobre ele, ou (com má sorte) o aliado mais próximo do alvo decide repentinamente que ele não é confiável e se junta ao inimigo. Aconteça o que acontecer, a mudança normalmente é inesperada.

Sistema: O Reino determina o alvo do cantrip, os elementos afetados e qualquer outros personagens envolvidos. Usos múltiplos não são cumulativos; eles apenas causam efeitos múltiplos. Alem disso, todos os usos sucessivos sobre o mesmo alvo recebem +1 de dificuldade, e efeitos maléficos sucessivos no mesmo alvo tem uma tendência de se voltarem contra o usuário. O número de sucessos determina a quantidade de boa ou má sorte que o alvo recebe. Para sorte rápida e suja, o usuário pode aumentar ou diminuir a dificuldade de qualquer teste em não mais do que 3 a mais ou 5 a menos.

1 sucesso - Encontrar ou perder uma coisa pequena (chaves do carro, um velho amigo)
2 sucessos - Encontrar ou perder uma aquisição valiosa (seu baralho de Rage; um amigo valioso)
3 sucessos - Encontrar ou perder algo importante (m amor apaixonado; uma herança considerável)
4 sucessos - Encontrar ou perder um elemento maior (um poderoso patrono/inimigo; uma espada mágica; seu companheiro de infância; a fortuna da família).
5 sucessos - Encontrar ou perder algo crítico (sua saúde, nunca fatal; um tomo mágico importante).

Tipo: Quimérico

••• Mexerico
Esse cantrip oferece um meio de observar através de um objeto que é familiar ao usuário. Com Mexerico, o changeling pode ver qualquer coisa que esteja na vizinhança imediata do objeto. A imagem aparece em qualquer superfície reflexiva que ele deseje. Para usar esse cantrip com sucesso, o alvo deve ser bem conhecido pelo changeling, ou ele precisa possuir uma parte dele, ou saber seu Nome Verdadeiro. Uma vez que ele estabeleça conexão, ele pode usar qualquer Habilidade ou cantrip baseado em Percepção através do objeto.

Sistema: Como com todos os cantrips envolvendo elementos múltiplos, vários Reinos são necessários para incorporar tudo. Por exemplo, um troll quer espiar vários Nunnehi que roubaram seu cálice preferido, como também cenário próximo. Ele deve usar Fada 4, Objeto 2 e Cena 1. Se ele apenas quisesse ver a interação entre os Nunnehi, ele precisaria apenas de Fada 4 e Objeto 2. Se ele quisesse que outros personagens presentes vissem a observação, ele precisaria dos Reinos apropriados para os personagens. Múltiplos usos não são cumulativos nesse cantrip. Não há limites para o alcance. Alguns usuários até tiveram lampejos do Sonho (se o objeto estiver no Sonho, Umbra, etc., subtraia dois dos sucessos totais. Assuma que o cantrip falhou se o resultado for menor que um. Quanto mais sucessos ganhos mais detalhada e intrincada é a informação.

1 sucesso - Relances brilhantes, com paradas se o objeto for movido. Visual apenas, dura um turno.
2 sucessos - Uma boa imagem que dura cinco minutos sem som ou cor. O ponto de vista não pode ser escolhido, e ele não muda a menos que o objeto seja movido.
3 sucessos - A imagem é perfeitamente clara, com cores e de som pouco nítido (sons podem ser ouvidos até dois metros do objeto). Ponto de vista pode ser mudado de cima para baixo, ou virar da direita para a esquerda. Contato dura uma cena.
4 sucessos - O mesmo que acima, exceto que tudo dentro do alcance da audição normal a partir do objeto pode ser ouvido. Alem disso, o usuário pode focar (ou dar um zoom) em qualquer detalhe próximo ao objeto. Com um teste bem sucedido de Adivinhação + Reino (dificuldade igual a Banalidade do alvo + 4), o usuário pode usar Presságio em qualquer alvo que ele possa ver com esse cantrip. Contato dura até o por ou nascer do sol, o que vier primeiro.
5 sucessos - Como acima, exceto que o usuário pode mover sue ponto de vista como quiser. Ele pode escolher um alvo e o seguir, mesmo que ele saia da linha de visão do objeto original. Com um teste bem sucedido de Adivinhação + Reino (dificuldade igual a Banalidade do alvo +4), ele pode usar cantrips de até nível dois de Adivinhação no alvo (dando um novo significado a amuleto da sorte). Contato dura por um dia inteiro, mas um teste de Vigor + Meditação (dificuldade 7) é necessário para manter contato após cada seis horas.

Tipo: Quimérico

•••• Augúrio
Um changeling usa Presságio para ter pequenos lampejos do Dán da pessoa. Com Augúrio, ele pode jogar um elemento maior no caminho do destino de uma pessoa. Augúrio funciona como uma forma limitada de Fogo do Destino depois do Bunk ser feito (que deve ter alguma forma de adivinhação, como em Presságio) e o cantrip for usado, o changeling descreve a cena ou evento que irá tomar lugar em algum momento no futuro. O evento pode ocorrer a qualquer momento, e o usuário não tem controle sobre quando ele acontece. Alem disso, o velho ditado, tenha cuidado com o que deseja... é particularmente válido aqui; o changeling descreve a cena, mas as circunstâncias levando a cena e logo após ela estão a cargo do Narrador (que deve dar aos jogadores uma pequena pausa, a menos que a cena descrita seja uma tentativa ridícula de acumular poder). Por exemplo, um usuário descreve uma cena onde seu pior inimigo é atacado pelas costas pelos seus próprios guardas. Um Narrador sádico pode engendrar uma situação em que o usuário seja forçado a usar Forma Anciã para se transformar no inimigo. Imagine ele suando ao se aproximar de seus leais guardas disfarçado de seu inimigo. Eles vão atacar agora? Apenas o Narrador sabe! Ninguém sabe se o usuário de Augúrio engendra o evento futuro, ou o Dán do próprio usuário está trabalhando conforme um momento do futuro se revela no passado, plantando uma semente no Augúrio do intrépido usuário. É por essa razão que os Adivinhos tratam Augúrio com cuidado.

Sistema: Usos múltiplos não são cumulativos; todavia, múltiplos usos podem ligar cenas sucessivas no futuro juntas. Não mais do que três cenas podem ser assim ligadas, e o Narrador pode adicionar elementos imprevistos entre as cenas. (Quanto mais você tenta controlar seu Dán, mais seu Dán o controla, Oedipus.) Os Reinos descrevem todos os elementos maiores dentro do Augúrio, incluindo o alvo. Para afetar grandes áreas fora da vizinhança imediata do alvo requer Cena. O número de sucessos determina as conseqüências do evento descrito.

1 sucesso - Evento menor, elemento pitoresco (uma leve mudança de tempo); chaves do carro encontradas; uma carta inesperada chega.
2 sucessos - Evento incomum, elemento pitoresco maior (trovoada, neve, acidente com 3 carros); um velho amigo liga do nada; o governo cancela uma audição com você.
3 sucessos - Evento significativo, tempo louco (um raio acerta uma pessoa em particular, ou uma chuva de sapos sobre Los Angeles); um cão revela o assassino de seu dono; um aliado aparece na gora certa.
4 sucessos - Evento decisivo, elementos amplos (granizo do tamanho de uma bola de basebal por 36 horas, ou chuva negra por uma semana); a polícia estadual se rebela; o governo cria um fundo de confiança para você, baseado em seu imposto de renda.
5 sucessos - Evento inacreditável, elementos quase impossíveis (o Presidente admite que é um vampiro, uma cidade simplesmente some); a polícia estadual anuncia sua aliança com o Peru; um bebe de 3 cabeças dá uma entrevista a imprensa.Nota: o usuário recebe um sucesso livre (em adição a qualquer sucesso ganho) se Augúrio sugerido é complementar ao Dán do alvo. Por exemplo, se seu alvo é uma pessoa morrendo de AIDS e ele descrever uma cena onde ele morre com todos que ama presente, ele ganha um sucesso livre. Se nenhum sucesso for conseguido no teste, ele não ganha esse sucesso livre.

Tipo: Quimérico

••••• Fogo do Destino
Muitas pessoas tem pouco contato com seu Dán; é por isso que o conceito é tão efusivo. O dia da conclusão normalmente não chega por algum tempo. Usuários de Fogo do Destino podem acelerar o processo e fazer com que o destino de uma pessoa se manifeste mais cedo par o bem ou para o mal, dependendo do balanço. O usuário não tem controle sobre o resultado. Claro, ele pode fazer sugestões do que seria a melhor manifestação do Dán para o Narrador. Usuários de Fogo do Destino normalmente tem sonhos vagos do que acontecerá.

Sistema: Do mesmo modo que muitos cantrips de Adivinhação, o usuário precisa de todos os Reinos que terão uma parte importante no Fogo do Destino, incluindo o do alvo. Como esse é um cantrip poderoso, o Narrador deve ter tempo para considerar a manifestação do Dán no alvo (destino normalmente é óbvio em suas manifestações, mas esse cantrip não deve desbalancear a história... a menos que o Narrador queira ter uma linha de história onde o ponto principal é o choque após Fogo do Destino). Os sucessos de terminam o nível de Dán colocado sobre o alvo.

1 sucesso - O alvo tem um encontro, lhe avisando das conseqüências (ou benefícios) de suas ações. Um soldado tem pesadelos sobre guerra; um mau motorista quase é atropelado.
2 sucessos - O alvo recebe uma clara ilustração de seu Dán, sugerindo suas recompensas. O soldado recebe Jonathan Livingston Seagull pelo correio (sem endereço do remetente); o mau motorista vê dois carros baterem.
3 sucessos - Uma virada inesperada nos planos do alvo ou o atrasam ou o adiantam do programa. O soldado vai para a corte marcial; o motorista herda um automóvel envenenado.
4 sucessos - O destino dramaticamente aparece e revela os fins para os meios do alvo. Isso pode significar tanto calamidade súbita ou prosperidade súbita. O pelotão do soldado é eliminado (exceto ele), e ele joga sua arma fora para salvar uma criança. Um amigo próximo do motorista morre em um acidente de carro.
5 sucessos - Karma instantâneo. O destino do alvo é automaticamente trazido a tona. O soldado recebe uma visita sobrenatural, informando que seu destino não está ligado a guerra, mas a salvar vidas. O motorista tem um acidente de carro, mas pode (ou não) viver para se tornar um motorista seguro.

Tipo: Quimérico

Ageu337
Ageu337

Mensagens : 551
Data de inscrição : 22/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos