[World of Darkness] Caçadores Caçados
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Mensagem por Ageu337 Qui Abr 18, 2019 11:04 pm

NOMENCLATURA

O Criador pronuncia a Palavra, e a Palavra deu origem ao universo. A Hekau Nomenclatura era chamada ren, ou denominação, pelos feitiços egípcios. Trata-se do domínio absoluto da linguagem dos deuses. A evolução da língua e o declínio que esta sofreu com o tempo obscureceram quase todas as lembranças da fala do Criador. Entre os idiomas mais estudados, apenas o egípcio antigo e o sânscrito ainda apresentam traços significativos da Primeira Língua. Os raros sobreviventes dos Shemsu-heru mais antigos estão entre os poucos herdeiros remanescentes da Nomenclatura dos deuses. O que é uma palavra senão um nome que descreve a própria essência de uma coisa? Ao se pronunciar uma palavra, expressa-se um conceito e define-se a forma mais pura do indivíduo. Os feiticeiros egípcios entendiam o poder responsável por esse conhecimento. O ren, ou nome verdadeiro, não apenas proporciona compreensão a respeito do indivíduo, mas também confere poder sobre ele. Do mesmo modo que respondemos a nossos nomes e entendemos o que alguém diz por meio de suas palavras, o praticamente de Nomenclatura  geralmente chamado de escriba ou magista  também comanda outras pessoas por intermédio de seus nomes verdadeiros ou revela os segredos de um indivíduo com seu ren. A magia dos nomes verdadeiros não é uma propensão natural: um nome verdadeiro precisa ser compreendido e pronunciado com rigorosa cautela. Um escriba impaciente descobrira que seu ren, se proferido de maneira inadequada, não terá qualquer feito. Na verdade, até o aprendizado dos nomes verdadeiros pode ser árduo. O pretenso magista geralmente tem de encontrar alguém paciente e disposto a passar adiante o conhecimento dos nomes verdadeiros com total precisão. Como existem milhares de nomes verdadeiros  alguns se diferenciam dos outros numa única vogal e cada um deles tem um grau de abrangência diferente -, o domínio dessa arte se dá gradualmente e exige muito esforço.  Mas as múmias têm bastante tempo... A classificação do ren muitas vezes varia de acordo com a força espiritual do indivíduo. Uma simples pedrinha tem o mesmo nome verdadeiro de praticamente todos os outros blocos de material semelhante. Todos os rochedos de granito, por exemplo, podem ser descritos por um mesmo ren. Observe que os nomes verdadeiros não tem necessariamente uma correspondência direta com elementos específicos. Em vez disso, eles se referem a importância metafisica de um objeto. Portanto, granito provavelmente descreve vários tipos e qualidades de granito, mas ferro e aço seriam nomes verdadeiros distintos. De maneira semelhante, cada espécie animal possui um ren diferente. Cada ser humano e criatura racional possui um ren único de complexidade variável. Uma pessoa comum de pouca ambição ou força espiritual possui um ren simples e curto que pode ser reconhecido descobrindo-se o nome completo da pessoa e aplicando-se ao mesmo as complexidades do ren por meio de algumas palavras de poder descritivas. Seres poderosos e singulares  como um indivíduo brilhante e culto, um místico respeitado ou uma criatura sobrenatural  possuem ren únicos e extremamente complexos que os descrevem de modo explícito. O aprendizado desses nomes exige a árdua reunião de informações detalhadas sobre o indivíduo e a tradução desse conhecimento em palavras verdadeiras que possam formar o ren. No caso de um nome pessoal e único, o escriba pode não ter outra maneira de testa-lo a não ser fazendo uso do mesmo. O Narrador precisa decidir qual é a utilidade dos nomes reunidos pelo personagem por meio de leituras e deduções. Testes de  Pesquisa (ou muitas vezes Inteligência + Ocultismo, apesar do teste Inteligência + Enigmas ter lá sua utilidade) podem ser de grande auxilio. Observe também que várias criaturas sobrenaturais possuem nomes pessoais e únicos, exatamente como os seres humanos, embora esses nomes muitas vezes sejam modificados pelo contexto sobrenatural. Portanto, o nome verdadeiro de um vampiro reflete o fato de que o indivíduo é um demônio chupador de sangue. Muitos nomes sobrenaturais mudam com o tempo (como o de alguns seres humanos), pois a experiencia faz o indivíduo mudar. Manter-se atualizado em relação as mudanças exigem estudo constante.  Além disso, grande parte da Nomenclatura funciona apenas enquanto a múmia está viva. A múmia não poderá, por exemplo, usar Comandar a Fera enquanto estiver na forma espiritual.  Ela precisa pronunciar a palavra real a partir de um corpo físico para que a magia tenha efeito. Cada ritual de Nomenclatura exige cinco minutos para cada nível, a não ser que haja alguma coisa especifica em contrário.

NOMES
Os nomes nesta lista representam apenas uma pequena fração dos termos egípcios conhecidos pelos escribas de Nomenclatura.

O CORPO
Várias partes do corpo possuem nomes verdadeiros genéricos:

Parte Nome
Coluna Vertebral Aat
Coração Ab
Olhos Merti
Face Her
Cabeça Tep
Falo Bah

ANIMAIS
Animais comuns atendem a estes nomes verdadeiros:

Animal Nome
Grande Símio Amhet
Gato Mau
Cão Uher
Águia A
Elefante Ab
Lebre Un
Falcão Heru
Hipopótamo Apt
Cavalo Sesem
Íbis Tehuti
Leão Ma
Rato Pennu
Abutre Mut

COMO APRENDER NOMES VERDADEIROS
Descobrir um novo ren é um empreendimento cansativo. Normalmente, o escriba que desenvolveu uma certa habilidade em Nomenclatura conhece alguns nomes verdadeiros. Três nomes uteis  um para um tipo de pedra ou metal, um animal e o ren para o conceito de eu  são um bom começo. Aprender mais nomes exige tempo e dedicação (isto é, pontos de experiencia).
Para aprender um nome verdadeiro, a múmia precisa apenas estudar com um instrutor apropriado. Narrador pode oferecer o conhecimento de um ren como prêmio, como parte de uma história, ou simplesmente cobrar três pontos de experiencia para cada novo nome. Lembre-se de que aprender um nome verdadeiro não é tão simples quanto ouvi-lo uma vez. É uma questão de decifrar o nome, decompô-lo em palavras elementares, aprender o significado de cada uma delas, a enunciação e ritmo corretos, e então reuni-las novamente no ren completo. Isso significa compreender a natureza intima de um objeto ou de um animal. Por exemplo, a múmia não conseguira aprender o ren para armadura a não ser que aprenda também como fazer armaduras. Ela não consegue aprender o ren para falcão a não ser que estude o falcão e compreenda sua verdadeira natureza.
Descobrir nomes verdadeiros a partir de livros ou do estudo é consideravelmente mais difícil. Os guias de pronuncia de um livro geralmente são menos rigorosos que um instrutor de carne e osso e, portanto, a múmia é obrigada a praticar, experimentar e comparar a palavra com os materiais que já conhece. A tabela a seguir serve de referência para várias categorias.

Categoria do Nome Verdadeiro Requisito
Animal Simples (rola-bosta, naja) Empatia com Animais 2 ou mais
Elemento Simples (areia, granito) Ciência 2 ou mais
Animal Complexo (grande símio, gato) Empatia com animais 4 ou mais
Elemento Complexo (aço, diamante) Ciência 4 ou mais
Arma Manual Simples (clava, maça de ferro) Armas Brancas 2 ou mais e os requisitos do material
Arma de Projeteis Simples (arco, funda) Esportes 2 ou mais e os requisitos do material
Arma Manual Complexa (khopesh de aço, faca de obsidiana) Armas Brancas 4 ou mais e os requisitos do material
Armas de Projeteis Complexa (pistola, besta) Armas de Fogo 2 ou mais e os requisitos do material
Nome Pessoal Lábia 2 ou mais
Nome Sobrenatural Simples (um carniçal, um espirito insignificante) Ocultismo 2 ou mais
Nome Sobrenatural Complexo (um vampiro, uma mumia) Ocultismo 4 ou mais e os requisitos do nome pessoal

NOMENCLATURA DE NIVEL 1

Indagar as Árvores
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Sobrevivência + Nomenclatura
Dificuldade: 6
Sekhem: Nenhum
As plantas simples  mato, gramíneas, algas, arvores e afins  respondem a nomes verdadeiros bem básicos. Com uma elocução também simples, o escriba é capaz de fazer com que as plantas obedeçam a suas ordens. Elas podem crescer rapidamente, morrer ou executar movimentos simples, de acordo com as ordens do feiticeiro. As trepadeiras ou as gavinhas podem ser levadas a enredar um indivíduo ou a segurar alguma coisa. As arvores se agitam e se curvam, deixando cair galhos ou inclinando-se para bloquear um caminho. As gramíneas podem cobrir rastros ou se separar e revelar uma trilha. Apesar de não conseguir se desenraizar e sair andando, a vegetação obedecera a qualquer outra ordem do escriba, mesmo aquelas que estão ligeiramente além das capacidades normais das plantas.

Esquecer a Rocha
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Ciência + Necromancia
Dificuldade: 6
Sekhem: 1
Já um nome se liga ao conceito essencial de um elemento, apagar esse nome apaga o alvo simultaneamente. Com este feitiço simples, o escriba profere o nome de uma rocha ou de um metal, pronuncia uma palavra que descreve o fragmento especifico e depois a frase que o remove do Livro de Tot. Esse fragmento especifico de rocha ou metal é apagado da existência. Cada esquecimento pode afetar até cerca de noventa centímetros cúbicos de material.

Esquecer a Árvore
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Sobrevivência + Necromancia
Dificuldade: 6
Sekhem: 1
Do mesmo modo que consegue apagar um elemento da existência com algumas palavras bem escolhidas, o escriba também é capaz de afetar a vegetação. Ele simplesmente indica o alvo especifico (aquele carvalho) e o faz desaparecer. Até noventa centímetros cúbicos de vegetação podem ser afetados e, portanto, o escriba consegue destruir facilmente uma arvore, uma porta ou um pequeno jardim.

Nomear o Segredo
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Adivinhação + Necromancia
Dificuldade: 6
Sekhem: Nenhum
O escriba analisa as propriedades do nome verdadeiro de uma criatura durante horas, dias ou anos e depois descobre as características secretas descritas pelo nome. No caso de um simples fragmento de rocha, este ritual pode revelar defeitos no objeto. Para pessoas ou seres sobrenaturais, o ritual ajuda a descobrir várias fraquezas, apesar de também poder revelar pontos fortes ou motivações ocultas. Para estudar uma planta especifica ou um elemento, o escriba precisa apenas dedicar-se ao estudo durante uma hora. Entender as relações de um nome animal ou de um nome pessoal simples no caso de um ser humano leva um dia. Investigar o nome verdadeiro de um ser sobrenatural ou de um conceito metafisico (uma palavra que descreve um feitiço especifico, por exemplo) levara meses ou anos de pesquisa, a critério do Narrador. Caso tenha sucesso, a múmia conseguira informações uteis.  Se estiver à procura de fraquezas, o escriba descobrira o aspecto ou característica mais frágil do indivíduo (como um Defeito grave, um Atributo muito baixo ou alguma outra informação desse tipo). Se estiver procurando pontos fortes ocultos, a múmia desvendara o nível de Força de Vontade do indivíduo ou descobrira um poder que a pessoa ainda não exibiu (talvez um feitiço raro ou uma habilidade sobrenatural inata, porém incomum).

Nomear a Advertência
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Empatia com Animais + Necromancia
Dificuldade: Especial
Sekhem: Nenhum
O escriba tem poder sobre qualquer coisa cujo ren ele conheça. Declarando o nome verdadeiro de uma criatura, o magista a afasta com uma advertência por meio da demonstração de seu poder. Os animais afetados fogem como puderem, mas lutam se forem acuados. Em vez disso, o escriba pode usar o feitiço como um tipo de sujeição, exigindo a subserviência do animal. Nesse caso, o animal se aproxima o máximo possível da múmia, com medo de que o escriba possa lhe fazer algo.
Afetar um animal comum e simples é mais fácil que afetar animais controlados por meios sobrenaturais ou formas animais de entidades paranormais. Se algum outro magista já estiver influenciando um animal, o escriba terá dificuldades para utilizar o ren. Ele precisara reforçar seu comando com autoridade. De modo semelhante, apesar de um lobisomen com sua forma animal reconhecer o poder do ren para lobo, não se trata verdadeiramente de um lobo e, portanto, intimida-lo com este feitiço é muito difícil. Animais singulares e inteligentes possuem seus próprios ren e não são afetados por este feitiço.

Dificuldade Animal
6 Animal Comum
8 Animal influenciado por meios sobrenaturais
10 Forma animal de entidade sobrenatural

NOMENCLATURA DE NIVEL 2

Tornar-se Rocha

Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Ciência + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: 1

Transforma-se num mineral é simples quando se conhecem os nomes verdadeiros para a substancia e para a transformação. O magista simplesmente pronuncia a palavra para eu, a palavra para transformação e a palavra para o metal ou o mineral desejado, e ele se transforma na substancia especificada durante o ritual. O mineral o metal resultante tem a forma simples que a múmia desejar, embora ela tenha de transformar todo o seu corpo. O escriba conservara seus sentidos e processos mentais enquanto estiver na forma de rocha, mas estará limitado às capacidades da pedra: isto é, não se move nem fala. Se a rocha estiver numa forma adequada, o magista conseguira se mover o suficiente para oscilar como um rochedo ou colocar pequenas pedras em movimento morro abaixo, mas é só. O lado bom é que um perseguidor desavisado provavelmente não vai imaginar que um campo de pedregulhos tem algo a ver com a múmia, e o escriba transformado tem Vigor 6 e não precisa de ar. Para destruir a múmia é preciso fragmentar e espalhar a pedra ou o metal, o que não é uma tarefa fácil.  O número de sucessos obtidos indica o grau de detalhamento que é possível atingir com a mudança. Um sucesso permite ao escriba transformar-se em rocha desbastada ou numa pilha de pedras. Três sucessos formam um conjunto de pedras preciosas lapidadas. Cinco sucessos formam espadas de metal temperado ou uma armadura. Uma múmia inteligente poderia se transformar numa nuvem de pó e então escapar ao ser sugada por um duto de ar condicionado, ou converter-se em joias valiosas e deixar-se levar por um colecionador ganancioso! A transformação dura uma cena. O jogador pode gastar um ponto de Sekhem para prolongar o efeito por mais uma cena ou testar Força de Vontade para dar-lhe fim. Voltar ao estado original da múmia leva apenas um minuto.

Tornar-se Árvore
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Sobrevivência + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: 1

Com o nome de uma planta e uma palavra para seu próprio corpo, o escriba assume a forma de um tipo especifico de vegetal vivo. A maioria das múmias que fazem uso deste feitiço assume a forma de uma arvore, apesar de o feiticeiro poder se transformar num gramado ou até mesmo num banco de algas marinhas. A transformação do magista ocorre durante o ritual. Nesse período, a múmia muda para a nova forma ou se espalha pela área de modo surpreendente a medida que seu corpo afunda no solo e as plantas nascem. O efeito do ritual dura uma cena. O jogador pode gastar um ponto de Sekhem para prolongar a duração por mais uma cena ou testar Força de Vontade para interromper os efeitos do ritual a qualquer momento (a múmia leva apenas um minuto para voltar a forma original). Enquanto estiver em forma de planta, a múmia terá as vantagens obvias dessa forma. Pode ser difícil provocar danos graves a um gramado sem dar início a uma queimada, a um leito de algas ou um canteiro de musgos pode sobreviver facilmente sob a água. O escriba conserva a capacidade de pensar e perceber o que acontece a seu redor, mesmo sem órgãos sensoriais evidentes. Entretanto, o magista é limitado pelas restrições físicas da forma. Uma arvore, por exemplo, não consegue se desenraizar e andar por aí; a múmia não conseguira falar e empregar Hekau. A múmia é capaz de realizar movimentos físicos muito limitados, o bastante para fazer o capim ondular ou as plantas se retorcerem devagar. A forma vegetal geralmente possui o mesmo Vigor e níveis de vitalidade do feiticeiro. Uma múmia ferida torna-se uma arvore danificada, enquanto uma múmia com Vigor elevado poderia se transformar num robusto pau-ferro ou num campo de capim-das-hortas particularmente obstinado. Se a vegetação for danificada, a múmia recebera os ferimentos. Portanto, cortar uma arvore provavelmente cortara a múmia ao meio (e a matara), mas destruir um campo de cogumelos no subsolo exigira uma máquina de terraplanagem.

Obscurecer o Nome
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Adivinhação + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: Nenhum
No decorrer de uma hora, a múmia estuda e disseca um determinado ren pessoal e único. Depois, ela junta a palavra de transformação ao ren e faz o nome mudar. O escriba não consegue prever o resultado especifico, pois a transformação pode assumir várias formas. Em muitos casos, o indivíduo sofre uma pequena mudança de personalidade ou tem a sorte alterada. Contudo, esse resultado não é garantido nem há uma maneira de especificar a natureza da mudança, se alguma vier a acontecer.  Por fim, o ritual realmente transforma o nome em outra coisa, o que significa que qualquer um que deseje exercer poder sobre esse indivíduo terá de reaprender seu novo nome. A múmia poderia até mesmo obscurecer o próprio nome verdadeiro sem saber necessariamente no que ele se transformou.

Comandar a Fera
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Empatia com Animais + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: 1
O escriba pronuncia o nome verdadeiro de um animal, seguido de uma palavra de comando que submete a criatura a ele. A criatura obedece aos comandos verbais da múmia durante uma cena. Apesar da possibilidade de o animal não entender a linguagem, ele compreenderá a intenção do escriba por meio do poder das palavras e dos atos. Mesmo assim, muitos animais simplesmente não tem a inteligência necessária para obedecer a ordens complexas e ficarão confusos se a orientação não for suficientemente simples. O magista pode renunciar ao controle a qualquer momento  e o animal provavelmente fugira depois disso  ou usar um ponto de Sekhem a mais para prolongar a duração do feitiço por mais uma cena.
Uma criatura que já esteja sob o controle de um outro ser sobrenatural  de outra múmia, por exemplo  não respondera tão facilmente. A múmia e o outro controlador travam combate por meio de um teste resistido de Força de Vontade, e o vitorioso assume o controle do animal.

Remendar a Carne
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Medicina + Necromancia
Dificuldade: 5
Sekhem: 1
A múmia pronuncia o ren da carne e uma palavra para remendar ou curar. O indivíduo recupera imediatamente um número de níveis de vitalidade letrais ou por contusão igual a quantidade de sucessos obtidos, ou metade desse número (arredondado para baixo) no caso de ferimentos agravados. A múmia pode aplicar este efeito a qualquer pessoa que se encontre em seu campo de visão. Entretanto, o ritual não tem efeito sobre os indivíduos não-vivos. Portanto, apenas a carne viva e verdadeira pode ser remendada.

NOMENCLATURA DE NIVEL 3

Tornar-se Animal
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Empatia com Animais + Necromancia
Dificuldade: 8
Sekhem: 2
Como no caso de rituais mais simples, como Tornar-se Árvore, a múmia pronuncia uma palavra para eu, uma palavra para transformação e o ren de um animal. No decorrer do ritual, ela muda para a forma desse animal. O escriba tem de conhecer o nome verdadeiro do tipo especifico de animal no qual ele quer se transformar. As feras míticas também possuem ren, embora estes sejam muito raros e difíceis de se aprender na era moderna.  O magista conserva suas faculdades mentais, mas tem as capacidades físicas e os sentidos do animal. Ele é capaz de perceber padrões de calor como uma jararaca, detectar campos eletromagnéticos como um tubarão, pronunciar outras Hekau como um papagaio e assim por diante. A perícia do escriba é tamanha que ele consegue permanecer na forma animal indefinitivamente, apesar de correr o risco de perder sua psique.  Afinal, ao invocar o nome verdadeiro do animal, a múmia literalmente torna-se esse animal. O magista pode permanecer nessa forma com segurança durante um número de dias igual a seu nível de Equilíbrio. Depois disso, o jogador faz um teste de Força de Vontade (dificuldade igual ao número de dias passados na forma animal) a cada nascer do sol. Uma falha reduz os Atributos Mentais, as Pericias e os Conhecimentos da múmia em um ponto. Quando esse declínio tem início (isto é, depois da primeira falha ao teste de Força de Vontade), a alma e a psique da múmia já foram profundamente subjugadas, o que torna mais difícil deixar a forma animal. O jogador pode fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 9) a cada lua nova para o personagem retornar a sua forma natural. O sucesso faz a múmia voltar ao normal no prazo de um minuto e restaura suas faculdades mentais. Ao contrário da maioria dos feitiços de Nomenclatura, o escriba pode usar este feitiço no mundo subterrâneo. Nesse caso, o espirito da múmia assume a aparência da forma animal.

Comandar a Razão
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: Força de Vontade do alvo
Sekhem: 2
Assim como um escriba é capaz de controlar os animais por conhecer seus ren algumas palavras de submissão, uma múmia também consegue recorrer a um nome único para coagir um ser racional. Esses nomes verdadeiros são mais complexos e, portanto, mais difíceis de afetar. No entanto, obtendo sucesso, o magista submete o indivíduo a sua vontade.  Seus comandos verbais tornam-se ordens que o sujeito é obrigado a executar. Como as criaturas obstinadas possuem um forte instinto de preservação e grande determinação, o jogador que interpreta a vítima pode fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade Cool para tentar se libertar se receber ordens para fazer algo obviamente suicida ou então alguma coisa que viole sua Natureza. Portanto, mandar um assassino matar alguém é razoavelmente simples, mas ordenar alguém com a Natureza Filantropo a fazer o mesmo é muito difícil. Ao contrário de comandar um animal, comandar um ser racional é de curta duração. Cada sucesso obtido pelo jogador que interpreta o escriba proporciona um turno de comando. A múmia tem de reforçar suas ordens relançando o feitiço se desejar exercer sua autoridade durante um período maior. Caso o indivíduo esteja em meio a uma ação quando o feitiço for realizado, ele não sentira mais vontade de termina-la.

Nomear a Hekau
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Ocultismo + Necromancia
Dificuldade: Nível da Hekau alvo
Sekhem: 1 + custo da Hekau alvo
Os escribas versáteis descobrem os fundamentos secretos da magia: os nomes verdadeiros da magia e dos próprios feitiços.  Com esse conhecimento, a múmia é capaz de comandar outras Hekau e destruí-las simplesmente fazendo com que o universo esqueça a existência do efeito. A múmia pode aprender o nome verdadeiro de qualquer Hekau que ela conheça. Cada poder tem seu próprio ren. Mesmo uma versão mais poderosa de um feitiço de nível baixo tem um nome distinto de seu correspondente mais fraco. Aprender um ren diferente (ou um ren para um tipo diferente de poder sonrebatural) é mais difícil, e as chances de fracasso aumentam, o que é representado por um aumento de dois pontos na dificuldade do encantamento. No entanto, em teoria, um escriba poderia aprender o ren para anular praticamente qualquer fenômeno sobrenatural. Para usar este feitiço, o magista pronuncia o ren do efeito-alvo, uma palavra que indique o alvo especifico e a palavra para esquecer. Em seguida, o jogador faz um teste de Ocultismo + Nomenclatura contra uma dificuldade igual ao nível de feitiço-alvo +3. Os sucessos deste teste reduzem os sucessos (ou equivalentes) do efeito visado. Portanto, um teste de Tornar-se Árvore que obteve cinco sucessos seria prejudicado, mas não anulado, se o teste de Nomear a Hekau conseguisse apenas três sucessos. De maneira similar, obter três sucessos contra os cinco níveis de Potência de um vampiro simplesmente reduziria o sanguessuga a dois níveis de Potência durante um turno. Se os sucessos do feitiço-alvo forem reduzidos a zero, o efeito é cancelado instantaneamente. Entretanto, Nomear a Hekau não é capaz de anular um feitiço rápido, mas de resultados duradouros. Remendar a Carne leva alguns segundos para se completar, mas a recuperação resultante é natural. Tornar-se Árvore poderia ser cancelado, pois se trata de um efeito constante, o que levaria o alvo a reassumir sua forma normal. Se um poder anulado for constante (como a Potência de um vampiro), seus efeitos serão suprimidos durante três turnos. O custo desta Hekau aumenta o custo em Sekhem do próprio feitiço-alvo. No caso de outros poderes sobrenaturais que não precisam de Sekhem, adicione o custo como dor apropriado para esse estilo de magia e converta tudo em Sekhem.  Portanto, um poder que custa dois pontos de sangue vampírico e um ponto temporário de Força de Vontade custara a múmia um ponto de Sekhem básico mais outros três pontos de Sekhem. Se a múmia desejar revogar um feitiço próprio que normalmente não conseguiria superar (como Tornar-se Animal), Nomear a Hekau poderá fazê-lo de imediato ao custo de um ponto de Sekhem, desde que a múmia consiga pronunciar o encantamento.

Sussurros ao Coração
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Manipulação+ Necromancia
Dificuldade: Força de Vontade do Alvo
Sekhem: 1
A múmia olha de relance para um alvo e sussurra uma única palavra, e o indivíduo é subitamente dominado pela emoção. Emoção, nesse sentido, refere-se aos sentimentos não-racionais que afloram. Alguns exemplos apropriados são: medo, ódio, raiva, luxuria, saudade, compaixão, simpatia, amor, esperança, confusão, confiança, ambivalência, tedio ou melancolia. A múmia pode sussurrar o ren do terror e forçar a vítima a fugir ou desabar toda tremula no chão. A múmia pode sussurrar o ren para esperança e renovar as forças do alvo. Cada emoção tem um nome verdadeiro diferente que a múmia precisa aprender. Uma vez invocado, o feitiço inunda o alvo com a emoção em questão. Durante um turno, o indivíduo experimenta uma onda repentina de dita emoção, que diminuirá de intensidade no minuto seguinte. Entretanto, a múmia é capaz de manter a emoção gastando um ponto de Sekhem por minuto. Sussurros ao Coração é capaz de anular várias formas de persuasão sobrenatural. A múmia pode conferir coragem a alguém que tenha sido aterrorizado por um poder sobrenatural ou o ódio a alguém que foi levado a amar um indivíduo de modo artificial. Uma múmia pode usar este feitiço em si mesma, se desejar. Este feitiço só afeta seres vivos e, portanto, não é possível fortalecer diretamente os fantasmas com o emprego de Sussurros ao Coração.

NOMENCLATURA DE NIVEL 4

Escravizar
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: Força de Vontade do alvo
Sekhem: 3
Com uma corrente feita de palavras, a múmia transforma uma vítima viva em seu degradado servo durante um dia para cada sucesso obtido no teste. O indivíduo torna-se praticamente um escravo, completamente devotado ao escriba obrigado a obedecer a ordens suicidas ou aquelas que vão contra seus interesses e valores morais (embora o indivíduo possa sentir uma certa angustia durante algum tempo). Como acontece com outros feitiços de comando, a múmia precisa dar ordens verbais ao indivíduo. Apesar das ordens, a vítima sente um forte desejo de cuidar do bem-estar do magista e pode as vezes tomar atitudes por conta própria para promover os interesses da múmia. O indivíduo voltara ao normal (com lembranças completas dos acontecimentos) quando passar o efeito. Contudo, ele não descobrira de imediato que a compulsão era de origem magica, só que a múmia tinha alguma influência sobre ele. A vítima pode vir a acreditar que estava temporariamente insana, possuída, drogada, apaixonada ou sob algum outro tipo de influência. É provável que um indivíduo maltratado se volte contra a múmia, independente das explicações que ele venha a encontrar para o ocorrido.
Uma compulsão dessa natureza funciona apenas com os vivos.

Fortificar a Carne
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Vigor + Necromancia
Dificuldade: 8
Sekhem: 2
O feiticeiro pronuncia um encantamento rápido para dar a carne do indivíduo a consistência e a resistência da rocha. Sua pele não muda visualmente, mas é firme e resistente a cortes ou pancadas fortes. Seu tecido permanece elástico, apesar de fornecer uma parada de dados de absorção igual ao número de sucessos obtidos com a Hekau. Essa defesa funciona contra todas as formas de ataque, mesmo aquelas que causam dano agravado, e dura até o nascer do sol, o que vier primeiro. Observe que a múmia não pode revogar este feitiço voluntariamente. Se o indivíduo precisar cortar ou perfurar sua pele com alguma finalidade mágica ou medica, terá de superar a absorção da couraça. Este encantamento funciona apenas num corpo físico vivo.

Nomear a Destruição do Corpo
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Medicina + Necromancia
Dificuldade: Especial
Sekhem: Especial
Apesar de os indivíduos possuírem nomes verdadeiros únicos, um ren genérico descreve cada parte do corpo. Nomear a Destruição do Corpo permite a múmia pronunciar um desses ren, combinado com uma palavra de especificação e uma palavra de esquecimento, para secar e eliminar uma das partes de um corpo. A dificuldade e o custo em Sekhem variam de acordo com o órgão nomeado: Perda insignificante (dificuldade 7, Sekhem 2): Esta perda provoca um único nível de dano agravado, mas não é fatal, a não ser que a vítima já esteja à beira da morte. O órgão pode ser uma orelha, um olho, uma mão, um joelho ou algo do gênero. Perda grave (dificuldade 8, Sekhem 3): Esta perda provoca três níveis de dano agravado e pode ser fatal a curto prazo. A vítima perde um pulmão, um rim, o apêndice, o intestino ou outro pedaço importante de um órgão. O jogador que interpreta a vítima precisa ser bem-sucedido num teste de Vigor (dificuldade Cool a cada turno até seu personagem receber cuidados médicos. No caso de uma falha a vítima sofre um nível de dano letal devido a incapacidade do corpo de funcionar sem o órgão. Mesmo depois de receber assistência medica, a vítima pode não sobreviver por ter perdido um órgão importante, a não ser que ocorra um milagre (ou seja feita uma poderosa magia de cura). Perda crítica (dificuldade 9, Sekhem 5): Esta perda causa sete níveis de dano agravado e quase certamente provoca morte instantânea, pois a vítima perde o coração ou o cérebro. Se, por algum milagre, o indivíduo sobreviver ao dano inicial, ele precisara passar nos testes de Vigor para não receber mais dano letal, como no caso de uma perda grave. O dano infligido é agravado, mas pode ser absorvido com um teste de Vigor (dificuldade 9). Essa regra substitui as regras normais de absorção. Como o feitiço faz um órgão desaparecer, o dano ignora armaduras e escudos místicos que não tenham sido projetados especificamente para impedir feitiços. Além disso, a perda não deixa feridas. É como se parte do corpo nunca houvesse existido. Esse efeito pode reduzir a Aparência da vítima e ter efeitos colaterais mais acentuados. Uma vítima sem olhos ficara cega, por exemplo, enquanto perder um joelho deixara o indivíduo incapaz de ficar de pé. Certos indivíduos podem ficar aleijados por causa deste feitiço. Um vampiro provavelmente conseguira sobreviver sem um fígado e, por falar nisso, uma água-viva não tem cérebro. Nesses casos, o ferimento é considerado apenas grave ou insignificante, a critério do Narrador. Observe também que este feitiço funciona apenas em corpos físicos, e não em espíritos.

Pronunciar Todos os Nomes
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Linguística + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: 1
Por meio de um ritual de encantamento e do estudo de um idioma especifico, a múmia se familiariza com a essência dos nomes dessa língua. Como o ren oferece uma compreensão da verdadeira natureza de todas as coisas, pelo menos um pouco da essência de cada nome verdadeiro reside em todas as palavras de todos os idiomas. A partir desses pontos comuns, a múmia é capaz de erigir uma compreensão rudimentar de outras línguas. No entanto, Pronunciar Todos os Nomes não é uma panaceia que permite a compreensão total e imediata de um idioma. A múmia precisa ter uma amostra suficientemente grande para realizar o ritual (cerca de cinquenta palavras ou mais). O tempo normal de execução do ritual pode se prolongar no caso de línguas mortas, estranhas ou complexas. Cada sucesso da a múmia uma compreensão parcial do idioma. Um sucesso proporciona entendimento suficiente das palavras e frases mais básicas. Três sucessos já bastam para sustentar uma conversa simples, e cinco sucessos conferem uma fluência passável. As traduções podem ser trancadas e incompletas, mas a múmia entende a essência do texto falado ou escrito. Observe que, com este feitiço, a múmia sempre compreende a versão linguística individual de qualquer ren que ela já conheça. Isto é, se a múmia conhecer o ren para leão, com este feitiço ela sempre conseguira descobrir a palavra para leão em qualquer outra língua.

NOMENCLATURA DE NIVEL 5
Esquecer a Pessoa
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: 9
Sekhem: 30
Talvez o ritual mais destrutivo conhecido, este encantamento permita a múmia pronunciar o nome verdadeiro de uma pessoa e apaga-lo do Livro de Tot, como se indivíduo nunca tivesse existido. A vítima e todos os registros sobre ela desaparecem. Mesmo aqueles que eram íntimos da vítima tem apenas lembranças vagas que só conseguem recordar com grande esforço. A realização deste ritual perturba de modo extremo a ordem do universo e reduz permanentemente em um ponto o nível de Equilíbrio do escriba. Até hoje, nenhum magista de Nomenclatura conseguiu reverter os efeitos deste ritual.

A Palavra de Ptah
Tipo: Ritual
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: 9
Sekhem: 8
De acordo com alguns mitos, a minúscula divindade egípcia Ptah criou o universo com a elocução de uma única palavra. Apesar dessa proeza estar além da capacidade dos Renascidos, o poder criativo das palavras ainda está ao alcance de uma múmia habilidosa. O escriba pronuncia o nome verdadeiro de qualquer objeto inanimado de massa inferior à da múmia. O objeto é criado instantaneamente em algum espaço em contato com a múmia, seja em sua mão, sob o pé ou em algum outro lugar próximo a ela, desde que não se materialize dentro de algo ou de alguém. No entanto, o objeto não se materializa nem se condensa simplesmente. Num instante, não há nada ali e, no instante seguinte, lá está o objeto, como se sempre houvesse existido. Portanto, o objeto não pode ser desfeito, como seria possível no caso de um artefato conjurado. Criar um artefato especializado requer que magista conheça bem o objeto em questão. Uma múmia não pode aprender o ren para cimitarra sem antes saber como fazer uma cimitarra. Muitos objetos modernos ainda não foram classificados, e uma múmia precisaria fazer uma pesquisa abrangente para descobrir o nome verdadeiro de um computador, de uma pistola automática ou de algum objeto semelhante.

Sussurros ao Corpo
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: 7
Sekhem: 5
A múmia deve pronunciar o ren para eu seguido de uma frase de transformação capaz de converte-la na forma que ela desejar. Seu corpo começa a se alterar antes da frase chegar ao fim. Desde que o escriba seja capaz de expressar verbalmente os termos daquilo que deseja que seu corpo faça, ele mudara de forma no caso de um teste bem-sucedido de Manipulação + Nomenclatura. A múmia pode esticar, comprimir ou alterar sua forma de alguma outra maneira. Ela é capaz de fazer qualquer coisa, desde transformar-se numa poça de liquido até assumir a aparência de uma outra pessoa. As possibilidades são limitadas apenas pela imaginação e duram uma cena. Se usar este feitiço em combate o escriba ganhara mais três dados de absorção contra qualquer ataque cinético, pois sua carne se separa ou se contorce instintivamente para se desviar dos ataques, faz ricochetear balas e facas arremessadas ou simplesmente permite que os projéteis atravessem-na diretamente. A múmia também consegue modelar seus membros, transformando-se em episódios, laminas ou outros elementos simples, infligindo um dado adicional de dano letal em combate corpo-a-corpo. Caso o corpo do escriba seja de fato separado em porções pequenas, a múmia correra o risco de sofrer dano grave. O corpo consegue se contorcer e vergar, mas, se for partido, as consequências serão terríveis. Siga as orientações de Nomear a Destruição do Corpo. Este feitiço funciona no mundo subterrâneo, o que permite a múmia remodelar a matéria de sua alma como quiser.

Palavra de Autoridade
Tipo: Feitiço
Parada de Dados: Manipulação + Necromancia
Dificuldade: 8
Sekhem: 4
A múmia pronuncia a palavra verdadeira para eu seguida daquela para autoridade e adquire a soberania imperiosa dos faraós. Logo depois de pronunciar o feitiço, a múmia diz uma frase. Qualquer um que ouvir e compreender a frase será obrigado a obedecer da melhor maneira que puder. A Palavra de Autoridade garante a obediência incondicional. Desde que o comando seja uma frase simples que possa ser executada imediatamente, a múmia pode dar ordens a um grupo, a um indivíduo e a pessoas que nem mesmo é capaz de ver: qualquer um que se encontre ao alcance da voz é um servo em potencial. A múmia pode ser tão especifica e complexa quanto desejar, mas o comando exige ação imediata. No entanto, o magista precisa ordenar as pessoas que façam algo. Ele não pode implantar um comando condicional. Como acontece com comandos inferiores, uma ordem autodestrutiva ou uma diretriz que viola a Natureza interior do indivíduo dá ao jogador o direito a um teste de Força de Vontade para resistir (dificuldade Cool.
Ageu337
Ageu337

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